Vida natural

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Decreto do IDEMA disciplinando Licenciamento Ambiental Simplificada agilizará obras no Seridó


O Diário Oficial desta quarta-feira (20) trouxe publicada a portaria 134/2012 do IDEMA, disciplinando o procedimento para o Licenciamento Ambiental Simplificado das obras emergenciais necessárias ao enfrentamento da seca no RN. O órgão já tinha anunciado a decisão, durante reunião na última segunda-feira (18), com a governadora Rosalba Ciarlini e o deputado federal João Maia, e com os diretores da ADESE e prefeitos do Seridó, contemplados com a emenda de 20 milhões de reais, enviada ao Seridó pelo deputado.

O Licenciamento Ambiental Simplificado será aplicado exclusivamente aos empreendimentos e às atividades inseridas no âmbito dos Municípios abrangidos pela decretação de situação de emergência; não se aplicando aos empreendimentos e às atividades considerados efetiva ou potencialmente causadores de significativa degradação do meio ambiente. O prazo para a expedição será de cinco dias úteis, contados da data do protocolo do pedido de licenciamento devidamente instruído. A portaria foi assinada pelo diretor-geral em substituição do IDEMA, Manoel Jamir Fernandes Júnior.Através do Twitter, o deputado federal João Maia (PR) comemorou a decisão do IDEMA, e agradeceu o empenho da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). “Feliz com a publicação no Diário Oficial, da portaria do IDEMA que facilita a obtenção das licenças ambientais, para os projetos objetos da minha emenda de 20 milhões para o Seridó, e definidos pela ADESE. Resultado da reunião da última segunda-feira com a governadora Rosalba Ciarlini, que cumpriu fielmente seu compromisso”, escreveu.

Fotos: Marcos Dantas

Governadora deixa recado sobre futuro do RN na Rio +20



Quando se dirigia ao pavilhão da reunião da Cúpula Verde Mundial- World Green Summit, na Conferencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), nesta quarta-feira, 20, a governadora Rosalba Ciarlini, deu uma parada no painel “Arvore da Visão” e deixou um recado sobre o futuro do RN, fazendo alusão a duas grandes ações de promoção de desenvolvimento do Estado.“ O RN com energia limpa e mais saneamento pode, e vai ser, maior”.  
O que a governadora quis dizer, é que o governo que já tem setecentos milhões de obras contratadas, vai continuar com a meta ousada de sanear 80% do Estado. Também manterá a política de incentivo para a exploração e uso de energias renováveis como solar e eólica. O RN é um dos Estados brasileiros que mais geram energia eólica, com capacidade para produzir 34% da energia do país.
O painel Arvore da Visão é coordenado por 25 jovens do mundo inteiro. Já são mais de mil recados de governadores, líderes do mundo inteiro, empresários e cidadãos comuns. “Queremos que todos deixem seus recados sobre o que pensam e como podem contribuir para um mundo melhor”, disse Juliana Pacheco, uma das organizadoras do movimento.
Fotos: Elisa Elsie

Assembleia Cultural acontece nesta quarta-feira em clima junino


A 75ª edição da Assembleia Cultural chega em ritmo de São João. E para esquentar o clima tem muito forró com a Banda Meirinhos do Forró e animação com a Quadrilha do Lampião de Tangará no salão de eventos Deputado Álvaro Dias, a partir das 18h de hoje.
Com dez anos de carreira, a banda já gravou sete CDs e este ano lança novo cd ao vivo, gravado na Festa da Luz, em Pedra Lavrada (PB). Composta por três irmãos (Cláudio Freire, voz e zabumba; Ana Cláudia, voz e percussão; e Claubertto Freire, acordeon e backing vocal) a banda Meirinhos do Forró apresenta o autêntico forró e vem se destacando como um dos melhores e mais populares grupos do tradicional ritmo nordestino.
E como não existe festa junina sem quadrilha, a Assembleia Cultural do mês de Junho trouxe lá de Tangará, o Arraiá do Lampião. O grupo que pertence à Paróquia de Santa Teresinha na Cidade de Tangará/RN possui 20 anos de animação. Em 2012 o Arraiá do Lampião vem contar uma história de guerra e fantasia. E se apropriando disso o Arraiá do Lampião adapta a história da Guerra de Tróia para o Agreste Potiguar. O grande mestre Luiz Gonzaga é homenageado com duas canções e o figurino é inspirado nas cores vivas da obra de Mestre Vitalino.
Assembleia CulturalGraças a um leque variado de ações pela valorização da cultura potiguar, a Assembléia está movimentando o cenário artístico e cultural do RN, através de iniciativas em diversos segmentos, entre eles o Assembléia Cultural, realizado mensalmente e exemplo concreto de estímulo à cultura.

