Vida natural

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Liminar garante retomada de obra da Arena


O grupo OAS Coesa enviou no início da tarde desta quinta-feira (5), para a imprensa, um comunicado sobre a nova paralisação de funcionários, ocorrida desde terça-feira (3). Segundo o Consórcio, o trabalho na Arena das Dunas volta, normalmente, na próxima segunda-feira (9). Isso está garantido por requerimento conseguido junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT). 
Veja o comunicado na íntegra: 
 
Comunicamos que, diante da paralisação iniciada no dia 2 de abril, houve requerimento ao Tribunal Regional do Trabalho para a retomada das atividades, pedido que foi concedido em caráter liminar. Diante disso, a obra de construção da Arena das Dunas será retomada normalmente na próxima segunda-feira (09/05). A empresa reafirma que continuará cumprindo fielmente os acordos trabalhistas e buscando o diálogo franco com os seus colaboradores. É meta do Consórcio a  antecipação do cronograma de trabalho estabelecido para a execução e conclusão da Arena das Dunas.

Fonte:Coluna do Túlio Lemos 

Candidatos têm de cumprir prazos de desincompatibilização a partir de sábado (7)


Os magistrados, defensores públicos, secretários estaduais e municipais que pretendem concorrer ao cargo de vereador em outubro deste ano devem sair de suas funções até este sábado (7), ou seja, seis meses anteriores à eleição, ou podem ser decretados inelegíveis, de acordo com a Lei Complementar nº 64/1990. Para disputar a prefeitura, quem exerce essas funções deve sair de seus cargos nos quatro meses anteriores ao pleito.
Além da Lei 64/90, a Constituição Federal também prevê a inelegibilidade. De acordo com o parágrafo 5º do artigo 14 da Carta Magna, na eleição municipal, são inelegíveis o cônjuge do prefeito e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, que pretendem concorrer na mesma cidade do chefe do Executivo. A regra também vale para quem tiver substituído o prefeito dentro dos seis meses anteriores à eleição, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.
Lei de Inelegibilidades
A Lei 64/90, conhecida como Lei de Inelegibilidades, foi aprovada por determinação do parágrafo 9º da Constituição Federal para proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício de mandato considerada a vida pregressa do candidato e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou do abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.
Levantamento do TSE
Com respaldo na Lei de Inelegibilidades e em sua  jurisprudência (decisões anteriores), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agrupou vários prazos para desincompatibilização aos quais os candidatos devem obedecer para não se tornarem inelegíveis. Há ocupantes de cargos públicos que não precisarão interromper seus ofícios, mas os prazos para desincompatibilização variam, em regra, de três a seis meses antes do pleito.
Prefeitos
Os prefeitos que estão exercendo o primeiro mandato não precisam deixar o cargo para concorrer à reeleição. Os parlamentares que querem concorrer à prefeitura também não precisam sair do Congresso Nacional e nem das assembleias legislativas e das câmaras municipais. Os profissionais que têm atividades divulgada na mídia, como atores e jogadores de futebol também não precisam interromper suas atividades para se candidatar a prefeito.
Outros chefes do Executivo, como governador, por exemplo, que quiserem concorrer à prefeitura, devem deixar a atual função seis meses antes da eleição, ou seja, até este sábado, dia 7 de abril. O vice-governador e o vice-prefeito que não substituiu o titular nos seis meses anteriores ao pleito nem o sucedeu não precisa sair do cargo para concorrer a prefeito.
Em 7 de junho deste ano, quatro meses antes da eleição, devem sair de seus postos aqueles que almejam uma vaga de prefeito e são ministros de Estado, membros do Ministério Público, defensores públicos, magistrados, militares em geral, secretários estaduais e municipais, os que ocupam a presidência, a diretoria ou a superintendência de autarquia ou empresa pública, os que são chefes de órgãos de assessoramento direto, civil e militar da Presidência da República e os dirigentes sindicais, entre outros.
A três meses do pleito municipal, ou seja, em 7 de julho, quem tem de se afastar dos respectivos cargos para concorrer à prefeitura são os servidores públicos em geral, estatutários ou não, dos órgãos da administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e municípios.
Os servidores da Justiça Eleitoral não podem ser filiados a partidos políticos, por isso, têm de se afastar do cargo um ano antes do pleito para se filiar e não podem voltar a seus cargos efetivos se quiserem concorrer a algum mandato.
Vereadores
Assim como para prefeito, os parlamentares que pretendem se candidatar a vereador não precisam se afastar de suas funções. Os servidores públicos devem obedecer à mesma regra para prefeito, ou seja, deixar seus cargos nos três meses que antecedem a eleição.
Confira a tabela dos prazos de desincompatibilização para candidatos a vereador e a prefeito.
GA
Fonte:TSE

