Vida natural

sábado, 24 de março de 2012

Bebeto fará alerta sobre segurança no trabalho na Arena das Dunas


O craque Bebeto, membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, participa às 15h30 da próxima quarta-feira (28), do segundo ato público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil, no canteiro de obras do estádio multiuso Arena das Dunas. O primeiro ato foi realizado nas obras do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 2 de março.
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen dirigirá a solenidade que faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lançado pelo TST em maio de 2011, e reunirá trabalhadores, autoridades e representantes da construtora OAS responsável pela obra, para que todos se engajem nesse esforço da Justiça do Trabalho de prevenir acidentes atuando como multiplicadores das medidas de prevenção e segurança.
O ato público contará ainda com a participação do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) desembargador Ronaldo Medeiros, da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e de representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Serviço Social da Indústria (SESI), do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, dentre outras entidades.
“O Brasil busca voltar a ser o primeiro colocado numa Copa do Mundo, mas não queremos estar entre os primeiros lugares mundiais em número de acidentes de trabalho na construção civil e juntos podemos reverter este quadro”, disse a governadora Rosalba Ciarlini ao saber das metas de prevenção que setor almeja obter tendo em vista que o Brasil é o 4º no ranking.
Na opinião de Bebeto, a preocupação com a família deve ser o incentivo principal para que os operários tomem todos os cuidados necessários enquanto estiverem nas obras. “Uma vez entrei no campo para o treino sem caneleira, e o Zico me mandou voltar. Eu obedeci, claro”, brincou Bebeto durante o primeiro ato público na cidade do Rio de Janeiro.
Durante o ato público na Arena das Dunas o jogador Bebeto, autoridades, convidados e trabalhadores da obra assistirão a um vídeo educativo e poderão visitar a Arena das Dunas que vai abrigar quatro partidas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A área tem 45 hectares, entre as duas principais avenidas da zona sul de Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde um já dia existiu um estádio de futebol e um ginásio de esportes, homens e máquinas trabalham diariamente na obra da Arena das Dunas (que atualmente tem 21% da obra concluída) terá capacidade para receber 42 mil pessoas.
Acidentes
A construção civil lidera o ranking de acidentes de trabalho com mortes no país. De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social, em 2010 foram 54.664 ocorrências, dos quais 36.379 se enquadram como "acidentes típicos", como as quedas em altura – que é a causa mais comum de lesões e morte – e os acidentes em trabalhos de escavação e movimentação de cargas.
No mundo inteiro, os trabalhadores da construção civil têm três vezes mais probabilidades de sofrer acidentes mortais e duas vezes mais de sofrer ferimentos. Com a atual construção de grandes usinas hidrelétricas no país e de obras voltadas para a Copa do Mundo em 2014 e para as Olimpíadas em 2016, a preocupação é a de que o aquecimento da construção civil acabe repercutindo também num aumento do número de acidentes.
O Anuário Estatístico da Previdência Social revela que, em 2001, ocorreram no país cerca de 340 mil acidentes de trabalho. Em 2007, o número elevou-se para 653 mil e, em 2009, chegou a preocupantes 723 mil ocorrências, dentre as quais foram registrados 2.496 óbitos. Foram quase sete mortes por dia em virtude de acidente de trabalho.
A Previdência Social despende, anualmente, cerca de R$ 10,7 bilhões com o pagamento de auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadorias e, segundo o economista José Pastore, o custo total dos acidentes de trabalho é de R$ 71 bilhões anuais, numa avaliação subestimada.
Este valor representa 9% da folha salarial anual dos trabalhadores do setor formal do Brasil, e reúne os custos para as empresas (seguros e gastos decorrentes do próprio acidente) e para a sociedade (Previdência Social, Sistema Único de Saúde e custos judiciários).
Programa Nacional
A intenção do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lançado pelo TST e pelo CSJT, em parceria com os ministérios da Saúde, Previdência Social, Trabalho e Emprego e a Advocacia-Geral da União,  é reverter o cenário de crescimento do número de trabalhadores vítimas de acidentes.
A segunda etapa do programa é centrada no setor da construção civil, e prevê a realização de outros 10 atos públicos semelhantes em obras de reforma ou construção de estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e as grandes obras de infraestrutura atualmente em curso no país.

