Vida natural

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Faltando menos de sete dias para o início da Copa do Mundo, moradores da Zona Norte realizam mutirão para deixar suas ruas em clima de festa até o dia 11

Trabalho comunitário para enfeitar a Rua Gilberto Amado
Faltando menos de sete dias para o início da Copa do Mundo, moradores de bairros da Zona Norte, trabalham apressados para deixarem pronta a ornamentação de suas ruas. Durante esta tarde, a reportagem percorreu cinco bairros da Zona Norte: Pajuçara, Potengi, Nossa Senhora de Apresentação, Vale Dourado e Igapó e o Jardim Lola, de São Gonçalo do Amarante. Em todos estes bairros existiam populares trabalhando em mutirão com objetivos de criar um clima para o mundial.
O mais interessante é que indiferente a pergunta se a Copa do Mundo traz benefícios econômicos ou não para o país, a maioria dos entrevistados alegam que o motivo maior é viver a alegria da copa. "Extravasar" com alegou o estudante secundarista Wellington Silva, de Igapó. Ou ainda, viver uma alegria dupla: Copa do Mundo e São João.
O fato é que independente de situação econômica, o futebol move todos os seguimentos sociais e também interesses à parte. Uns aproveitam o clima como marketing de sua micro empresa, como na Borracharia de João do Vale. O local na Zona Norte é conhecido por atrair pessoas que gostam de discutir política, inclusive alguns candidatos já fizeram questão de fazer uma visita no pequeno estabelecimento comercial que fica no Paraíso. Mas, agora, aproveitando o clima de copa, João do Vale pintou sua borracharia nas cores verde e amarelo e agora, como diz o proprietário: "o papo agora é futebol, A partir de agosto voltamos a falar em política", brinca.
Quem esta também aproveitado o clima são os proprietários da Academia Center Garra, no Pajuçara. Proprietários e jovens que treinam no espaço, trabalharam durante a tarde desta quinta-feira com o objetivo de deixar a rua escritor Gilberto Amado toda enfeitadinha. Entre os jovens, Ítalo Raquel e Pedro Douglas prometem que o clima vai está em alta no mundial. Pretendem enfeitar toda a rua de bandeirinha, pintar paralelepípedos, calçadas, botar telões e se possível som para animar os jovens que praticam musculação na academia. 
Mas, é na rua Isabel de Brito, no bairro de Igapó que os moradores prometem deixar um fato marcante. Uma das mais tradicionais e populares ruas do bairro, tem uma extensão de 3 Km, que vai do cruzamento com a João Medeiros Filho, a Avenida das Fronteiras.Pois bem, os moradores esperam que até a abertura do Mundial, no próximo dia 11, toda a extensão esteja totalmente ornamentada para a Copa do Mundo. Assim, os moradores estão se cotizando e comprando bandeirinhas, Também conseguiram alguma contribuição do comércio local, como a de um depósito de bebidas em parceria com a Brahma doou dezenas de bandeirinhas com cores da bandeira brasileira e, claro, a propaganda da cerveja.
No link abaixo, ao clicar você verá inúmeras fotos da ornamentação para a Copa do Mundo de 2014 realizada por moradores da Zona Norte de Natal. 
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.246834765510197.1073741890.160565340803807&type=3

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Bandidos são acoados, trocam tiros com PMs e quase são linchados por pupulares no conjunto no Panatis

Fotos: Rinaldo MoraisVia Certa. Prisão de bandidos no Panatis
Os moradores do conjunto Panatis, Zona Norte de Natal viveram uma tarde de pavor. Dois bandidos, em uma moto assaltaram um estudante e, após denúncia de populares, eles foram perseguidos até ter o cerco fechado. Desesperados, os bandidos iniciaram troca de tiros com policiais, mas findaram rendidos.
Revoltada, a população iniciou linchamento, mas os policiais conseguiram conter os ânimos dos populares, e encaminhar os dois delinquentes até a Delegacia de Policia que fica no próprio bairro.
O fato é que diversos assaltos vem acontecendo não somente no Panatis, mas Santa Catarina e Soledade II. Os assaltos acontecem sempre com alunos e senhoras. Geralmente os ladroes conseguem levar celulares e pertences de suas vítimas.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Moradores e comerciantes da Zona Norte entram em clima de Copa do Mundo 2014

Avenida Tancredo Neves toda ornamentada com bandeirinhas
Os moradores da Zona Norte já entraram em clima de Copa do Mundo. Diversas ruas dos loteamentos José Sarney, Nova República, Jardim Lola, Paraíso e conjuntos habitacionais já estão enfeitadas. Bandeirinhas tomam conta de toda a extensão da rua, como acontece na Tancredo Neves (foto ao lado) no loteamento Nova República. A rua, que é pavimentada, também recebeu diversas bandeiras pintadas a tinta óleo no chão.
No Pajuçara, um comerciante vestiu todo o seu bar com enormes panos nas cores verde e amarelo. No cruzamento da Avenida Itapetinga com João Medeiros Filho, árvores foram pintadas com as cores da bandeira nacional. O comércio também está apostando na onda de civismo que vem tomando conta da Zona Norte. Bares, carrinhos de cachorro quente, lanchonete são todas decoradas. "Somente hoje vendi 20 bandeiras do Brasil", explica a comerciante Maria de Fátima que quem uma lojinha na Pompéia.

Mesmo tímida e com atraso, decoração para a Copa do Mundo de 2014 começa a ser instalada na Zona Norte

Decoração em postes no conjunto Panorama, Zona Norte
Mesmo com bastante atraso e uma ornamentação bastante tímida, na tarde desta terça-feira, já podia ser visto diversos cartazes na extensão da Avenida João Medeiros Filho, Zona Norte de Natal. São cartazes gigantes fixados nos postos de iluminação pública que fica nos canteiros centrais que dividem as duas mãos da avenida. Além dos cartazes foram colocados seis bolas gigantes em canteiro na proximidade do Nordestão de Santa Catarina.

A decoração completa em toda a cidade, serrá distribuída em mais de 30 pontos da capital . Bandeiras dos países que farão parte do Mundial começaram a ser instalada dede o dia de maio,na Avenida  na Hermes da Fonseca. O projeto orçado em R$ 1,6 milhão será feito com recursos provenientes da taxa de iluminação pública (Cosip) e prevê a fixação de vitrais, iluminação, projetores e galhardetes em avenidas, viadutos e passarelas localizadas nos principais corredores da cidade, durante a realização do Mundial, além de um monumento permanente, o chamado a “Noiva do Sol”.
Também será implantado um monumento na rotatória da Via Costeira com a Engenheiro Roberto Freire, que conta com fontes luminosas e o orçamento será de  R$ 2,6 milhões. O projeto da Noiva do Sol foi concebido e doado pelo designer Luciano Almeida.

Dois pórticos nas duas principais vias que ligam os aeroportos de São Gonçalo do Amarante e o Augusto Severo à Capital Potiguar receberão um grande painel com um goleiro agarrando uma bola com boas vindas escrito em todos os idiomas dos países participantes do campeonato.

Pesquisa da Consult comprova descrédito de moradores da Zona Norte em melhoria de infraestrutura da Copa

Pesquisa confirma que descrédito é de 66% dos entrevistados
Pesquisa de opinião publicada na Tribuna do Norte de hoje apenas confirmam o total descrédito que a população da Zona Norte vem tendo em relação a melhoria de infraestrutura nas comunidades. Ou seja, mais de 66% dos moradores desta região de Natal não acreditam que Natal ficará melhor após a realização da Copa do Mundo.
O estudo realizado pela TN/consult divulgado no último domingo, dia 1, mostra que a maioria dos natalenses - 53,18% - não está confiante com o possível "legado da Copa" e os moradores da zona Norte, onde as obras do Pró-transporte se arrastam há pelo menos seis anos, respondem pela maior fatia no grupo dos desesperançosos. Em contrapartida, na zona Sul - onde se concentram as obras de mobilidade urbana - o índice de confiança é o maior - 52,63%.
A pesquisa perguntou aos natalenses sobre os benefícios que a Copa poderia trazer para Natal. Dos 425 entrevistados, 53,18% afirmaram que a cidade não vai ficar melhor. Outros 40,47% concordam que o evento será bom para a capital e 6,35% não souberam responder. No grupo dos que afirmam que a cidade não ficará melhor, chama atenção que 66,34% moram na zona Norte da cidade. É o caso da comerciante Inácia Dantas que há quase 30 anos tem um ponto comercial na avenida das Fronteiras, no bairro Panatins. "A gente sabe das obras lá perto da Arena. Aqui, na zona Norte, não acontece nada", lamentou.

O diretor da Consult corrobora com a opinião dos moradores da Zona Norte. "Pelos números, compreendemos que os moradores daquela região não foram beneficiados com nenhum projeto. Não há obras na zona Norte. O morador não vê as melhorias. Os projetos para aquele setor estão parados", lembra.

