Vida natural

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Final do Arraial de Natal acontece no próximo sábado (12) no ginásio de Santo Antônio em São Gonçalo

Arraia do Padre Piná é uma das finalistas no Arraia de Natal
A grande final do Arraial de Natal será no próximo sábado (12), a partir das 19h,  no ginásio de Santo Antônio do Potengi (São Gonçalodo Amarante). A mudança de local, segundo a organização do evento teve como objetivo a melhor acomodação dos grupos e também do público. 
A final do Arraial de Natal será a oportunidade de ver todo o brilho de Barão Dourado, a campeã do regional Nordeste que aconteceu no Piaui. O grupo potiguar também fez a melhor Raina, Flávia Lima e o melhor marcador. 
A fase classificatória aconteceu este mês na Área de Lazer do Panatis.A final vai reunir 10 quadrilhas, sendo cinco estilizadas e cinco tradicionais. Estrelas do Sertão (Macau), Arraia do Cabaçu (Alecrim), Balão Dourado (Pajuçara) e Lume da Fogueira (Mossoró), serão as cinco quadrilhas estilizadas finalistas. Já Brilho Potiguar (São Paulo do Potengi), Padre Piná (Mãe Luiza), Renascer (Nova Natal) e Coração Matuto (Mãe Luiza) são os grupos tradicionais a se apresentarem neste sábado em Santo Antônio do Potengi, a partir das 19h.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Balão Dourado é campeã da regional do Nordeste em Pernambuco e ainda tem melhor rainha e puxador

Flávia Lima em sua majestosa performance
Além de conquistar o título de campeã geral no regional Nordeste que aconteceu no Piaui, a quadrilha "Balão Dourado", teve também a melhor Rainha (Flávia Lima)  e o melhor marcador André Dantas. A representante do Rio Grande do Norte conquistou o título ao somar 394,3 pontos, contra 391,3 da Lumiar Fogueira, de Alagoas. 
Para conquistar o título, a Balão Dourado trouxe para os festejos juninos de 2014, um tema bastante pertinente, que é a tentativa de manter viva a tradição dos arraias. Assim, a direção artística da quadrilha, trouxe para os arraias uma cidade fictícia que é Nordestinópolis. Como toda ficção, a cidade é feita de muito brilho e ostentação, morada dos reis e rainhas. 
Na cidade encantada, contrariando com a rusticidade do sertão nordestino, surge uma narrativa mitológica, o nascimento de uma Rainha, a pérola do São João. Aliás, a narrativa tem uma aproximação com o nascimento de Vênus, a deusa romana. Porém, o espaço cultural é outro, e os símbolos não podem ser os greco-romanos, mas o cotidiano do Nordeste com suas mulheres rendeiras, os quitutes. Também não poderia faltar Lampião de Maria Bonita, símbolos de justiça numa terra sem lei. 
Mas, o enredo por si só não diz muita coisa se não existirem os interpretes. E, quem vinha acompanhando as apresentações da Balão Dourado pode sentir que existia um clima propício para isto. As apresentações da quadrilha eram marcadas por esplendor, garra e muita animação. Quanto a melhor Rainha, quem viu a performance de Flávia Lima, não tinha dúvidas, era apenas uma questão de tempo. E como tudo tem seu tempo certo, o tempo de Flávia Lima chegou. Bela, elegante, Flávia transmite uma energia fora do comum em suas apresentações.Observem atentamente na foto acima. A expressão facial da dançaria é imponente e majestosa, impondo olhares e respeito. Enfim, Balão Dourando é de um brilhantismo de encher os olhos.

Lider e vice na categoria master goleiam seus adversários, pelo campeonato do Soledade II

Meio-campista do União arma jogada
Redinha e União, vencem de goleada, seus adversários na rodada da categoria master do campeonato do Centro Desportivo do Soledade II. Os jogos aconteceram na manha deste do último domingo, no Formigão. O Redinha fez 3 a 0 no Amigos, enquanto o União fez 5 a 0 no Sarney. União, lidera invicto e disparado a competição, com 19 pontos, seguido pelo Redinha que tem 13 pontos.
Na categoria de novos, onde os jogos acontecem no sábado, à noite, o Boca Júnior venceu o Atlético Pompeia por 2 a 1, na primeira partida. Na segunda, o Palmeiras de Massangana venceu o Maderoide também por 2 a 1.
Nesta categoria, não haverá jogos no próximo sábado, mas somente no dia 19. Nesta noite, o Palmeira de Nova República enfrenta o Eldorado e, em seguida, o Castelo Branco pega o Auriverde.
Na categoria dos novos, o São Caetano lidera a temporada com 13 pontos, seguido pelo Palmeiras de Massangana, com 12. As duas equipes fizeram cinco jogos, porém, o Palmeiras perdeu uma, enquanto que o São Caetano não tem 100% de aproveitamento porque empatou um jogo. 

Esperança goleia AASS por 4 a 0 e conquista o primeiro turno do campeonato do bairro das Rocas

Mesmo em mesmo a tanta dificuldades, um acontecimento amenizou o sofrimento do povo de Brasília Teimosa. É que, o Esperança conquistou o primeiro turno do campeonato de futebol do Centro Desportivo das Rocas. O triunfo aconteceu na tarde e início de noite do último sábado (04), às 15 contra o AASS, no estádio senador João Câmara, nas Rocas, quando o verdão de Brasília Teimosa encerrou a sua participação no primeiro turno com uma goleada de 4 a 0, número gols suficientes para conquistar o título pelo saldo positivo.

Ao final do jogo, a fervorosa torcida do Esperança invadiu o campo e festejou o título junto com os jogadores. Depois dos jogadores terem acesso ao troféu, o mesmo passou de mão em mão por cada um dos torcedores presentes ao João Câmara, que foram fotografados e postados no Fan Page do clube. O fato é que mesmo o Esperança sendo uma equipe amadora, o time de Brasília Teimosa é um dos clubes mais organizados do Estado. Na verdade, tem "status" de time profissional, inclusive com um departamento de marketing, que tem a frente Darkyvan.  O diretor de marketing foi homenageado pela torcida do Esperança que levou uma faixa ao senador João Câmara.

Além da diretoria executiva, o Esperança é organizada em outras diretorias. Além do futebol, o clube executa uma série de outras atividades sócios-recreativas, como passeios, eventos, bingos no bairro.

Júnior Grafith, o sócio ilustre do Esperança, acompanha partida final no estadio Senador João Câmara nas Rocas

Júnior Grafith, Darkyvan, Omar e a diretora Mirian
O Esperança de Teimosa tem um sócio forte, musico e vereador de Natal Júnior Grafith. Ele, não é apenas um colaborador da equipe, como fazem outros políticos que apenas distribui ternos com sua logomarca. Júnior participa ativamente da vida do Esperança, e mesmo com agenda lotada, o músico e vereador tira um tempinho para ir aos jogos do Esperança, além de participar das atividades sociais e recreativas que o clube realiza no bairro de Brasília Teimosa.
Na realidade, Júnior Grafith tem um trabalho social, junto com Darkyvan, que é membro de uma igreja evangélica no bairro. Assim, o bairro conseguiu realizar um casamento que até anos atrás era impossível para os cristãos evangélicos,  ou seja: fé e futebol. O casamento tem dado bons frutos e as duas instituições Esperança e Igreja Evangélica são responsáveis em ativar a vida cultural da comunidade, e assim ocupar o público, principalmente os jovens, evitando com isto que muitos enveredem em maus caminhos. O vereador também vem fazendo outra parceria com outro clube, o Atlético Pompéia, do Nova República, Zona Norte de Natal. Inclusive, a diretoria do Atlético, liderada por Omar, foi dá uma forcinha ao Esperança na decisão do turno. Omar e a família Atlético estiveram ao lado de Darkyvan, Júnior Grafith, no senador João Câmara.

Arraial do Claudienor retoma suas apresentações nesta terça-feira, animando os festejos juninos na Zona Norte

Desde a quinta-feira próxima passada, o Arraia do Claudienor, no conjunto Soledade I, vem animando as noites juninas na Zona Norte de Natal. O arraial que este ano está em sua 19ª edição teve sua terceira noite domingo, mas dá continuidade amanhã e vai até a sexta-feira, trazendo diversos grupos de tradições culturais nordestinos, e também de outros guetos.
São várias estandes armadas, com shows livres de forró, barraquinhas com bebidas e comidas típicas. Não falta o tradicional parque de diversões para animar a criança, com pipocas, sorvetes e algodão doce. E, para os maiores, bebidas e churrasquinhos. O arraia também está aberto a outros ritmos e sons. Assim, tem acontecido apresentações de maculelês, rapp, reggae e até aulas de jiu-jitsu com os mestres da academia Kimura Nova União. Entre as quadrilhas a se apresentarem no arraia está o Sai de Baixo, das Rocas. É um arraia simples, mas muitíssimo animado e a entusiasmada puxadora irradia muita energia no local.
O Arraia do Claudienor tem atraído um excelente público e também a visita de diversas lideranças políticas e empresários da região, entre os quais o vereador Ubaldo Ribeiro, Branco, o assessor de gabinete da vereadora Eudiane Macedo, e também grande incentivador das quadrilhas nordestinas no RN.
Veja diversas fotos do arraia na foto desta Fan Page:
https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?ref=hl