Governadora Rosalba Ciarlini prestigia posse de nova presidente da Amarn


“O Rio Grande do Norte é um estado conhecido pela força de nossas mulheres, e mais uma vez uma grande mulher ocupa seu lugar no cenário do nosso Estado”, disse a governadora Rosalba Ciarlini nesta sexta-feira (23) na posse da juíza Hadja Rayanne Holanda de Alencar como nova presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn).
Em 57 anos de existência da instituição, é a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo de presidente.  A magistrada sucede o juiz Azevêdo Hamilton Cartaxo e deverá estar à frente da Amarn pelos próximos três anos.
“Tivemos mulheres como Celina Guimarães, Nísia Floresta, Clara Camarão e muitas outras que marcaram a história do RN, e tenho certeza de que a juíza Hadja Rayanne também deixará uma marca positiva”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.
A nova presidente destacou o bom trabalho realizado pelo antecessor e afirmou que o momento atual dos órgãos ligados à justiça no Estado, apesar de difícil, é também o anúncio de mudanças. “Hoje a Amarn é uma expectadora da atual situação, mas acompanhamos com atenção, e com a expectativa de que tudo seja apurado e que os valores de integridade sejam fortalecidos”, disse Hadja Rayanne.
Também participaram da solenidade o Consultor Geral do Estado, José Marcelo; o secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho; a Defensora Geral do Estado, Jeane Karenina; a desembargadora Judite Nunes; o procurador geral de justiça, Manoel Onofre; o deputado estadual Hermano Moraes, representando a Assembleia Legislativa do Estado; o vereador Luis Carlos, representando a Câmara Municipal do Natal e outras autoridades.

Rogério Marinho debate Plano Nacional de Educação com secretária Betânia Ramalho


O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) se reuniu nesta sexta-feira (23) com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, na própria sede da pasta, no Centro Administrativo. No encontro, o parlamentar recebeu algumas sugestões e conheceu projetos que serão implantados pelo governo potiguar neste setor.
Coordenador do PSDB na Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Rogério Marinho está reunindo informações sobre a real situação do sistema público de ensino para defender mudanças durante a votação do Plano Nacional de Educação (PNE).
Autor de dezenas de emendas ao projeto, Rogério Marinho defende o investimento de 10% do PIB brasileiro para a Educação, além de uma ampla reforma no ensino médio do país. O parlamentar apresentou propostas de flexibilização e racionalização deste ciclo do ensino. A expectativa é que o PNE seja analisado pelos parlamentares ainda neste primeiro semestre.

Gesane cumpre agenda intensa em São José


A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) cumpriu ontem, dia 23, uma agenda intensa no município de São José do Mipibu, ao lado da vereadora Kélia Serafim (PSD).
A programação de Gesane começou pelo Encontro Regional de Mobilização Social pela Educação, que reuniu diversas autoridades da área no CAIC, para discutir a parceria família e escola. A deputada é autora da lei 9.503/11, que instituiu o movimento no Rio Grande do Norte.
Em seguida, Gesane visitou as instalações do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros. Na companhia da diretora geral da unidade, Célia Serafim, a deputada conversou com profissionais e usuários sobre possíveis melhorias para o Hospital.
De lá, a deputada seguiu para a casa paroquial, onde acontecia o almoço de apresentação do arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira, para a sociedade mipibuense, anfitriado pelo Padre Matias, pároco do Município.
Já no início da tarde, Gesane foi conhecer o trabalho da Associação Comunitária de Comunicação e Cultural, ciceroneada pelo colega de Assembleia Legislativa, deputado Fábio Dantas (PHS). Lá, a deputada e a vereadora Kélia concederam entrevista ao vivo à rádio FM Olho D’água, no programa “A Tarde é Show”.
“Sempre tive uma relação muito estreita com São José e sou muito grata à confiança que os mipibuenses depositam em mim. Como representante do Município, gosto de estar em contato, para saber quais são as necessidades e como posso ajudar”, considerou Gesane, que, nas eleições de 2010, recebeu 1.096 votos em São José, ficando entre as deputadas mais votadas do Município.

Empresário é homenageado na Assembleia com título de cidadania


O deputado Hermano Morais-PMDB disse esta manhã, ao entregar o título de cidadania do Rio Grande do Norte ao empresário paulista Edgar Gleich, que era um reconhecimento do frutífero trabalho que ele realiza através da Casa do Menor Trabalhador em prol dos jovens potiguares há muitos anos.
“Sinto-me honrado em homenagear com o título de cidadão norteriograndese o empresário Edgar Gleich, fundador do Instituto George Mark Klabin e colaborador da Casa do Menor Trabalhador em Natal. Através do Instituto GMK, ele colabora com a nossa juventude, preparando-a para o mercado de trabalho”, afirmou.
Hermano destacou que desde 2002 o Instituto GMK realiza em Natal um programa que oferece instrumentos para a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social através da Casa do Menor Trabalhador, onde foram qualificados milhares de jovens, quase todos inseridos no mercado de trabalho, com o apoio da União Brasileira-Israelita de Bem Estar Social.
Ao agradecer a homenagem, Edgar Gleich disse que recebia comovido o título de cidadão. “Este título mostra que o caminho da promoção social é validado e deve ser trilhado por todos. Às empresas do Rio Grande do Norte agradeço a parceria e as convido a participar cada vez mais, contratando, financiando conosco, produzindo mais e melhores cursos”, disse.
O empresário fez um agradecimento às famílias do Rio Grande do Norte “por nos confiar seus filhos – nossos alunos – pois neles estão nossa aposta e nosso verdadeiro propósito e por eles estou aqui hoje perante esta Assembleia recebendo esse título”.
A sessão solene de entrega do título foi presidida pela deputada Márcia Maia.

Governo do Estado abre 5.400 vagas de cursos profissionalizantes no Pronatec 2012


Governo do Estado az nesta segunda-feira (26), a apresentação da oferta de dos cursos do ano letivo de 2012 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecendo 4.604 novas vagas para os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e 867 vagas para os Cursos Técnicos Profissionais de Nível Médio (TEC) em 13 municípios de diferentes regiões do Rio Grande do Norte.
O lançamento será às 9h, no auditório da Governadoria, com as presenças da governadora Rosalba Ciarlini, da secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, e de dirigentes dos parceiros do Protanec – SENAC, SENAI, UFRN e IFRN. O Pronatec irá atender a alunos de 90 Escolas Estaduais com cursos voltados para a Qualificação e a Educação Profissional Técnica. As inscrições ocorrem nas escolas participantes e no site www.pronatec.rn.gov.br
Programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SEEC), em parceria com o Governo Federal, o Pronatec oferece cursos de Educação Profissional no SENAI, IFRN, UFRN e SENAC. Os cursos de Formação Inicial Continuada têm carga horária mínima de 160 a 360 horas e beneficiam diretamente a estudantes do Ensino Médio (2ª e 3ª séries) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os cursos de Formação Técnica têm o mínimo de 800 a 1.200 horas de carga horária e são destinados, de forma concomitante (contraturno das aulas), aos estudantes do Ensino Médio. A oferta de cursos segue as potencialidades e tendências de mercado regionais, e ocorre nos períodos matutino, vespertino e noturno.
“Diante do quantitativo da oferta disponibilizada para o primeiro semestre e o quantitativo de escolas da rede, foi necessário estabelecer critérios para a atuação do Programa nesse primeiro momento. Critério com relação à oferta, ao perfil da clientela e ao contexto sócio econômico da região, com prioridade para os municípios onde há sede ou possibilidade de atuação das instituições ofertantes”, informa a subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC, professor Isabel dos Santos Pinheiro.
A SEEC, mesmo considerando os ajustes iniciais, aplicou todos os esforço para beneficiar com a oferta dos cursos profissionais do Pronatec, todas as regiões do Rio Grande do Norte, dividindo o programa em quatro pólos – Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.
Inicialmente, estão sendo contempladas 40 Escolas Estaduais em Natal, 16 em Mossoró, quatro em Caicó, quatro em Santa Cruz, quatro em Assu, duas em Pau dos Ferros, e mais 20 espalhadas nos municípios de Parnamirim, Macaíba, Ceará Mirim, São Gonçalo, Arês, Goianinha e Maxaranguape.
Entre os cursos que estão sendo ofertados estão os de Mecânico de Manutenção de Motores a Diesel; Operador de Sonda de Perfuração; Soldador no Processo Eletrodo Revestimento Aço Carbono e Aço Baixa Liga; Soldador no Processo T.I.G. em Aço; Mecânico de Usinagem; Mecânico de Manutenção de Motocicleta; Instrumentista Industrial; Operador de Computador; Programador Web; e Montagem e Manutenção de Computadores.
Os cursos que serão ofertados dentro das vagas pactuadas com o IFRN para 2012 começarão no segundo semestre. “Em razão da metodologia de operacionalização do Programa por parte do IFRN, as vagas pactuadas para 2012 só serão disponibilizadas para as escolas no segundo semestre do ano”, explicou a professora Isabel Pinheiro.
A Secretaria de Estado da Educação e os parceiros do Pronatec trabalham com a perspectiva de uma maior expansão na oferta de cursos de qualificação profissional e de vagas para o segundo semestre. “O objetivo é expandir a oferta de forma significativa já no segundo semestre, de forma a atender a um número cada vez maior de estudantes da rede e abrangendo a atuação do Programa aos vários municípios do estado”, finalizou a subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC.

A Assembleia Legislativa lança, nesta terça-feira (27), o Projeto “Assembleia na Copa”, que irá ofertar cursos de inglês, em três módulos, por meio do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP). O objetivo é inserir o legislativo estadual nas ações da sociedade norte-rio-grandense em apoio à realização da Copa do Mundo de 2014 em Natal. Na oportunidade serão firmados protocolos de cooperação com instituições comunitárias que se dispuseram a participar como parceiras. Podem participar do processo pessoas da comunidade que comprovadamente estiverem engajadas no mercado de trabalho na área de turismo e afins.
A finalidade do curso é qualificar profissionais no idioma inglês para atuar no período da Copa, nos mais diversos setores. As instituições comunitárias que participação da fase inicial do projeto são a Casa do Bem, em Mãe Luiza, a UERN, através do Complexo Cultural de Natal, no bairro Potengi (Zona Norte), o Conselho de Moradores de Candelária – CONACAN, e a Associação dos Moradores dos Parques Residenciais de Ponta Negra e Alagamar-AMPA, em Ponta Negra. Para atender também a Zona Oeste da capital, o ILP está articulando contatos com as instituições comunidades para identificar qual delas manifesta interesse e está dotada de infraestrutura para receber a clientela.
As aulas terão início dia 02 de abril.  Serão oferecidos cinco cursos de inglês, sendo um em cada instituição, funcionando também um na sede do ILP. Constarão de três módulos, num total de 120 horas, distribuídas em 40 horas para o nível inicial, 40 para o nível intermediário e 40 para o avançado. Os cursos funcionarão dois dias por semana (o turno e os dias ficam a critério da instituição parceira), tendo a aula duração de duas horas. Os professores e o material didático são de responsabilidade do ILP.
No ato de inscrição, o interessado deve comprovar seu engajamento no mercado de trabalho e na área de turismo ou afins, e indicar se mora na comunidade sede da instituição ou nas proximidades. A seleção será feita pelo ILP, com a assistência da entidade parceira, e se dará mediante a observância de critérios de prioridade. Em qualquer nível de prioridade, prevalecerá a ordem de inscrição.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Em Santana do Matos AL Cidadã consolida sucesso dos serviços à população


As sessenta crianças atendidas pela Associação de Educação Especial Tia Maria (AEETM), no município de Santana do Matos, tem uma rotina regular, que adiciona às lições escolares o carinho de todos os voluntários no projeto. Somente há pouco mais de um ano a associação ganhou sede própria, mas sobrevive ainda de doações. Nesta quarta-feira (20) seus alunos tiveram um dia especial: com a presença da Assembleia Cidadã na cidade, a manhã foi de consulta ao pediatra.
O fato poderia não carregar nada de excepcional, não fosse por um detalhe: Santana do Matos, assim como muitos municípios do RN, tem déficit de várias especialidades médicas. E a Pediatria é uma delas. “A demanda aqui por esse tipo de atendimento é imensa. Hoje foi um dia muito especial para nós, pois só quem tem melhores condições financeiras consegue levar suas crianças para serem atendidas em outras localidades”, disse sorridente Maria Auzanete Dantas, uma das mães voluntárias da associação. Além da consulta ao pediatra, o dia diferente também foi marcado por jogos de recreação que conquistaram a atenção dos pequenos e empolgaram também os seus pais.
O atendimento a crianças especiais foi uma das novidades desta que é a 13ª edição. É exatamente esse o propósito do Assembleia Cidadã, que fica nesta quarta e quinta-feira (21 e 22) em Santana do Matos: levar ações e serviços que ainda não chegaram – ou que existem, mas não suprem completamente as demandas – aos municípios do RN. As ações estão sendo realizadas no Ginásio David Azevedo de Araújo e na Escola Estadual Aristófanes Fernandes.
Desde sua estreia, em 2007, na cidade de Apodi, o projeto vem se fortalecendo cada vez mais, com a aceitação e procura dos moradores e também com o apoio dos municípios e de parceiros importantes que contribuem diretamente para o sucesso do AL Cidadã: IFRN, governo do Estado, através do Itep e Proerd, Sesc, Senac, Benfam e Banco Santander.  Em Santana do Matos os números devem superar a expectativa dos organizadores, visto a grande participação já no primeiro dia: “Antes de definir o que vamos oferecer, fazemos uma reunião na cidade anfitriã a fim de saber as maiores demandas”, disse a coordenadora Magaly Cristina.
Proximidade
Educação, Saúde e Ação Social. É sob esta tríade que o Assembleia Cidadã vem se consolidando. O stand de Saúde Bucal é uma atração à parte, com a presença maciças de crianças recebendo instruções para uma escovação correta, a fim de evitar as cáries. Atentas, elas não perdem um detalhe das explicações e ao final levam para casa um kit com creme dental, escova e um livrinho de bolso ilustrado com as técnicas para uma boa escovação.
Os stands da Saúde eram uma mostra da boa acolhida da população. E a situação das vizinhas Leonor Luzia da Conceição, 83, hipertensa e Vera Lúcia dos Santos, 58, ilustram bem o dia-a-dia de quem não tem acesso ao médico com facilidade. Vera, vizinha e cuidadora de dona Leonor, levou esta para verificar a pressão e a glicose e ser medicada: “Para nós foi uma benção poder ter assistência médica pertinho de casa”, disse.

Serviços AL Cidadã:
  1. ÁREA AÇÃO SOCIAL
·   OFICINA DE SABONETES ARTESANAIS;
·   OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS;
·   OFICINA DE ARTESANATO - BISCUIT
·   OFICINA DE SABÃO ECOLÓGICO;
·   1ª VIA DA CÉDULA DE IDENTIDADE A PARTIR DOS 08 ANOS DE IDADE
 (2 fotos 3x4, original do registro de  nascimento ou  fotocópia autenticada);
·   CARTEIRA DE TRABALHO A PARTIR DOS 14 ANOS (2 fotos 3x4, original  do registro de nascimento ou ID);
·                           CPF
·   CORTE DE CABELO (Parceria com SENAC).

2. ÁREA SAÚDE
·   SAÚDE BUCAL – Orientação, Higiene Bucal e Aplicação de Flúor;
·   SAÚDE INFANTIL (atendimento médico – zero a 12 anos);
·   DERMATOLOGISTA;
·   MASTOLOGISTA;
·   CLÍNICA GERAL / DIABETES E HIPERTENSÃO (Adulto);

3. ÁREA EDUCAÇÃO
·       RECREAÇÃO – Atendimento ao público infantil, distribuição de revistas educativas e lápis para colorir, sorteio de brinquedos, animadores;
·       BRINQUEDOS ARMADOS (Cama Elástica e Pula-pula);
·       OFICINA DE BRINQUEDOS POPULARES (estudantes e professores);
·       OFICINA DE PREVENÇÃO DE DROGAS – PROERD (estudantes).
·       OFICINA DE EDUCAÇÃO PARA SAÚDE
·       ESPAÇO DE LAZER (Jovens, adultos e 3ª idade);
·       APRESENTAÇÕES CULTURAIS.

Preservação do aquífero Jandaíra será garantida com uso sustentável de água



A necessidade de uma solução para acabar o engarrafamento na BR 110- entrada de Natal- levou a governadora Rosalba Ciarlini a propor ao ministro dos Transportes, José Paulo Passos, a elaboração do projeto pelo governo do Estado. “Ministro, se é para a obra sair mais rápido, o governo assume o projeto e o fará em sintonia com os técnicos do Denit”, assegurou a governadora, nesta quarta-feira, 21.
Rosalba foi recebida em audiência pelo ministro Passos acompanhada do líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves, que respaldou os pleitos do governo em nome da bancada potiguar. “A bancada está unida em torno desses projetos que vão salvar vidas e são essenciais para o desenvolvimento do Estado”, falou Henrique.
A governadora argumentou que a construção de um complexo viário (viaduto) na BR 110, altura da Avenida Maria Lacerda, resolverá um dos problemas mais críticos do trânsito da capital.  A obra que custará em torno de R$ 17 milhões é considerada fundamental para solucionar os problemas atuais e, principalmente, para a Copa do Mundo, já que esse é um dos principais acessos para o estádio Arena das Dunas.
Rosalba também apresentou como prioridade, um viaduto no gancho de Igapó. O diretor regional do DENIT, Ézio Gonçalves, assegurou que até o final de maio, o projeto ligando Natal a São Gonçalo do Amarante vai estar pronto. A obra está estimada em R$ 35 milhões.
Outras duas obras foram reivindicadas. A duplicação da BR 304, trecho conhecido como Reta Tabajara e a estrada do Cajueiro (BR 437) que liga Mossoró ä região do Baixo Jaguaribe, no Ceará.
O projeto de duplicação dos 26 km da Reta Tabajara está em fase de conclusão, mas ainda sem orçamento definido. Já a estrada do cajueiro, com 32 km de extensão no Rio Grande do Norte, deverá custar em torno de R$ 35 milhões, conforme cálculos apresentados pelo Denit.
O ministro Passos garantiu que com a conclusão dos projetos, licenciamento ambiental e licitação, as obras devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano. E anunciou que pretende ir ao Estado dar a ordem de serviço.
Texto: Aglair Abreu
Fotos: Mariana di Pietro 

Natal será a primeira sede da Copa a receber o novo presidente da CBF


O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, aceitou convite da governadora Rosalba Ciarlini para ir ao Rio Grande do Norte.  “A governadora fez o convite para acompanharmos as obras da Copa e iremos com muito prazer”, anunciou o presidente em entrevista coletiva, nesta terça-feira, em Brasília.
Natal abrirá o cronograma de visitas oficiais que o novo presidente da CBF fará às capitais que serão sede da Copa do Mundo. A data ainda não está marcada, mas deve acontecer nos próximos dias.
Rosalba teve encontro com Marin no gabinete do senador José Agripino. E na rápida conversa falou sobre construção do estádio Arena das Dunas, as obras de mobilidade urbana e da rede de saúde que está montada especialmente para o mundial. “O governo está trabalhando intensamente para fazer de Natal uma das maiores sedes da Copa. Rosalba conta com o apoio de toda a bancada do Estado no Congresso”, assegurou Agripino.
Questionado sobre o apoio dos parlamentares para a Lei Geral da Copa, Marin preferiu não entrar em detalhes, convidando a governadora potiguar a falar aos jornalistas sobre os preparativos de Natal para a Copa. A votação da Lei Geral da Copa prevista para ontem (20) foi adiada em função da não definição da data de votação do novo Código Florestal.

TRT-RN: 2a Vara do Trabalho de Natal pagou R$ 23 milhões a seus reclamantes


Entre os pontos positivos destacados pelo corregedor Ronaldo Medeiros em relação à atuação da 2ª Vara do Trabalho de Natal, estão o uso efetivo das ferramentas eletrônicas (Bacen Jud, Renajud e Infojud) e a presença de sentenças líquidas em todos os processos julgados pela Vara.
Outro ponto positivo foi a análise de todos os processos que se encontravam em arquivo provisório para um possível prosseguimento da execução, com a utilização das ferramentas eletrônicas à disposição da vara.
Por último, a 2ª Vara de Natal destacou-se pelos altos valores pagos aos reclamantes em decorrência de execução e acordo, bem como dos recolhimentos a título de contribuição previdenciária, imposto de renda e custas processuais.
Os valores pagos pela 2 ª Vara do Trabalho de Natal a seus reclamantes somaram R$ 19.297.472,25, em decorrência de execução, e mais R$ 3.929.646,04 por meio de conciliação.
Para a Previdência Social, a vara arrecadou R$ 1.678.219,20 e para a Receita Federal foram mais R$ 1.052.600,37 em imposto de renda. Fora R$ 427.662,69 em custas processuais.
Esses dados fazem parte do relatório da correição ordinária realizada pelo presidente e corregedor do TRT-RN, desembargador Ronaldo Medeiros na 2ª Vara de Natal, que é dirigida, desde maio do ano passado, pelo juiz Luciano Athayde Chaves.
Ata – Em janeiro e fevereiro de 2012foram pagos aos reclamantes R$ 1.402.302,39 via execução e mais R$ 210.762,30 em acordos. Em contribuição previdenciária foram R$ 294.300,02 e mais R$ 80.613,33 a título de imposto de renda. Só de custas processuais foram R$ 25.510,47.
Em fevereiro de 2011, a 2ª Vara do Trabalho de Natal tinha 8.536 ações em tramitação. Em fevereiro desse ano, essa quantidade caiu para 7.208 processos, representando uma redução de 15,56% no volume de processos.
Durante o ano de 2011, a vara recebeu 1.650 novas ações que, somadas ao resíduo de 3.481 processos de 2010, totalizam 5.131 execuções em tramitação na 2ª Vara.
Nesse período, foram encerradas 1.271 ações. Mesmo assim, o saldo de processos tramitando nesta fase ainda era de 3.860 processos, no final de dezembro de 2011.
Entre janeiro e fevereiro desse ano, a vara encerrou 210 execuções e deu início a outras 33. Atualmente, se somados os números de 2012, com o saldo remanescente de anos anteriores (3.860 ações), a 2ª Vara tem 3.893 processos sentenciados, à espera de execução.
No ano de 2011, ainda foram encerradas 559 ações de execução previdenciária e outras 610 foram iniciadas, o que aponta uma taxa de congestionamento de 77,11% e uma taxa de produtividade em relação aos processos recebidos de 91,64%.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, 224 execuções previdenciárias foram encerradas e outras 13 foram iniciadas. Somadas ao saldo remanescente de anos anteriores (1.883 processos), a 2ª VT de Natal totaliza o número de 1.896 processos de execução previdenciária.
Metas – Durante o ano passado, a vara não cumpriu a Meta Nº 3 do Conselho Nacional de Justiça, porque não julgou uma quantidade igual ao total de processos de conhecimento distribuídos em 2011 e parcela do estoque.
Para 2012,  a 2ª Vara do Trabalho de Natal tem como desafio o cumprimento das três Metas Gerais do Conselho Nacional de Justiça: julgar mais processos de conhecimento do que os distribuídos, em 2012 e julgar, também, até 31/12/2012, pelo menos, 80% dos processos distribuídos em 2008 na Justiça do Trabalho.
A terceira meta a ser perseguida pela 2ª Vara do Trabalho de Natal é o aumento em 10% o do número de execuções encerradas em relação a 2011.

Experiência exitosa de inclusão de jovens com Síndrome de Down na AL RN


No dia em que o mundo inteiro volta o olhar para os portadores da Síndrome de Down, a Assembleia Legislativa se orgulha em realizar um projeto inédito entre as Casas Legislativas de todo o país. Desde agosto de 2011, três jovens com Síndrome de Down fazem parte do quadro de servidores da Assembleia. Manuela Araújo, Filipe Medeiros e Kalina Falcão trabalham na Casa com dedicação e seriedade. Seja no Plenário, durante as sessões ordinárias ou nos eventos promovidos pela AL, os três estão sempre dispostos a servir, aprender e antes de tudo, ensinar. A presença deles tem mostrado a todos que circulam pelos corredores da Assembleia que o respeito afasta as diferenças.
Para o presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta, a Assembleia tem dado aos três jovens a oportunidade de exercerem sua cidadania. “A inclusão destes três jovens com Síndrome de Down na Assembleia é um gesto simples da nossa gestão, mas que tem um significado enorme. Conviver com Manuela, no plenário, e com Filipe e Kalina, nos eventos da Casa tem sido um prazer e um grande aprendizado. Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, dedico o dia de hoje aos três funcionários especiais da AL: Manuela, Filipe e Kalina”, declarou o deputado.
O projeto de inclusão dos jovens com Síndrome de Down é fruto de uma parceria entre a Assembleia Legislativa, a Associação de Síndrome de Down do RN e Associação de Pais e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB). A presidente da Associação de Síndrome de Down do RN, Glauciane Santana explicou que através de um convênio, a entidade capacita jovens e encaminha às instituições parceiras. “A Assembleia deu uma oportunidade ímpar a esses jovens. É a coroação de um trabalho de anos, da dedicação das famílias que colocam seus filhos na escola, formam e que agora entram no mercado de trabalho”, declarou.
A presidente da Associação disse ainda que a oportunidade dada pela AL prova que é possível, com boa vontade, dar espaço para os portadores de Síndrome de Down. “Espero que a iniciativa da AL sirva de exemplo para outras instituições. Sendo capacitados, eles estão aptos a desenvolver habilidades para atuar em qualquer empresa. Sabem trabalhar em equipe, respeitar hierarquias e desenvolver um trabalho como qualquer outra pessoa”, disse Glauciane.
O chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa, Pádua Martins parabenizou a iniciativa da presidência da Casa e não escondeu o orgulho em trabalhar com Kalina, Manuela e Filipe. “Aprendi muito com eles, que são pessoas claras, objetivas. Os três possuem um comportamento exemplar, etiqueta. Estão ajudando muito todos que trabalham no cerimonial, na recepção de convidados, na condução das autoridades que passam pela Casa, no Plenário. Gostaria de ter mais jovens como eles aqui”, afirmou Pádua.

terça-feira, 20 de março de 2012

Felipe Maia: “Caminho natural do DEM é apoio a Rogério Marinho”



O deputado federal Felipe Maia (DEM) disse nesta terça-feira (20) que o seu partido deverá apoiar a pré-candidatura do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) a prefeito de Natal. A afirmação surge no mesmo dia em que o Democrata pediu para retirar seu nome das pesquisas de intenção de voto feitas pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon).

Em entrevista a O Jornal de Hoje, que circula na tarde desta terça, Felipe disse que “hoje, o caminho natural do DEM é o apoio a Rogério Marinho” no pleito que se aproxima. O parlamentar acrescentou ainda que esta é a possibilidade “mais provável” para seu partido.

Felipe Maia acrescentou ainda que acredita no potencial de crescimento de Rogério Marinho nas pesquisas, e afirmou que o pré-candidato a prefeito pelo PSDB “é um profundo conhecedor dos problemas e tem suas soluções para a cidade. É um sujeito aplicado, estudioso, que conhece os problemas da cidade e já tem em mente as soluções.”

A matéria completa está disponível na edição desta terça-feira de O Jornal de Hoje.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Assembleia homenageia juiz Azevedo Hamilton Cartaxo com título de cidadão norte-riograndense



“Para mim, este título é a representação de um sentimento, do relacionamento de amor que tenho com esta terra”. As palavras são do juiz cearense, Azevedo Hamilton Cartaxo, atual presidente da Associação dos Magistrados do RN (AMARN) que recebeu hoje (19) o título de cidadão norte-riograndense, durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa. Proposta pelo deputado Gilson Moura (PV), a solenidade homenageou ainda os 57 anos da Associação. “O amor é fruto de afinidade espiritual. Se não for criada num instante, não será criada ao longo dos anos ou das gerações. O Rio Grande do Norte me acolheu desde o primeiro momento”, declarou.

Especialista em Direito Constitucional pela Escola da Magistratura do RN/UNP e formado em direito pela UFRN, o juiz nasceu em 1973, em Juazeiro do Norte (CE). Há dez anos iniciou sua carreira na magistratura, passando por diversas comarcas do interior, como Caraúbas, Parnamirim e Natal, onde está atualmente. Sua atuação em Caraúbas lhe rendeu um título de cidadão daquela cidade. “Azevedo Hamilton sempre esteve atento às novidades. Entrou para a magistratura aos 27 anos e fez toda a sua carreira jurídica aqui no RN. Na Associação realizou um trabalho incansável em busca de melhorias para os magistrados”, declarou o deputado Gilson Moura, autor da homenagem.

O parlamentar ainda falou sobre o papel da Associação de Magistrados no estado. “Nesses 57 anos, a AMARN teve e tem um papel fundamental na promoção da integração entre os juízes. É comum ouvirmos falar da morosidade do Judiciário. Mas são comentários de pessoas que não conhecem este Poder. São milhares de processos nas mesas dos magistrados e julgar a vida humana não é tarefa fácil. Quando se busca  se busca melhorias para o trabalho de um juiz, estamos lutando pelos nossos direitos. A  AMARN, ao longo dos 57 anos, teve 13 presidentes de excelente qualidade técnica e moral que construíram o nome da entidade”, afirmou Gilson.
O homenageado, Azevedo Hamilton fez um discurso emocionado, falou sobre sua infância no interior e como as experiências no sertão, já como juiz, o ajudaram a compor o profissional de Direito que é hoje em dia. “Conviver com a pobreza, a simplicidade me ajudaram muito. Aprendi que não se deve confundir pobreza com falta de dignidade. Aprendi que não é preciso falar difícil. Linguagem boa é a que comunica. Ouvi muita gente no sertão, aprendi expressões novas e compreendi a realidade digna, sofrida e alegre dos sertanejos. Só quem entende a realidade do outro pode ter sensibilidade para julgar”, disse.
O magistrado lembrou o caminho percorrido antes de ingressar no Judiciário, quando foi office boy no Banco do Brasil. “Foi lá que aprendi o valor do esforço, da pontualidade, do trabalho em equipe, da hierarquia e disciplina”, declarou. Sobre a atuação na AMARN, Azevedo afirmou que, assim como os outros 13 presidentes, cabia a ele trabalhar para o crescimento da entidade. “É preciso contribuir para algo maior que si e cujo legado ficara para a sociedade. A AMARN começou humilde e aos poucos se transformou num forte catalisador do poder institucional do Judiciário. Buscamos denunciar a corrupção, onde quer que se encontre. Buscamos transparência e moralidade”, disse.

Fotográfos serão homenageados pela CMN


A Câmara Municipal do Natal fará mensura amanhã, às 18 horas, ao Dia Nacional da Fotografia. Comemorado no dia 08 de janeiro os profissionais da fotografia serão homenageados, através da propositura do vereador Júlio Protásio, em sessão solene no plenário Erico Hackrat. Em razão do recesso legislativo no mês de janeiro, os vereadores decidiram fazer menção a esta data nesta terça-feira para agraciar 21 nomes da fotografia potiguar. Dentre os homenageados estão Lolita do Nascimento Rego, Valdemir Germano da Silva,Canindé Soares, Geovani Sérgio e Vilmar Costa.

RELAÇÃO DOS FOTÓGRAFOS HOMENAGEADOS
NOME
1. Adrovando Claro
2. Aguimarinho Sousa
3. Alex Gurgel
4. Canindé Soares
5. D´Luca
6. Daniel Guerra
7. Eliana Felix da Silva
8. Elpidio Junior
9. Fátima Melo
10.Geovanni Sérgio Rego
11.Jardson Amaral
12.João Maria Alves
13.José Aldenir Joinha
14.Kalina Veloso
15.Kener Paulo
16.Lolita do Nascimento Rego
17.SandroMenezes
18.Valdemir Germano da Silva
19.Vilmar Costa
20.Welington Lima
21.Marcelo Barroso
Fonte:http://www.muitasoutras.com.br/

Arena das Dunas parada


As greves no país do carnaval e da Copa do Mundo continuam…
Foto – Michele Rincon
Agora são os trabalhadores da obra da Arena das Dunas que estão em protesto, quando caminham pela avenida Salgado Filho, com destino a Ribeira.
Eles reclamam que os valores que recebem hoje é o menor do país, além de estarem atrasados.
Por enquanto o ritmo acelerado é apenas do protesto, que congestiona o trânsito e a paciência da Secretaria da Copa.