Vida natural

sábado, 3 de outubro de 2015

Zona Norte mantém tradição e vai disputar Copa Natal de futebol sub-17 com 22 equipes

A exemplo do que vem acontecendo desde a sua primeira edição, a Zona Norte é a região de Natal a ter o maior número de equipes participantes na terceira edição da edição da Copa Natal de Futebol Sub 15. São 22 equipes, que estiveram presentes ao desfile de abertura que aconteceu hoje à tarde no estádio no Estádio Senador João Câmara, situado no bairro das Rocas.

A competição, promovida pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), contará com 43 equipes das 04 zonas da cidade, divididas em 08 grupos e com a participação de mil atletas. Todos eles receberam uniformes para disputar o certame e cada equipe ganhou duas bolas para ajudar na preparação do torneio.

A copa, que vai até dezembro, se revela importante inclusive na questão familiar. “Recebi depoimentos de pais que ficam muito felizes por seus filhos disputarem o torneio, pois eles ficam mais caseiros, dedicados, com responsabilidade, se preparando para os jogos” revelou o secretário Luiz Eduardo Machado.


Abaixo segue a relação de todas as equipes participantes:

Zona Norte
Nova Naral FC; Parque das Dunas (Nsrº de Fátima); Leões FC; Gasac; Calouros Abecedistas; EQP. Parque Floresta; Boa Sorte FC; Igapó JS; Projeto Social Futuro do Natal; Sel/Sindafern; União Juventude; Pziec; América do Soledade II; Icope; Soledade FC; E. Nova Geração; EQP José Sarney; IDFH; Guarani FC; Projeto Sou do Rio; Águia FC; Sarney FC e EQP. Projeto Arcenal.

Zona Oeste
EQP. CDCE; Centro Desportivo Guarapes; Náutico FC; EQP. Clube Atlético; Cidade Nova FC; Vitória; EQP. Conselho Comunitário e Guarani FC.

Zona Leste
Rocas FC; Santos Reis; CD. Mãe Luiza; EQP. Passo da Pátria e Alecrim EC.

Zona Sul
PEF. Nova Descoberta; Satélite FC; Afurn União; Potengi EC; Planalto FC e Santos FC.

Missa dos Martíres, em Uruiaçu reune mais de 10 mil fiéis

A tradicional festa relgiosa dos Martires de Uruaçu em São Gonçalo do Amarante reuniu mais de 10 mil fieis da Grande Natal, interior do RN e até de estados vizinhos como Paraíba, Pernambuco e Ceará.

A Festa dps Martíres, como é conhecida pelos fiéis começou logo cedo com uma missa matinal, com uma missa em Natal.  Porém, a  movimentação em São Gonçalo aconteceu durante todo o dia com a chegada de fiéis que vinham em caravanas de ônibus. Porém, a movimentação se intensificou depois das 14 horas, momento que antecedia o show da cantoria Joana.

A festa neste ano contou com a presença de diversas lideranças politics, entre as quais o Goverandor do Estado Robinson Farias, a deputada federal Zenaide Maia, a senadora Fátima Bezerra, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Franklin Capistrano e o prefeito de São Gonçalo Jaime Calado.

A missa dos Martíres foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira. Ele  chegou cedo, em tempo de acompanhar o show de Joanna. Na missa, o arcebispo destacou a importância de lembrar a memória dos mártires, e também anunciou que o Vaticano pode canonizar os martires, o que será muito importante para os fiéis brasileiro.

O prefeito Carlos Eduardo, não foi a Uruaçu, mas participou da missa matinal que aconteceu na Basílica dos Martíres, no bairro de Nazaré. Ela foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha.

Centenas de pessoas lotaram a basílica para oferecer homenagens aos 30 mártires, que foram vítimas de dois morticínios no ano de 1645 e beatificados em 5 de março de 2000 pelo papa João Paulo II.




À tarde, o preeito de Natal esteve na abertura do campeonato de futebol sub-17, que aconteceu no campinho das Rocas, em, Natal.

Castelo Branco e São Caetano abrem o Octagonal Decisivo do Soledade II, hoje às 17h30 no Formigão

Começa hoje a partir das 17h30, no campo do Formigão, o Octogonal Decisivo do Campeonato do Centro Desportivo do Soledade II. São dois jogos, com o Castelo Branco enfrentando o São Caetano no jogo de abertura.  Na partida de fundo, será a vez do Eldorando enfrentar o Boca Júnior, um dos mais tradicional clubes do esporte amador da Zona Norte.


Na readliade, quem for hoje a noite ao Formigão, terá a oportunidade de ver dois bons jogos. Nesta etapa do campeonato, o "mata-mata" como os desportistas do bairro conceituam, tem tradição de bons jogos.

No regulamento, não tem partida de volta, e assim, quem quiser continuar na competição tem de vencer. Desde cedo, a expectiva é grande e a guerra psicológica já vem sendo travada fora de campo, sendo as redes sociais o espaço ideal. como se pode verificar na foto acima. Nela, Bokão, do Castelo Branco postou fotos com camisas do seu clube e conclama toda a torcida do clube para se fazer presente desde cedo ao Formigão, com intuito de incentivar o clube.