Deputado Gustavo Fernandes deseja Feliz Páscoa

Governadora Rosalba Ciarlini, secretários de Estado e entidades discutem estiagem que atinge 139 municípios do RN


Foto: Demis Roussos
Na manhã desta quinta-feira (5), a governadora Rosalba Ciarlini participou de uma reunião com secretários de Estado do Rio Grande do Norte e órgãos vinculados, além de entidades diversas para discutir e avaliar a situação de 139 municípios do Estado. As cidades do semi-árido apresentaram chuvas abaixo do normal e revelaram um quadro de seca, sendo necessárias ações emergenciais de enfrentamento ao momento de estiagem.
Na reunião realizada na Governadoria, Rosalba Ciarlini entregou a documentação que será anexada ao parecer técnico da Defesa Civil e posteriormente entregue ao Gabinete Civil, para, então, ser decretado o estado de emergência. Do total de municípios em situação de escassez hídrica, 71 cidades estão sendo abastecidas com água proveniente da Operação Pipa.
Para o mês de março de 2012, foi constatada a ocorrência de chuvas abaixo do normal, o que resulta em consequências negativas para a atividade rural do Estado, que tem na agricultura de sequeiro – plantação em solo seco – e pecuárias as principais fontes de geração de renda e de ocupação de mão-de-obra do campo.
Na reunião foram apresenrtadas à governadora Rosalba Ciarlini as providências propostas por nove secretários de Estado da Agricultura do Nordeste para o enfrentamento da seca. O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, elaborou o documento que contempla um programa intensivo para piscicultura em gaiolas e também em tanques escavados onde houver disponibilidade de água; Construção de barragens submersas; Incremento da agricultura irrigada junto aos pequenos produtores; Utilização das margens de rios tornados perenes pelos açudes; Perfuração de poços onde for possível; Facilitar o uso da tarifa verde (caso do medidor).
Além disso, o documento contempla liberações imediatas das emendas parlamentares destinadas ao setor rural do nordeste;descontingenciamento do orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do MDA, do MDS e da Integração Nacional para as ações destinadas ao Nordeste; liberação do Fundo Social do BNDES para aplicações em investimentos que reforçam o trabalho dos pequenos produtores rurais nordestinos e liberação da garantia da safra ainda neste ano.
A governadora Rosalba Ciarlini falou sobre a situação dos municípios e disse que a irregularidade das chuvas em 2012 vem afetando o interior do Rio Grande do Norte. “Em janeiro e fevereiro tivemos chuvas, mas em março quase não choveu e temos que adotar providências para que possamos ter condições de atender a todos os municípios. O Governo do Estado vai agilizar uma série de obras para tentar abrir mais oportunidades de trabalho nessas regiões”, destacou.
A chefe do Executivo Estadual comentou ainda que “estamos retomando as adutoras do Alto Oeste, que abastecerão 23 municípios, e estava paralisada desde a gestão passada. Outra obra será a construção da barragem de Santa Cruz-Mossoró, projeto que será iniciado neste semestre. Essas são medidas que temos que fazer para que no futuro o RN não venha a sofrer tanto no momento da seca”, declarou.
O tenente-coronel Acioli, coordenador Geral da Defesa Civil, disse que recebeu a documentação da governadora Rosalba Ciarlini e serão anexados documentos para um levantamento mais aprofundado: “Na próxima semana eceberemos a documentação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para a elaboração de um parecer técnico que será entregue ao Gabinete Civil, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc)”, encerrou.
Participaram a reunião os secretários de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho; da Semarh, Gilberto Jales; Ronaldo Cruz, diretor Geral da Emater; tenente coronel Acioli, coordenador Geral da Defesa Civil; José Geraldo Medeiros, diretor Presidente da Emparn; Benes Leocádio, presidente da Femurn, Ambrósio Lins, presidente da Fetarn e Maria Cícera Franco, coordenadora da Fetraf.

