Vida natural

sábado, 28 de dezembro de 2013

Palmeiras vence o Castelo Branco por 2 a 1 e conquista o campeonato de futebol dos novos no Soledade II

Azul, autor de dois gols, segura a taça
O Palmeiras de Massaranduba conquistou o título do temporada do campeonato de futebol master do Centro Desportivo do Soledade II. A conquista aconteceu neste sábado à noite, depois que a equipe de Ceará-Mirim derrotou por 2 a 1 o Castelo Branco, no campo do Formigão. Mais de duas mil pessoas acompanharam a grande final, que teve também transmissão ao vivo pela FM de Ceará Mirim. Azul marcou o dois gols do Palmeiras, enquanto Peba descontou para o Castelo Branco.
O Palmeiras que realizou uma belíssima campanha na temporada de 2013, entrou em campo disposto a liquidar o jogo ainda no primeiro tempo. E não deu outra coisa. O treinador Galo de Ouro apostou nas jogadas aéreas aproveitando da boa estatura do zagueiro Azulão que aproveitava as sobras na cabeça da área. Assim, Azulão marcou dois gols de cabeça nos primeiros minutos do jogo e daí em diante começou a administrar o jogo. Mas, o Castelo Branco descontaria através de Peba ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, o Palmeiras visa administrar a partida, e se ressalva a explorar os contra-ataques. O Castelo Branco se aproveita disto e vai para cima do time de Massaranduba em busca do gol do empate. Porém, como o time de Galo de Ouro está bem plantado na defesa, evita que o time de Natal chegue ao empate, o que culmina com a vitória e o título para o time de Ceará Mirim. Veja mais fotos e informações sobre a final em: https://www.facebook.com/pages/Esporte-Amador-da-Grande-Natal/160565340803807?id=160565340803807&sk=photos_stream

Chico das Redes mantém a tradição de confecção de malha de pescar há mais de 30 anos no Soledade

Ofício é mais uma terapia do que razão econômica
Alheio a movimentação de pessoas e carros que trafegam na movimentada avenida Senhor do Bonfim nos dias de sábado em decorrência da feira livre, o senhor Francisco, ou Chico das Redes, como é conhecido tece fio a fio de milhares que irão tecer na confecção de uma rede de pescar. Ofício quase extinto, Chico das redes diz que economicamente o trabalho não tem futuro, a não uma espécie de terapia, isto para não ficar o dia inteiro em casa. O trabalho concentrado do artesão rende menos de um salário mínimo ao mês o que apenas o ajuda nas despesas de casa. A outra renda, é um salário mínimo que ele recebe de sua aposentadoria do INSS.
"Isto já deu dinheiro, mas hoje faço apenas por entretenimento", explica. Chico das Redes disse que uma rede para pescar camarões custa em média R$ 250,00. Mas, não se faz uma rede desta do dia para noite. Se o artesão trabalhar o dia inteiro, ele fará, no máximo três redes ao mês. "É um trabalho lento, paciente e que requer muita atenção".
O artesão ensina que o não reconhecimento no valor do trabalho começou quando as fábricas de redes tradicionais começaram a fabricar malhas em algodão e linho. "Elas são menos resistentes e tem pouco tempo de uso, mas o povo vai na vantagem do preço que custa até 1/4 a menos do que as de nylon".
Por outro lado, o artesão explica que muita gente que compra rede é para pesca não profissional e com isto não levam em consideração a questão do tempo de utilidade. Mas, o artesão avisa, de que mesmo sendo mais cara, o investimento vale a pena. Um exemplo disto são as redes para pesca de camarões. Como a malha é juntinha e praticamente invisível, os crustáceos caem aos milhares, o que finda por ter um benefício ainda maior.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Presépio de Natal do artista plástica Ricardo Jesus é uma das atrações da ornamentação natalina da Zona Norte

