Vida natural

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Urbana fará mutirão de limpeza na Zona Norte

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA) realizará neste domingo (01/02), durante todo o dia, um mutirão de limpeza na zona norte da cidade. Na ação, a URBANA disponibilizará máquinas, coletores, roçadeiras, além dos caçambeiros e equipes de garis que atuarão nas ruas recolhendo lixo doméstico, entulho e podas
Durante o mutirão será feito também o serviço de drenagem, através da limpeza de lagoas e bocas de lobo. “Intensificaremos o trabalho realizando em todos os pontos que são considerados críticos na zona norte da cidade”, afirmou o diretor de operações da Urbana, Francisco Antônio Costa. “Essa é apenas uma entre tantas outras medidas que serão tomadas com o objetivo de preparar as ruas de Natal para a chegada do inverno”, garantiu o presidente da companhia, Bosco Afonso.

Alunos de 12 escolas da Zona Norte são aprovavados no CEFET/RN

Alunos de 12 escolas que compõem a rede municipal de educação que oferecem o 9º ano do ensino fundamental, tiveram aprovação para os cursos técnicos de nível médio integrado do CEFET-RN. O êxito foi conquistado mediante participação no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – PROCEFET/2009. Segue escola e alunos aprovados:
Adelina Fernandes: Elizama Câmara Jacinto , Amadeu Araújo : Taynara Tâmara Lázaro de Freitas , Luiz Felipe Nascimento Lopes , Rodrigo Victor Barbosa , Thiago Jefferson Lima da Fonseca, Sheyla Maria Oliveira dos Santos, Ricardo Luan Silva de Sousa , Francisca de Oliveira: Andrezza Souza Vale de Araújo, Irmã Arcângela: Alane Priscilla A. dos Santos , Alyne Erica América dos Santos , Evaldo, Severiano Barbosa , Jefferson Luiz da S. Albano , Monique Raiane C. da Silva , Myller Denner da Silva Souza; Iapissara Aguiar de Souza : Anderlayne Barbosa Figueira , Bruno Eduardo, Nascimento da Rocha , Lucas Diego Felipe dos Santos , Lindemberg Silva da Cruz Junior, Luiz Felipe da Silva Ferreira , Rayane Tereza da Silva Costa e Francisca Elaine( José do Patrocínio). Maria Alexandrino Sampaio: Alziro Tony da Silva , Elton Magno de Araújo Siriaco, Ottony Chamberlaine Tavares da Costa ; Maria Madalena Xavier de Andrade: Elielsom Gualdenor Cruz de Brito , Elyab Lázaro Dantas da Silva; Monsenhor José Alves Landim: Agno Marcos Avelino Lopes da Silva , Daniely Raissa Azevedo de Moura , Eduardo de Araújo Candido; Loyze Marina Peixoto dos Anjos , Lucas Fagundes de Oliveira , Suellen de Azevedo Fonseca , Terezinha Paulino: Lucas Nascimento de Medeiros: Waldson José Bastos Pinheiro, Cícera Rayana da Silva Lima , Moema Íris Soares da Silva Thaysa da Silva Barbosa , Vivian Karoline Gomes da Silva e Fabrício Barros de Souza (José Sotero); Isabel Elisa Bandeira Damascena , Nathália do Nascimento Flor, Amanda Cristina Soares Ribeiro; Alessandra Gaudino da Silva , Aliny Batista da Silva ,Bianca Micaele Teixeira Cabral ; Allichy da Silva Santos, Henrique Douglas de Castro Filho , Hugo Wildemberg Assis dos Santos; Jareb Wanderson Moura de Souza

UPA's serão construídas em quatro meses

O ministro José Gomes Temporão garantiu à prefeita Micarla de Sousa que em menos de seis meses as quatro Unidades de Pronto-Atendimentos (UPA’s) que serão construídas em Natal estarão disponíveis para funcionamento. A construção das unidades é uma das prioridades da prefeita.Ela visitou as UPA’s administradas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde constatou a eficiência e funcionalidade das unidades de pronto-atendimento. “
A UPA é um serviço pré-hospitalar fixo, específico para pequenas e médias urgências e emergências, com funcionamento em tempo integral. As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana. Tanto as UPA´s como o Samu são geridos pelo Corpo de Bombeiros, encarregado do atendimento pré-hospitalar no Rio de Janeiro. As UPA´s têm consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Aposentado dedica sua vida ao esporte amador

Diferente de muitos que ao se aposentarem levam o resto da vida a uma vida ociosa, o aposentado Sebastião Mathias, tem dedicado seu tempo disponível para realizar trabalhos voltados para a melhoria de vida de sua comunidade. Militar da reserva, que chegou a jogar em clubes carioca, “Seu Mathias”, como é carinhosamente conhecido pela garotada do conjunto Niterói Zona Norte de Natal, é o atual presidente do Centro Desportivo do Bairro e desenvolve projeto para a melhoria da comunidade. O Centro atualmente administra duas praças de esporte: uma quadra e um campo de futebol.
Ao contrário de muitos centros onde as suas praças estão abonadas, no Niterói a coisa é bem diferente. A quadra de esporte se mantém em excelente estado, cercada, iluminada, com redes de futebol e marcação em perfeito estado. O campo de futebol é cercado e o gramado é cuidadosamente mantido em condições de jogos, com uma pessoa fazendo sua manutenção sistematicamente.

