Vida natural

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Milhares de populares lotam a praia da Redinha para verem a tradicional queima de fogos na Newton Navarro

Mais uma vez milhares de potiguares e turistas escolheram a praia da Redinha para festejarem a virada de ano. Os motivos é que a praia mais popular de Natal oferece diversos atrativos. Além de ser um ambiente paradisíaco, a queima de fogos que acontece em cima da ponte Newton Navarro é um espetáculo fabuloso.

Como a procura pela praia é grande, a prefeitura de Natal também vem investindo na passagem de ano na Redinha. Neste ano, Roberto do Acordeon e Cristal se apresentam em palco fixado no "Largo do Buiu". O local é aconchegante e também conta uma história da fundação de Natal, com as históricas construções das duas igrejinhas, Mercado Público da Redinha e o Redinha Clube, tradicional local de eventos culturais dos anos 60.


Cristal iniciou o show cantando frevo para alegria dos foliões da Redinha


Como os foliões da Redinha escolheram o frevo como ritmo musical dos seus carnavais, Roberto do Acordeon e Cristal não deixaram por menos. Os dois artistas, mesmo cantando ritmos diferentes apostaram no frevo para alegria de populares, turistas veranistas que já ocupam a praia desde a semana passada.

Por ser uma praia muito popular, a Redinha também tem em si um ar de misticismo. Assim, quem vai passar passar o ano novo na praia se rende a realizar o ritual de purificação no mar. Os mais afoitos entram no mar com roupa, enfrentando a água gelada do mar. Mas, outros, se contentem em botar o pé na água. Os populares acreditam que ao praticar este ritual, será purificado das coisas ruins que aconteceram no ano que passou e assim entrarem 2016 purificados, trazendo bons fluidos.

Antes da queima de fogos, populares realizam o ritual de purificação nas águas do mar



Mas, o grande atrativo mesmo é ver queima de fogos que acontece sobre a ponte Newton Navarro. Os bares da praia, aproveitam o momento e botam mesas estrategicamente quase embaixo da ponte. O momento da queima, é marcado por muita beleza e até assustador em alguns momentos. Quando uma série de fogos mais potentes são queimados, a ponte estremece e parece que vai desabar.

O ponto alto da queima dos fogos, acontece nos últimos minutos da queima. Nele, ouve-se três grandes estrondos e, no terceiro, é formado uma cascata de fogos de artifício caindo da ponte em direção as águas do Rio Potengi.


quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Elba Ramalho e Dorgival Dantas fazem shows épicos no Nélio Dias em Natal

Elba Ramalho e Dorgival Dantas encerraram com chave de ouro a série de shows natalinos que aconteceram no pátio do ginásio Nelio Dias, na Zona Norte de Natal. A noite de ontem foi de pura emoção, com uma multidão lotando as dependências do local do show desde as primeiras horas da noite.

Mesmo Elba Ramalho sendo a principal atração da noite,  quem roubou a cena mesmo foi o cantor potiguar Dorgival Dantas. O cantor que é do interior do Estado, mas que viveu boa parte de sua adolescência  no conjunto Soledade II, era esperado por um grupo de amigos de infância. Não era novidade, em vista de que o cantor já havia antecipado que além do show, aquele momento iria ser muito marcante para ele em vista de poder rever seus velhos amigos.

Assim, num tom de nostalgia e demonstração de que o sucesso não subiu a cabeça, Dorgival Dantas fez um show emocionante. Além de tocar seus grandes sucessos trazia lembranças de sua infância na Zona Norte. Neste clima, o artista era acompanhado por um público que reunia um tanto de gratidão e emoção.


Dorgival Dantas encerra show com a presença de amigos de infância no palco 


Na chegada ao local do show, antes de entrar para o camarim. Dorgival fez questão de falar com todos os seus conhecidos de infância, e adiantou que no final iria fazer uma surpresa. A promessa foi cumprida e no final do show o cantor fez questão de finalizar seu show chamando todos os seus familiares e conhecidos de infância para o palco.

Neste momento, ele citou nomes de alguns amigos,. Pessoas simples, pequenos comerciantes, ambulantes e profissionais liberais. Comentou sobre as brincadeiras de infância,dos passeios de bicicletas, das peladas nos campinhos de várzea e dos jogos de sinucas nos botecos do bairro

Dorgival comentou  que aquela noite jamais seria esquecido. Lembrou de sua infância e que era costume sair pedalando de bicicleta  pelo Soledade, Santarém, Pajuçara e Nova Natal. De que esteve diversas vezes onde hoje está situado o ginásio Nelio Dias. "Jamais imaginava que neste local teria uma imagem tão bonita como esta", lembrou Dorgival. O cantor também lembrou que não imaginava que pudesse contar com um público tão grande como o que estava vendo.


Elba  leva público ao delírio ao declarar que era grande sonho cantar ao lado de Dorgival 

Foi neste tom de nostalgia e felicidade, que Dorgival Dantas passou o palco para Elba Ramalho. A cantora depois de cantar a música de entrada, confessou para o público que antes de entrar em palco Dorgival havia falado de que o ambiente estava lindo. "O que o Dorgival me falou está sendo confirmado. A visão que tenho aqui de cima do palco é linda!".

Mantendo o clima de alegria, Elba Ramalho logo contagiou o público, transmitindo muita energia. Cantou, dançou e convidou populares para subir ao palco e cantar junto com ela. Em seguida, ela perguntou aos seguranças se Dorgival Dantas ainda se encontrava no local, e que se ele estivesse o chamasse para cantar algumas músicas junto com ela.

Ao chegar ao palco, Elba Ramalho disse que era um sonho cantar junto com ele. Retribuindo o carinho da cantora, Dorgival lembrou que não tinha nem palavras para agradecer a Deus por ter a oportunidade de cantar ao lado de um artista do qual ele sempre foi grande admirador.

Dorgival e Elba Ramalho cantaram duas músicas. Ele disse que tinha de se retirar em vista de que teria de viajar ainda na noite de ontem para Maceió, onde vai fazer a passagem de ano na capital alagoana. Já Elba Ramalho, vai fazer o show de virada de ano na praia de Tambaú, em João Pessoa.




terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Lucy Alves e Babado Novo trazem forró, frevo e swing na 2ª noite de shows de Natal no Nélio Dias

Lucy Alves e Babado Novo foram as duas grandes atrações dos shows dentro do calendário natalino que estão acontecendo no pátio do ginásio Nélio Dias, no Pajuçara, Zona Norte de Natal. O evento continua hoje com mais duas grandes atrações, Dorgival Dantas e Elba Ramalho. Os shows acontecem a partir das 19h30.

Mesmo com o tempo se preparando para chover em Natal, parece que São Pedro vem dando uma mãozinha, e assim o público bem comparecendo em peso ao Nélio Dias.

A paraibana Lucy Alves fez um belo show. Cantando clássicos do forró nordestino acompanhado de sua sanfona. Mas, no finalzinho do show, Lucy largou a sanfona e pegou a guitarra, fazendo uma prévia do carnaval da Redinha que tem como tradição o frevo. Enquanto ela tocava e cantava frevos pernambucanos, ela era acompanhadas por passistas que dançavam o frevo.


 Sanfoneira homenageia Olinda e de quebra faz uma prévia do carnaval da Redinha


 Faltando uns 15 minutos para o final do show, a paraibana largou a sanfona, pegou uma guitarra e tocou frevo. A homenagem ao frevo pernambucana tem um sentido. É que o carnaval do litoral norte está ganhando espaço graças ao que acontece todos os anos na Redinha.

De uns 10 anos para cá, a praia mais popular de Natal abanou outros estilos musicais e abraçou o ritmo pernambucano. Basta lembrar que os blocos Baiacu na Vara, Bandas do Siri e seus agregados mantém a tradição de levar muito frevo durante dos dias momescos.

Na realidade, a Redinha trem traços semelhantes a Olinda. Uma praia com ruas estreitas e um público muito popular. Assim, a saída dos blocos denominados democráticos vem crescendo a cada dia nesta praia de Natal.

Babado Novo traz o swing baiano e levanta o público jovem no Nélio Dias


Adicionar legenda
Depois do show de Lucy, foi a vez de entrar no palco, o rebolado de Mari Antunes, da banda baiana Babado Novo. Cantando e dançando os sucessos que marcaram as micaretas desta temporada, Babado Novo levantou o público jovem que estava no pátio do Nélio.

A vocalista do Babado Novo chegou no palco apresentando a música que deve ser o carro chefe do carnaval baiano. É tradição em Salvador, a cada ano, o evento ser marcante por uma dança. Neste ano, Mari Antunes trouxe a "Descidinha", passo onde a cantora com seu corpo escultural e provocante, deixa os marmanjos babando.

Os shows continuam hoje (quarta-feira) com a presença do potiguar Dorgival Dantas. O potiguar promete trazer dá um passeio no seu repertório, e com isto tocar seu forró apaixonado. Em seguida, será a vez da paraibana Elba Ramalho reviver seus grandes sucessos e encerrar os shows natalinos no Nélio Dias.


Mas, na virada do ano, os shows continuam na Zona Norte, Desta feita será na praia da Redinha, onde haverá a queima de fogos na Ponte Newton Navarro. Serão dois shows, o primero com Roberto do Acordeon e seu frevo sanfonado, seguido pela cantora Criystal e Leão Neto.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Chuvas que caem em Natal podem ofuscar shows que acontecem a partir das 21h de hoje no Nélio Dias

As chuvas que caem em Natal desde a manhã  podem ofuscar o brilho da série de eventos que acontecem a partir de hoje na Zona Norte de Natal. Os eventos, que fazem parte da comemoração do aniversário da capital potiguar vão acontecer no pátio do ginásio Nélio Dias em Pajuçara e que tem entre as atrações a cantora Elba Ramalho, Babado Novo e Dorgival Dantas.

A abertura dos shows acontece a partir das 21 horas, com a banda gospel do cantor David Quilan. Amanhã,. dia 29, acontecem mas duas apresentações.  Primiramente, a banda Babado Novo e, em segudia, será a vez de subir ao palco a cantora Lucy Alves irão comandar a festa, misturando axé e muito forró.

As celebrações em torno do aniversário da cidade serão encerradas em grande estilo no dia 30, com apresentações de Elba Ramalho e Dorgival Dantas. Esses shows do aniversário da cidade são custeados com recursos oriundos do Ministério do Turismo. A apresentação de Fagner em específico conta com patrocínios extras do Café Santa Clara e Moinho Dias Branco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Município.