Vida natural

domingo, 2 de junho de 2013

ROCAS - A foto oficial do título da Copa Ivan

Ao lado, a foto da equipe de futebol sub-13 das Rocas, campeão da Taça Ivan. Além da goleada na final, a equipe do professor Neto fez uma campanha que mereceu o título da competição.
Mas, não era para menos. O bairro das Rocas é um celeiro de atletas e sua população transpira futebol. Tanto assim que a exemplo das outras competições esportivas, os moradores prestigiam com afinco.
Famílias de jogadores e amantes do futebol compareceram ao Frasqueirão com charangas. Pais e amigos de família de jogadores acompanhavam cada lance do filho, seja filmando, fazendo fotos, enquanto algumas mães corujas fizerem verdadeiros piqueniques. Gelos, picolés, dindins, toalhas molhadas para refrescarem seus filhos atletas. Para elas, não tenham dúvidas, seus filhos são os melhores jogadores em campo.

Meninos ouvem conselhos de Judas Tadeu, o presidente do ABC

TADEU - "Sejam bons no futebol e na escola também"
No final do jogo, e antes da premiação aos atletas vencedores da Copa Ivan de futebol sub-13, o presidente do ABC Judas Tadeu, levou uma palavra aos meninos. Na oportunidade Tadeu parabenizou os meninos atletas e advertiu. "Isto que vocês estão vivendo agora é apenas um começo, futebol é isso, feito de emoção, vitórias, mas tristeza também". E continuou, "Outra coisa que quero deixar para vocês, é que no futebol a obediência, o respeito e o compromisso profissional são palavras de ordem ".
Assim Tadeu deixou bem claro que quem queira vencer no futebol deve ter compromisso naquilo que faz. Ele adiantou que a valorização ao estudo é outra coisa que o jovem não pode deixar de lado. Por isso, "valorizem sua escola, respeitem seus pais. Sejam bons no futebol, mas na escola também".
Finalizando, o presidente do ABC adiantou que o clube potiguar tem todo interesse em promover eventos como este, pois além de formar futuros atletas pode contribuir para com o crescimento saudável de todas as crianças do RN.
Ao lado da foto de Tadeu e os atletas das Rocas, está a equipe do Santa Catarina levantando o troféu de vice-campeão.

Rocas goleia Santa Catarina e conquista Copa Ivan de futebol sub-13 no Frasqueirão

LANCES - Momentos do jogo Rocas e Santa Catarina
Mesmo vencendo por 4 a 0, Rocas e Santa Catarina fizeram uma partida disputadíssima na final da Copa Ivan de futebol sub-13.
Não resta dúvida que os meninos do professor Neto apresentaram um maior nível técnico, mas os jogadores da equipe da Zona Norte lutou o tempo todo, e talvez, por irem todo ao ataque foram surpreendidos pelos contra-ataques rápidos do time das Rocas.
Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, uma bola lançada chega até os pés de João Yvis e ele chuta sem defesa para o goleiro Leandro. Na foto ao lado, a comemoração dos jogadores junto a equipe técnica, no primeiro gol.
Quatro minutos depois é a vez de Paulinho ampliar para 2 a 0. E, ainda no primeiro tempo, João Yvis faz o terceiro gol. O quarto gol, no segundo tempo, acontece numa bola parada. Lucas bate no canto superior esquerdo e a bola vai novamente morrer no fundo das redes do goleiro Leandro do Santa Catarina. (Este gol é o mostrado na foto nesta tira abaixo).
Com quatro gols de vantagem, os meninos das Rocas não param de correr, mesmo num sol causticante como o acontecido na manhã de hoje. Quando o juiz apita o final da partida, alguns meninos mostram exaustos e se atiram no chão, não tendo forças para participarem da festa que toma conta da torcida das Rocasa que compareceu prestigiou a conquista de seus familiares.

Natal é 4º colocado na Copa Ivan e lema da equipe de Lenira é "livro nas mãos e bola no pé"