Sindicatos pedem apoio da Assembleia para negociar com o governo


O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta (PMN) recebeu hoje (20) representantes de sindicatos que estiveram na Assembleia Legislativa para pedir apoio dos parlamentares nas negociações que vem mantendo com o governo. Além dos integrantes da Associação de Delegados do RN (Adepol) e do Sinpol RN, os deputados foram procurados por professores das instituições (clínicas) e escolas conveniadas com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, como é o caso da APAE, Clínica Heitor Carrilho, entre outras.
            No caso da Associação dos Delegados, a presidente Ana Cláudia Saraiva Gomes disse que eles vão marcar uma audiência com a governadora, para discutir alguns projetos de ordem técnica e a questão de investimentos na polícia civil: “Viemos para criar mais uma oportunidade de diálogo e abrir um canal com o governo”. Quanto aos policiais civis, eles pediram apoio dos parlamentares para que o governo cumpra termos do acordo firmado no Tribunal de Justiça em 2011. Já os professores estão tentando entrar em acordo para que o aumento concedido à categoria, com a implantação do piso do magistério, também contemple os servidores que estão lotados nas escolas e clínicas conveniadas e pedindo também a renovação do convênio com estas entidades.

TCU inclui 212 gestores do RN na lista de fichas sujas


O Tribunal de Contas da União divulgou a lista dos políticos com condenações transitadas em julgado e passíveis de inelegibilidade. Em todo o Brasil são mais de 6 mil e no Rio Grande do Norte 212. A lista traz nomes de ex-prefeitos, ex-secretários e também de políticos que já estavam fazendo articulações para entrar na disputa do pleito 2012. O documento do TCU foi entregue ontem ao Tribunal Superior Eleitoral. A lista da Corte de Contas da União não está finalizada. Segundo a Assessoria do Tribunal, diariamente a listagem será atualizada até 5 de julho.
O documento traz a  relação de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares por decisão válida contra a qual não cabe mais recurso. As informações subsidiam a declaração de inelegibilidade, feita pela Justiça Eleitoral. O período considerado para elaboração da lista são os oito anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição.
Entre os citados na lista do TCU, está o ex-prefeito de Tangará Giovannu César  Pinheiro Alves, conhecido como Gija, que é pré-candidato a prefeito na cidade pelo PMN. O ex-prefeito de Canguaretama, Jurandir Marinho, também figura na lista do TCU, assim como o ex-prefeito de Natal, Aldo Tinoco Filho. O vereador Enildo Alves, pré-candidato à reeleição pelo DEM, está na lista do TCU. Em processo que teve como relator o ministro Ubiratan Aguiar, o vereador foi condenado por aplicação irregular em recursos do Sistema Único de Saúde. O processo  está registrado na Corte com o número 003.838/2008-0. O secretário municipal de Educação de Natal, Walter Fonseca, também está na lista. O processo em tela está sendo questionado na Justiça onde já ganhei na 1ª instância. Versa sobre minha adesão ao PDV da Esam em 1998″, comentou Walter no twitter.
Na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado divulgou a lista dos políticos que tiveram condenações transitadas em julgado. No caso da Corte Estadual foram 575 nomes de gestores, que estão envolvidos em 1.148 processos. A relação já está com o Tribunal Regional Eleitoral.  No final deste mês, o TCE encaminhará uma nova listagem dos políticos com condenações transitadas em julgado.
O advogado Felipe Cortez explicou que a inclusão de prefeitos e ex-prefeitos gerará uma discussão jurídica. Já quando os processos são referentes a outros gestores, a decisão do TCU é condenatória. Cortez observou que no último dia 8, o ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello concedeu reclamação em uma liminar feita por prefeitos do Ceará que estariam inelegíveis por figurarem em condenação do TCU.
“O ministro entende que quando se trata de prefeito o TCU emite parecer, mas quem pode condenar é a Câmara”, observou o advogado. No entanto, quando se trata de outros gestores, como secretários de gestão, não há discussão jurídica. “O Tribunal (TCU) condena mesmo, a discussão jurídica é no caso dos prefeitos”, completou Felipe Cortez.
Fonte:Tribuna do Norte

