Vida natural

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Meirinhos do Forró apimeta a festa da torcida colombiana depois da classificação para 2ª fase do Mundial de 2014

Banda potiguar toca e colombianos dança o ritmo nordestino

Os Meirinhos do Forró, foi mais uma prata de casa a se apresentar no Natal Fifa Fan Fest. A banda fez uma belíssima apresentação botando os turistas estrangeiros para dançarem o estilo nordestino. A banda antecedeu ao jogo Uruguai e Inglaterra, que aconteceu em São Paulo, mas transmitido ao vivo em um telão no evento. Entre os torcedores, os colombianos estavam uma alegria só, pois a sua seleção havia conquistado a segunda vitória seguida no Mundial e assim antecipada a classificação para a segunda fase.
Como a Colômbia fez o jogo anterior ao show da banda potiguar, mas como esta seleção havia vencido a Costa do Marfim por 2 a 1, seus torcedores não arredaram o pé da praia do Forte. Assim, o forró dos Meirinhos apimentou a festa colombiana em Natal. Muitos colombianos ensaiavam passos da cúmbia (dança popular colombiana) ao som do forró nordestino.
Os Meirinhos tem uma história bastante interessante. A banda é de Bom Jesus, uma cidade que fica a 54 Km de Natal. É uma banda familiar, composta por três irmãos: Cláudio Freire (vocalista), Claubertto Freire (acordeon e backing vocal), e Ana Cláudia Freire (vocalista).
A banda surgiu da paixão dos meninos do casal de agricultores Francisco Carlos e Maria José. Aos 12 anos de idade, Claubertto, conhece uma sanfono e se apaixonou pelo instrumento. Então, me pouco tempo, o menino começou a dedilhar a clássico de Luís Gonzaga, "Asa Branca".
A partir daí o menino começou a chamar a atenção dos vizinhos e em pouco tempo se tornaria conhecido na região. Foi aí quando surgiu a necessidade de comprar uma sanfona, pois a que ele estava tocando era emprestada. Sem recursos financeiros para tal, seu Francisco Carlos apelou para ajuda de amigos. Ele obteve sucesso na empreitada e logo se uniriam seus irmãos e formariam um grupo muisical que passou a tocar no cajueiro de Pirangi, e o cachê era as gorjetas dos turistas.
Além das gorjetas, os meninos chamaram a atenção de donos de bares e restaurantes de Natal, e aí eles receberiam convites para tocar. Daí em diante começaria a carreira de sucesso dos meninos de Bom Jesus, que culminou com apresentações em eventos de turismo no Nordeste e até na Europa.
 Fotos do show dos Meirinhos em :  https://www.facebook.com/media/set/?set=a.254341158092891.1073741902.160565340803807&type=3&uploaded=21

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Fifa Fan Fest reúne três ritmos musicais nesta quinta-feira: maracatu, forró e samba-reggae de Olodum

Olodum entrou em palco às 16h, antes do jogo Japão x Grécia
A diversidade cultural tem sido um ponto marcante no Fifa Fan Fest em Natal. Nesta quinta-feira (19) foi a vez do encontro de três ritmos,  o batuque indígena, o forró dos Meirinhos e o samba-reggae do Olodum baiano.
Como o tempo nublado e com pancadas de chuvas pela manhã, o público foi pequeno. Mas, à tarde, o tempo melhorou e o público começou a chegar em bom número.
Os portões foram abertos  às 11h. Às 12h20 teve apresentação da banda potiguar Poti Axé. A música fez uma parada às 13h, quando o público acompanhou a partida entre Colômbia e Costa do Marfim, pelo Grupo C.
Após a partida, o forró tomou conta da arena com o show da banda Meirinhos do Forró. A partir deste horário o evento já contava com  um bom público. Às 16h, o som fez outra pausa para a transmissão da partida entre Uruguai 2 e 1 Inglaterra, pelo Grupo D do Mundial. Ao término do jogo, sobiu ao palco a principal atração da noite, a banda baiana Olodum. Ao som de seus tambores e grande sucessos, os baianos garantiram animação do público
Além dos turistas de outros países que disputam o Mundial, o show ainda contou com a presença de baianos. Eles chamaram a atenção pela animação. Um baiano que acompanha a banda desde criança, presenteou o vocalista com um colar (azul e branco). O presente tinha um simbolismo, encher o local de muito axé e também trazer muita paz.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cavaleiros do Forró abre série de shows do Natal Fifa Fan Fest desta quarta-feira (18), com pequeno público

