Vida natural

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Banda do Siri garante a alegria do carnaval na Redinha no sábado

Mesmo com um apoio tímido da prefeitura, os carnavalescos da praia da Redinha fizeram de tudo para afastar a crise e botar o bloco da alegria nas ruas. O bloco do Siri, primeiro a desfilar na tarde de ontem, conseguiu arrastar aproximadamente umas três mil pessoas pelas principais ruas do bairro. A saída, como é de tradição, aconteceu na Praça de Cruzeiro, ponto de concentração dos foliões. Cada folião foi responsável pela sua propria fantasia, tendo até aqueles que encarnaram o protótipo do marido traído, com enormes chifres, machos vestidos de coelhinhos arrasntando um carrinho de bebê. Bonecos gigantes, com um siri muito iluminado, e uma bandinha de frevo puxaram o cortejo pelas ruas estreitas, enquanto os mais recantados observavam a alegria da moçada das áreas de suas casas.

Cobra arrasta foliões na praia do litoral norte

Uma cobra de aproximadamente 12 metros de comprimento foi a grande atração do carnaval da Redinha durante a tarde e noite de ontem. Segundo bloco a sair pelas principais ruas do antigo bairro de pescadores, uma multidão animada, e puxada por uma bandinha de frevo se apertavam nas ruelas da Redinha. Crianças, jovens e velhos acompanhavam o percurso, demonstrando grande animação.

Bailes das Kengas é a grande atração do domingo

Tudo pronto para uma das atrações mais esperadas do carnaval em Natal, o tradicional e irreverente desfile das Kengas, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Natal. De acordo com Fernando Rocha, coordenador de produção do Carnaval 2009 da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), o executivo municipal disponibilizou uma estrutura de palco, som e iluminação de todo o trajeto do bloco.
“O município nos ajudou com a organização e estrutura para que o evento seja um sucesso”, disse Lula Belmont, coordenador do evento. Segundo Lula, já está tudo pronto para o desfile, que será realizado a partir das 15 horas de amanhã, com início na rua Vigário Bartolomeu, passando pela Ulisses Caldas e seguindo até a Ribeira.
A festa contará com a animação dos cantores Igor Dantas, Lucinha Lira e Kristal e Banda. “Não faltará alegria”, completou Lula Belmont.
A história das kengas no carnaval da capital potiguar se iniciou em 1983, fundado por um grupo de amigos que passavam o carnaval fora de Natal. “Foi quando decidimos formar um grupo para brincar na cidade”, lembrou o coordenador das Kengas.
Pólos multiculturais - O desfile das Kengas acontece no Centro Histórico, na Cidade Alta, um dos pólos multiculturais de Natal, além da Redinha, Rocas, Alecrim, Ribeira e Ponta Negra, onde a folia de momo também acontecerá. O coordenador de produção do carnaval de Natal destaca que não faltarão atrações para que a população natalense aproveite a festa na cidade.
A Prefeitura do Natal apoiará no Carnaval 2009, segundo Fernando Rocha, 75 blocos carnavalescos, quatro troças, 10 tribos de índios, 12 escolas de samba, três grupos de teatro, 39 prévias carnavalescas e 98 shows. O evento contará com 1.400 pessoas, que atuarão como cordeiros, dando cobertura a 1.500 músicos distribuídos por toda cidade, em oito palcos diferentes.
No desfile das tribos de índios e escolas de samba, que acontece amanhã e segunda-feira (23), na avenida Duque de Caxias, na Ribeira, serão montadas arquibancadas para 2.500 pessoas.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carlos Eduardo distrubuiu carta aberta às mulheres da Zona Norte

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSB), distribuiu 40 mil exemplares de uma ‘‘Carta aberta às mulheres da Zona Norte’’ na qual denuncia que a atual administração ainda não colocou em funcionamento a Maternidade Dr. Leide Morais, inaugurada em dezembro passado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. Carlos Eduardo argumenta que deixou a maternidade praticamente pronta para funcionar, faltando só um gerador que foi instalado no início de janeiro. Para ele, a demora para se abrir a maternidade é ‘‘um ato de politicagem’’ da gestão da prefeita Micarla de Sousa (PV). Na carta, o ex-prefeito destaca que a construção da maternidade foi a realização de um sonho, e que a unidade de saúde dispõe de equipamentos de última geração e equipes médicas e técnicas contratadas por concurso, podendo realizar 300 partidos por mês.Carlos Eduardo critica a justificativa da prefeitura de que a maternidade não foi aberta ainda porque será transformada no primeiro Hospital da Mulher da capital. ‘‘Este ato mesquinho penaliza as mulheres da Zona Norte, que para fazerem seus partos são obrigadas a procurar o Hospital Santa Catarina ou a Maternidade Januário Cicco, já superlotados’’, ressalta. No entendimento de Carlos Eduardo, Micarla não abriu a maternidade porque quer reinaugurar o que já está pronto, para não admitir que a obra - que custou R$ 7,6 milhões - foi realizada por sua administração. ‘‘Esta grave denúncia se justifica porque como cidadão continuo a manter meu compromisso com a cidade, mesmo tendo deixado o honroso cargo de prefeito’’, diz o ex-prefeito, finalizando a carta. Fonte: DN

Micarla entrega chave da cidade ao Rei Momo

Está aberta oficialmente a folia de momo em Natal. A largada foi dda quinta-feira (19), com a entrega da chave da cidade pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, ao rei momo natalense 2009, Francisco das Chagas e a rainha do carnaval, Débora Oliveira Santos. Durante a abertura, realizada no largo do colégio Atheneu no 13º Baile de Máscaras, o presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), César Revoredo, destacou a realização do roteiro “Caminhos da Folia”.
Revoredo ressaltou que Carnaval deste ano conta com a criação do “Caminhos da Folia”, que são roteiros previamente traçados pelos organizadores do evento, criados com o objetivo de facilitar a organização da limpeza, iluminação e segurança públicas. “Também já estamos distribuindo folders com toda a programação do Carnaval para a população nos pólos culturais e para a imprensa”, acrescentou.
A festa carnavalesca começou nesta ontem em todos os pólos multiculturais. Entre as atividades programadas, o bloco Redinha dos Meus Amores, anima os foliões na Redinha, saindo da praça do Cruzeiro, a partir das 20 h. Nas Rocas, o bloco Piabinha sai saiu às 17 horas. No Centro Histórico da Cidade Alta, o Bloco Cabeça Feita, cai na folia às 17 horas. No Alecrim, o bloco Cheiro do Alecrim, sai às 18h30.