Enquanto alguns cristãos demonizam os festejos juninos, outros, sabiamente, aproveitam o momento para evangelizar. Assim é o quadrilha "Ai", cujo título se complementa em "nós se não estivéssemos na igreja. O grupo que é da igreja católica do Vale Dourado, usa como estratégia a formação de grupos culturais como forma de envolver jovens que residem no chamado cinturão da violência de Natal. Ou seja, Vale Dourado, Paraíso e Nossa Senhora da Apresentação.
Para os idealizadores do grupo, é característica da adolescência, as brincadeiras, danças e movimentação. Assim, eles entendem que muitos jovens entram no mundo da criminalidade pela falta de oportunidade para carrear suas energias.
Os quadrilheiros, são todos do grupo de jovens da igreja católica do Vale Dourado. Para eles, os ensinamentos de Jesus Cristo vão além das orações e louvores. Como o puxador anuncia no microfone durante a apresentação da quadrilha "A fé sem as obras não vale de nada. Não seguem os ensinamentos de Jesus Cristo".
A apresentação da quadrilha segue a estrutura idêntica aos demais grupos de danças populares. Porém, tem algo um pouco diferente na narrativa e enredo. Os jovens trazem símbolos cristãos, e a narrativa está associada as passagens bíblicas. Assim, o puxador da quadrilha, no início da apresentação alerta o público de que não estranhe o que eles vão ver. Apenas de que o grupo é um pouquinho diferente dos demais. Os quadrilheiros trazem Moisés para lembrarem que na vida enfrentamos dificuldades, ícones católicos como Santa Clara, e num determinado momento os integrantes foram uma enorme cruz humana no arraial.
No final da apresentação, o puxador deixa o recado aos jovens. O de que os problemas da vida são enfrentados com mais esperança para quem segue os ensinamentos de Jesus Cristo e deixa um alerta. O de que nenhum jovem venda seu voto, pois ele ele tem muito valor, e assim não alimente a corrupção que impera na política brasileira.
Veja dezenas de fotos da apresentação da quadrilha "Ai de nós se não estivessemos na igreja", no link abaixo:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.538096192962257.1073741876.485786984859845&type=1
sábado, 5 de julho de 2014
sexta-feira, 4 de julho de 2014
O Arraia do Claudionor foi a grande pedida para esta sexta-feira na Zona Norte. Em sua 19ª edição o evento teve como característica, o ecletismo cultural. Além das quadrilhas e shows de forró, o arraia, teve apresentações de danças e, imagine só, até aula de jiu-jitsu com professores da Academia Kimura.
Ainda neste sábado estarei postando diversas fotos e cobertura completa deste evento. O arraia prossegue hoje com mais atrações.
Ainda neste sábado estarei postando diversas fotos e cobertura completa deste evento. O arraia prossegue hoje com mais atrações.
quinta-feira, 3 de julho de 2014
Nação forrozeira tem encontro marcado após do jogo entre Brasil e Colômbia: Arraia do Claudionor no Soledade I
Arraia começa às 19h, com quadrilhas e show de palco |
Como todo bom arria, terá apresentação de quadrilhas, shows de palco, barraquinha com comidas tipicas. O arraiá vai contar com apoio da Prefeitura Municipal. Durante a noite de hoje, está acontecendo a montagem das barracas, palco e ornamentação do ambiente.
Quem não conhece o local, não é muito difícil de chegar ao Arraia do Claudionor. Ele fica numa área verde ao lado da linha de trem, entre os conjuntos Soledade e Santarém. Quase na lateral da igreja católica do Soledade I, mas se tem de cruzar a linha de trem.
quarta-feira, 2 de julho de 2014
Natal pode ganhar uma terceira ponte ligando o Centro da cidade a Zona Norte. Projeto é estudado pela Semob
![]() |
A justificativa para a terceira ponte é o novo Aeroporto de Natal |
Um dos motivos que levaram ao estudo sobre a construção de
uma terceira ponte estaria ligada ao funcionamento
recente do Aeroporto Internacional, em São Gonçalo do Amarante. Assim existe a
necessidade de intervir na região acentuou-se.
A Semob estimativa, que passem de 50 a 55 mil veículos
diariamente sobre a Ponte de Igapó e outros 37 mil sobre a Ponte Newton Navarro.
Mas, com a implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), o fluxo de veículo
deve sofrer uma diminuição, e assim esvaziar os engarrafamentos que já estão se
formando nas duas pontes em horários de pico.
Quanto ao ponto ideal da terceira ponte, isto vai ser definido somente após a
realização do estudo. Mas,, se consdera a possibilidade de erguer o
empreendimento dando continuidade ao Viaduto do Baldo – Avenida Juvenal
Lamartine. Do outro lado, a ponte deve desembocar próximo ao Norte Shopping, na
Avenida João Medeiros Filho, conhecida como Estrada da Redinha. Esta proposta, aliás, não é nova. No
projeto inicial do Baldo já se previa a construção de uma ponte no local,
ligando a região à Zona Norte. Ou seja, desde 1992, o projeto desta ponte já
discutido em Natal.
Painel com bandeiras das seleções do Mundial, na passarela da João Medeiros está praticamente destruído
Destruição iniciou há três semanas e a dos EUA é mais atingida |
Outro detalhe que chama a atenção é que de todas as duas bandeiras, as dos Estados Unidos são as mais destruídas. Já a da Grécia continua sem um único furo, pelo menos até às 11h desta quarta-feira (02).
Taxistas, ambulantes e pessoas que trabalham nas proximidades da passarela não sabem informar se realmente as bandeiras estão sendo destruídas intencionalmente ou é de forma natural. Para o taxista José Orlando ele desconfia que seja intencional. "Se fosse naturalmente, porque as que estão nos postes permanecem intactas"? Quem também pensa igual ao taxista é o estudante Marcelo Andrade. Ele mora no Soledade e quando sai de casa de ônibus, espera o transporte público na parada que fica embaixo da passarela. Ele acredita que a destruição seja intencional, a não ser que estas bandeiras já foram utilizadas e elas seu material já estava velhinho. Quanto ao motivo da dos Estados Unidos serem a mais atacadas, o estudante entende que se realmente for intencional, isto é porque este país tem interferido na política de outras nações. "Ninguém escuta falar na Austrália, Finlândia ou Japão, por exemplo, interferirem na vida de outros países, assim, ninguém se importa com estes países", argumenta.
Abrigo para passageiros de ônibus desaba e quase atinge doméstica que descia na parada do Santa Catarina
Abrigo fica em frente ao Nordestão do Santa Catarina |
A doméstica Maria José da Costa, moradoradora de Nova Natal acabaou de descer no coletivo, quando o teto da parada veio abaixo. "Foi um livramento que Deus me deu", disse dona Maria José que desceu na parada para pegar dinheiro no Banco do Brasil e pagar as contas e água e luz no caixa do banco existente nas dependências do Nordestão.
Além da parada do Nordestão outras também estão prestes a desabar, como é o caso de uma que fica na Avenida Mamanguape, próximo ao Beto's Bar, no Santa Catarina.
Populares são de acordo de que se a prefeitura não tiver dinheiro para recuparar estas paradas, pelo menos terminem de derrubá-las. "Pelo menos vai evitar que alguém se acidente", disse o vendedor ambulante Arnaldo Gomes.
terça-feira, 1 de julho de 2014
Abrigo de parada de ônibus da Zona Norte estão quase todos abaixo ou prestes a desabarem
Quem der uma olhadinhas nos abrigos de acolhimento de passageiros usuários do transporte coletivo em Natal, vai ver que a maioria deles estão abaixo, ou pode desabar a qualquer momento. A reportagem do Zona Norte em Foco, fez um giro por vários conjuntos e pode constatar diversas "paradas" que não servem mais para nada.Muitas já perderam o teto, enquanto outras colocam em risco a vida dos passageiros, com a cobertura de metal enferrujada e já declinando.
