Vida natural

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Rede de proteção do pátio do Nélio Dias está desabando e preocupa praticantes de exercícios fisicos

Corredores de rua aproveitam local para treinos preparatórios
 
     Quase metade da rede de proteção do pátio do ginásio Nélio Dias, no Pajuçara, Zona Norte de Natal foi destruída e isto está  deixando os praticantes de modalidades esportivas com medo de acontecerem assaltos. O espaço é uma das opções públicas para quem quer sair do sedentarismo e reúne centenas de pessoas todos os dias das semana, no inicio da manhã, começo da tarde e noite.

     Mesmo com a pista em bom estado, e marcação em bom estado ( o percurso é de 536 metros), a destruição de boa parte das grades laterais, é o que está deixando preocupado pessoas que vão praticar alguma movimentação física no local. 

Ao cair da tarde, começa a movimentação no pátio do Nélio Dias

      Conversando com algumas pessoas que estavam fazendo caminhada no local, confessaram que a depredação das grades não deixa de ser uma preocupação. "Vinha caminhar por volta das 19 horas, mas agora, faço tudo para vir cedo, no máximo as 17 horas", disse a comerciária Marinete. Ela alegou que mais tarde, quando não tem muita gente praticando exercícios, tem receio de ficar no local. Em determinada parte do percurso, tem um matagal, e a situação se complica ainda mais quando alguns postes não acendem, como foi o caso do sábado (22). As lâmpadas de quatro postes não acenderam, o local ficou muito escuro próximo ao terreno baldio, onde está o matagal.
 
Tela destruída e acesso ao matagal no terreno baldio
 

       Durante o tempo que estive no local, percebi uma viatura da Guarda Municipal em frente ao ginásio. Também, observei que uma viatura da Policia Militar passou nas proximidades. Mas, só uma vez durante as duas horas de permanência no local.

        Outra reivindicação dos que usam a área, é a falta de banheiro público. "Quando sinto apertado, corro para detrás daquele muro", aponta o jovem Janilson. O local é exatamente o matagal no terreno abandonado, onde parte do muro está abaixo.

         O pátio do Nélio Dias, é um espaço do complexo esportivo do Nélio Dias, que conta com o ginásio poliesportivo, a área de eventos culturais e a Estação da Cidadania (recém inaugurado). Devido a pandemia do Covid 19, somente o pátio está disponível para a prática de exercícios físicos. O ginásio foi transformando em posto de atendimento ao combate do Covid. 
 
Matagal pode esconder marginais para anunciar assaltos

         
 

domingo, 23 de agosto de 2020

Novo acesso a Extremoz estará pronto até o final do ano

 Até o final do ano, a Zona Norte ganhará um novo acesso a vizinha cidade de Extremoz. A nova ligação a cidade da Grande Natal vai acontecer através da Rua Cecílio do Nascimento, no loteamento Esperança até o anel giratório da Rodovia Mário Covas (BR 101), na altura da indústria de bebidas Ambev.

Até o momento, a Rua Cecílio de Castro já recebeu pavimentação à paralelepípedo, e parte do trecho também já se encontra asfaltado. Porém, a sua complementação está na dependência  da conclusão das obras de saneamento básico que estão acontecendo paralelamente as obras de pavimentação. 

Trecho já asfaltado na Rua Cecílio de Castro

Na última quinta feira, topógrafos estavam fazendo a leitura hidrográfica dos 400 metros restantes que ainda estão no barro, para a ligação com a Rodovia Mário Covas. Nele, a tubulação de esgotos irão canalizar para uma lagoa de tratamento que está sendo construída na Avenida Hilda Dias de Carvalho. Esta e mais outras duas estações de tratamento serão construidas no bairro de Lagoa Azul, para receber as águas das diversas ruas que já foram pavimentadas.


  
Topógrafos fazem medidas de curva de nível na Cecílio do Nascimento
 

Além da pavimentação da Rua Cecílio do Nascimento, diversas ruas do Nordelândia e Esperança também estão sendo pavimentadas. Entre elas, a Rua Francisco de Sá. Esta é a rua que segue em paralelo a linha ferroviária. Os serviços já está prontos até a altura da estação do trem urbano do Nordelândia. 

Também, este será o trecho em que acontecerá uma ligação com a Cecílio do Nascimento, através da Avenida Hilda Dias de Carvalho. O desvio de percurso irá evitar que motoristas realizem manobras arriscadas como vinha acontecendo no final da Francisco de Sá, para ter acesso a BR 101.

Serviços na Rua Francisco de Sá, em Nordelândia