Vida natural

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Obras vão custar R$ 136 milhões, com recurso do Ministério das Cidades, Prefeitura e Estado

Recursos são federais, mas tem parceria da PMN e RN


Será de um montante de R$ 136 milhões no projeto de saneamento básico integrado em diversos bairros da zona norte da cidade que vai beneficiar cerca de 80 mil moradores. O projeto consta de um sistema de esgotamento sanitário com 26 quilômetros de redes de abastecimento de água e 26 quilômetros de redes de microdrenagem.

O projeto ainda contempla 2 eco pontos (para coleta de lixo), 1 Centro de Referência da Assistência Social (Cras), 2 escolas, 3 praças e 2 quadras. A obra foi iniciada com a construção de uma praça para a rua Professora Djanira Moura, no bairro do Parque dos Coqueiros, e eco ponto na rua Alto da Glória, no Nossa Senhora da Apresentação. Os recursos são de convênio com o Ministério das Cidade e contrapartida de 10% do da administração municipal.

As obras contidas no projeto contemplam os loteamentos de Boa Esperança, Nordelândia, Cidade Praia (do bairro de Lagoa Azul), Parque Industrial, Bom Jesus (bairro de Nossa Senhora da Apresentação), Vila Paraíso, Parque dos Coqueiros, José Sarney e Câmara Cascudo com obras de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação.

A execução do projeto está acontecendo graças a uma parceria entre o Município e o Governo do Estado, por meio da Caern e do seu projeto de saneamento. Serao atendidos mais 80 mil moradores da zona Norte. Do lado do Governo, as estimativas são para o atendimento de cerca de 500 mil moradores com coleta e tratamento de esgotos nas regiões Norte e Sul da capital.

Obras de drenagem da Zona Norte de Natal avançam e chegam ao bairro da Redinha


Das 455 ruas da zona norte de Natal que deverão receber serviços de drenagem, recapeamento e pavimentação, a
maioria já foi realizada.  Atualmente, os serviços estão acontecendo no conjunto Niterói, no bairro da Redinha. São quase 300 ruas que receberam estes serviços, e que vai beneficiar uma população de aproximadamente 200 mil habitantes, em vários bairros e loteamentos da Zona Norte.

As obras estão acontecendo desde o segundo semestre de 2014. Já na metade de janeiro, 102 ruas haviam sido contempladas, nos bairros do Potengi, Nossa Senhora da Apresentação e Pajuçara.

Mesmo trazendo diversos transtornos a população. Muitas vezes durante a efetivação dos serviços ruas inteiras ficam interditadas devido as crateras abertas por onde vão passar os canos, a população está muito satisfeita.
 José Mathias, morador do Nova República há 20 anos, não acreditava que obra tão importante fosse acontecer no seu bairro. “Aqui quando chove fica o maior lamaçal, sem se falar que muita gente joga água na rua”, informou o morador do Santarém.

Quem também aprovou a obras foi a costureira Josefa Andrade. Moro na Zona Norte e não acreditava que este serviço fosse realizado. A senhora comemorou a execução da pavimentação da rua onde mora e ressaltou a importância do momento vivido pelos moradores. “Sou moradora há 20 anos e não imaginava ver isso aqui lindo como está. Agora, com a sua rua calçada, dona Josefa não vai mais sofrer com poeiras em dias de sol forte e lama em épocas chuvosas acabaram. “A comunidade  parabeniza de verdade a prefeitura pela promessa cumprida de calçar as ruas aqui do conjunto”.

Obras de drenagem chega ao cojunto Niterói na Redinha

Obras na rua Jeová Adonai, no Niterói- Redinha
As obras de drenagem que estão acontecendo em 400 ruas da zona norte de Natal, esta semana, chegou ao conjunto Niterói.

Desde segunda-feira, dezenas de operário realizam trabalhos nas ruas paralelas ao conjunto, que fica localizado no bairro da Redinha.

Mas, a série de obras começaram desde o mês passado, quando já foram ralizado pavimentação em todas as ruas do conjunto Alvorada, Santarém,  Soledade e loteamento Nova República.

Ainda esta semana, depois de serem concluídas as ruas paralelas ao Niterói, será a vez da Avenida Rio Salgado, principal via do conjunto que vai da Avenida João Medeiros Filho (Estrada da Redinha), até o loteamento Salinas.