Vida natural

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Gamboa do Jaguaribe, o paraíso ecológico e cultural na Zona Norte de Natal

Ao visitar Natal, o turista não pode deixar de dá uma passadinha num paraíso as margens do Rio Potengi. Falo dp Gamboa do Jaguaribe, um sítio histórico e ecológico que, além de uma beleza n atura de tirar o fôlego o visitante, ainda de quebra, tem uma aula viva de como viveram os nossos antepassados que habitaram o litoral potiguar.


Situado no mangue do Potengi, o local, que até pouco tempo estava sendo desmatado para construção de viveiros de camarão, foi construído uma aldeia indigena, com ocas, com os mesmos utensílios usados pelos nativos potiguares antes do europeu expulsá-los do seu habitat natural.

Trilha ecológica, é uma das atrações do santuário ecológico


O sítio ecológico dispõe de trilhas, que levam ao rio Jaguaribe e as suas pequenas lagos. Também, foram colocadas redes debaixo das árvores nativas onde o visitante pode relaxar e relembrar como viveram os nativos com  uma vida direta em contado com a natureza. O sítio é povoado por dezenas de espécies nativas e o visitante pode observar os vai-e-vem dos caragueijos  chama-maré, em seu intenso trabalho nas horas das marés baixas, quando aparecem a lama do Potengi.

Mas, o ambiente ainda oferece mais. O visitante pode ainda jogar uma partda de peteca, e aprender a língua nativa a cada ponto marco. Ou então aprender a atirar de flecha, como mostra a foto abaixo.


 Daniele viveu a emoção de jogar peteca como faziam os nativos do Potengi


"Foi uma manha inesquecível", sintetizou a pedagoga Daniele Benigno. Ela que é coordenadora da escola municipal Francisca de Oliveira, foi até a aldeia para agendar uma atividade pedagógica com os alunos.

Daniele conversou o pessoal da aldeia deitado numa rede na cabana central, em seguida fez uma caminhada pela trilha que terminou no santuário ecológico do Rio Janguaribe (pequeno afluente do Potengi). Visitou o mangue, tomou água em quenga de coco e terminou a manhã jogando peteca. No jogo  o visitante vai aprendendo a lingua nativa dos povos potiguaras.

Como visitar e chegar ao Gamboa do Jaguaribe


As visitas a Gamboa do Jaguaribe pode ser feitas por agendamentos. Para tanto, basta entrar em contato pelo WatSapp 98838.0585, ou ligar direto para 98700.2802.

Para chegar ao Gamboa, o visitante pega a Avenida João Medeiros Filho (estrada da Redinha) e entra a esquerda (sentido Zona Norte ponte Newton Navarro), na primeiro rua logo após o Prédio dos Correios no Alvorada. A rua a seguir é a chamada Alto da Torre, depois da estação da CAERN, o visitante ver uma planca que leva até a reserva ambiental indigena.