Cavaleiros entra no palco às 11h30 e canta para poucas pessoas

Cavaleiros do Forró abriu às 11h30, o primeiro dos três shows que vão acontecer durante o dia de hoje no Natal Fifa Fan Fest. O sol causticante, ônibus em greve contribuíram para que o evento, principalmente no show de abertura tenha um pequeno público. Além de alguns torcedores de seleções que vão jogar no Arena das Dunas, o público ficou restrito aos jovens que residem no Santo Reis e Rocas. Entre os jovens estava Jaininha Silva, estudante que reside em Santos Reis e veio acompanhada de sua turma de bairro.
Outra turma de amigas acompanharam a também estudante Edna Gomes, da Redinha. A jovem confessou que devido o sol quente, estava optando pelos shows a partir das 15h. Mas, como Cavaleiros abriu o evento e, sendo a banda de sua preferência não podia perder. Além do sol frio, com a Redinha fica perto, ela e suas colegas aproveitam o clima para atravessar a ponte Newton Navarro a pé. Por outro lado, a jovem explicou que vir cedo teria de comer alguma coisa e os preços no evento é muito caro. Assim, ela já vem almoçada e toma apenas e o consumo se resume a um refrigerante ou água de coco. 
Mais fotos sobre o Fifa Fan Fest neste album abaixo:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.253175304876143.1073741896.160565340803807&type=1

terça-feira, 17 de junho de 2014

Chuvas dão uma tregua, sol aparece e Fifa Fan Fest reúne mais de 17 mil pessoas na praia do Forte

Camila Masiso se apresentou às 15h30 no Fifa Fan Fest
Mesmo com o dia amanhecendo fechado, o sol abriu a partir das 10h  em Natal. Assim, aconteceu mais uma edição do Fifa Fan Fest na praia do Forte. Além das transmissões ao vivo no telão gigante da arena, também aconteceram apresentação de três atrações artísticas. A primeira dela foi o grupo Pau e Lata da UFRN, às 11h30. Depois, às 15h, antes do jogo entre Brasil e México se apresentou a cantora Camila Masiso. Por último, às 18h, foi a fez do sanfoneiro Roberto do Acordeon fazer a última atração artística da dia.
De acordo com a organização do evento, nesta terça-feira estiveram presentes mais de 17 mil torcedores. O número maior foi de brasileiros, porém os mexicanos compareceram em bom número. Também se observou a presença de coreanos, costa riquenhos, norte-americanos e ganeses.
Como a meteorologia está apontando dia sem chuvas nesta quarta-feira (18), a programação do Fifa Fan Fest está garantida. Inclusive os meteorologistas entendem que as chuvas deverão diminuir de intensidade nos próximos dias.
Para amanhã serão mais três shows. Às 11h30 entra em palco a banda Cavaleiros do Forró. Em seguida, às 15h, a atração será "Novo Grito" e Telma e Gadelha fará a última apresentação artística. 
Mais foto sobre este evento click no link abaixo:
 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.253175304876143.1073741896.160565340803807&type=1

Garotos "fominhas de bola" não abandoram a pelada nem mesmo no horário do jogo Brasil e México

Na hora da transmissão ao vivo do jogo entre Brasil e México em Fortaleza, as de Natal ficaram praticamente vazias. Apenas se via a movimentação de alguns taxistas, ou pessoas que estavam atrasados para o jogo. Seria impossível alguém ficar alheio ao evento que estava acontecendo. Até mesmo redes de supermercados que não costumam baixar as portas com é o caso do Nordestão, ontem parou suas atividades 30 minutos antes do jogo.
Mesmo assim, ainda existia ainda pessoas que estavam indiferentes ao jogo do Brasil. Um deles eram os vendedores de milho do conjunto Panorama e uma compradora. A senhora declarou que não gostava de futebol, enquanto o vendedor, conhecido como Zé do Milho disse que os jogadores não iam dá de comer a ele.
Mas, o mais inusitado aconteceu com um grupo de crianças. Imagine só, fominhas de bola, os meninos jogavam  tranquilamente uma pelada num campinho ao lado direito da ponte Newton Navarro. A fominha dos garotos era tamnha que nem mesmo atenção me deram. Tentei conversar com eles, mas não estavam nem aí para a minha presença. Apenas um, sem abandonar o jogo argumentou que depois ele saberia do resultado pela televisão.
Mais foto sobre a Copa do Mundo nos bairros de Natal, click no link abaixo:
 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.246834765510197.1073741890.160565340803807&type=3

