Vida natural

sábado, 19 de julho de 2014

Lideranças comunitárias e moradores discutem Plano Municipal de Saneamento Básico para a Zona Norte

Plenária aconteceu no Centro Cultural hoje(19) à tarde
Lideranças comunitárias e moradores de diversas comunidades da Zona Norte de Natal, estiveram reunidas na tarde deste sábado, no Centro Cultural de Natal, para discutirem o Plano Municipal de Saneamento Básico. O Forum de discussão foi coordenado pela engenheira civil, Nadja Farias, da Start Pesquisa e Consultoria Técnica Ltda e Fábio Goes, diretor da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Asban). O plano é uma exigência do Ministério das Cidades para que sejam aprovados recursos financeiros destinados a projetos de infraestrutura em saneamentos básicos nos municípios.
Depois dos coordenadores apresentarem as linhas gerais e objetivos do Plano de Saneamento, os participantes se dividiram em grupos, que deveriam levantar problemas e soluções ligados ao saneamento básico em suas comunidades. Foram formados quatro grupos,  cada um representando seus respectivos bairros da Zona Norte. Estes, ao final, elegeriam um relator para cada grupo.  Assim Pajuçara escolhe Claudete Trindade, Nossa Senhora da Apresentação (José Nazareno), Lagoa Azul (Edna Lúcia) e Potengi (Adamires).
No relatório final, a falta de saneamento básico, drenagem, coleta regular de lixo foram os problemas mais visíveis na Zona Norte. Para alguns moradores, mesmo se tendo uma coleta de lixo até que regular, a região sofre quanto ao depósito de entulhos. Algumas áreas verdes servem como depósitos de lixo. Mesmo a prefeitura realizando a coleta posterior, o fato é que este lixo demora a ser coletado, e assim se torna foco de insetos. Ou, em períodos de chuvas, eles caem nos esgotos.
A falta de saneamento é um problema sério para a comunidade. Como os recursos de drenagem só são enviados depois das ruas serem saneadas, isto tem gerado grandes problemas para algumas comunidades. Entre elas, está a do Santarém, especificamente envolvendo os moradores da Rua Caucaia, como denunciou Tatiana Martins.  Os moradores procuraram a prefeitura para pedirem urgência na solução para as constantes inundações, mas trouxe como resposta a de que as obras somente seriam executadas depois que fosse feito o saneamento.
Ainda esta semana, o Zona Norte em Foco estará postando fotos sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, assim como problemas causados pelas inundações provocadas pelas fortes chuvas que caíram em Natal, no mês de junho. São lagoas que transbordaram em Lagoa Azul, Nossa Senhora de Apresentação e ruas alagadas por poças d´'agua devido a falta de drenagem. Este problema é visto nos Loteamentos Jardim Brasil, Esperança e conjunto Parque dos Coqueiros.
Click no link abaixo e veja as fotos do Plano Municipal de Saneamento Básico:
https://www.facebook.com/pages/Preserva%C3%A7%C3%A3o-ambiental/194574644066688?ref=hl

Futebol volta a movimenta campinhos da Zona Norte com jogos marcados para este sábado e domingo (20)

Se as chuvas não atrapalharem, a bola vai voltar a rolar nos gramados dos campinhos da Zona Norte de Natal. Hoje à noite, às 19h, no Soledade II, jogam Palmeiras de Nova República e Eldorado e, em seguida, Castelo Branco x Auri-Verde. As duas partidas vão acontecer no Formigão e são válidas pelo campeonato de novos do Centro Desportivo do Soledade II.
Amanhã, pela manhã, também no Formigão, acontecem mais dois jogos pela categoria master. No primeiro jogo, às 8h, o Redinha, terceiro colodo na tabela, enfrenta o lanterninha Sarney e, em seguida, será a vez do líder isolado União enfrentar o Amigos.

Assembléia popular neste sábado (19) vai discurtir o saneamento de bairros na Zona Norte de Natal

Inundações devido as chuvas de junho em Lagoa Azul
Uma assembleia popular, que acontece neste sábado vai discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico de Natal. drenagem nos bairro da Zona Norte de Natal. O ato público acontece na área de eventos do Centro Cultural de Natal, na Avenida João Medeiros Filho (antiga penitenciária João Chaves).
Será um momento ímpar para que os moradores coloquem em pauta os lugares mais urgentes para que sejam realizadas obras públicas.
Como se tem visto depois das fortes chuvas que caíram no mês de junho, diversos bairros da Zona Norte necessitam destas obras, urgentemente, para que as enchentes não se repitam.
O crescimento imobiliário tem sido muito rápido, e os investimentos em obras públicas nestas áreas não tem acontecido de maneira satisfatória. Loteamentos em bairros como Potengi, Pajuçara, Nossa Senhora de Apresentação, Lagoa Azul e Vale Doura tem sofrido bastante com a falta de drenagem e pavimentação.

