Vida natural

sábado, 28 de abril de 2012

TRT/RN: acessibilidade garantida em audiência da 6ª Vara do Trabalho‏


A importância da garantia da acessibilidade aos portadores de deficiência na Justiça do Trabalho potiguar foi traduzida em prática na tarde de hoje(25), em audiência conduzida pela juíza Maria Auxiliadora Rodrigues na 6ª Vara do Trabalho de Natal.
Uma reclamação trabalhista em que a reclamante pedia na inicial verbas rescisórias em razão de sua demissão do emprego seria apenas mais uma ação dentre as ações que cotidianamente dão entrada na Justiça do Trabalho, se não fosse o fato da empregada ser portadora de deficiência na fala e na audição.
Para realizar a audiência, a juíza Maria Auxiliadora Rodrigues contou com a colaboração de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que “funcionou como interlocutora, sem a qual, não seria possível a condução da lide e a discussão dos aspectos do conflito entre as partes” reconheceu a juíza.
As audiências da 6ª Vara comumente ocorrem no período da manhã. “Essa audiência foi marcada para as 14 horas para que nós tivéssemos todo o tempo necessário para a resolução do conflito”, destacou a Auxiliadora.
Ao final, as partes conciliaram e as representantes da empresa Guararapes Confecções S/A e a reclamante conciliaram, e formalizaram acordo, comprometendo-se a empresa a realizar o pagamento de verbas contidas no pedido da reclamante.
Para a juíza Maria Auxiliadora “a precípua função da Justiça é de ouvir as partes. Não se pode falar em acessibilidade sem que uma delas tenha não tenha o direito de ser ouvida. O mínimo que a Justiça podia fazer, neste caso, para conceder dignidade à reclamante, era lhe dar a certeza que havia sido compreendida”, afirmou.

RN tem quase metade dos municípios reconhecidos em emergência pela Defesa Nacional


Fotos: Demis Roussos
A rapidez nas providencias tomadas pelo governo do Estado para dar assistência aos municípios que passam pelo flagelo da seca, levou o Rio Grande do Norte a ter uma posição diferenciada na reunião da SUDENE, em Recife, nesta sexta-feira, 27. Dos 293 municípios que tiveram o estado de emergência reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Social, 139 são do RN.
A informação foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, recomendando celeridade aos Estados nordestinos castigados pela estiagem. O desempenho do Estado informado pelo ministro não surpreendeu a governadora Rosalba Ciarlini. Pouco antes do início da reunião, Rosalba havia sido procurada pelo secretario Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. “Governadora, todos os municípios do RN foram reconhecidos em estado de emergência, como o Governo do Estado havia decretado”, adiantou o secretario, que disse ser importante os Estados agilizarem a decretação da emergência, obedecendo os critérios determinados pelo Governo Federal.
O secretario da Defesa Civil comunicou à Governadora que na próxima semana vai ser instalado em Natal, o Comitê Regional Gestor da Estiagem. Funcionários do Governo Federal vão ficar no RN – e nos outros Estados do semiárido – trabalhando até o fim da seca. As ações serão desenvolvidas em sintonia com o Comitê Estadual.
A Governadora foi à reunião da SUDENE acompanhada dos secretários Gilberto Jales (Recursos Hídricos); Betinho Rosado (Agricultura), e Benito Gama (Desenvolvimento Econômico).

Rogério Marinho realiza nova etapa do Pensar Natal na Cidade da Esperança


O Centro Comunal da Cidade da Esperança ficou pequeno para os moradores que desejaram participar de mais uma etapa do projeto Pensar Natal, nesta sexta-feira (28), com a presença do deputado federal Rogério Marinho (PSDB).
Na oportunidade, o parlamentar discutiu com os moradores do bairro alguns dos principais problemas da cidade, com destaque para questões ligadas a saúde pública e ao tráfico de drogas, por exemplo.
Para o parlamentar, a Prefeitura deve fazer sua parte no combate a violência, em parceria com os governos Estadual e Federal, principalmente no que diz respeito ao tratamento de dependentes químicos.
O projeto Pensar Natal foi iniciado em maio do ano passado e tem como objetivo desenvolver uma proposta administrativa para a cidade, que deve ser finalizada ainda neste primeiro semestre.

Ações de cidadania da AL beneficiam cerca de cinco mil pessoas em Acari


Em mais uma ação de cidadania, promovida pela Assembleia Legislativa do RN, cerca de cinco mil pessoas, no município de Acari receberam atendimento. Durante todo o dia de hoje (26), os moradores da cidade e localidades vizinhas receberam atendimento na área de saúde, com aferição de glicemia e pressão arterial, emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, além de oficinas de combate às drogas, ministradas em parceria com representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
De acordo com o presidente da Assembleia, o deputado Ricardo Motta,esse tipo de ação tem sido elogiada e copiada por outras Assembleiasdo Brasil. “É uma forma de aproximar o Poder Legislativo da população. Esse tipo de evento está dentro do nosso calendário. Temos realizado vários momentos como este em outras cidades. São oferecidos diversos tipos de serviços, como emissão de documentos, atendimentos médicos e oficinas falando da prevenção das drogas. São serviços importantes para aquelas pessoas que possuem dificuldade para obtê-los”, disse Ricardo Motta.
O soldado Pedro Pedrosa, um dos quatro policiais militares responsáveis pelas palestras do Proerd – que aconteceu na Escola Estadual Iracema Brandão de Araújo -, lembrou que o Programa está no RN há 10 anos. “São palestras de orientação, onde mostramos os riscos e consequências do uso da droga. Ao final de cada oficina, pedimos aos alunos que escrevam o que aprenderam. Mostramos vídeos também. É uma ação importante. No RN, cerca de 10 mil crianças e adolescentes recebem essas informações, todo mês”, afirmou o soldado, que elogiou a campanha da Assembleia em combate ao crack.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação ALRN

MEC cria 70 mil cargos


Em clima de vitória a deputada federal Fátima Bezerra (PT) comemora a aprovação nesta quinta-feira (26), do Projeto de Lei N° 2.134/11 de iniciativa do Poder Executiva que cria cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no Ministério da Educação, destinados às Instituições Federais de Ensino. Estima-se a criação de mais de 70 mil novos cargos, o que garante o processo de expansão do ensino profissional e superior no Brasil.
A deputada Fátima considera a aprovação como uma vitória da educação. “Venho acompanhando essa luta e atesto que a aprovação do PL 2.134/11 é uma grande conquista para a melhoria da qualidade da educação do Brasil.
Fátima reforça a importância da criação dos mais de 70 mil cargos. “É fundamental para garantir o processo de expansão da educação profissional e o ensino superior. Para isso, serão realizados concursos para professor e servidor”.
O PL N° 2.134/11 tem por objetivo criar 19.569 cargos de Professor de 3° Grau, 24.306 cargos de Professor do Ensino Básico, 27.714 cargos técnico-administrativos e 5.589 cargos de direção e funções gratificadas, para atender os programas como PRONATEC, REUNI e o BPEq.
O PL, que teve como relator na CCJ o deputado Vicente Cândido (PT/SP), segue agora para votação no Senado.
Assessoria de Imprensa
Dep. Federal Fátima Bezerra – PT/RN

Banco Mundial finaliza 2ª missão do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN


O Diretor de Operações do Banco Mundial para o Brasil, Boris Utria, e Fátima Amazonas, especialista sênior em Desenvolvimento Rural do Banco participaram na manhã desta quinta-feira (26) de uma reunião com a Governadora Rosalba Ciarlini e os secretários de Estado envolvidos no projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN, que fortalecerá o programa de Governo RN Mais Justo. O ato finalizou a 2ª Missão de Preparação do Projeto com o Banco, que envolveu mais de 140 técnicos do Governo do RN. A primeira missão foi de 09 a 13 de janeiro deste ano e a terceira já ocorrerá na primeira quinzena de julho.
 “Governadora Rosalba Ciarlini, seu esforço para conseguir equilibrar as finanças do Estado e obter condições favoráveis para esta linha de financiamento está surtindo os efeitos esperados”, disse Fátima Amazonas. O programa pleiteia do Banco Mundial U$ 540 milhões, sendo U$ 360 milhões em cinco anos e U$ 180 milhões em dois anos.  Fátima Amazonas destacou que neste primeiro momento serão priorizados os programas que já estão com os projetos prontos e que precisam ser executados antes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, entre os quais os de infra-estrutura turística.
 “Quero fazer um elogio à equipe do Governo do RN pela qualidade da Nota Conceitual do projeto apresentado. O documento permitiu uma maior agilidade na aprovação por parte do Banco Mundial na última sexta-feira 20 de abril” disse Fátima Amazonas à Governadora, que estava acompanha na reunião dos secretários Obery Rodrigues (Planejamento), Benito Gama (Desenvolvimento Econômico), Luiz Eduardo Carneiro (Trabalho e Ação Social), Betinho Rosado (Agricultura), Aldair da Rocha (Segurança), Alexandre Mulatinho (Comunicação), Demétrio Torres (DER e Secopa), Alber Nóbrega (Administração), do adjunto do Turismo Eduardo Bulhões e da chefe de gabinete da Educação, Gizele Almeida.
A governadora Rosalba Ciarlini destacou que ao longo do ano estas missões do Banco Mundial serão mais frequentes para fazer análises prévias para cumprir etapas e, no prazo mais rápido possível, poder habilitar o Estado a receber os recursos desse empréstimo. “Sempre acompanhei o Banco Mundial participando do processo de desenvolvimento do nosso país. Ao ganhar a eleição, antes mesmo de assumir, fui ao Banco Mundial dizer da nossa vontade de ter esse bom relacionamento. Fui a Washington (EUA) apresentar o projeto voltado para o desenvolvimento para que pudéssemos plantar aqui as sementes que vão prosperar no futuro. Tivemos a autorização da COFIEX/Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que aprovou a Carta Consulta. Formulamos os projetos, com todos os seus detalhamentos, para que nós possamos, a partir do segundo semestre, finalizar o processo para no início de 2013 iniciarmos a execução”, explicou a governadora Rosalba Ciarlini.
De acordo com o secretário de Estado de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, os projetos têm dois componentes: o componente “A”, de cunho sócio-econômico, que incentiva a produção com acesso a mercados, através de cadeias produtivas do estado, ao mesmo tempo desenvolvendo infra-estruturas que melhorem a logística de escoamento dessa produção. Já o componente “B” diz respeito à modernização dos processos de gestão pública e a reorganização da máquina administrativa com foco na melhoria da prestação de serviços à sociedade.
“A expectativa do estado é que até novembro o projeto já esteja contratado. A unidade gestora central funcionará na Secretaria de Estado do Planejamento e Finanças. Vamos trabalhar envolvendo as secretarias de Estado da Agricultura, do Turismo, do Desenvolvimento Econômico, da Assistência Social, da Educação, da Saúde e o Departamento de Estradas de Rodagens”, afirmou Obery Rodrigues.
Rosalba Ciarlini reiterou o compromisso do governo do RN em investir na erradicação da pobreza extrema no estado e fortalecer iniciativas e projetos com vistas resultados duradouros. “Esse é o tipo de iniciativa cujos resultados são duradouros e através do desenvolvimento do trabalho das próprias comunidades”, afirmou a Governadora.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Comunicação Universitária recebe homenagens da Câmara de Vereadores


Sessão Solene homenageia de uma só vez, a TVU, a Editora Universitária e o Curso de Comunicação Social da UFRN

Nesta quinta-feira, 26 de abril, a Câmara Municipal de Natal (CMN) realiza uma Sessão Solene em celebração aos 40 anos da TV Universitária (TVU), aos 50 anos da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) e aos 50 anos do Curso de Comunicação Social da UFRN. A homenagem foi proposta pelo vereador George Câmara (PCdoB) e ocorre às 18 horas no plenário da Casa legislativa. São esperadas as presenças da reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz e de representantes da Superintendência de Comunicação (COMUNICA), Agência de Comunicação (AGECOM) e do Departamento de Comunicação Social (DECOM), além de estudantes e professores da UFRN.
O ano de 2012 representa um importante período de comemoração para Natal e para o Rio Grande do Norte. Isto porque estamos a celebrar a consolidação de três importantes organizações que contribuem, tanto para formar inúmeros profissionais, quanto para difundir conhecimento aos norte-rio-grandenses. De uma só vez, três instituições da UFRN ligadas à área da comunicação completam décadas de nascimento: O Curso de Comunicação Social e a Editora Universitária completando 50 anos e a TVU celebrando 40 anos de fundação.

