Vida natural

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Partidos marcam convenções para homologar nomes


O PDT aprovará o nome do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves no dia 16, em solenidade no IFRN
Allan Darlyson
allandarlyson.rn@dabr.com.br

Com nomes definidos para a disputa pela prefeitura de Natal, PDT, PT, PMDB e PSDB se preparam para homologar suas candidaturas nas convenções partidárias. As candidaturas de oposição à prefeita Micarla de Sousa (PV) e ao governo Rosalba Ciarlini (DEM) serão as primeiras homologadas. O PDT lançará o nome do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves no dia 16 deste mês, em evento no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) da Avenida Salgado Filho. O PT confirmará o deputado estadual Fernando Mineiro como candidato no dia 24, em local ainda a ser definido.


O partido do ex-prefeito será o primeiro a realizar convenção. Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
A base do governo Rosalba Ciarlini lançará seus dois nomes no mesmo dia. Os eventos do PMDB, para homologar a candidatura do deputado estadual Hermano Morais, e do PSDB, que terá como candidato o deputado federal Rogério Marinho, ocorrerão no dia 30 deste mês. O evento do PMDB será no Palácio dos Esportes, em Petrópolis. O do PSDB, na Cidade da Esperança. Todas as convenções começarão pela manhã e entrarão pela tarde. Apesar de as datas já estarem confirmadas, nenhum dos pré-candidatos ainda definiu o nome do vice.

Para a formação do cenário eleitoral, só falta mesmo o anúncio oficial da prefeita Micarla de Sousa sobre sua participação no pleito. A prefeita deverá anunciar se disputará a reeleição na próxima semana. Informações extraoficiais dão conta de que Micarla tem articulado sua candidatura nos bastidores.

Hermano Morais tentou o padre Nunes para vice. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
 Como aliados de primeira hora, a prefeita tem o PP, do vice-prefeito Paulinho Freire, e o PSC, do vereador Osório Jácome. Deverá contar também, caso decida ser candidata, com o PMN, do deputado estadual Antônio Jácome e do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta. O PV ainda não definiu a data da convenção.

Entre as pré-candidaturas que estão para ser homologadas nas convenções, a dúvida é sobre os nomes que serão indicados para as respectivas vagas de vice. Na chapa que será encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo, ficou acertado que o vice será indicado pelo PSB. Como nomes favoritos despontam oda vereadora Júlia Arruda (PSB), que diz ainda não ter sido sondada pelo partido sobre o assunto, e o do ex-secretário municipal de Obras, Damião Pita (PSB). A convenção do PSB que homologará o vice de Carlos Eduardo ocorrerá no próximo dia 30. O pedetista conta com os apoios de PPS, PSD, PPL e talvez PCdoB.


O PSDB de Rogério fará sua convenção no dia 30, na Cidade da Esperança. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Na chapa petista, a escolha do vice ainda é uma incógnita. Caso o PCdoB deixe o grupo de Carlos Eduardo para apoiar Mineiro, como vem sendo articulado, o vice deverá ser comunista. Caso o contrário, os petistas serão obrigados a sair com uma chapa puro sangue, ou seja, com um vice indicado pelo próprio partido. Entre os nomes lembrados para compor com Mineiro estão o vereador Fernando Lucena (PT), o ex-vereador Hugo Manso e a ex-secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira (PT).

Hermano Morais terá como vice um nome indicado pelo PR. O presidente municipal da legenda, Fábio Hollanda, chegou a ser cotado para a vaga. No entanto, as divergências dele em relação à participação do partido no governo Rosalba afastaram a possibilidade. O padre Nunes (PR) também foi sondado para a vaga. Mas, não foi liberado pelo arcebispo metropolinato de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, para concorrer ao cargo. O vice será indicado pelo deputado federal João Maia (PR) até à data das convenções. Além do PR, Hermano contará com o reforço do PSDC e poderá fechar com o PHS.

Candidato oficial do governo, Rogério Marinho também ainda não sabe quem será seu vice. O nome sairá dos quadro do Democratas. Será definido pelo senador José Agripino (DEM) e a governadora Rosalba Ciarlini. O ex-deputado federal Ney Lopes de Souza (DEM), que foi candidato a prefeito em 2004 e concorreu ao cargo de vice-governador em 2006, é visto como favorito para integrar a vaga. 

