Vida natural

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Começam as obras do ´Posto de Saúde Comunitário do Soledade

Começaram as obras para a construção do Posto de Saúde da Família (PSF) no conjunto Soledade, na Zona Norte de Natal. O prédio, fica na Rua do Sino, na área onde anteriormente existia um espaço cultural, mas que estava abandonado.

Com orçamento de R$ 690 mil, as obras foram iniciadas em junho e a empresa tem como prazo de entrega em dezembro. A obra atende um anseio da comunidade e também representa um alívio para os moradores em vista de que o local vinha sendo ocupado por viciados em drogas, o que estava trazendo medo para os que moravam nas proximidades da Rua do Sino.


Além deste posto de Saúde, a Secretaria Municipal, vem realizando obras de construção e reformas em diversas unidades de saúde da Zona Norte de também de Natal.

Entre as diversas obras estão  duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) – a primeira a se entregue nos próximos meses, a UPA Potengi, e a outra até o final do ano, a UPA Cidade Satélite - e mais 7 Unidades de Saúde: Unidade Alto da Torre, Soledade I, Jardim Progresso, Nova Aliança, Santa Beatriz e Arthur Veiga.

Entre as obras concluídas, em término e construção, a estimativa é que tenha sido gasto em torno de 40 milhões. Vale destacar que estão para serem liberadas ainda mais de dez licitações. Aproximadamente 80% dos recursos vêm do ministério e os outros 20% são dos recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde.

A maioria das unidades faz parte do Requalifica UBS (Unidade Básica de Saúde). O Requalifica UBS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o MS propõe uma estrutura física das unidades básicas de saúde - acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade - que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde.


Espaço estava abandonada e servia para consumo de drogas

No local onde será construído o novo posto de saúde da família do Soledade II, existia um espaço para realizações de eventos sociais.
Quando inaugurado, o espaço contava com um auditório, palco para apresentações artística e vestiário masculino e feminino.

Mas, o espaço poucas vezes foi utilizado e se transformou numa espécie de elefante branco na Zona Norte.

Sem utilização e também não contando com guardas municipais para proteger o espaço comunitário, aos poucos ele foi sendo destruído. Antes de acontecer a sua demolição para a construção do posto de saúde, o local estava sendo ocupado por viciados em drogas, o que estava amedrontando a população.

Com a demolição e o início das obras, trouxe tranquilidade para os moradores, como argumento dona Maria da Conceição. "É uma pena que um patrimônio como este tenha chegado a este ponto. Mas era necessário, porque estava com medo de fazer minhas caminhadas a tardinha neste calçadão", lamentou a aposentada.

Próximo ao local fica uma pista para prática de caminhadas e a 800 metros uma academia da 3º idade. Dona Conceição disse já ter presenciado movimentação de viciados em drogas no local, motivo do medo dela e de suas colegas que costumam caminhar no local a partir das 16h.