Clima de Copa contagia bairro das Rocas e rua Café Filho se transforma no quartel general da comunidade

Ornamentação arrojada palco com atrações musicais ao vivo
Imagine como seria o clima de uma Copa do Mundo, no bairro que é berço do samba da cidade. Pois bem, quem quiser sentir esta sensação basta se dirigir ao bairro das Rocas. Com quase todas as ruas ornamentadas, em jogos da seleção brasileira, a movimentação é grande. A movimentação começa cedo, com moradores da comunidade cuidando dos mínimos detalhes.
E, entre as ruas das Rocas, a Café Filho se transformou numa espécie de quartel general do mundial no bairro.
Vizinha  as ruas  (Mestre Lucarino e Soldado Luiz Gonzaga) que sediam as duas maiores escolas de samba do RN, a Café Filho tem uma ornamentação que impressiona quem passa pelo local. A Lucarino é uma rua que homenageia o patriarca do samba potiguar e fundador da Balanço do Morro. Já a Luiz Gonzaga é onde fica o barracão da Malandro do Samba, outra escola de samba que disputa a hegemonia do carnaval potiguar com a Balanço.
Nos dias de jogos,  telões são colocados em frentes as casas da rua, onde além dos moradores, a rua também atrai torcedores de outras ruas do bairro e de bairro vizinhos. Também foi erguido um palco onde se apresentam as pratas da casa, ou seja, grupos de pagodes, rodas de samba e grupos de afoxé. A movimentação é grande e atrai até vendedores ambulantes. A animação já rendeu diversas matérias em jornais e TV locais, e no jogo do Brasil x México, o canal Sport TV transmitiu flash ao vivo da movimentação da rua. Mais fotos sobre a Copa do Mundo, click no link abaixo:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.246834765510197.1073741890.160565340803807&type=3

Costa-riquenhos trocaram o Fifa Fan Fest pela contagiante roda de samba da Rua Miramar nas Rocas

Todas as tarde os turistas vão assistir aos jogos na Miramar
Um grupo de costa-riquenhos escolheu a Rua Miramar como local para assistirem aos jogos da Copa do Mundo de 2014. Nesta rua, assim como acontece a maioria das ruas das Rocas, recebeu ornamentação especial, os moradores instalam telões, põe mesas e cadeiras nas ruas. Na Miramar, acrescenta-se a isto uma roda de samba, em em vista de a existência de muitos moradores fazerem parte da bateria de uma das duas escolas de samba mais tradicionais do bairro e também de Natal: a Balanço do Morro e Malandros do Samba. Edson, um dos moradores e integrantes da  roda de samba da Miramar disse que na semana passada, eles estavam assistindo a um jogo, e viu aqueles dois carrões chegarem e estacionarem próximos a calçada. Então os turistas se aproximaram e ficaram ali em meio ao grupo. Como os sambistas não sabem falar outra lingua a não ser a portuguesa, o sambista disse que apenas gesticulou que eles podiam se aproximarem e participarem da roda de samba. Daí em diante os Costa-rqiuenhos passaram a frequentar o grupo todas as tarde. Na verdade, eles compraram o pacote para assistir aos quatro jogos em Natal e quando não tem jogo na Arena das Dunas, os costa-riquenhos trocam o Fan Fest da praia do Forte, pela alegria da Rua Miramar.

Ocupações desordenadas põe por água abaixo o arrojado projeto habitacional do Governo Federal nos anos 80

