São Pedro abriu as comportas do céu e mandou muita chuva na manhã da terça-feira de carnaval na Redinha, em Natal. Com isto, o bloco "Os Cão", saiu do mangue debaixo de um forte temporal, que mal dava para as lentes da câmera fotográfica captarem as imagens.
Mesmo sem lama, ou com pouca lama, os carnavalescos não baixaram as guardas e continuaram em cortejo pelas ruas da Redinha. Este é o 51º ano que "Os Cão" saem no carnaval do litoral norte potiguar.
Um detalhe, não se assustem com a concordância nominal. O nome é assim mesmo. Os Cão foi ou foram um bloco que surgiu de pescadores da Redinha. Segundo alguns historiadores, nos anos 60, a Redinha se transformaria em praia de veraneios de comerciantes ricos de Natal. Então, quando os pescadores se aproximavam de suas luxuosas casas, a dona da casa mandava que a empregada desse algum tiragosto e bebida para que aqueles "Cão" se afastassem de suas casas.
Fala-se que esta "boa ação" chegaria aos ouvidos dos pescadores através de uma mulher que era da comunidade e trabalhava como empregada doméstica. Ora, os pescadores sabendo disto, e assim montaram o golpe de malandragem. Então, no carnaval criaram o bloco e saiam nas luxuosas casas pedindo bebidas e comidas para brincarem no carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário