Vida natural

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Natal pode enfrentar colápso de água nos próximos anos

Imobiliárias estão desmatando áreas na lagoa de Extremoz
No momento em que o noticiário nacional fala do colápso de água em grandes cidades como São Paulo, é hora de fazer uma reflexão sobre o futuro abastecimento de Natal. Assim, ao fazer uma ronda em volta da lagoa de Extrremoz, principal reservatório de água da região metropolitana da Grande Natal, o que se pode verificar é que o quadro não é animador.

 Mesmo o reservatório se mostrando imponente como na foto ao lado, o fato é que em suas marginais o desmatamento anda a passos largos e, se não forem tomadas medidas urgentes, a lagoa de Extremoz, está sim, ameaçada de ser mais uma entre as dezenas de lagoas de Natal que foram extintas.

Somente para recordar, bairros como Lagoa Nova, Lagoa Seca, Cidade da Esperança, em sua  origem, eram banhados por belas lagoas, mas que hoje, para muitos, não existe nem na lembrança. Ribeira, Cidade Alta e Quintas eram cortados por três riachos. Dois deles, Quintas e Cidade ainda se pode ver um canal totalmente poluído.
Na Zona Norte, as diversas lagoas  foram transformadas em "lagoas de captação", todas mortas, onde são lançadas águas e lixos. O Rio Golandim, se manteve vivo até uns 10 anos, mas hoje está morto.

Como Natal não dispõe mais de terreno para construção de casas, de 2010 para cá, a saída foi a ocupação de áreas dos municípios vizinhos a capital, como São Gonçalo, Macaíba e Extremoz. Este último, foi o que chamou mais a atenção dos proprietários de imobiliárias. O motivo foi exatamente a beleza do lugar, que é banhado pela paradisíaca lagoa, que deu nome a cidade. Mas, não se engane, se não tomarem os devidos cuidado, quem comprar imóveis pensando em apreciar a paisagem acima, pode não receber o prometido. Por outro lado, Natal vai enfrentar um colápso de água semelhante ao que hoje se ver em São Paulo.

Grandes áreas desmatadas em volta da lagoa de Extremoz

Área desmatada no municipio de Extremoz
Ao dá uma volta ao redor de áreas próximas a Lagoa de Extremoz se pode verificar diversos desmatamentos como o visto na foto ao lado. O aquecido mercado imobiliário aquecidos por programas como Minha Casa Minha Vida, a falta de terreno para construção em Natal e a beleza natural de Extremoz tem atraído as grandes construtoras para o município metropolitano.

Mas, por traz desta corrida, está uma ameaça séria para toda a região metropolitana de Natal. É que o desmatamento descontrolado pode contribuir para a secagem da lagoa de Extremoz. A lagoa é abastecida por um pequeno rio que nasce no município de Ielmo Marinho, cruza do município de Ceará Mirim e desagua na lagoa. Na verdade, a sobrevivência da lagoa depende, em parte, pelo rio, mas também de águas de olheiros. Só que estes olheiros existem graças as águas que são impedidas de escoarem devido a abundante floresta nativa que circula a lagoa. Caso ela seja extinta, a lagoa também será.

As riquezas naturais da lagoa de Extremoz

Pescador exibe, com satisfação, o cordão de tilápias pescadas na lagoa de Extremoz. Mesmo o reservatório já sofrendo diversos impactos ambientais, ele continua como grande riqueza natural para os nativos da cidade e também para os moradores de Natal.
Além do peixe, a lagoa de Extremoz oferece água para toda a Zona Norte de Natal, abastece dezenas de fábricas no distrito industrial de Natal  e também movimenta o turismo na cidade. Em volta da lagoa existem vários hotéis, pousadas e clubes de lazer.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Grupo de maracatu Zamberacatu homenageia Iemanjá e anuncia que o carnaval em Natal está começando

Mesmo faltando 14 dias para o inicio do carnaval, os toques dos tambores já começam neste final de semana, nas praias de Ponta Negra, Pedra do Rosário e Meio em Natal. Neste domingo, às 16h, foi a vez da Nação Zamberacatu fazer uma apresentação ao pé da estátua de Iemanjá, na praia do Meio. Na realidade, o evento vai além de uma apresentação musical, mas também é um marco simbólico para a fé dos afrodescendentes. Amanhã (02) é dia de Iemanjá e também nesta cultura, tem a tradição de pedir a bênçãos aos orixás para a festa profana que vai ganhar as ruas nos próximos dias, ou a desde de ontem.

Abaixo a programação do carnaval em Natal 2015

Quinta (12/02)
Spok Frevo Orquestra (Abertura do Carnaval)

Sexta (13/02)
Armandinho (Polo Ponta Negra)

Sábado (14/02)
Margareth Menezes (Ponta Negra), Moraes Moreira (Redinha) e Silvério Pessoa (Centro Histórico).

Domingo (15/02)
Monobloco (Ponta Negra), e Gaby Amarantos (Centro Histórico)

Segunda (16/02)
Elba Ramalho (Ponta Negra) e Spok Frevo (Redinha)

Terça (17/02)
Jorge Aragão (Rocas)