Vida natural

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Gutemberg Costa critica gestores público do RN por falta de atenção a cultura popular

Fazer cultura popular é para quem nasce com ela no sangue
O presidente estadual da Comissão de Folclore Gutemberg Costa fez duras criticas ao descaso dos gestores potiguares para com o folclore, na abertura da Semana de Cultura do Sesc da Zona Norte de Natal. O folclorista adiantou que além de muitos gestores não darem atenção ainda tem aqueles que nomeiam apadrinhados que se metem em fazer cultura popular, quando na realidade não tem a cultura no sangue. O que eles querem mesmo é o cheque no final do mês. Quando o cheque não chega, eles abandonam a cultura. Gutemberg explicou que é até bom mesmo que eles desapareçam para que seja separado o joio do trigo.
Gutemberg ensinou que para gostar de cultura popular, tem de gostar de gente, de estar onde o homem popular se reúne. "Eu costumo ir as feiras pelo menos uma vez na semana. Como nas barraquinhas, o beijo, a tapioca, o pé de moleque", E adianta, "isto não faz mal a ninguém, o que está matando as pessoas são os produtos químicos e conservantes encontrados nos produtos industrializados".
Para Gutemberg Costa entrar neste seguimento é para quem ama a cultura. Tudo o que os grupos culturais querem é que sejam dadas as mínimas condições para que eles possam continuar mantendo seus grupos. "Os artistas populares fazem por amor, porque gosta da coisa, mas tem gente que acha que a coisa dá dinheiro aí eles quebram a cara", explicou.

Nenhum comentário: