Vida natural

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Natal pode ser uma das primeiras cidades do Brasil a ter todas as escolas públicas com lousa digital

Dentro de um curto espaço de tempo, todas as escolas da rede municipal de ensino de Natal devem contar com lousa digital.  Esta é o pensamento do técnico de informática da Secretaria Municipal de Ensino, Ausimar, em aula palestra proferida na formação continuada dos professores de Ensino Religioso, na manhã desta segunda-feira no Cemure, na Cidade da Esperança.

Mesmo, a primeira vista, parecendo um projeto futurista e que, para muitos parece uma ilusão, o fato é que Natal deve ser uma das capitais brasileira a sair na frente das demais, em vista de que ela foi agraciada com um programa piloto com recursos provenientes do Governo Federal.

Ausimar informou, que já existem 20 escolas de Natal com lousa digital e outras 58 devem devem ser contempladas dentro de poucos meses. "É um caminho sem retorno, em vista de que as lousas já começaram a chegar e elas não foram instaladas porque as escolas devem passar por algumas pequenas reformas para que possam receber os quadros digitais".

Entre estas reformas, estão a adaptação correntes elétricas para as salas, como instalação de  tomadas, iluminação apropriada e até segurança, Mas, ele entende que o uso destes quadros digitais nas escolas não serão em sua totalidade como prevê o projeto, ou seja, um conjunto que inclui lousa, notebook e data-show.  Pela falta de segurança que as escolas  públicas passam, possivelmente o seu uso será com o auxilio do notebook do professor, ou em alguns casos, os conjuntos ficariam restritos a salas especiais.

CURIOSIDADES - Diferente do que muita gente pensa, a lousa digital não é um equipamento  fácil de ser destruído. "Eu também pensava assim, ou seja, com qualquer toque ele seria arranhado ou destruído", lembra o professor. Porém, ele informou que as lousas são muito resistentes.

Para se ter uma ideia da resistência destas lousas, Ausimar lembrou que eles são feitos a base de uma liga composta de metal e  carbono, o mesmo material que é feito  a fuselagem de aviões. "É um material muito resistente, capaz de absorver um bom impacto físico", explica. Por outro lado, os fabricantes dão uma garantia de 5 anos, mas que eles devem chegar aos 10 e até os 20 anos.

Questionado se eles não ficariam desfasado em vista dos contantes avanços no campo da informática, o professor explicou que a empresa fabricante vai fazer reprogramação de programas a cada mudança acontecida. Por outro lado, o que muda são os programas, e não a lousa em si.

O novo recurso didático encheu os olhos dos professores presentes a aula palestra de Ausimar. A lousa digital possui uma gama de recursos que podem ser usado pelo professor.  Imagens, vídeos, recortes e montagens de vídeos aulas podem ser feitas instantaneamente. Também o seu uso é muito fácil. Bastam algumas explcicações para que o professor se aproprie das técnicas de seu manuseio.

Além do Ensino Religioso, os professores de outras disciplinas estão passando por formação para que saibam usar as lousas digitais assim que elas comecem a chegar as suas escolas.  Além de manuseia as lousas, os professores da rede municipal são orientados a criarem uma conta no portal do professor na  plataforma do MEC, que é um espaço onde estas aulas vão formar um banco de dados para que elas seja compartilhadas com outros professores de todo o Brasil.