Segundo o vereador George, a ideia da Sessão Solene é homenagear três importantes datas para a história da comunicação em nosso estado; fundamentais para o desenvolvimento da mesma área, mas também para o fortalecimento da ética e da democracia. Para ele, cada uma destas instituições tem colaborado intensamente para o desenvolvimento econômico e social da nossa terra: “O curso de comunicação social vem formando inúmeros profissionais com muita maestria e qualidade”.

De acordo com o parlamentar, a EDUFRN tem colaborado com a difusão da cultura e do conhecimento, além de proporcionar constante apoio e incentivo ao estudo e à pesquisa científica. A TVU tem concedido aos estudantes a oportunidade de estagiar e colocar suas ideias em ação. Sem falar na produção diária de conteúdos imparciais e gerar importantes debates através dos seus programas. “Cito como exemplo, o programa Grandes Temas que sempre traz à tona, discussões sobre temáticas de importante valor para nossa sociedade. Desta forma, se faz jus e necessária, prestarmos uma homenagem às três instituições que tem colaborado ao longo de décadas pelo progresso de nossa cidade e estado”, declara George.

Cinco décadas de ensino do Jornalismo em terras potiguares

O curso de Jornalismo da UFRN completou 50 anos de fundação, sendo um dos mais antigos da Região Nordeste do Brasil. Teve sua origem na Lei Estadual n° 2.783, de 10 de maio de 1962, assinada pelo governador Aluísio Alves, que criou uma Faculdade destinada aos estudos do jornalismo. No ano seguinte, por meio da Lei Estadual de n° 2.885, o curso foi incorporado à Fundação José Augusto, recém-criada em Natal, com a denominação de Faculdade de Jornalismo "Eloy de Sousa", em homenagem a um dos mais respeitáveis jornalistas do Estado.

O Conselho Federal de Educação, subordinado ao Ministério da Educação reconheceu o curso em 25 de setembro de 1968, por meio do Decreto n° 82.313, publicado no Diário Oficial da União. Em 1973, com a implantação da reforma universitária, a UFRN absorveu as faculdades estaduais e particulares que funcionavam em Natal. Em 1974 a Faculdade de Jornalismo Eloy de Sousa recebeu finalmente a denominação de Curso de Comunicação Social. Atualmente, o curso possui quatro áreas (habilitações) profissionais: Jornalismo, Radialismo (Rádio e TV), Publicidade e Design.

EDUFRN: 50 anos difundindo conhecimento em nosso estado

Fundada no dia 2 de fevereiro de 1962, a Tipografia Universitária, teve sua designação alterada para Imprensa Universitária (IU) e posteriormente nomeada, em 1972, como Editora Universitária (EDUFRN). São cinco décadas publicando livros científicos que propagam a ciência e a cultura do Rio Grande do Norte. De lá pra cá, já editou perto de 600 títulos e além das obras técnicas e acadêmicas, a EDUFRN vem reeditando obras literárias de autores consagrados como Luís da Câmara Cascudo, Esmeraldo Siqueira, Olavo de Medeiros Filho, Américo de Oliveira Costa e Veríssimo de Melo.

Para publicar um livro pela EDUFRN, a obra passa pelo crivo de sua direção e do Conselho Editorial da UFRN, que é composto por professores e pró-reitores da Universidade. A seleção e o cuidado objetivam a garantia da qualidade e a contribuição da obra para as comunidades acadêmica e geral. Todos os anos, a EDUFRN lança um Edital de apoio à Publicação, que financia os títulos. Buscando resgatar os valores históricos do Rio Grande do Norte, a EDUFRN publicou textos históricos de grande relevância para a cultura potiguar.

Pioneirismo que virou celeiro para profissionais da Televisão potiguar há 40 anos

Precursora em nosso estado, a Televisão Universitária (TVU) foi fundada no dia 2 de dezembro de 1972, sendo esta, uma pedra fundamental na formação dos inúmeros comunicadores oriundos da UFRN. Ao longo dos seus 40 anos, a TV Universitária tem sido um caminho comum percorrido por muitos estudantes de comunicação. Seja através dos estágios oferecidos pela instituição, ou até mesmo por consequência dos professores que utilizaram sua estrutura para ensinar e produzir conhecimento junto aos futuros jornalistas, a TVU alçou vários produtores, técnicos, apresentadores e repórteres aos principais espaços de comunicação em nosso estado e Brasil. Na celebração de quatro décadas de produção audiovisual da TV Universitária, estão previstas até o final deste ano, a realização de vários eventos. Entre tantos, o lançamento da Campanha dos seus 40 anos de fundação, Seminários, Exposições, Programas e Produtos especiais.

Criado conselho político do governo Rosalba


Em reunião realizada no escritório de Representação, em Brasília, foi instalado nesta quarta-feira, 25, o Conselho político do governo Rosalba. O colegiado vai ser composto pela governadora Rosalba Ciarlini, os ex-governadores Jose Agripino e Garibaldi Filho, os deputados João Maia e Henrique Alves, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, e o ex-deputado Carlos Augusto.
A primeira reunião deliberativa vai acontecer na próxima semana, já que não puderam comparecer os deputados Henrique Alves- por conta da votação do Código Florestal- e Ricardo Motta, que estava em Natal.  “A primeira decisão do Conselho será sobre as eleições municipais de Mossoró”, adiantou a governadora Rosalba Ciarlini, acrescentando que DEM/PMDB/PMN/PR vão definir a composição que ira disputar o pleito para a Prefeitura de Mossoró e as eleições proporcionais. Depois do anuncio da chapa de Mossoró serão fechadas novas alianças.
Além do processo político, o Conselho vai se reunir periodicamente para discutir liberação de emendas parlamentares, indicações para o próximo Orçamento Geral da União (OGU), projetos e ações que promovam o desenvolvimento do Estado.
Logo depois da criação do Conselho Político, a governadora foi ao Senado da Republica conversar com o senador Walter Pinheiro (líder do PT) que coordena a antecipação dos royalties para compensação dos regimes especiais cancelados pelo Senado. Rosalba também esteve com os senadores Paulo Davim e Jose Agripino.

Sest-Senat e Desbravadores promovem blitz contra a exploração sexual de crianças e corrida


Quem passar pelo prolongamento da avenida Prudente de Morais, a partir das 9:00h desta quinta-feira (26/04), vai receber informações e material educativo como parte de uma ação contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, promovida pela Unidade de Natal do Serviço Social do Transporte (Sest/Senat) e o Clube Desbravadores.
“Essa ação busca conscientizar a sociedade da importância de todos se engajarem no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes”, explica Jefferson Dantas, diretor regional do Sest/Senat Natal.
No sábado pela manhã, mais de 700 corredores participam da Corrida dos Desbravadores-Sest/Senat. Os atletas adultos e infantis sairão do Parque das Dunas, em Tirol, e farão o percurso até a Unidade do Serviço Social do Transporte em Natal, na avenida Omar O’Grady, Vale do Pitimbu.

Entidades estudantis pedem apoio da Casa a projetos que beneficiam a Educação


Uma moção de apoio da Assembleia Legislativa ao projeto que fixa em 50% o percentual de royalties de pré sal para a Educação, uma audiência para debater a UERN e a participação de estudantes no Conselho Estadual de Educação. Estes foram o tema de reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa e o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, nesta tarde (24).
Além de Daniel, também participaram o subsecretário de Juventude do RN, Manassés Duarte, o presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes), Whanderley Costa e o vice-presidente regional da UNE-RN, Ramon Alves.
Ricardo Motta se comprometeu, em nome dos demais deputados, a dar apoio aos projetos, dentro das limitações de competência da Casa: “Digo sim, porque reconheço a luta e o trabalho de vocês por melhores condições na Educação e nós iremos dar apoio dentro do que for pó possível nosso papel de legislar”, disse o presidente.
O projeto encampado pela UNE é asa PL 2565/201, de relatoria do deputado federal Carlos Zarattini, que trata da destinação de 50% dos royalties do petróleo para investimentos na educação.             Além desta reivindicação, os estudantes solicitaram apoio da Casa para que seja revista a composição do Conselho Estadual de Educação, que ainda não tem representação dos estudantes.
Eles também solicitaram que a Assembleia promova uma audiência pública para discutir as questões da UERN, principalmente a possibilidade da universidade estadual adotar a seleção através do Enem, a exemplo de outras instituições de ensino superior. “Os alunos da rede pública não tem condições financeiras de pagar a taxa de inscrição em vários vestibulares, muito menos de se deslocar para concorrer em várias universidades, dificultando seu acesso ao ensino superior”, disse Daniel.

Banco do Brasil e Governo do Estado assinam protocolo para construção de casas e cisternas no RN


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas, assina protocolo de intenções com o Banco do Brasil nesta quinta-feira (26) para a construção de casas populares e de cisternas no Rio Grande do Norte. A solenidade de assinatura do termo de compromisso ocorre no auditório da Governadoria, às 10h.
Pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do qual o Banco do Brasil passa, agora, a fazer parte, serão construídas 8.653 unidades habitacionais em 14 municípios do Rio Grande do Norte. A seleção dos municípios, segundo o gerente de Crédito Imobiliário do Banco do Brasil, Emanoel Andrade, foi feita pelo Ministério das Cidades, considerando a faixa populacional (entre 20 e 50 mil habitantes).
Serão contemplados, nesta fase, os municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Caicó, Assu, São José de Mipibu, Santa Cruz, Extremoz, Nísia Floresta, Monte Alegre e Vera Cruz. No Estado, o programa habitacional deverá ser executado até o final de 2014.
Pelo programa nacional de cisternas serão construídos 4.719 reservatórios em 12 municípios do Rio Grande do Norte.
“Com estas ações, o Banco do Brasil, que é um parceiro importante do Governo do Estado, integra-se ao Programa RN Mais Justo, lançado há pouco mais de um mês pela governadora Rosalba Ciarlini e que já começa a se consolidar”, ressaltou o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Sethas, que pela manhã reuniu-se com técnicos do Banco para finalizar os termos da solenidade.
Participaram da reunião com o secretário Luiz Eduardo, no Gabinete da Secretaria, o gerente de Crédito Imobliário do Banco do Brasil, Emanoel Andrade, a gerente de Relacionamento com Governo da Agência Setor Público Natal, Fernanda Cristina Freitas, a assessora de Comunicação da Superintendência do Banco, Shirley Manso, além de técnicos da Companhia Estadual de Habitação-CEHAB, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.

Vereadora Júlia Arruda é a parlamentar mais bem avaliada de Natal, segundo pesquisa do Instituto Tiradentes


Deu no Blog Marcos Dantas
Uma enquete eletrônica promovida pelo Instituto Tiradentes apontou a vereadora Júlia Arruda (PSB) como a parlamentar com melhor atuação na Câmara Municipal de Natal. A pesquisa, realizada via internet, por meio da participação espontânea da população, mostra que Júlia foi a melhor avaliada entre os 21 vereadores da cidade, contabilizando o total de 14,7% dos 1.877 votos.
O resultado, divulgado no último mês de março, contribuiu para que a vereadora fosse agraciada com a medalha “Presidente Tancredo Neves – Colar de Ouro”, honraria concedida pela entidade mineira a políticos com significativos trabalhos prestados à comunidade. Esta é a segunda vez que a parlamentar é agraciada com uma honraria do Instituto Tiradentes. Em 2011 ela ganhou a medalha “Dom Pedro II” por estar entre os três vereadores mais bem avaliados do município.