Quadra do Niterói é exemplo de zelo ao patrimônio público

As práticas esportivas também são constantes no Centro Desportivo do Niterói, desde o futebol de campo, até o futsal feminino. Carismático, “Seu Mathias” conseguiu atrair um grupo de pessoas que vem auxiliando no seu trabalho, responsáveis pela manutenção das atividades esportivas no futebol de campo, salão (masculino, adulto, juvenil e feminino), e artes marciais, capoeira, handebol , etc. Mas o que motivou o aposentado tamanha filantropia? A explicação de Mathias é de que sua infância foi pobre, enfrentando dias difíceis no Rio de Janeiro. Vivendo em bairro “barra pesada”, ele entende que foi o amor ao esporte que o livrou do mundo das drogas. “Temos de botar esta garotada para praticar esporte. Só assim eles não ficam com a cabeça vazia”, explica.

Tatiane adere ao sonho de Mathias

O desejo de servir a comunidade tem levado Mathias a sonhar alto. No momento, ao lado da técnica em informática, Tatiane Souza, ele está elaborando um projeto audacioso. Trata-se do “Plantando o Amanhã”, que tem como objetivo assistir a 300 jovens (dos 8 aos 17 anos) do Conjunto Niterói e comunidades adjacentes. Nele, a criança vai ter práticas esportivas, aulas de cidadania, cursos de teatros, informática, aulas motivacionais e acompanhamento psicológico. “O projeto vai incentivar a prática esportiva, melhorar seu desempenho na escola e por fim preparar estes jovens para o mercado de trabalho”, diz Tatiane Souza. Para a voluntária, materializar o projeto de idealizado por Mathias é a realização de um sonho de sua vida. A aproximação com trabalhos sociais aconteceu na vida de Tatiane no Dom Bosco, instituição mantida pela Igreja Católica, no conjunto Pajuçara. “Ao ouvir a intenção de seu Mathias, e sua luta com o esporte no Niterói, me convenci de que deveria dar uma forcinha”.
Além da contribuição de Tatiane, Mathias pretende envolver toda a comunidade. “É preciso que toda a comunidade vista a camisa do projeto”, explica.
Outra característica de Mathias é a cobrança. Para ter acesso a quadra e o campo, ele exige responsabilidade. Pontualidade nos horários e zelo. Ele lembra que o patrimônio é público e precisa ser mantido para o bem de todos. A sua grande preocupação é quanto a manutenção deste patrimônio. Assim, a luta tem sido em levantar recursos para que as praças tenham suas manutenções sistematicamente.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Obras de pavimentação do N. Sa, Apresentação estão paralisadas

As obras de pavimentação do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte, estão paralisadas por determinação da prefeita Micarla de Sousa. “Tomei essa decisão porque foram feitos 80% da pavimentação e apenas 25% da drenagem”, explicou Micarla de Sousa. A prefeita visitou as obras de drenagem do bairro, junto com o secretário de Obras e Viação Demétrio Torres.
No túnel que interliga as lagoas de captação de chuvas dos loteamentos Aliança e Jardim Progresso, localizado na rua José Luis da Silva, Micarla desceu a 11 metros de profundidade do nível da rua, para conhecer in loco as obras. “Fiz isso primeiro para saber como os trabalhos estão e determinar o máximo de agilidade possível para sua conclusão, pois a minha preocupação é acabar com os transtornos dos alagamentos de ruas e residências pelo qual passa a população há vários anos”, contou a prefeita.
O túnel tem aproximadamente 750 metros de extensão, de uma lagoa a outra e um diâmetro de 2,80 metros e será concluído dentro dos próximos 90 dias, de acordo com o engenheiro civil Ari Fernandes de Araújo, da EIT, construtora responsável pela obra.
O projeto prevê a pavimentação de 561 ruas. Até o momento já foram feitas 427, 76% das vias, o que corresponde a 57,7% do total da área. “No entanto, apenas 25% da drenagem foi feita até o momento”, disse o engenheiro da EIT.
A obra está orçada em R$ 65 milhões, sendo 80% do Governo Federal e outros 20% de contrapartida da Prefeitura de Natal. “Os recursos por parte do executivo municipal estão garantidos”, destacou Demétrio Torres. Cerca de 52% deste valor já foi utilizado.
As obras foram iniciadas na administração de Carlos Eduardo, em janeiro de 2008 e têm sua previsão de conclusão para em setembro deste ano, abrangendo os loteamentos do Vale Dourado, Jardim Progresso, Aliança, Jardim Primavera e parte do bairro do Parque dos Coqueiros. As obras beneficiarão 24 mil famílias de Nossa Senhora da Apresentação.

