Vida natural

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Vigas centrais do viaduto do "Gancho do Igapó" começaram a ser instaladas

 

Instalação de vigas no Viaduto do Gancho de Igapó

As vigas centrais que do viaduto do Gancho de Igapó (BR 101) já começaram a ser assentadas. Esta etapa da obra já dá para ter uma sensação do andamento do projeto, mas, mesmo assim a previsão de sua entrega está prevista para dezembro de 2021.

A obra vai contar com um viaduto central ligando Natal a Ceará Mirim, via avenida Thomaz Landim. Abaixo do do viaduto passarão dois túneis que irão ligar Natal a São Gonçalo do Amarante e, a Zona Norte a Ponte de Igapó, via avenida Fronteiras.

Somente a obra do Viaduto vai custar aos cofres público o valor de R$ 45 milhões. Os recursos vieram do Ministério da Infraestrutura. Parte deste montante R$ 9,5 milões foram usados para a desapropriação de 38 imóveis, em território de Natal e São Gonçalo do Amarante.

Outro  benefício desta obra, será a melhoria do trânsito e ligação entro o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante a Natal. Para isto, já está curso a obra de alargamento do pavimentação asfaltática do trecho ponte Newton Navarro ao Gancho de Igapó.

As obras as margens do Rio Doce, já foram concluídas, mas se encontro em andamento a da Avenida Moema Tinoco. Este trecho, vem atrasando devido as negociações de desapropriação.

Rio Doce Concluido: pista dupla com faixa de ciclismo

Outro trecho em atraso é na altura dos conjuntos Santarém, Soledade e Panatis. Apesar do Viaduto do Santa Catarina ter sido entregue, as árvores derrubadas e as via terem iniciadas, a obra também estacionou. 

O conhecido "Viaduto do Gancho" é uma obra esperada desde 2012.  Ele integra também o Projeto Pro Transporte, que visa a melhoria e integração do transporte urbano de Natal. Integração entre linhas de ônibus e trem urbano (Natal/ Ceará Mirim, São Gonçalo e Extremoz). Ao mesmo tempo, está sendo construido uma faixa de ciclovia e faixa de pedestre para a prática de atividade físicas, como caminhadas, ciclismo e corrida de rua.


 

 

Nenhum comentário: