Vida natural

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Natalenses fazem corrente em favor de Juliana e sua dupla chega a final do Circuito BB de vôlei de praia no feminino

Gritos emociona Juliana e atleta se agiganta em jogo
Texto: Wlisses Guerra.
Foto: Paulo Frank: CBV

Os natalenses que foram as semifinais do Circuito Banco do Brasil de vôlei de praia viveram um momento de grande euforia com a vitória da dupla  Juliana/Maria Elisa, e a classificação para a final feminina que acontece amanhã, às 10h, na praia do Forte em Natal. Juliana, que não é natalense, e sim santista, mas que viveu na cidade dos  viveu dos 8 aos 18 anos, levou o público ao delírio. A arquibancada toda amarela, a cada ponto dela era comemorado como se fosse um gol. Ao lado da parceira Maria Elisa, Juliana chegou à final da sétima etapa do Circuito Banco do Brasil Open 2013/2104 e terá pela frente na luta pelo título as atuais campeãs do Circuito Mundial, Talita e Taiana.
 Juliana e Maria Elisa chegam à quarta decisão seguida nesta edição. A dupla foi vice no Guarujá (SP), em seguida, campeãs em São José (SC), novamente vice em São Luís (MA). Agora com a vaga na final de amanhã (09/02), a dupla já empatou em pontos na liderança do ranking com Ágatha/Bárbara Seixas.
A partida deste sábado à noite foi de tirar o fôlego. As duplas se alternavam constantemente. Apenas pequenos erros ou acertos botavam uma dupla a frente do placar. Entre estes detalhes, estava o apoio dado pelos natalenses a Juliana. Eram familiares, mas também, muitas amigas da menina que viveu por 10 anos jogando vôlei na praia de Ponta Negra. 
E as atuais campeãs brasileiras fecharam em 22/20. No segundo set, começaram os gritos das colegas de Juliana de “eu acredito! Vai Jú, Arrasa!”, no momento em que Juliana e Maria Elisa estavam em desvantagem na partida.  Os gritos das arquibancadas surtiram efeitos e a dupla se desdobrou. Juliana assumia a naturalidade potiguar.  Gesticulava, gritava e retribuía olhares para a torcida. A  efusiva daquela que arena na Praia do Forte era a casa de Juliana, e os natalenses iam à loucura: 21/19.
Com a dupla vivendo uma profunda sinergia, chegou a hora do tie break. Entretanto, Ágatha e Bárbara Seixas pareciam não se importar com o que acontecia à sua volta,  e conseguiram se manter à frente durante todo o set. Mas, quando estavam vencendo por 13 a 9, Juliana parecia buscar forças sobrenaturais. Assim, Juliana e Maria Elisa assumiram a dianteira do set, pela primeira vez, ao marcarem 15/14. E, de forma heroica, fecharam em 16/14.



Ricardo e Márcio(BA/CE) vencem Bruno/Haroldo por 2 a 0, e fazem uma das semifinais do vôlei de praia em Natal

Ricardo e Márcio 2 x 0 Bruno/Haroldo
Ricardo e Márcio (BA/CE) estão na semifinal do Open Circuito Banco do Brasil de vôlei de praia. A dupla totalmente nordestina, enfrenta  pega outra, também com um atleta nordestino, Os Pedro Solberg/Emanuel (RJ/PB).  A outra semifinal será entre Alison/Bruno (ES/DF) x Ferramenta/Bernat(RJ).
Para chegar a semifinal, Ricardo/Márcio venceram por 2 a 0 Bruno/Hevaldo (AM/CE): 21/13 e 21/15, em partida que merece um destaque. As duplas entraram iniciaram a partida às 13h, na quadra 04, que fica fora da arena, sem cobertura e sob um sol forte. Neste momento, dezenas de populares (mais curiosos do que pessoas ligadas ao vôlei) faziam uma fila enorme para entrar na arena. Na realidade, o que os curiosos aspiravam, era mais verificar arena, do que mesmo os confrontos.
Neste instante, o locutor, anunciava o início da partida entre as duas duplas gigantes, e explicava que ali estava acontecendo um dos maiores duelo do circuito. Mas, os populares, inicialmente, deram pouca atenção. Até que os gritos dos torcedores que realmente acompanha o volei, e as jogadas monumentais da dupla começaram a despertar a atenção do público. Assim, a fila diminuiu e os curiosos tiveram a chance de conhecer a arena.



Quartas de final. Partidas que aconteceram até às 14h.

Alison/Bruno (ES/DF) 2 x 1 Luciano/Gilmário (ES/PB) – 21/13, 21/23 e 16/14
Ferramenta/Bernat (RJ) 2 x 0 Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB) – 21/19 e 21/10
Pedro Solberg/Emanuel (RJ/PB) 2 x 0 Fabio Luiz/Daniel Souza (ES/RJ) – 21/16 e 21/19
Ricardo/Márcio (BA/CE) 2 x 0 Bruno/Hevaldo (AM/CE) – 21/13 e 21/15



Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) x Juliana/Maria Elisa (CE/PE) fazem semifinal do Circuito BB de vôlei de praia

Foto:Paulo Frank/CBV:  Ágatha/Bárbara Seixas  vibram
Depois de uma manhã de sol forte, e quatro partidas de muita emoção, as duplas Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Juliana/Maria Elisa (CE/PE) chegaram as semifinais da sétima etapa Open do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 13/14, disputada que aconteceram na praia do Forte, em Natal (RN). Esta semifinal definirá a dupla que sairá da capital potiguar na liderança do ranking feminino.

Com 40 pontos e a frente,  Ágatha e Bárbara, com se vencerem, terão chance de abrir boa vantagem, o que jogarão as  últimas duas etapas para o fim da temporada,com bastante tranquilidade. Também, uma vitória de Juliana e Maria Elisa irá colocá-las na ponta.
As semifinais começarão às 18h (de Brasília). Confira abaixo todos os resultados do dia e como ficaram definidas as semifinais, no feminino:

Quartas de final
Talita/Taiana (AL/CE) 2 x 0 Thati/Naiana (PB/CE) – 21/15 e 21/11
Maria Clara/Carol (RJ) 2 x 1 Lili/Duda (ES/SE) – 21/15, 17/21 e 15/12
Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) 2x0 Val/Ângela (RJ/DF) – 21/19 e 21/16
Juliana/Maria Elisa (CE/PE) 2 x 0 Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ) – 21/17 e 21/12

Partidas acirradas, arena lotada e muita gente na fila de espera marcaram o 2ª dia do Circuito BB de volei de praia

Partidas equilibradas, arena lotada e muita gente na fila a espera marcaram o segundo dia do Circuito Banco do Brasil de vôlei de praia que está acontecendo no dia de hoje (08/02) na Praia do Forte, em Natal.
Com quatro quadras acontecendo partidas simultaneamente, o circuito BB, etapa de Natal acontece numa super-estrutura, com arena coberta, sala vip e cabine de transmissão. Por outro lado, mesmo o voleibol sendo um esporte mais elitizado, o fato é que na etapa de Natal, ele dá nuances de ser de massa. Já às 9h da manhã era grande a fila para o acesso a arena. Às 10h, o local já estava totalmente lotado e quem quis ver de perto as partidas na quadra central, teve de enfrentar uma grande fila. Pacientemente, os amantes do voleibol esperavam que alguém deixasse a arena para que chegasse a sua vez do acesso aos confrontos. E, a saída para quem ficou de fora, foi acomapnhar as partidas nas quadras 03 e 04, onde o locutor do evento tentava conformar anunciando que fora da arena central, estava acontecendo também grandes partidas. Enquanto isto, as promotoras do protetor solar cenoura e bronze entregam amostras grátis aos torcedores na fila, para evitar queimaduras do sol que está castigando Natal  neste sábado.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Espetáculo da natureza: florada de ipês amarelos embelezam a paisagem de cidades da Grande Natal

Ipê-amarelo no distrito de Santo Antônio em São Gonçalo
Fevereiro é o mês da florada dos ipês amarelos encontrados em abundância nos municipios que formam a Área Metropolitana da Grande Natal ( Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo, Extremoz e Ceará-Mirim). Este na foto ao lado, fica no distrito de Santo Antônio do Potengi, mais precisamente ao lado direito da estrada que corte este distrito. Um pouco depois do Restaurane Caçuá.
Os Ipês são árvores que tem algumas particularidades. Entre elas, está que no inverno elas perdem as folhas. Nesta estação do ano, ao observar uma árvore desta, se tem a impressão de que ela está morrendo. Mas, apenas capricho da natureza, pois, aos poucos,suas folhas brotam e ela fica bem verdinha e exuberante. Em seguida, nascem milhões de flores, se destacando pelo amarelão entre os verdes das outras árvores.

Outra curiosidade é que não existe apenas uma variedade de ipê. Ele pode ser também roxo e branco. É árvore nativa brasileira.

O ipê-amarelo é uma espécie “heliófita”, ou seja, uma planta adaptada a crescer em ambiente aberto com incidência de luz direta e que perde as folhas em determinada fase do ano.
É encontrada na Floresta da Mata Atlântica  e da Floresta Latifoliada Semidecídua, encontrada em sub-bosques de pinhais. Em média, possuem 30 metros de altura, com tronco reto e tortuoso, e fuste de 5 a 8 metros. Seus ramos são grossos, tortuosos e compridos; e uma copa alongada e alargada na base.
As folhas são deciduais, digitadas e compostas. Os pecíolos das folhas medem de 2,5 a 10 cm de comprimento, tendo de 5 a 7 folíolos. Cada flor possui coloração amarelo-ouro e um tamanho médio de 8 x 15 cm.
Os frutos tem uma forma parecida a de uma vagem com grande quantidade de sementes membranáceas esbranquiçadas e aladas. As sementes se dispersam pelo vento. A planta é hermafrodita, tendo a sua frutificação nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Relativo ao clima, ocorrência em locais de clima tropical, subtropical úmido, subtropical de altitude e temperado. Relativo ao solo, a árvore prefere solos úmidos não muito ondulados.


Área de Lazer do Panatis está praticamente abandonada e o maior problema é a insegurança devido aos assaltos

Falta estrutura, mas o lugar é lindo e atrai muita gente
Mesmo ainda despertando a atenção dos moradores da Zona Norte, a Área de Lazer do conjunto Panatis está, praticamente abandonada, com banheiros e banquinhos quebrados, arames do alambrado do campo destruídos, e o mais grave, é um lugar de medo, pelos constantes assaltos as pessoas que procuram o lugar para caminhar, praticar exercícios físicos ou simplesmente contemplar o verde.
Na manhã de hoje a reportagem esteve neste lugar e colheu algumas informações de frequentadores. Como o lugar é ponto de apoio dos funcionários de limpeza pública da Urbana, quanto a limpeza não se pode ter o que reclamar. Mas, o fato é que os banheiros não tem água e as pias estão com os canos de água quebrado. Ao entrar no banheiro, é um cheiro ruim, com urina no chão. Outro ponto de destruição são as pichações e também bancos quebrados. A bomba d'água, segundo um funcionário da Urbana disse que esta quebrada e não se tem informações concretas de quando ela será consertada.
Mas, o problema mais agravante na Área de Lazer é a segurança pública. Os agentes da Guarda Municipal foram retirados do local, e como não tem policiamento, os assaltos são constantes. Inclusive. na hora que estava fotografando, um funcionário da Urbana me alertou que tomasse cuidado para não ter a máquina fotográfica tomada pelos delinquentes. Como ele não quis se identificar, ele informou ser frequente usuários de drogas usar o lugar. E, aproveita o momento para assaltar que está na área. No momento, observei que tinha um meninos jogando,mas existia, um pouco recuado outros três jovens, e era para estes que o funcionário pediu para não se aproximar deles.
A professora M. S, de 63 anos costuma fazer caminhada pela manhã e à tarde na Área de Lazer. E, foi numa destas caminhadas que ela teve seu celular e uma joia roubada. Depois disto, a aposentada informou que não mais conduz mais nada quando vai fazer caminhada no local. Também, ela procurar sair em grupo com outras pessoas que frequentam o local. "Até o celular deixo em casa e procuro vir com roupas sem bolso para que eles vejam que não tenho nada para ser roubado", ensina.
Mesmo abandonada, a Área de Lazer é um lugar muito bonito e atrai moradores durante todo o dia. Dispõe de uma cantina, uma banca de revista, uma academia de terceira idade. além de uma pista circular muito boa para a caminhada. Repleto de árvores e flores, existe um salão para oficinas de danças e prática esportiva. No momento tem oficina de dança e capoeira, nos horários da manhã e à noite.Veja mais fotos sobre esta matéria em: https://www.facebook.com/pages/Preserva%C3%A7%C3%A3o-ambiental/194574644066688?sk=photos_albums

Jogos da Etapa Natal do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia começam hoje na Praia do Forte em Natal

Aberto ao público, jogos vão até às 17 de desta sexta-feira
Começam hoje (07/02) os jogos da “Etapa Natal” do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia – Open com o apoio da Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O torneio, que é a principal competição da modalidade no país, acontecerá nas areias da Praia do Forte, próximo ao Forte dos Reis Magos – um dos cartões postais da Cidade de Natal.
O evento, que acontece no período de 6 a 9 de fevereiro, corresponde a 7ª etapa da 23ª edição do circuito, de um total de nove. Ao final dos confrontos, sairão as quatro duplas campeãs brasileiras. As partidas disputadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e o SporTV transmitirá as semifinais e finais.
A quinta-feira (06/02), primeiro dia de circuito, será dedicada para visita ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) às 14h. Às 15h será a vez do encontro com a imprensa na arena, na Praia do Forte. Em seguida, o final da tarde será de autógrafos a partir das 16h 30min no shopping Midway Mall. E finalizando o dia com o Talk Show na Fanec (Faculdade Natalense de Ensino e Cultura) às 18h 30min.
Com entrada será franca e é importante que os torcedores cheguem cedo ao local da competição para reserva de lugar que será feita por ordem de chegada. O espaço estará aberto ao público a partir das 8h.

ETAPAS - As etapas Open do Circuito Banco do Brasil são disputadas por 16 duplas no masculino, as 12 primeiras do ranking mais quatro convidadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). As etapas femininas são disputadas por 12 duplas, as nove primeiras do ranking mais três convidadas pela CBV.

Segue abaixo programação do Circuito banco do Brasil de Vôlei de Praia – Open Natal RN:
• Hoje:  07/02/2014:
Entrada público: 8:00hs
Início dos jogos: 8:30hs
Término dos jogos (aproximado): 17:00hs
• Sábado 08/02/2014 Manhã:
Entrada público: 8:30hs
Início dos jogos: 9:30hs
Término dos jogos (aproximado): 13:30hs

• Sábado 08/02/2014 Tarde:
Entrada público: 16:30hs
Início dos jogos: 17:30hs
Término dos jogos (aproximado): 21:30hs

• Domingo 09/02/2014:
Entrada público: 8:00hs
Início dos jogos: 9:00hs
Término dos jogos (aproximado): 11:30hs

Importante: o público será avisado com antecedência, caso aconteçam alterações conforme mudança de horários definido pela televisão.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Câmara Municipal aprova empréstimo de R$ 54 milhões para construção de Centro Administrativo na Zona Norte

Placar de 23 a 2 aprova em primeira votação na Câmara
Os vereadores da câmara Municipal de Natal aprovaram em primeira votação o projeto sobre a contratação do financiamento para o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos, o PMAT, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A votação teve o placar de 23 votos a favor e dois contrários.
“Hoje vota esse projeto importantíssimo, pela sua economia de custos. Isso representará a ausência de aluguel, que hoje resulta em cerca de 500 mil reais por mês. Só a câmara paga 70 mil mensais. Investiremos em patrimônio. Serão economizados 2 milhões e 600mil reais por ano”, explicou o presidente da CMN, o vereador Albert Dickson.
Do valor total do financiamento, 10 milhões serão destinados para a Câmara e 44 milhões para a Prefeitura.  O projeto prevê a construção dos equipamentos administrativos em um terreno na Zona Norte da cidade, com área de 4 mil metros quadrados.
Na manhã dessa quarta-feira (5) foi realizada uma audiência pública para discutir o Projeto do PMAT. Na ocasião, a consultora Maria Helena Oliveira do BNDES apresentou o PMAT, que visa a melhoria da qualidade do gasto público e uma gestão eficiente. O secretário municipal de Planejamento (Sempla), Alexandre Duarte, também participou do encontro. (Fonte: http://www.cmnat.rn.gov.br)