Natal apresenta projeto de arena para Copa 2014

Natal está apostando num arrojado projeto de arena para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Detalhes do projeto do novo estádio foram apresentados ontem(27) pelos membros do Comitê Natal 2014, em coletiva de imprensa realizada na Secretaria Estadual de Administração. O projeto, que já foi entregue à Fifa e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), prevê a completa reurbanização do local onde atualmente está localizado o Machadão e o Centro Administrativo, com a implantação da nova arena para os jogos e de um complexo formado por uma arena multiuso, hotéis, teatro, estacionamento para seis mil veículos, prédios comerciais e um shopping center, além dos Centros Administrativos do Estado e do Município.
Orçado em R$ 300 milhões, o "Estádio das Dunas" (ver fotos na Galeria de Imagens) terá capacidade para 45 mil torcedores e atende a todas as normas de segurança, acessibilidade, localização e infra-estrutura necessárias para sediar eventos de porte internacional, como é o caso da Copa do Mundo de Futebol. O projeto foi elaborado pelo escritório de arquitetura HOK SVE, que é o mais importante do mundo na construção de arenas esportivas, responsável, por exemplo, pela implantação dos estádios Wembley (Inglaterra) e Emirates (do Arsenal) e da Arena Olímpica de Sidney, na Austrália. O novo estádio será construído numa área de 45 hectares onde também será implantado o complexo comercial e os novos Centros Administrativos.
A escolha do Largo do Machadão para implantação da arena se deu por uma série de fatores. "A área tem acesso fácil ao aeroporto, à rodoviária e à rede de hospitais, possui boa cobertura de transporte público e rodovias largas", argumenta. Ele explica que tanto a construção do novo estádio quanto do complexo empresarial e esportivo que será erguido anexo à arena, incluindo os Centros Administrativos do Governo do Estado e da Prefeitura, será feita através de Parcerias Público-Privadas (PPP’s). "Diversos investidores estrangeiros e nacionais, como a Luso Arena (Portugal) e a Salamanca (Fundo de Investimento inglês), já expressarem interesse em participar do projeto. Os governos estadual e municipal entrarão apenas com a cessão do terreno em regime de comodato, pelo período de trinta anos", ressalta Fernando Fernandes.

Micarla de Souza visita "Recreio de Férias" na Escola Palmira de Souza

A prefeita Micarla de Sousa visitou ontem o projeto piloto "Recreio nas Férias", na Escola Municipal Palmira de Souza, no bairro de Santa Catarina, zona Norte de Natal. O projeto faz parte do programa Segundo Tempo do Governo Federal e tem como objetivo oferecer atividades recreativas para os alunos da rede municipal de ensino durante o período de férias.
Natal foi uma das 90 cidades brasileiras escolhidas pelo Ministério do Esporte para iniciar o projeto. Cerca de 3.800 alunos natalenses, dos sete aos 17 anos, serão beneficiados com aulas de recreação, artes e educação física ao longo desta semana, sempre em tempo integral.
A prefeita Micarla de Sousa destacou a importância desse tipo de programa de inclusão social para o desenvolvimento dos índices educacionais da cidade. “Programas de inclusão são importantíssimos para melhorarmos nossos índices de educação”, destacou, conscientizando as centenas de estudantes presentes na abertura do projeto que além de já serem grandes alunos, eles podem se tornar ainda grandes atletas.
O programa começou segunda-feira e segue até a próxima sexta-feira (30) em 19 escolas municipais da cidade. Os alunos terão aulas de educação física, recreação, cidadania e meio ambiente e farão as refeições na própria escola. Para o secretário municipal de Educação, professor Elias Nunes, o projeto ajudará as crianças a continuarem crescendo com uma dinamicidade ainda maior.
A diretora do Departamento de Esporte Escolar e Identidade Cultural do Ministério do Esporte, Gianna Lepre Perim, veio a Natal para a abertura do projeto e destacou que o principal objetivo do Recreio nas Férias é trazer a dimensão do lazer para a escola também no período de férias. A representante ainda elogiou o trabalho da prefeitura e secretaria municipal de Educação. “É muito gratificante chegar em um município e encontrar essa integração entre a secretaria e as escolas”, disse.
O meio ambiente foi escolhido como tema principal do "Recreio nas Férias" desta semana, sendo discutido posteriormente em gincanas, brincadeiras e oficinas durante os cinco dias de duração do projeto. A intenção do Ministério do Esporte é que o programa se repita a cada período de recesso escolar, ou duas vezes no ano.
Em 2008, o Governo Federal investiu R$ 112 milhões no programa Segundo Tempo e para este ano há um orçamento primário de R$ 200 milhões. Atualmente, cerca de um milhão de crianças são beneficiadas pelo projeto em 90 municípios do Brasil inteiro.