Áreas para evacuação das águas foram ocupadas Zona Norte
Quando chega o período de chuvas em Natal, o mesmo drama se repete, com as inundações que levam o caos a cidade. Junto com elas, as enxarradas de críticas ao gestor público municipal, mas o problema residem em outros setores também. É irresponsabilidade pública de outros governantes e também de outros setores da economia, da falta de cidadania e responsabilidade social. A foto ao lado mostram acúmulos de água em frente a feira livre do conjunto Santa Catarina. Pois bem, isto não deveria está acontecendo. Pelo contrário, foi montado um projeto urbanístico na década de 80, onde as cidades seriam contempladas por um programa federal de construção de casas populares. Estes conjuntos habitacionais foram todos ( Santarém, Soledade I e II, Santa Catarina e Panatis) com objetivo de terem ruas planejadas com amplo espaço verde. O objetivo desta área verde era de tornar o clima mais ameno, escoar as águas e tornar os espaços públicos mais belos.
E, pasmem. Este programa foi elaborado e executado no Governo de João Batista de Figueiredo, tendo como Governo do Estado Lavoisier Maia.
Observe que os conjuntos habitacionais da Zona Norte, obedecem um bom fluxo de veículos. É formado por ruas largas primárias (Itapetinga, Senhor do Bonfim, Paulista,etc), outras secundárias, e outras terciárias. Como se fosse um fluxo normal de um rio com seus afluentes. Ou seja, o fluxo de veículos vão aumentando da terciária até a primária. Ao centro destes conjuntos foram deixadas áreas abertas, as quais serviriam para construção de praças públicas, esportivas, escolas, postos de saúde. Os conjuntos também receberam espaços comerciais ( Cicons). E, separando um conjunto habitacional de outro, foi deixado uma faixa de terreno horizontal. Pode observar que separando o Soledade II do Santa Catarina (teria, mas foi ocupada) uma faixa de terra, assim como do Santa Catarina para o Panatis, e do Soledade II para o Nova Natal.
Mas, veja o que aconteceu. Estas faixas foram (quase todas ocupadas). Construções clandestinas, loteados ( e aí a documentação só pode ter sido esquentada), ou doadas para construções de igrejas, associações culturais, etc. Inclusive, a ocupação continua com a pouca faixa de terra que ainda existe. Observe nas três fotos abaixo. Esta área era exatamente a faixa de terra que separava o Soledade II do Santa Catarina. Ela não deveria ser ocupada. Era para ser uma faixa verde. No máximo seria construído bosques, nunca alvenarias como estas. O mais grave, se fez construções e as obras não tiveram nem mesmo o cuidado de fazer uma galeria para escoamento das águas. Agora, caso queira minimizar o problema, a conta vai para o poder público. Ou seja, o privado, provoca o caos e lança no bolso do contribuinte. Como o cidadão brasileiro não tem consciência disto, se torna omisso.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Fifa Fan Fest retoma programação nesta segunda-feira e Dorgival Dantas faz o último show do dia

Show do cantor e músico Dorgival Dantas aconteceu às 18h
Depois de três cancelamentos sucessivos devido as fortes chuvas que caíram em Natal, o Fifa Fan Fest retomou sua programação hoje com três atrações artísticas. Coube ao cantor e músico potiguar Dorgival Dantas fazer o último show da segunda-feira. O show aconteceu às 18h, na praia do Forte,ou seja, uma hora antes do jogo entre Estados Unidos e Gana, no Arena das Dunas.
Cantando um forró romântico, Dorgival Dantas encantou o público feminino, especialmente, as adolescentes. Mas, o forrozeiro também agradou a outras faixas de idade e gênero. Entre os que gostaram do forró de Dorgival, estavam os costa-riquenho que se encontravam em Natal. Muito felizes com a vitória de sua seleção sobre o Uruguai, eles chegaram a praia do Forte vestidos com camisa e portando bandeira da Costa Rica. Alguns estavam com o placar estampado na  camisa, ou seja, o memorável 3 a 1 sobre o Uruguai.
Além de Dorgival Dantas ainda se apresentaram hoje Arquivo Vivo e Roda de Bamba. Mais fotos sobre o evento em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.246834765510197.1073741890.160565340803807&type=1


Estilo musical romântico e expressão cigana fazem com que Dorgival Dantas mexa com o imaginário feminino

O estilo romântico de Dorgival Dantas exerce um  grande fascínio no público feminino. O artista, que se define como poeta, e canta  a tradição nordestina, na verdade está mais para um "dom Huan de Marco", do que para um homem rude do sertão brasileiro. Apesar desta  ambivalência, Dorgival Dantas,  nunca negou suas raízes e faz questão de postar fotos em seu site oficial de vagueando pela pequena e pacata Olho d'Água dos Borges, cidade da chamada Tromba do Elefante potiguar.
Além do ar cigano, a escolha de músicas tema para novelas da Rede Globo, talvez tenha contribuído para mexer com o imaginário do público feminino, especificamente o jovem. Durante o show, como na foto da jovem ao lado, outras jovens pareciam estarem anestesiada. Enquanto os olhos de algumas pareciam saltarem em direção ao palco, outras se abraçavam com algum objeto com se estivessem  nos abraços do homem amado. As acompanhandas dançavam com seu namoradas, enquanto outras, encalhadas, dançavam coladinhas com suas colegas.
Mais fotos sobre o evento clicar em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.246834765510197.1073741890.160565340803807&type=1