Ricardo Jesus e seu mundo encantado
Além da iluminação pública, alguns populares e até artistas contribuem para incrementar o visual da cidade no ciclo natalino. Entre estes, o artista plástico Ricardo Jesus (Rico) expôs seus trabalhos em forma de presépio em frente a seu ateliê, que fica na Avenida Senhor do Bonfim, no conjunto Soledade, zona norte de Natal.
Sendo uma das avenidas mais movimentas da zona norte, o artista plástico aproveitou para demonstrar seus trabalhos e que tem como tema o festejo natalino. Ricardo Jesus é bastante conhecido no meio cultural do RN pela sua contribuição em festas tradicionais do Estado, entre eles os festejos juninos, de quem tem uma vasta participação. Com a temática voltada para o encantamento que arte provoca no ser humano, Ricardo Jesus, o trabalho em exposição no Soledade recebe o título de "O mundo encantado de Ricardo Jesus". O fascínio da obra de Ricardo é tamanha, que neste ano, o carnaval popular de Natal vai homenagear a obra deste artista que escolheu a tranquilidade da zona norte para morar e também acampar seu ateliê. Aliás, também fascinado pela beleza da natureza, a frente do seu ateliê é fartamente arborizada por árvores que parecem uma mini-floresta.
A avenida Senhor do Bomfim é a avenida que cruza a lateral do Carrefour e que liga a João Medeiros Filho a bairro como Cidade Praia, Nova Natal, Soledade II, Nossa de Apresentação, entre outros conjuntos e bairros da zona norte. Vale a pena passar por lá e contemplar o trabalho de Ricardo Jesus

domingo, 22 de dezembro de 2013

Juventus vence Unidos nas cobranças de penalidades e conquista a temporada de Nova Natal na categoria master

Espetacular defesa do goleiro Mundinho do Juventus
 O Juventus é o campeão de Nova Natal no master da temporada de 2013. A conquista aconteceu na manhã deste domingo, depois do time azulino vencer nos pênaltis o Unidos depois de um empate no tempo normal em por 0 a 0.
No tempo normal, as duas equipes realizaram um grande jogo. Favorito, o Juventus entrou em campo apresentando um maior volume de jogo, enquanto o Unidos se defendia. Porém, a medida que o tempo ia passando o Unidos ganhava confiança e da metade do segundo tempo, o time amarelinho começou a ir ao ataque e esteve até próximo de abrir o marcador.
Além do excelente nível técnico das duas equipes e da disputa em campo, outro ponto alto da decisão foi o respeito mutuo das duas equipes, não acontecendo expulsões e apresentando um jogo limpo, em alto espírito esportivo.
Nas cobranças de penalidades, o dia parecia está ao lado goleiro Mundinho. Primeiro ele defendeu o penalti cobrado por Jean. E, se diga de passagem, uma espetacular defesa. Jean tentou deslocar Mundinho e mandou a bola no seu lado direito, mas o goleiro vou certo e espalmou a bola para fora. Em seguida, foi a vez de sobrinho cobrar mal e mandar a bola sobre o seu travessão, o que colocou o time azulino com dois gols de vantagem nas cobranças livres diretas e dando a conquista do título de 2013.Mais fotos de lances e premiação na página deste facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.188212534705754.1073741868.160565340803807&type=3&uploaded=19

Palmeiras de Massangana e Castelo Branco vão decidir o campeonato do Soledade II no próximo sábado

Rogerinho volta a marcar e define classificação do verdão
Palmeiras de Massangana e Castelo Branco decidem, no próximo sábado(28) o campeonato de futebol do Centro Desportivo do Nova Natal na categoria novos. As duas equipes chegaram a  final depois de vencerem ontem (sábado) seus adversários em partidas da semifinal no campo do Formigão.
No primeiro jogo, o Palmeiras de Massangana venceu o MDV por 2 a 0. Rogerinho, na foto marcou os dois gols do time de Ceará-Mirim. Aliás uma classificação merecida pela campanha que o time do Galo de Ouro fez durante a temporada. Ou seja, ele chegou a final com 35 pontos ganhos, contra 26 do seu adversário, o Castelo Branco.
Já a classificação do Castelo Branco aconteceu na vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras de Nova República. Uma vitória fácil, onde o Castelo Branco se impôs em campo, fazendo uma marcação certa, pegando firme  na na defesa, se antecipando no meio de campo e chegando a área do adversário com facilidade. A curiosidade deste jogo é que as duas equipes entraram em campo uniformes praticamente idênticos, se diferenciando apenas nos meios preto do Castelo Branco, contra verdes escuro do Palmeiras. O Palmeiras tinha camisas verdes claras, e o Castelo Branco verde com listas brancas, mas devido a iluminação fraca do Formigão, à distância, pareciam idênticos.