domingo, 13 de julho de 2014

Arraia do Cabaço homenageia cordelista Francisco das Chagas e lembra ícones da poesia popular do RN

Cordelista e sanfoneira Tonha Mota é lembrada nos arraias
O Arraial do Cabaço, do bairro do Alecrim, trouxe para os festejos juninos de 2014, o tema: Francisco das Chagas Batista, um casamento da xilogravura com o cordel. Além de homenagear o poeta paraibano, a quadrilha do Alecrim lembrou também ícones potiguares como a professora Sirlya Lima e a sanfoneira Tonha Mota.
Para este ano, o Cabaço manteve a tradição de trazer para os arraias muito brilho e elegância, com a maioria dos componentes vestidos de preto e branco, cores base do cordel. A quadrilha fez uma justa homenagem ao poeta popular paraibano Francisco das Chagas Batista.
Francisco das Chagas Batista nasceu na pequena Vila Teixeira (PB) em 1882 e faleceu em 1930. Filho de família pobre, ele vendia água e lenha para financiar seus estudos em Campina Grande.  Em 1902, ele xilografava seu primeiro romance (folheto), "Saudades do Sertão".  Em seguida, em 1905 o poeta foi morar no Recife onde passou a vender seus versos na capital pernambucana e em Olinda. Pai de 11 filhos, quatro deles seguiram a carreira do genitor: Paulo, Pedro, Maria das Neves e o folclorista Sebastião Nunes. 
Mas, o Arraial do Cabaço também homenageou nomes da poesia popular potiguar. Entre elas, estavam Sirlia Lima e Tonha Mota. Sirlia é uma pedagoga, apaixonada por cordel, que passou a trabalhar em sala de aula poesia nordestina. Hoje ela desenvolve projetos voltados para publicação da poesia popular como forma de incentivar a leitura entre as crianças. Tonha Mota nasceu em Taperoá (PB), mas senta praça no solo potiguar. Forrozeira e cordelista, Tonha foi também outra homenageada  pela quadrilha Cabaço. A quadrilha ainda trouxeu um trio de forró pé de serra, e tendo como destaque uma criança tocando fole. 
Veja dezenas de fotos da apresentação do Arraia do Cabaço na Fan Page:  https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?sk=photos_stream&tab=photos_albums


Brilho Matuto é campeã na tradicional do Arraial de Natal de 2014 com tema sobre a desigulade social no Brasil

Garçon serve senhorita  no cenário do banquete dos ricos
Brilho Matuto, a quadrilha que trouxe para os festejos juninos de 2014, um tema crítico social, foi a campeão do Arraial de Natal. A conquista aconteceu na noite deste sábado, na grande final realizada no ginásio de esporte de Santo Antônio do Potengi, em São Gonçalo do Amarante. Participaram dez quadrilhas e a grande novidade do evento foi a divulgação das notas dadas pelos jurados ao final da apresentação de cada quadrilha.
Não se discute o mérito da Brilho Matuto, mas o público que lotou as dependências do ginásio de Santo Antônio, ao final do Arraial de Natal foi presenteado por belíssimas apresentações. Porém, a apresentação do Brilho Maturo foi de encher os olhos. A quadrilha além de trazer um tema um tanto quanto difícil de ser trabalhado no clima festivo que marcam os festejos juninos, Brilho Matuto soube dosar reflexão com alegria e descontração. Assim, o estandarte da quadrilha da Zona Norte trazia a frase: Desigualdade social, será que os festejos junino podem acabar. Assim, com o cenário rodeados por capelas, delegacias, fogueiras e casinhas, a quadrilha trouxe uma mesa gigante. Nela, dezenas de dançarinos figurantes se banqueteavam, com muita comida regada a bons aperitivos. Rodeando a mesa, outros dançarinos gesticulavam em protestos ao descaso dos ricos que se esquecem dos mais pobres.
Outro ponto positivo que convenceu o jurado e seduziu o público, foi a empolgação da apresentação da Brilho Matuto. Quem acompanhou os momentos que antecederam a apresentação da quadrilha, pode verificar um misto de expectativa, ansiedade e alegria de seus componentes e já ensaiavam em coro o grito de "Ah, ah, Brilho Matuto". Na apresentação a alegria contagiou o público. E, na dispersão, algumas dançarinas passaram mal, depois de um desfile em que elas deram toda sua energia para manter o clima em alta na apresentação.
Além de Brilho Matuto, as outras finalistas do Arraial de Natal foram Brilho Potiguar de São Paulo do Potengi, Coração Matuto, de Mãe Luiza e Renascer de Nova Natal.  Na estilizada, a campeão Noite Juninas. As duas quadrilhas vencedoras vão representar o RN no festival regional de quadrilhas que acontece no dia 24 de agosto, na Paraíba.