CIDADANIA - Lenira em destaque e seu projeto de vida
O Natal ficou em quarto lugar na Copa de Futebol Sub-13. A equipe que é comandada pela treinadora Senira está ligada ao Centro Desportivo de Nova Natal.
Cenira que é uma apaixanada por futebol tem também o Natal, equipe que participa do campeonato do Centro Desportivo.
Cenira ( em destaque abaixo) vem realizando um belo trabalho junto a sua comunidade, que fica em bairros pobres da Zona Norte de Natal. Estes bairros ( N. Sª da Apresentação, Lagoa Azul e Jardim Progresso fazem parte do cinturão da violência, conforme informações dadas pela Secretaria Estadual de Segurança em pesquisa realizada ainda este ano. Graças ao trabalho de Cenira, estas crianças estão afastadas no mundo das drogas e violência. Nas camisas de cada criança está escrito a frase "Futuro de Natal, livro nas mãos e bola no pé".
Menina de família humilde que teve poucas oportunidades na vida, Lenira não se deu por vencida. Enfrentou preconceito por sua sexualidade, e desde o tempo em que uma mulher se envolver com futebol era coisa mal vista, Cenira não abriu mão de sua vocação. Mesmo sem recurso financeiro, Lenira continua levando seu projeto adiante.
Aproximadamente 200 jovens participam da Escolinha do Natal. Porém, para participar, a criança tem de estar frequentando assiduamente a sala de aula, ter bom comportamento e mostrar que está se envolvendo com as tarefas escolares. "Futebol é muito importante, mas ninguém pode cair ilusão. É uma profissão difícil de se obter sucesso e tem um tempo muito curto". Assim, recomenda a treinadora, o mais importante mesmo é estudar para garantir um futuro melhor. "Por isso nosso lema é "Livro nas mãos e bola nos pé", finaliza.

Santa Cruz é terceiro colocado na Copa Ivan de futebol sub-13

Na cobrança de pênalti, depois de terminar empatado em 1 a 1 no tempo normal, o Santa Cruz venceu o Natal F.C. de Nova Natal e ficou com o 3° lugar da Copa Ivan de futebol sub-13. A conquista aconteceu no campo de treinamento do ABC, em Ponta Negra.
O jogo foi o primeiro da manhã, e muito cedo começavam a chegar ao Frasqueirão caravanas de de familiares que vinham torcer pelo seu filho na final da Copa Ivan.
O evento reúne desportistas, empresas privadas, como as Bolas Coby, o próprio ABC, os centros desportivos de bairros de Natal. O objetivo, além de preparar futuros atletas é o de envolver as crianças no esporte, como forma de evitar que eles entre no mundo das drogas.

O futebol contribui para o amadurecimento do psiquê humano, segundo a teoria de Winicotta

DESPERDIÇADO - Pênalti perdido por Richlelly Frasqueirão
Depois de empatar por 1 a 1 no tempo normal, o Santa Cruz de Dix-Sept Rosado conquistou a terceira posição na Copa Ivan, depois de Richelly no Natal chutar a bola para fora. A competição aconteceu no campo de treinamento do ABC que ainda teve na manhã a decisão do primeiro lugar entre Rocas e Santa Cruz do conjunto Santa Catarina.
Depois de uma fatalidade desta, alguns pensam, motivados pelo senso comum, de que o fracasso leva, inevitavelmente a frustração. Mas isto não é fato. Segundo correntes da psicanálise voltada para educação, a perda é necessária para o amadurecimento do psiquismo do indivíduo, e consequentemente o crescimento do sujeito. Um destes a pensar assim foi o psicóloco Winicotta. Ou seja, a vida é feita de ganhos e perdas, e o ser humano cresce quando vive estes dois polos da vida. É por isto que  no futebol tem esta máxima, "Agora é levantar a cabeça e dá a volta por cima". Que Richelly cresça com o vivenciado hoje. Afinal, como disse Márcio, um pai que familiares jogando, antecipou, "eles todos são vitoriosos, porque chegaram até aqui".

A cobrança de pênaltis e as lições para a vida

Eis aí a série de pênaltis cobrado na decisão do terceiro lugar da Copa Ivan de futebol sub-13, que aconteceu hoje do campo de treinamento do ABC. Das 10 cobranças de tiros livres diretos entre Natal (Nova Natal) e Santa Cruz (Dix-Sept Rosado), 9 deles foram convertidos, conforme mostra a foto ao lado.  e apenas um perdido, que será mostrado na foto acima. Independe do placar final, este meninos levaram para casa a  ideia do dever cumprido. Mas, quem desperdiçou, o que passa na cabeça dele? No link acima faço comentários sobre o ponto de vista de vista da psicologia educacional, mais precisamente no campo da psicanálise.

Meninos de Nova Natal e Dix-Sept Rosado vivem a emoção de uma decisão nos penaltis no Frasqueirão

Depois de empatarem no tempo normal em 1 a 1, as equipes de Nova Natal e Santa Cruz de Dix-Sept Rosado decidiram o terceiro lugar da Copa Ivan Sub-13 nas cobranças de tiros livres direto (pênaltis). A decisão aconteceu no Centro de Treinamento do ABC FC, em Ponta Negra.
Repetindo o que acontece em confrontos profissionais, os segundos que antecediam cada cobrança foi repleto de muita emoção. Os jogadores das duas equipes perfiladas no centro do campo aguardavam ansiosos a autorização do juiz para a cobrança dos pênaltis. Afinal, o momento vai fazer parte da história de vida de cada menino deste. Eles estavam pisando o solo sagrado do futebol, por onde pisam atletas profissionais do ABC, um ideal guardado no coração de cada um destes meninsos.