Rogério Marinho deseja uma Feliz Páscoa para todos…

Vereadores e Estudantes debatem ENEM/SISU


Audiência pública discute proposta da UFRN de ofertar total de vagas constante em seu Processo Seletivo através do Exame Nacional do Ensino Médio
Na próxima segunda-feira (9) a Câmara Municipal de Natal (CMN) realiza uma audiência pública para debater sobre “o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem/Sistema de Seleção Unificada – SiSU como novo acesso à UFRN”. O debate foi proposto pelo vereador George Câmara (PCdoB) e ocorre às 14h30min no plenário da Casa legislativa. É esperada a presença de representantes da UFRN e Comperve; Secretarias Estadual e Municipal de Educação; UNE, DCE/UFRN, UBES, UMES e APES; diversos Grêmios e Entidades estudantis; Colégios e Cursinhos estaduais e privados; além de, é claro, os principais interessados na discussão da temática: os estudantes potiguares.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recentemente propôs ofertar metade das vagas previstas em seu próximo vestibular (2013) via Enem/SiSU. A intenção da UFRN é que no vestibular 2014 o total das vagas a serem conquistadas sejam disputadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que se vale das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão sobre ambas as adesões, no entanto, se dará durante a reunião do Conselho Universitário, previsto para o próximo dia 17 de abril. Na avaliação da UFRN, a mudança não implica desqualificar o vestibular tradicional pelo Enem, mas fortalecer o instrumento de acesso ao ensino superior.
De acordo com dados da Comperve, das 31 mil inscrições que a UFRN acolheu no vestibular 2012, cerca de 20 mil inscritos concorreram as 385 vagas destinadas através do Enem. Neste sentido, é correto afirmar que o Enem/SiSU diminuirá a desigualdade entre o número de estudantes oriundos da escola pública e privada que chegam às universidades públicas.
Segundo o vereador George Câmara (PCdoB) a ideia é realizar um debate sobre os diversos aspectos do exame, buscando ouvir as mais diferentes opiniões, muitas vezes divergentes, mas que devem ser confrontadas: “na opinião de entidades estudantis nacionais como a União Nacional dos Estudantes – UNE e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, o Enem/SiSU deve ser adotado integralmente. Já as instituições privadas de ensino, em especial os Cursinho colocam o Exame como prejudicial ao sistema educacional. Temos que avaliar quem realmente está com a razão”, declara George. A opinião de George é a de que se faz necessária a ampliação do Enem/SiSU, já que para ele, o exame proporciona oportunidades iguais aos estudantes mais humildes, pois garante que mesmo as famílias de baixa renda que não disponham de recursos para pagar colégios ou cursinhos, tenham a perspectiva de verem seus filhos ingressarem na educação superior pública de qualidade.
Fonte:Assessoria de comunicação

quinta-feira, 5 de abril de 2012

RN:Polícia perde viaturas por falta de pagamento


Dívidas retiram 40 viaturas das ruas

Sem receber pelo contrato mensal de R$ 580 mil para aluguel de veículos, empresa retém carros em oficina
Maiara Felipe
maiarafelipe.rn@dabr.com.br


32 das 240 viaturas alugadas da PM estão paradas em Dix-Sept Rosado. Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press