Já na Zona Sul, os moradores sofrem para desviar das ruas e avenidas bloqueadas devido às obras de mobilidade no entorno da Arena, o trânsito na zona Norte continua caótico especialmente em horários de pico. "Acho que nossa região acaba ficando à margem dos investimentos que são feitos na cidade. A última obra s por aqui foi a ponte Newton Navarro. Agora, fizeram outras obras para acesso do aeroporto. Mas aqui por perto, não acontece nada", disse o também comerciante Jailson Pereira.


segunda-feira, 2 de junho de 2014

União leva a melhor sobre o Barcelona em partida muito tumultuada e que findou com duas expulsões

Placar foi de 2 a 1 com expulsão de Marreta e Washington
Numa partida muito tensa, com dois jogadores expulsos no finalzinho do jogo, o União venceu o Barcelona por 2 a 1 em jogo válido pelo campeonato de master do Centro Desportivo do Soledade II. A partida aconteceu no campo do Formigão, na manhã deste domingo(01), da rodada que ainda teve uma surpresa, a vitória dos Amigos Para Sempre por 1 a 0 sobre o Castelo Branco.
Com as duas equipes lutando pela liderança da competição, o jogo iniciou com forte marcação. Porém, coube ao União, de termo amarelo em homenagem a seleção, abrir o marcador através de Negreiro. Embalado pelo gol, o União foi todo ao ataque e ampliaria em seguida através de Dudo. Porém, antes do termino do primeiro tempo, o Barcelona diminuiria a partida através de cobrança de pênalti por Marreta.
As duas equipes voltam para o segundo tempo bastante cautelosas. Porém com dois objetivos distinto. O União somente ia ao ataque com segurança, com medo de ser surpreendido por um contra-ataque do adversário. Já o Barcelona, brigava pelo empate,mas as coisas não davam certo.
Em que o placar fosse alterado, e ao observar que o tempo estava se esgotando, o Barcelona partiu para o tudo ou nada, enquanto o União se defendia, muitas vezes isolando a bola através de chutões para frente. A partir daí o jogo ficou tenso com algumas disputas de bola violentas. Então, o juiz Toinho começou um festival de distribuição de cartões amarelos como forma de inibir a violência. Mas, o jogo continuava tenso e numa entrada violenta de Marreta, o juiz expulsaria o atleta do Barcelona, Em seguida, após outros cartões amarelos seria a vez de Toinho expulsar Washington. Depois desta expulsão, o juiz apitou o final da partida, com alguns jogadores do Barcelona reclamando muito da arbitragem.
LIDERANÇA - Com a vitória, o União se isolou na liderança com 13 pontos, dois a mais do que seu adversário direto, o Barcelona que, ao não somar pontos, ficou com os 11 existentes. Além da vitória em cima do Barcelona, o União ainda teve um resultado favorável, pois outra equipe que corria atrás da liderança era o Castelo Branco. Mas, o time do Nova República tropeçou e perdeu para o lanterninha Amigos Para Sempre, por 1 a 0. Assim, o castelo Branco continuou na quarta posição com 9 pontos, enquanto o time das Rocas fugiu da lanterna, e agora está na penúltima colocação com 7 pontos
NOVOS - Na categoria dos novos, aconteceu um massacre e algo um tanto quanto estranho. O Eldorado, que não vem bem na competição, simplesmente atropelou o Revelação por 8 a 2. O intrigante nisto tudo é que o próprio Eldorado teve um resultado desastroso em maio. Foi, também atropelado pelo São Caetano por 9 a 0. Na outra partida da noite do sábado, no Formigão, o resultado foi mais apertado. O São Caetano venceu o Esporte por 1 a 0.
A vitória do Eldorado (primeira na competição) colocou o time na vice-lanterna, que pertence ao estreante Revelação.  Já o São Caetano se isolou na liderança, com 13 pontos. Correndo atrás vem o Palmeiras de Massangana (2º), Esporte (3º) e Castelo Branco (4º), respectivamente. Todos somaram 9 pontos e a hierarquia na tabela depende de requisitos técnicos.

domingo, 1 de junho de 2014

Presos se rebelam no presídio Raimundo Nonato na Zona Norte de Natal

Uma rebelião no presídio provisório Raimundo Nonato paralisou o tráfego na manhã deste domingo (01.06) na Avenida Itapetinga, conjunto Santarém, Zona Norte de Natal. O tumulto começou às 10h, horário em que estava acontecendo a revista dos visitantes ao presídio como acontece costumeiramente nas manhãs de domingos.
Segundo informações da PM, aconteceu um início de rebelião, o que deixou o clima muito tenso no interior do presídio. Até às 11h, as informações eram desencontradas, mas os policiais adiantaram que tem presos feridos em cela, e que foi chamada a presença da SAMU. Os presos rebelados ameaçam tocar fogo nos colchões e o Corpo de Bombeiro já está no local. O Pelotão de Trânsito do Estado foi acionado para desviar o tráfego, que está acontecendo pelo conjunto Soledade II.