Governo solicita empréstimo de R$ 234 milhões para obras de mobilidade urbana


Foi lido na sessão plenária desta quarta-feira, o Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado, solicitando a contratação de empréstimo junto a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 234.800,00, que servirá de contrapartida do Estado para obras de mobilidade urbana. Os municípios que receberão tais recursos são Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. Além disso, a quantia deverá ser usada para a reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire e na construção de acessos para o novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Tais obras constituem uma das exigências formuladas pela FIFA para viabilizar Natal como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O Projeto estabelece, ainda, que o Poder Executivo deverá incluir nos projetos das leis de diretrizes orçamentárias e leis orçamentárias anuais dotações suficientes à cobertura das responsabilidades financeiras do Estado, decorrentes da operação de crédito.

domingo, 17 de junho de 2012

TJ define os novos dirigentes da Corte Eleitoral potiguar



O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decidiu, em Sessão realizada nesta sexta-feira (15), os nomes dos dois desembargadores que virão ocupar os cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, no biênio 2012-2014. Os nomes escolhidos são os dos desembargadores João Rebouças e Amilcar Maia, que substituirão os desembargadores Saraiva Sobrinho e Vivaldo Pinheiro, atuais presidente e vice-presidente do TRE/RN.
Ficou ainda definido que os desembargadores Virgílio Macêdo e Zeneide Bezerra serão os respectivos substitutos.
Os novos dirigentes deverão ser empossados em 31 de agosto deste ano, quando encerra-se o biênio dos atuais, já tendo como missão a condução das Eleições Municipais de 2012.

Multidão acompanha inauguração dos quiosques do Amarante



O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, inaugurou na noite da última sexta-feira (15) a obra dos quiosques do conjunto Amarante. O equipamento que vai permitir lazer e uma área de convivências faz parte do projeto de urbanização do município, que está contemplando nessa etapa, a RN 160 – trecho do Amarante e o centro de São Gonçalo.
O custo total da urbanização é da ordem de R$ 755 mil reais e está sendo tocado com recursos próprios. Além dos quiosques o projeto prevê ainda a construção de calçadões com áreas arborizadas. No Amarante, as antigas cigarreiras já estão sendo retiradas. Os trabalhos vão ajudar no embelezamento das duas principais entradas do município.
Uma grande festa marcou a inauguração do espaço. O prefeito Jaime Calado recebeu os vereadores Barão, Nino, Jailson Tavares, Nonato Queiroz, Ivanildo Fernandes, Raimundo Mendes, Eraldo Paiva, além de lideranças políticas de todos os partidos e comunidades. O PMDB foi representado pelo vereador Edson Valban e o presidente da juventude do partido, o publicitário Poti Neto.
“O povo do Amarante me pedia que mudasse a realidade daquelas cigarreiras antigas que desvalorizavam a entrada da cidade, isso sem falar que a comercialização de bebidas alcóolicas acontecia a poucos metros das escolas públicas e privadas. Hoje estamos entregando a primeira etapa dessa obra que já está transformando as características do bairro. Agora as famílias vão poder se reunir nesses quiosques que vão se tornar um ponto de encontro”, declarou Jaime.
São oito estruturas que vão comportar os 14 quiosques e mais os banheiros públicos. Os critérios de ocupação das unidades ainda estão sendo definidos. A noite ainda contou com o Serestão de Luiz Almir e Tetê Pessoa e Forro Vamuxamegar.
Fotos: Isaías Carlos

OBRA FÍSICA DA UPA CIDADE DA ESPERANÇA SERÁ ENTREGUE NO FINAL DO MÊS


A prefeita Micarla de Sousa visitou na manhã dessa quarta-feira, 13, as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Cidade da Esperança. A obra está em fase de conclusão e estão sendo executados serviços de montagem de armários e balcões, construção da calçada no entorno do prédio, e polimento do piso. A previsão é que a obra esteja concluída até o final do mês. Em seguida será iniciada a fase de equipar a unidade.
Durante a visita a prefeita anunciou que a obra física será entregue até o final do mês e destacou que a UPA da Cidade da Esperança será referência em atendimento de traumas, urgência e emergência e terá capacidade para atender 800 pessoas/dia, o dobro do que atende o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Prefeita_Micarla_de_Sousa_Visita_Upa_da_Cidade_da_Esperana_-_Foto_-_Frankie_Marcone_37

Gravações indicam existência na Câmara de um balcão de negócios com emendas ao Orçamento


Deu no Blog do Josias
A semana começa sob os ruídos de um novo velho escândalo. O caso é novo porque ainda não havia chegado às manchetes. É velho porque é feito de uma matéria prima muito comum no noticiário sobre corrupção: as famigeradas emendas parlamentares.
Deve-se a revelação da encrenca ao repórter Paulo Celso Pereira. Ele obteve um par degravações. Soam nos áudios as vozes de duas pessoas ligadas a um deputado chamado João Bacelar (PR-BA). Uma, Isabela Suarez, é ex-mulher do parlamentar. A outra, Lílian Bacelar, é irmã dele.
Lílian mede forças com o irmão deputado um litígio judicial pela partilha da herança do pai. Gravou conversas mantidas com Isabela. Sem saber que estava sob escuta, a ex-mulher relata detalhes de um esquema operado por João Bacelar. O deputado compra emendas de colegas, ela contou.
Isabela detalhou para Lílian os negócios atribuídos a Bacelar. Num trecho da conversa, declarou: “Desse cara do PT, com certeza ele compra emenda. O nome dele é Geraldo alguma coisa. Federal da Bahia. Se procurar, na hora você vai achar: Geraldo. Com certeza, com certeza. Eles operavam com o filho dele.”
Na bancada do PT baiano há um único deputado chamado Geraldo. O nome completo é Geraldo Simões. A prosa de Isabela orna com o teor de uma planilha apalpada pelo repórter junto com um lote de e-mails trocados pelo deputado João Bacelar.
Nesse tabela, aparecem os nomes de sete municípios baianos que receberam verbas da Codevasf (Cia. de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba). Dinheiro provido por meio de emendas empurradas para dentro do Orçamento da União.
Cada município aparece no documento associado a uma cifra e às iniciais de cinco autores de emendas: GS, FS, JB, MM e FF. Dessas siglas, apenas FS não foi identificada. Quanto às demais, um cruzamento feito com as emendas direcionadas à Codefasf permitiu descobrir os rostos escondidos atrás das letras.
GS é Geraldo Simões (PT-BA), JB é o próprio João Bacelar (PR-BA), MM é Marcos Medrado (PDT-BA) e FF é o ex-deputado Fernando Fabinho. Os parlamentares negam que tenham cometido irregularidades.
Normalmente, deputados costumam direcionar verbas do Orçamento para cidades onde colecionam votos. Por mal dos pecados, a planilha baiana revela um fenômeno inusitado.
O dinheiro foi mandado para redutos eleitorais de João Bacelar, não dos autores das emendas. Em cinco dos sete municípios mencionados Bacelar foi o primeiro ou o segundo deputado mais votado na eleição de 2010.
Por exemplo: Defronte da sigla GS, lê-se o nome da cidade de Casa Nova e o montante de R$ 3 milhões. Ouvida, a Codevasf confirmou a existência da emenda, o nome do autor (Geraldo Simões), o valor e o município. Em Casa Nova, Bacelar amealhou 7.599 votos. Simões, o signatário da emenda, apenas quatro.
João Bacelar é herdeiro de uma construtora, a Embratec. Suspeita-se que as verbas são direcionadas para prefeituras que, na sequência, contratam a empresa da família Bacelar para a realização das obras. Numa das conversas gravadas pela irmã Lílian, a ex-mulher Isabela Suarez explica o porquê do comércio de emendas:
“Época de campanha política, neguinho está sem dinheiro. Aí pega um deputado que esteja mais capitalizado. Como ele [Bacelar] tem construtora, aí vende as emendas para ele antecipadamente com o compromisso. Aí, ele vai lá e aporta dinheiro na campanha do cara. Aí, quando ele entrar no mandato, vai lá e paga as emendas. [...] Quem negocia emenda, todo mundo sabe. Ele deve negociar emenda com todos os deputados. Porque o cara precisa disso para poder financiar sua campanha.”
O caso de Bacelar não é original. No ano passado, os ministérios do Turismo, do Trabalho e dos Esportes revezaram-se nas manchetes em escândalos envolvendo desvios de emendas parlamentares que destinaram verbas públicas para ONGs.
Nem toda emenda de parlamentar resulta em corrupção. Mas quase toda a corrupção de Brasília carrega as emendas no DNA. Algo como 80% dos 513 deputados e dos 81 senadores resumem os seus mandatos a duas tarefas.
A primeira é atender aos interesses dos grupos políticos e econômicos que os elegeram. A segunda, preparar a caixa da próxima reeleição. Essas duas prioridades terminam por conduzir os deputados para o balcão.
Em troca de apoio congressual ao governo, exige-se a liberação das emendas e a acomodação de apadrinhados em cargos com poder para virar a chave do cofre. O primeiro grande escândalo, o caso dos “Anões do Orçamento”, é de 1993.
O país vinha do impeachment de Fernando Collor. Itamar Franco mal assumira a Presidência quando se descobriu que também o Legislativo caminhava sobre o pântano.
Deputados cobravam propinas de empreteiras e prefeituras para injetar no Orçamento da União recursos destinados a obras públicas. Criou-se uma CPI. Seis deputados tiveram os mandatos passados na lâmina. Outros quatro renunciaram. Alteraram-se as regras de elaboração do Orçamento.
Há cinco anos, em 2007, no alvorecer do segundo reinado de Lula, a “Operação Navalha” demonstrou que a mudança de normas não deteve os malfeitos. Sob supervisão do Ministério Público, a Polícia Federal gravou 585 diálogos telefônicos. Conversas vadias, que desnudaram um esquema similar ao dos anões.
A transcrição das fitas recheia um processo de 52 mil folhas. Descrevem o modo como o empreiteiro Zuleido Veras e a sua Gautama beliscavam verbas públicas. Numa ponta, compravam-se os políticos com poder para destinar verbas às obras. Noutra, subornavam-se servidores públicos responsáveis pelas liberações.
A navalha correu em quatro ministérios, seis governos de Estados nordestinos, e dezenas de prefeituras. A vítima mais vistosa foi Silas Rondeau. Acomodado por Lula na pasta de Minas e Energia a pedido de José Sarney (PMDB-AP), Rondeau foi acusado de receber propina de R$ 100 mil.
Entre os anões e a navalha, houve o caso das “Sanguessugas”. Nasceu em 2001, sob Fernando Henrique Cardoso, e explodiu em 2006, no final do primeiro reinado de Lula. Envolvia a pasta da Saúde.
Na origem do roubo, de novo, as emendas. Destinavam-se à compra de ambulâncias para prefeituras. A propina aos parlamentares era provida pela empresa Planan, que superfaturava os veículos em até 250%. Uma CPI apontou o envolvimento de 71 congressistas. Nenhum foi cassado. Mas poucos se reelegeram.
Além da origem parlamentar, os escândalos têm muito em comum: produzem operações espalhafatosas da PF, dezenas de prisões e quantidade idêntica de habeas corpus. Passado o estrondo, as cadeias se esvaziam e os escaninhos do Judiciário ficam apinhados. Não há vestígio de condenação definitiva. Grassa a impunidade. Daí a reiteração dos desvios.

