Vida natural

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Goladim, em São Gonçalo do Amarante, se transformou num bairro comercial da Grande Natal


O Golandim, o bairro de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, é hoje um centro comercial muito disputado pelos comerciantes da Zoa Norte de Natal.

O Golandim é um bairro de população de baixa renda, mas que tem uma grande concentração de pessoas. Os primeiros moradores chegaram ao local no finalzinho da década de 80. A maioria, vieram para Natal com o intuito de fugir da seca que assolou a denominada região do Mato Grande do Rio Grande do Norte.

O que impulsionou o seu surgimento e crescimento foram a criação de loteamentos nesta região. Entre elas,  a imobiliário do Galego, desmembrou grandes áreas em pequenos loteamentos. Foram lotes que mediam pouco mais de 90 metros quadrados. Isto foi fundamental para que, num pequeno espaço, fossem construidas centenas de casas e nelas se concentrasse uma grande população.

A superpopulação favoreceu para que a principal rua do bairro, se transformasse num centro comercial, que atraiu dezenas de pequenos comerciantes. A rua principal do bairro, mais conhecida como Estrada de Golamdim  é muito movimentada. Para se ter uma ideia, basta lembrar que a foto acima foi feita em pleno meio dia de uma segunda-feira.

Entretanto, a movimentação de pessoas é muito grande no finalzinho da tarde, momento em que as pessoas estão retornando de seus trabalhos.  Apesar da movimentação, alguns comerciantes alegam que muita gente se engana com o faturamento comercial no local.

Entre estes comerciantes, está Maria Firmino. Ela tem uma lojinha no local e diz que as vendas estão paradas. Para ela, o local já foi melhor. Mas, agora, tem muito comercio para pouco dinheiro. A comerciante esclarecer, que a população tem baixa renda e que de 2014 para cá, o poder aquisitivo dos moradores, que já era baixo, caiu ainda mais. Com pouco dinheiro no bolso e uma competição acirrada, é drificil  sonhar em bons faturamento.

População do Golandim, em São Gonçalo, deve triplicar até o final de 2016

Até o final de 2016, a população do Golandim deve triplicar. É que, do outro lado do Rio que deu nome ao bairro, estão sendo construídas milhares de casas populares através do Projeto Minha Casa Minha Vida.

Na realidade, a maioria das casas já foram entregues, porém, muitas delas ainda não receberam seus primeiros moradores. Mas, quando elas forem ocupadas, inevitavelmente o bairro de São Gonçalo do Amarante, que está na área administrativa da Grande Natal deve inchar.

Visando atender a demanda da população, a prefeitura municipal já vem construindo creches e postos de saúde. Mas, como todo bairro novo que surgem nas periferias das grandes cidades, o Golandim enfrenta diaraimente seus problemas. Entre eles, lixo em terrenos baldios, violência e racionamento de água.

Entretanto, o transporte coletivo não tem sido grande problemas. Isto porque, o bairro é muito central e está no cruzamento de duas rodovias que ligam outras cidades da região Metropolitana de Natal ( Macaúiba, Extremoz e Ceará-Mirim.

O problema maior de transporte reside para quem mora nas ruas que ficam próxima ao Rio Golandim. A situação se agrava nas altas horas da noite, quando os transportes que entram no bairro ficam mais escassos. Então, os passageiros tem de descerem dos coletivos nas proximidades das estradas de Ceará-Mirim e São Gonçalo. O percurso até suas casas é longo e perigoso.