domingo, 6 de julho de 2014

Arraial "Olhou Gostou" tem como objetivo resgatar as tradicionais quadrilhas embaladas pelo forró "pé de serra"

A alegria das dançarinas de "Olhou Gostou" contagia público
Manter viva a tradição das populares quadrilhas juninas que tanto fizeram a alegria do Nordeste brasileiro, é o tema do Arraia Olhou Gostou, do Além Potengi, Zona Norte de Natal. Mesmo mantendo as mesmas características dos outros arraias, o Olhou Gostou tem um diferencial, que é o tradicional "Forró pé de serra", ou seja, as músicas são puxadas por um conjunto de músicos bem característicos do Nordeste: sanfona, triângulo e zabumba.
Assim, o tema do grupo de dança tradicional para os festejos juninos de 2014 é "Sanfona,quadrilha e paixão. A cidade de São João de todos nós, comemora a volta da festa de São João". Desta forma, não há quem não olhe e deixe de gostar. Este é o objetivo maior a ser atingido pelo grupo, que é o de mostrar para a população urbanas, a beleza e alegria que estas festas proporcionam. Além do trio, um casal de cantores narram a quadrilha e também cantam.  Outro que não pode passar inerte é Mikael Mikael. O puxador não só guia a quadrilha, mas também interage com o público. O casal de dançarino Emanuele Siqueira (Rainha) e Binho (Rei), é outro ponto positivo da quadrilha. Demonstrando saúde para dá e vender, Emanuele faz seu show a parte. Graciosa, bela e leve, a dançarina rodopia por todo o espaço do arraial onde a quadrilha se apresenta. Mas, como toda boa quadrilha junina, não pode faltar o casal de noivos. Débora e Marcílio formam muito bem este par, com muita graça e algumas pitadas de humor.
Veja fotos de "Olhou Gostou" e outras quadrilhas clicar no link da Fan Page abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?ref=hl

Quadrilha estilizada Som do Norte traz como tema a diversidade cultural que forma a identidade brasileira

A frente, dançarina co cores do Japão e Itália
A quadrilha estilizada Som do Norte, trouxe para os festejos juninos de 2014, um tema bastante pertinente: o respeito as diferenças étnicas, religiosas e culturais que compõe a identidade cultural brasileira. Grupo de tradição novo, e ainda em formação, o Som do Norte vem enchendo os olhos do público em suas apresentações, como a que aconteceu na noite deste sábado, no Arraial do Cleodeonor,no conjunto Soledade, Zona Norte de Natal.
A entrada da quadrilha do arraial, mostra que o Brasil é um país formado por vários povos. Lindas bailarinas portando bandeiras e vestidas com as cores de cada povo que vieram para Brasil, saúde a imigração marcante deste pais. Em seguida, elas dançam mostrando o ritimo e estilo musical de cada povo e sua contribuição para a riqueza cultural brasileira. Assim, não falta o gingado africano, o flamingo dos países baixos e a batida forte dos povos nativos das Américas, ou seja, os índios.
Uma coisa que chama a atenção, é que todos os componentes, dançarinos e dançarinas carregam na cabeça um buquê de flores, formado exclusivamente por girassóis. É bom lembrar, que na mitologia dos nativos da Américas (indios), o girassol simboliza o espírito do deus Sol (Tupã e suas variações de acordo com cada língua nativa). Assim, o deus criador, ao saber que as tribos viviam em guerra constante, enviou seu filho (espírito) para pregar o amor e assim a paz reinar entre seus filhos. Exatamente esta é a proposta do grupo Som do Norte, mostrar que o Brasil é um pais de diversidade cultural e a necessidade da convivência pacífica entre os povos, respeitando a diversidade religiosa, étnca e cultural.
Clique no link da página e veja diversas fotos desta quadrilha e de outras quadrilhas e grupos culturais da Zona Norte de Natal:
 https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?sk=photos_stream&tab=photos_albums