João Maia prestigia convenção que homologou candidatura de Robenilson em Bento Fernandes



O deputado federal João Maia (PR) prestigiou na manhã deste domingo (17) a convenção que homologou a candidatura de José Robenilson (PR) a prefeitura de Bento Fernandes, na região Baixa Verde do RN. Seu companheiro de chapa será Júnior Marques (PMDB). Da coligação “De pé no chão, vamos ganhar a eleição”, fazem parte os partidos PR, PMDB, PV e PC do B. A convenção foi prestigiada por lideranças políticas da região, dentre eles a prefeita Luciana (Touros), o pré-candidato a prefeito de Parazinho, Marcos Esporte (PR), e vereadores.

Em seu discurso, Robenilson destacou a alegria de estar disputando pela quarta vez a prefeitura de sua cidade. Nas três primeiras, ele nunca perdeu a eleição. “Eu sou grato a Bento Fernandes, porque aos 23 anos de idade eu enfrentei a minha primeira campanha política, e depois me elegi por mais duas vezes. Na campanha passada, eu fiz um mal que preciso consertar ao meu povo. Essa boca que ajudou e pediu para que o povo votasse no atual prefeito, que era o meu vice-prefeito e secretário de Saúde, muita gente votou, e aconteceu chinelada, cabresto e perseguição ao povo de Bento Fernandes. E eu vi que poderia consertar esse erro, colocando meu nome para disputar a prefeitura”, disse Robenilson.