Contrato com a empresa termina em maio, quando haverá novo pregão. Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
A Locavel Serviços, empresa responsável pelo aluguel de 310 viaturas para as Polícias Militar e Civil do Rio Grande do Norte, não recebeu nenhum centavo este ano pelo contrato de R$ 580 mil mensais assinado com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed). Somados os três primeiros meses do ano, a dívida acumulada é de R$ 1,740 milhão. Diante da inadimplência do Governo do Estado, cada viatura quebrada que chega à oficina da Locavel está demorando em média 30 dias para ser consertada. A reportagem do Diário de Natal contabilizou 40 carros parados nas ruas ao redor da oficina.
A travessa da Campina e a Rua dos Potiguares, no bairro Dix-Sept Rosado, estão parecendo pátios da Polícia Militar. São 32 viaturas da corporação espalhadas pelas ruas que circunda a oficina da Locavel e ainda mais oito da Polícia Civil. Apesar do visível abarrotamento de carros, o gerente da empresa, Wagner Douglas, disse que não falaria sobre o contrato com a Sesed. Ele limitou-se a dizer que os serviços são de locação e manutenção. Segundo o levantamento feito pela reportagem do Diário de Natal, a empresa resolveu devolver “de forma mais lenta” as viaturas que chegam para o conserto. O representante da Locavel não confirmou nem desmentiu a informação.
A assessoria de imprensa da Sesed admitiu o atraso no pagamento da locação das viaturas. De acordo com as informações divulgadas, o valor mensal é de R$ 580 mil para 310 carros, cerca de R$ 1.870 por cada veículo. O órgão esclarece que a solicitação de pagamento dos meses de janeiro e fevereiro foi enviada à Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Já as quitações referentes aos meses de março, abril e maio serão feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN).
A reportagem entrou em contato com Seplan, mas não obteve resposta sobre quando será feito o pagamento. A assessoria da Sesed explicou que o Detran é quem fará o pagamento das viaturas porque fez um convênio com a secretária com esse propósito. Após o mês de maio, dataem que termina o contrato com a Locavel, a secretaria lançará um novo pregão para contratação do serviço.
O presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM (ACS/RN), Roberto Campos, afirmou que os policiais militares estão reclamando da demora na devolução dos carros. “Mas a gente não pode nem cobrar da empresa, já que é o Governo quem está devendo”, salientou.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo, reconhece que existe um desfalque de viaturas em alguns batalhões de Natal, Região Metropolitana, e no interior. Porém, o comando recebeu nessa segunda-feira a informação que a Sesed esteve em reunião com a Locavel para resolver a situação. Atualmente são cerca de 240 viaturas locadas a serviço da corporação.
Fonte:Diário de Natal

Gesane cobra mais vagas para abrigos de idosos


Fotos: Moraes Neto
 A escassez  de abrigos para idosos e as dificuldades por que passam as pessoas da terceira idade em situação de risco social foram abordados pela deputada Gesane Marinho (PSD) em plenário. Citando dados do último censo, que comprovam o aumento da população envelhecida no RN, mais do que as outras faixas etárias e representando hoje algo em torno de 35% dos potiguares, Gesane fez um apelo ao governo do Estado para que amplie o número de vagas e abrigos no RN.
“Temos hoje um quadro com mais de 300 mil pessoas que fazem parte da terceira idade, o que equivale a mais de dez por cento da nossa população. A não oferta de vagas nesses abrigos a idosos que não podem pagar constituem um descumprimento à lei”, disse a parlamentar.
Gesane ilustrou o problema mencionando a longa lista de espera que existe na Promotoria de Defesa do Idoso, em busca de uma vaga no Instituto Juvino Barreto. São mais de cem pessoas na fila em situação de risco, numa espera, que segundo o Ministério Público, pode durar até seis meses.
A deputada citou o exemplo de algumas casas geriátricas, que cobram em média R$ 2.500,00 per capita, inviabilizando a entrada de pessoas de baixa renda para serem assistidas. “Muitas dessas pessoas estão correndo riscos em suas próprias casas, pois não podem disponibilizar esse montante. Pedimos a sensibilidade do governo para que amplie o número de vagas nos abrigos garantindo esse direito constitucional,  promovendo o acesso  ao cidadão da terceira idade, que precisa envelhecer com dignidade”, disse.

ILP abre inscrições para Seminário de Direito Eleitoral


O Instituto do Legislativo Potiguar abriu inscrições para o II Seminário “Direito Eleitoral- Eleições 2012: Propaganda e Prestação de Contas”, que será realizado dia 16 deste mês, na sede da  Assembleia  Legislativa.  O evento tem como público alvo aqueles que pretendem ser candidatos ao pleito municipal (prefeitos e vereadores), sendo aberto também a pessoas da comunidade.
As inscrições estão sendo feitas no Setor de Eventos do ILP (Rua Açu, 426-Tirol) e maiores informações podem obtidas pelo telefone (84) 3232-8960.
Dr. Jarbas Bezerra, juiz de Direito Assistente do Tribunal de Justiça e ex-juiz eleitoral, falará sobre  “Propaganda Eleitoral nas Eleições de 2012”, quando apresentará a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que vai disciplinar todos os procedimentos a serem observados pelos candidatos no tocante à propaganda.
Os aspectos da prestação de contas perante a justiça eleitoral serão discorridos pela Dra. Lígia Limeira, diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte,  e bacharel em Direito.
Além de Natal, o II Seminário de Direito Eleitoral será realizado em mais seis munícipios: Açu (dia 20 de abril), João Câmara (23 de abril), Santo Antonio ( 30 de abril), Caicó (dia 4 de maio), Pau dos Ferros (7 de maio), e Santa Cruz (16 de maio). Essas cidades funcionarão como sede do evento, e as inscrições estarão abertas aos interessados da região correspondente e em locais a serem definidos pelas prefeituras ou câmaras de vereadores.
O evento em Natal abrangerá todos os municípios da região metropolitana, quais sejam, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Extremoz, Nísia Floresta, São José do Mipibu, Vera Cruz e Monte Alegre.

Para Rogério Marinho, “Prefeitura tem sido omissa” no combate as drogas


O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) criticou a falta de políticas públicas consistentes para prevenção e combate às drogas em Natal. De acordo com o parlamentar, “é impressionante como a Prefeitura tem sido omissa e está distante do problema”.
“A Prefeitura precisa construir clínicas de reabilitação, oferecer tratamento médico e clínico para tentar dar uma nova chance a esses jovens usuários de drogas”, disse Rogério Marinho durante o programa “Pensar Natal” que foi ao ar nesta quarta-feira (4) na 96 FM.
O deputado também defende um maior acompanhamento da Prefeitura com parceiros para a prevenção do problema. “O caminho é trabalhar na prevenção a partir das escolas ao lado de organizações não-governamentais e igrejas das diferentes denominações”, concluiu Rogério.
O programa “Pensar Natal” é transmitido de segunda a sexta-feira, às 13h, na rádio 96 FM. Edições anteriores do programa podem ser encontradas no site www.rogeriomarinhopsdb45.com.br.

RN se mobiliza contra a Aftosa


A Febre Aftosa foi pauta de reunião que aconteceu na manhã dessa quarta-feira (04), com o objetivo de debater as estratégias e o cronograma de atividade para combater a doença. Reuniram-se profissionais do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN – IDIARN, e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN – EMATER, que está se unindo ao IDIARN para garantir um maior número de fiscais envolvidos no planejamento, e, consequentemente, o cumprimento do cronograma de atividades contra a Aftosa.
Durante o encontro foi debatida a continuidade de uma serie de ações que se deu inicio no mês de fevereiro do corrente ano, quando, na época, foi iniciada a migração dos dados dos produtores e propriedades com base nas declarações de vacinação das campanhas contra a Febre Aftosa de maio e novembro de 2011. 40% dos dados já foram migrados e estão enquadrados conforme as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Foram convocados 200 profissionais (fiscais, agrônomos e veterinários), sendo 80 do IDIARN e 120 DA EMATER, para as etapas que consiste no treinamento de técnicos para a operacionalização do novo Sistema de Integração Agropecuária – SIAPEC, e para o recadastramento dos dados que precisam ser atualizados, e, assim, o Estado enquadre 100% dos dados cadastrados no SIAPEC.
Após a vacinação de Maio deste ano, os dados do SIAPEC referente aos produtores e propriedades serão novamente atualizados, incluindo, desta vez, o Rebanho. Concluída essa etapa, o Estado convidará o MAPA para uma auditoria, seguindo o inquérito sorológico.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte autorizou um crédito suplementar no valor de mais de meio milhão de reais, sendo R$ 260 mil para a EMATER e R$ 260 mil destinados ao IDIARN, órgãos que coordenarão esse processo que tem como meta superar a atual restrição de trânsito animal do Estado, e levar o RN para o status de “Zona Livre com Vacinação”.
O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, dirigindo-se aos funcionários convocados do IDIARN e da EMATER, disse que o momento é de unir forças. “Nós estamos convocando vocês, que são os agentes principais desse trabalho que tem como objetivo elevar o status do nosso Estado em relação à Aftosa, a unirmos as nossas forças e trabalho, para mostrar que é possível alcançarmos essa meta. A população espera de nós que fazemos a Agricultura do Rio Grande do Norte, o cumprimento dessa missão”, disse Betinho.

domingo, 1 de abril de 2012

Deputado solicita obras nas áreas de educação e estrada


O presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta-PMN apresentou dois requerimentos solicitando ao governo do Estado benefícios para os municípios de Currais Novos, Jucurutu e São Rafael, nas áreas de Educação e de Estrada.
Em um dos expedientes, ele reivindicou ao diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem – DER a recuperação da rodovia que liga as cidades de Currais Novos a Jucurutu, na região Seridó. “A solicitação tem como objetivo atender aos anseios dos moradores dessas cidades. Trata-se de uma reivindicação antiga dos que trafegam diariamente naquele trecho. A efetivação dessa obra trará mais tranquilidade e segurança para todos, aumentando também a geração de emprego e renda”, justificou.
A outra solicitação ainda nessa área foi para o DER executar os serviços de capinação na RN-118, no trecho que liga o município de Jucurutu à BR-304, para melhorar as condições de tráfego naquela estrada.
No setor de Educação, o deputado Ricardo Motta solicitou a reforma geral da escola estadual Tristão de Barros, incluindo a construção de uma quadra poliesportiva, no município de São Rafael. “Essas obras são reivindicações de jovens, alunos e professores daquele município”, disse.

PR de Caicó deixa decisão definitiva para anunciar no dia 14 de abril‏


Após se reunir com a comissão provisória do PR de Caicó, o deputado federal João Maia, presidente estadual da legenda, prometeu anunciar no dia 14 de abril, a decisão sobre qual rumo político o PR vai tomar nas eleições deste ano. A comissão esteve representada pelo presidente Oriel Segundo, além dos vereadores Almir Filho e José Maria, o advogado Danilo Lopes e os empresários Rodney Maia e Toinho da Graciosa, e resolveu delegar ao deputado a condução das articulações para o partido em Caicó
João Maia destacou a atitude de todos os integrantes da comissão, de “desarmar” os ânimos, chegando ao consenso de marchar juntos, independente da decisão que venha a ser tomada. “Nós vamos fazer o anúncio no dia 14, durante uma coletiva à imprensa às 17 horas, de forma conclusiva”, explicou.
A decisão ainda dependerá de duas importantes conversas que o deputado manterá nos próximos dias. Uma será com o prefeito Bibi Costa (PR) e a outra com o pré-candidato a prefeito, Roberto Germano (PMDB). “Eu prometi que não anunciaria qualquer decisão sem antes conversar com Bibi. Estas duas conversas são importantes para que tenhamos todos os elementos necessários para tomar a melhor decisão. O melhor da reunião é que decidimos não ir a votos. A decisão que o partido tomar, será seguida por todos”, garantiu João Maia.
O deputado quer aproveitar até a data limite, para estudar todas as possibilidades, desde uma candidatura própria, e na sua opinião, o PR tem vários nomes com potenciais condições,  até a sugestão de nomes para compor uma chapa majoritária como vice, dentro de uma aliança com outro partido. “Nós não podemos partir para aventuras, e não podemos nem ser levianos e nem apressados. Sei que chegou a hora, e vamos anunciar definitivamente no dia 14”, concluiu.

Líder do governo na AL defende candidatura de Rogério Marinho para prefeito de Natal


O deputado estadual Getúlio Rego (DEM), líder do governo Rosalba Ciarlini (DEM) na Assembleia Legislativa, defende que o candidato da base governista a prefeito de Natal seja o deputado federal Rogério Marinho (PSDB).
A posição do parlamentar democrata foi externada durante entrevista publicada neste domingo (01) no jornal Tribuna do Norte. Segundo Getúlio, é legítima a existência de outras candidaturas, mas, enfatizou, “acho apenas que nosso partido [o DEM], e esse é um pensamento meu sem conversar nada oficialmente, deverá apoiar, no primeiro turno, Rogério Marinho”.
Ainda na entrevista, Getúlio relembra que Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, votou “integralmente” na aliança da governadora Rosalba Ciarlini em 2010, o que lhe dá vantagem com relação aos outros nomes postos na disputa até agora.

Prefeitura de São Gonçalo lança campeonatos e entrega ternos aos desportistas‏




O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou na noite da sexta-feira (30) da solenidade de lançamento dos campeonatos de futsal e futebol de campo do município. O evento aconteceu no teatro municipal e reuniu dirigentes e desportistas dos clubes que integram as competições, bem como o então secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Flávio Henrique o adjunto da pasta Francimário (conhecido por Chanxe).

Também prestigiaram a noite do esporte o presidente da Câmara Municipal Geraldo Veríssimo, os vereadores Joselito Dantas, Raimundo Mendes e Francisca Cunha, além de secretários municipais e outros servidores, inclusive da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.

A solenidade marcou a entrega dos ternos aos times inscritos no Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Foram doados 35 kits esportivos completos para as equipes titulares. No próximo dia 10, durante a inauguração da nova sede da Liga Desportiva de São Gonçalo, serão entregues mais 22 ternos aos veteranos e no dia 27 os 52 clubes do futsal vão receber os kits.

“Pela primeira vez na história do esporte de São Gonçalo todos os clubes participantes estão recebendo kits esportivos completos. Esse é um grande avanço na forma de fazer esporte no município. Hoje contemplamos todos os desportistas e não apenas um clube como acontecia no passado”, declarou Flávio.

O titular da Semjel, Flávio Henrique e o adjunto Chanxe anunciaram que deixam os cargos em função da desincompatibilização, já que vão disputar vagas na Câmara Municipal no próximo pleito eleitoral. O prefeito Jaime Calado elogiou o trabalho realizado pelos secretários nesses três anos de gestão e anunciou os novos comandantes da pasta.

“Eu estou muito satisfeito com o trabalho realizado por Flávio e Chanxe e toda a equipe da secretaria. O investimento que fizemos no esporte não foi por acaso e a prova é o comparecimento em massa dos esportistas aqui hoje. Peço que o mesmo apoio que vocês deram a eles que continuem apoiando os jovens Micael Moreira e Miris Oliveira, que chegam com muita vontade de dar continuidade a esse trabalho de sucesso”, enfatizou Jaime.

O presidente da Liga Desportiva de São Gonçalo, Gilvan Gomes, elogiou a atuação da gestão Jaime Calado no incentivo ao esporte. “Quero parabenizar a Flávio, Chanxe, e principalmente o prefeito Jaime Calado que nos últimos 3 anos têm investido no esporte amador. Hoje temos os melhores campeonatos do Estado e a melhor premiação”, acrescentou.

Fotos: Isaías Carlos