Vida natural

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ricardo Motta apresenta moção de apoio a relator que atendeu pedido de estudantes


A Assembleia Legislativa vai encaminhar uma moção de apoio ao deputado federal Carlos Zarattini que atendeu as reivindicações encampadas pela União Nacional dos Estudantes – UNE para incluir no Projeto de Lei nº 2565/2011- por ele relatado, a destinação de 50% dos royalties do petróleo para investimentos na Educação.
Autor da moção, o presidente do legislativo deputado Ricardo Motta – PMN justificou que o “Projeto de Lei determina novas regras de distribuição, entre os entes da Federação, dos royalties e da participação especial devidos em função da exploração de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos e para aprimorar o marco regulatório sobre a exploração desses recursos no regime de partilha”.
Ricardo Motta, que atendeu a uma solicitação do presidente da UNE, Daniel Iliescu, que esteve no Rio Grande do Norte pedindo apoio para o projeto, disse ainda que além da reivindicação para o encaminhamento da moção, os estudantes solicitaram ações da Assembleia Legislativa para que seja revista a composição do Conselho Estadual de Educação, que ainda não tem representação dos estudantes.

No Senado, Paulo Davim solidariza-se com pacientes que aguardam atendimento em hospitais públicos


2602Médico e senador potiguar, ele frisou dificuldades de atendimento na saúde pública

Em pronunciamento nesta quarta-feira (02), o senador Paulo Davim (PV) expressou solidariedade aos milhares de pacientes que se acotovelam nas portas dos hospitais públicos do país, em especial no Rio Grande do Norte, à espera da atuação do poder público, que continua sem encontrar soluções para resolver as mazelas do setor.
Paulo Davim também manifestou solidariedade aos servidores, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos dos hospitais públicos, que ele considera “verdadeiros heróis”, por receberem baixos salários e cumprirem jornadas extenuantes em hospitais desabastecidos. Davim, que é médico, disse que “entra ano, sai ano” os problemas da saúde pública no Brasil continuam os mesmos, e que ele já perdeu a conta de quantas vezes ocupou a tribuna do Senado tentando chamar a atenção do governo para o problema e apresentando propostas de melhorias do setor.
Fonte:Marcos Dantas

Marco Maia será cidadão natalense


O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), confirmou presença em Natal, no dia 10 de maio, às 19h, para participar da solenidade em que receberá o Título de Cidadão Natalense. Proposição é do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins (PV), e dos vereadores Fernando Lucena (PT) e Assis Oliveira (PR).
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) articulou a agenda do deputado Marco Maia em Natal. A confirmação foi anunciada na tarde desta quarta-feira (02), pela assessoria do deputado que entrou em contato com Fátima.

Deputados elogiam iniciativa da Fecomércio


A programação do Dia do Trabalhador, que reuniu mais de 20 mil pessoas na Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, em atividades recreativas, de educação, saúde, emissão de documentos e orientação jurídica foi destacada pelos deputados Hermano Morais (PMDB) e Antônio Jácome (PMN) na sessão plenária hoje (2).
A ação do Sistema Fecomércio/RN, realizada através do SESC, foi direcionada para toda a família, com uma programação especial destinada às crianças e incluiu as cidades de Caicó e Mossoró, no período das 8h às 19h, encerrada com shows musicais.
As comemorações pelo Dia do Trabalhador já viraram tradição e o grande destaque foi a Corrida do Trabalhador, com mais de 1.500 participantes, que nesta edição incluiu a participação de crianças dos sete aos onze anos.
“Parabenizo o Sistema Fecomércio por realizar um dia de alegria e integração, promovendo o bem-estar para milhares de pessoas”, disse Hermano. Antônio Jácome lembrou a luta, ao longo dos anos, dos trabalhadores, a fim de conquistar condições mais dignas de trabalho.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Alunos da rede estadual conquistam primeiro lugar em feira internacional


Os três estudantes potiguares que participaram da Feira Internacional de Empreendedorismo Produtivo, Ciências e Cultura do Equador, durante esta semana, vão trazer muito mais do que a experiência de participar de um evento internacional. Eles conquistaram o primeiro lugar geral na feira, entre os projetos de estudantes do Brasil, Equador, Peru e Uruguai, por terem desenvolvido o seu próprio sistema de energia eólica. Como premiação, receberam troféu e U$ 1.500,00.
Jonas, Marcondes e Flávia Kaliny cursam o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal. Eles viajaram para o Equador no último domingo, 23, ao lado do professor José Everton Pinheiro, com todos os custos da viagem assumidos pela Secretaria de Estado da Educação.
Entusiasta do projeto, a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, ficou feliz com a conquista. “O resultado alcançado por esses alunos nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Eles servem de exemplo para todos os estudantes da rede pública e o papel da secretaria é continuar investindo na iniciação científica para que novos talentos sejam revelados.”, concluiu.
Os alunos de Umarizal já haviam participado, no último mês de março, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace, realizada na USP, em São Paulo. Lá eles foram selecionados pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento para o evento no Equador, que termina neste sábado, 28. O grupo desembarca no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, na noite deste domingo, 29.
Eduardo Colin
Assessoria de Imprensa da SEEC

Rogério realiza debate no Santarém e em Nossa Senhora da Apresentação


Os bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Santarém, ambos na zona Norte da cidade, foram os escolhidos para receber mais uma etapa do projeto Pensar Natal, na noite deste sábado (28). Com a presença do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), os moradores da região puderam discutir alguns dos principais problemas da capital potiguar.
Dessa vez, o tema que causou maior polêmica entre os moradores foi a questão da regularização fundiária, justamente uma das bandeiras do PSDB. Estima-se que, em Natal, cerca de 80% dos imóveis não possuam o título de propriedade, por exemplo. A maior parte desse número está exatamente na zona Norte.
O projeto Pensar Natal reúne críticas e sugestões para os problemas da cidade. A ideia é formatar um projeto administrativo para o município, com a participação efetiva da sociedade, por meio desses debates.