Outro clube de tradição que vai entra4r em campo hoje é o Boca Júnior, de Damião. O time tem tradição mais vem amargando uma série de anos sem conquista, e a equipe auri azulina vai brigar muito para continuar na competição e quem sabe terminar a temporada com o caneco na mão.

domingo, 27 de setembro de 2015

Debaixo de sol forte em pleno domingo, moradores do Alvorada constroem complexo esporte e lazer no bairro

Um exemplo raro está sendo vivido pelos moradores de um conjunto da Zona Norte de Natal e que deve servir como orientação para muitas comunidades do Brasil. Eles arregaçaram as mangas e, aos poucos, vem construindo uma área de lazer e esportes no bairro.

Com recursos e mão de obra tortalmente da comunidade, os moradores compram material e, nos finais de semana realizam mutirões, como pode ser conferido neste domingo (27).

Debaixo de um sol forte, eles não arredaram o pé, e estavam fazendo terraplanagem para a construção de uma passarela que vai ter mais de 1 km de extensão. A obra vai circundar todo o complexo esportivo e de lazer, que conta com campinhos para a prática de futebol de areia, voleibol, parquinho infantil, academia, bosque com árvores, jardins, banquinhos e quiosques.

De acordo com informações de Isabel Cristina, que atualmente é presidenta do Conselho Comunitário, a obra é uma conquista da comunidade. "Não gosto deste título, sou apenas uma moradora entre as outras que estão batalhando por melhorias no bairro". Ela explica que tudo é feito com ajuda dos próprio moradores, onde eles compram material ou pedem ajuda no bairro e também entram com a mão de obra.

Isabel Cristina lembra que é um compromisso em comum, uma luta que vem travando,onde todos perdem os finais de semana que poderiam estar em casa descansando ou veraneando nas praias, para se dedicarem a uma obra que é de toda a comunidade.

O sonho dos moradores do Alvorada, é de que dentro de pouco tempo eles tenham um espaço para se reunirem todas as tardinhas e a final de semana. "Estamos fazendo isto pelos nossos filhos, pelos netos e também para nós", lembra a líder Cristina. A ideia do fortalecimento das relações pessoas através de uma praça esportiva, vem desde a primeira gestão do conselho, que foi com Margarida, há mais de 15 anos.

Na realidade, pelo visto no local, o forte da comunidade é a preservação ambiental. Dezenas de árvores foram plantadas. e cada uma delas está fixada sobre um canteiro que são figuras geométricas. Também, se pode ver uma placa com explicação do conceito de cada uma das figuras. O campinho da areia recebeu dezenas de pés de coco em sua volta.

Mesmo em andamento, a obra comunitária já vem dando resultados. Debaixo das árvores, comerciantes do bairro ou famílias se reúnem para baterem papo. As tardinhas, as crianças brincam no parquinhos, enquanto outros se exercittam na academia.

Com campos de areia iluminados, jovem jogam futebol ou voleibol. Circulando a área em construção, existem dezenas de pequenos estabelecimentos comerciais desde salões de beleza, sorveteria, lojinhas de confecções e prestação de serviços.


Área de lazer do Alvora visa ensinar geometria e consciência ambientall as crianças do bairro

Além da arborização, o complexo esportivo e de lazer também tem objetivos didáticos. O canteiro onde foi plantada cada árvore é um forma geemétrica: quadrados, losangos, triangulos, circunferências, etc.

No canteiro constam também de uma placa, onde estão as informações do que cada figura daquela representa.

O objetivo do projeto é de chamar a atenção da comunidade sobre a importância da preservação ambiental, e também servir como passeio para as escolas que circundam a comunidade. Assim, as crianças irão aprender, na prática, os conceitos de trigonometria.

Amantes do voleibol se reunem aos domingos para praticar e espote e fortalecer o relacionamento comunitário

Mesmo com as obras de infraestrutura do parque de lazer e esportes que vem sendo tocado pelos moradores do Alvorada, o fato é que seu objetivo já vem sendo alcançado.

Assim, para os amantes do voleibol, eles não abrem mão de uma boa prática do esporte entre amigos que vivem na comunidade.

Além dos encontros diários todas às segundas, quartas e sextas-feiras, à noite, o grupo ainda se reúne aos domingos, uma vez por mês, geralmente no último domingo. O grupo se reúne há 15 anos no mesmo local na comunidade.

A turma é pequena, mas coesa e ninguém falta a um chamado. ´"Nossos encontros são excelentes. Chegamos cansados do trabalho, tomamos banho e corremos aqui para a quadra para aliviar o stress", emxplica Marcílio da Cruz. Mas, ele lembra que o grupo vem crescendo, e novos membros vão se juntando, como foi o caso de Adriana e a debutante Eduarda, de apenas 11anos.

Como é de tradição do brasileiro, nos finais de semana, as partidas amistosas são regadas a uma boa feijoada e churrasco. "A gente faz uma 'cotinha', ou cada qual traz alguma comunidade casa e assim passamos o domingo jogando voleibol, batendo pato e ouvindo música.

A turminha do voleibol de praia é formada Marcilio Cruz, Rogério, Alex, Adriana, Eduarda, Berg, Marcelo, Fernando e Alexandro.