TRE divulagará lista com nomes de políticos Ficha Suja nesta terça-feira


Da Tribuna do Norte
A semana começa em tom de expectativa para os pré-candidatos ao pleito 2012. Nesta terça-feira, o Tribunal de Contas do Estado definirá a lista dos gestores que tiveram as contas desaprovadas e poderão ficar inelegíveis. Também esta semana será a vez de o Tribunal Superior Eleitoral analisar a representação impetrada por 18 partidos políticos com a finalidade de suspender a resolução do TSE que proíbe candidaturas dos políticos com contas rejeitadas nos pleitos anteriores. A eleição deste ano será a primeira sob vigência da Lei da Ficha Limpa. Exatamente por isso toda a expectativa que cerca a divulgação da lista.
O TCE havia previra divulgar a lista na semana passada, mas a apresentação ficou para a próxima terça-feira. A lista será votada no plenário da Corte de Contas e, em seguida, encaminhada para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A publicidade da lista será dada pelo TRE.
O presidente do TCE, conselheiro Valério Mesquita, explicou que o documento de terça-feira não será completo. No final deste mês o Tribunal enviará ao TRE outra listagem, referente às condenações do mês. “Esta segunda listagem deverá ir com 20% do número que seguirá na primeira”, comentou o presidente da Corte de Contas.
O advogado Erick Pereira explica que a lista do Tribunal de Contas do Estado é a “notícia de inelegibilidade”, mas quem declara se o candidato é inelegível ou não é a Justiça Eleitoral. “Essa notícia de inelegibilidade é parâmetro para partidos, coligações e Ministério Público proporem impugnação aos registros”, afirma Erick Pereira. A partir da listagem os entes legitimados para questionarem o registro poderão recorrer a Justiça Eleitoral.
O advogado pondera que não necessariamente todos que figurarem na lista do TCE estarão inelegíveis. “É preciso analisar se a irregularidade é insanável, se há ato doloso que caracterize improbidade, se a multa  já foi paga”, observa Pereira. “O grande ponto é saber se o TCE vai encaminhar só os casos insanáveis ou se encaminhará todas as condenações.”
Fonte:Blog Heitor Gregório

Curso de Formação do PT é um sucesso


Entusiasmo e empolgação. Esse foi o clima do evento que contou com mais de 120 participantes.
 
Com o objetivo de preparar os candidatos do Partido dos Trabalhadores para as eleições 2012, a Escola Nacional de Formação do PT (ENF), em parceria com a Fundação Perseu Abramo – FPA, realizou o “Curso de Formação dos pré-candidatos do PT/RN”. O encontro, que aconteceu nos dias 09 e 10, no Praia Mar Hotel, em Natal, contou com a participação de Jupira e Natalina, colaboradoras da ENF do PT.
A deputada federal Fátima Bezerra ressaltou a importância de preparar os cerca de 40 mil candidatos do PT em todo o Brasil, que estarão na disputada pelos cargos de prefeito(a), vice-prefeito(a) e vereador(a). “Esses encontros de formação estão acontecendo em todo país. O nosso aqui do RN foi um sucesso. Excelente a participação dos nossos pré-candidatos. É o nosso partido cuidando da qualificação e formação do seu quadro”.
Para Socorro Batista, Secretária de Formação Política do PT/RN, que coordenou o encontro, o saldo do curso foi mais que positivo. “Superamos todas as nossas expectativas. A gente conseguiu realizar dois dias de intensos debates. Discutimos programa de governo, legislação, planejamento e organização de campanha”, disse.
Socorro Batista ressaltou a importância da formação para os candidatos do PT. “O PT Nacional está realizando encontros em todo Brasil, nos colégios eleitorais com mais de 150 mil eleitores. O objetivo desse curso é justamente preparar os candidatos do PT para as eleições. Com isso, a gente contribui não só com a preparação como também para o processo de motivação e de autoestima”, acrescentou.
No Rio Grande do Norte mais de 120 pré-candidatos participam do curso que contemplou todas as regiões do estado.