Já João Maia, em seu discurso destacou a importância que a eleição de Robenilson tem, não apenas para o PR, mas principalmente para Bento Fernandes. “Robenilson é técnico, preparado, ele pode ser o que quiser nesse Brasil. É competente, sabe trazer recursos, mas ele tem uma coisa que é especial: ele ama essa terra e o seu povo. Só cuida, quem ama. Quem não ama, vai por conveniência. Eu fico muito feliz de estar do seu lado, porque você escolheu sua cidade, e a gente só melhora de vida, quando a nossa cidade melhora. Eu vim aqui com fé, amor e convicção me dedicar a campanha de Robenilson e Júnior, porque eu nunca vi tanto desprendimento na minha vida”, finalizou.

Família Porcino ainda não foi contactada por sequestradores



Os sequestradores de Porcino Segundo, filho do empresário Porcino Júnior, um dos mais ricos de Mossoró, ainda não entraram em contato com a família. O jovem foi sequestrado na madrugada deste domingo, em Ceará-Mirim, aonde participava de uma vaquejada.

Porcino Segundo foi sequestrado junto com o tratador de cavalos Ailson Júnor, que foi liberado alguns quilômetros depois. Ele corria vaquejadas por todo o país e tinha vários prêmios - na foto ele sustenta alguns deles.

A família tem mantido a polícia fora das investigações como forma de evitar possíveis retaliações.

O Grupo Porcino Costa, liderado por Porcino Júnior, é dono de cinco concessionárias de veículos (Fiat, Ford, Mitsubishi, Twoner e Suzuki), loja de variedades (Casa Porcino), casas de show (Berrante), parque de vaquejada (Porcino Park Center) e muitos imóveis na cidade.
Fonte: Blog Pedro Carlos

Finais do Futsal encerram programação dos Jerninhos 2012


As finais do Futsal encerram neste domingo (17), a programação da oitava edição dos Jogos Escolares do Ensino Fundamental, os Jerninhos. As 16 melhores equipes deixaram para trás outras 33 e vão disputar a partir deste sábado (16), o título de campeã da modalidade com o maior número de inscritos nos jogos. As partidas vão ocorrer das 8h às 13h, durante os dois dias, no Caic Lagoa Nova.
Além do Futsal, outras 14 modalidades foram disputadas por 1.409 atletas, de 75 escolas públicas e privadas do estado. Entre elas, Atletismo, Basquete, Capoeira, Futebol, Handebol, Judô, Karatê, Ginástica Artística, Queimada, Natação, Tênis de Mesa, Takedown, Voleibol e Xadrez. Os resultados estão disponíveis no sitewww.educacao.rn.gov.br/codesp.
Começam as etapas Regionais dos Jerns 2012
No momento em que a Coordenação de Esportes da Secretaria de Estado da Educação encerra a programação dos Jerninhos, também dá início às etapas regionais dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, os Jerns. A partir de agora, as escolas do interior do estado disputam entre si as vagas para as finais que acontecerão em Natal, entre os dias 11 e 22 de outubro. As competições começaram esta semana pelas Direds de Santa Cruz e São Paulo do Potengi.
No total, 29 modalidades estão em disputa nas DIREDs que contemplam todas as regiões do estado. A etapa final das modalidades coletivas vai reunir em Natal, além das escolas da capital, os primeiros colocados nas regionais. Já as modalidades individuais vão reunir primeiro e segundo colocados nas regionais, além dos competidores natalenses.

Primeira parcela do 13º será paga nesta segunda-feira (18)


O Governo do Estado paga na próxima segunda-feira (18) primeira parcela do 13º salário, beneficiando servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas do Rio Grande do Norte. Serão aproximadamente R$ 145 milhões pagos aos servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário, correspondendo a 40% do valor do 13º salário.
“São mais recursos que circulam na economia do nosso Estado neste período de véspera dos festejos juninos e das férias escolares do meio do ano”, salientou a governadora Rosalba Ciarlini.
Já os vencimentos relativos ao mês de junho serão pagos nos dias 28 e 29. Os primeiros a receber são os servidores com matrículas de 0 a 5. No segundo dia recebem os servidores com matrículas de 6 a 9.

TSE:Sistema de candidaturas – CandEX já no site


CandEx é a denominação dada ao módulo externo do Sistema de Candidaturas, cuja utilização é obrigatória para os partidos políticos e coligações que concorrem nas Eleições Municipais de 2012.
Por meio do módulo, são emitidos automaticamente o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), o Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), a declaração de bens dos candidatos, e ainda lista de certidões e propostas anexadas.
O sistema CandEx está disponível em versões para os sistemas operacionais Windows e Linux.
Fonte:TSE