Observe na foto ao lado. A número (1) fica ao lado do Nordestão de Santa Cataria e em frente ao posto policial, em frente a escola Iapissara Aguiar. A (2) na calçada do Nordestão, e deveria servr os passageiros que se destinam aos conjuntos de Nova Natal, Soledade I e II, Cidade Praia. A (3) sem teto, é a primeira da Avenida Guadalupe, antes do Betos Bar. Aliás, todas as cinco paradas desta avenida que liga a João Mederos Filho a Fronteiras estão abaixo, sem teto. A de número (4) ao lado do ginásio Nélio Dias, no Gramoré. Mas, existem outras em diversos bairros da Zona Norte. Entre elas, as duas que ficam ao "pé" da ponte Newton Navarro. Tanto a de sentido Zona Norte- Praia do Meio, quanto a inversa estão destruídas. Os moradores até improvisaram uns banquinhos debaixo de arbustos do mangue do Rio Pontegi, para se protegerem do sol e chuva.
Observe na foto ao lado. A número (1) fica ao lado do Nordestão de Santa Cataria e em frente ao posto policial, em frente a escola Iapissara Aguiar. A (2) na calçada do Nordestão, e deveria servr os passageiros que se destinam aos conjuntos de Nova Natal, Soledade I e II, Cidade Praia. A (3) sem teto, é a primeira da Avenida Guadalupe, antes do Betos Bar. Aliás, todas as cinco paradas desta avenida que liga a João Mederos Filho a Fronteiras estão abaixo, sem teto. A de número (4) ao lado do ginásio Nélio Dias, no Gramoré. Mas, existem outras em diversos bairros da Zona Norte. Entre elas, as duas que ficam ao "pé" da ponte Newton Navarro. Tanto a de sentido Zona Norte- Praia do Meio, quanto a inversa estão destruídas. Os moradores até improvisaram uns banquinhos debaixo de arbustos do mangue do Rio Pontegi, para se protegerem do sol e chuva.
segunda-feira, 30 de junho de 2014
Brilho Matuto traz para o São João de 2014, tema crítico social. Garra e irreverência levantam plateia no Nélio Dias
Garra, graça e irreverência fazem a diferença na Brilho Matuto |
Na apresentação que aconteceu no espaço ao lado do ginásio Nélio Dias, no Gramoré, os quadrilheiros trouxeram uma "Fazenda Matuta". Com muita graça, seus integrantes satirizaram a vida desregrada dos ricos, com suas comilanças. Assim, enquanto uns se abarrotava em comida, a classe mais popular dançava quadrilhas animadamente.
Acompanhei a quadrilha deste a concentração. Antes de entrarem no arraia, eles pareciam tímidos e algumas integrantes desviavam os olhares quando notavam que estavam sendo fotografadas. Porém, ao entrarem no arraial, o clima se transforma. O grito de "ÔÔOOhhh, Brilho Matuto!, já o tom do que vem pela frente. Assim, a Brilho Matuto prendeu a atenção da plateia do começo ao fim sua apresentação. É exatamente esta sinergia que toma conta da Brilho Matuto que faz com que seja a quadrilha que mais vem crescendo no Estado nos últimos três anos.
Veja álbum com diversas fotos do Brilho Matuto nesta Fan Page:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.535725899865953.1073741869.485786984859845&type=3
Apresentação empolgante do Arraiá Padre Piná, de Mãe Luisa é grande sensasão dos Festivais de Quadrilhas do NE
O Arraial do Padre Piná, de Mãe Luíza, fez uma belíssimas apresentação na última sexta-feira (27), no Festival de Quadrilhas da Prefeitura de Natal, que está acontecendo no pátio do ginásio de esporte Nélio Dias, no Gramoré, Zona Norte de Natal.
A quadrilha trouxe para o arraia, o tema, "Uma chuva de fé", em alusão ao padre Piná, uma espécie de profeta. Devido brigas religiosas, a procissão em homenagem a Santa Luzia foi suspensa. E com isto, caiu uma maldição sobre o povo. Mas, ao se redimirem do erro, as bênçãos divinas pairam sobre os fiéis e a fartura volta ao comunidade.
Para lembrar a tragédia que assolou o bairro de Mãe Luísa, a quadrilha vem sempre iniciando a apresentação lembrando o triste episódio e pedindo a Deus muitas bênçãos sobre o bairro do litoral Leste. A apresentação da Padre Piná é envolvente. Depois da profecia do padre Piná, dois casais de palhacinhos, como se fossem espantalhos, refletem sobre as palavras do profeta. Depois de corrigido o erro, tudo volta a paz no sertão. Para reescrever esta cena, o arraiá se transforma numa grande roça, e uma graciosa bailarina festeja a alegria do sertanejo com a fartura no campo.
A empolgante apresentação da padre Piná tem dado a quadrilha de Mãe Luísa vários títulos nos festivais que vem se apresentando na Grande Natal e interior do Estado, como em Mossoró e o bicampeonato do Festival Forró Novos, no Agreste Potiguar.
Confira dezenas de fotos da apresentação da padre Piná em:
https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?ref=hl
A quadrilha trouxe para o arraia, o tema, "Uma chuva de fé", em alusão ao padre Piná, uma espécie de profeta. Devido brigas religiosas, a procissão em homenagem a Santa Luzia foi suspensa. E com isto, caiu uma maldição sobre o povo. Mas, ao se redimirem do erro, as bênçãos divinas pairam sobre os fiéis e a fartura volta ao comunidade.
Para lembrar a tragédia que assolou o bairro de Mãe Luísa, a quadrilha vem sempre iniciando a apresentação lembrando o triste episódio e pedindo a Deus muitas bênçãos sobre o bairro do litoral Leste. A apresentação da Padre Piná é envolvente. Depois da profecia do padre Piná, dois casais de palhacinhos, como se fossem espantalhos, refletem sobre as palavras do profeta. Depois de corrigido o erro, tudo volta a paz no sertão. Para reescrever esta cena, o arraiá se transforma numa grande roça, e uma graciosa bailarina festeja a alegria do sertanejo com a fartura no campo.
A empolgante apresentação da padre Piná tem dado a quadrilha de Mãe Luísa vários títulos nos festivais que vem se apresentando na Grande Natal e interior do Estado, como em Mossoró e o bicampeonato do Festival Forró Novos, no Agreste Potiguar.
Confira dezenas de fotos da apresentação da padre Piná em:
https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?ref=hl
Hoje é o último dia para que as equipes sejam inscritas para a Copa Nossa Cidade Natal de futebol sub-15
Jogos começam dia 02 de agosto e vai reunir 48 equipes |
Mesmo com o número de equipes ampliado para 48 este ano, restam poucas vagas. Todas as quatro regiões administrativas da capital potiguar poderão participar. As inscrições podem ser feitas na sede da Sejel/Secopa que fica no Ginásio estádio Nélio Dias, bairro de Lagoa Azul, das 09h as 12h horas.
O campeonato que terá início dia 02 de agosto, reunirá mais de 1.000 atletas que receberão um kit de uniforme completo com camisa, calção e meiões. Este ano além de aumentar o número de equipes participantes, a Prefeitura estuda aumentar a premiação com bolsas de estudo para os campeões.
domingo, 29 de junho de 2014
PSD homologa Robinson Farias como candidato ao Governo do Estado que será apoiado por 10 partidos
Robinson Faria agradece apoio de sua esposa em sua caminhada |
Robson integrará a coligação com dez partidos: PT, PC do B, PT do B, PSD, PP, PEN, PRTB, PTC e PPL. A chapa majoritária tem como candidato a vice-governador o deputado estadual Fábio Dantas (PC do B).
Antes de fazer o discurso já como candidato ao Governo do Estado, Rodson se ajoelho e agradeceu a Deus por este momento. Chamou sua família, a começar pela esposa a frente do palco e agradeceu toda ajuda que ela deu nesta caminhada. Agradeceu a seus filhos. Foi um momento de muita emoção, inclusive com uma de suas filhas chorou, como pode ser visto na foto acima.
Ao discursar, o Robson Farias argumentou que foi preciso coragem para levar o projeto adiante. “Não pense que foi fácil chegar esse dia de hoje. foi preciso muita coragem, muita fé e muita resistência”, destacou Robinson Faria.
O vice-governador Robinson Faria chega para disputar o governo do Estado tendo como principal aliado do PT, que lançou a deputada federal Fátima Bezerra ao Senado Federal.
TRAGETÓRIA - Até chegar a convenção de hoje, Robinso Farias carrega a experiência de 24 anos como deputado estadual. Ele também foi por quatro vezes presidente da Assembleia Legislativa. Robinson Faria concretiza em 2014 um projeto que não conseguiu realizar em 2010. Nesta época ele era presidente da Assembleia e tinha como principal aliada a então governadora Wilma de Faria, hoje aliada de Henrique Alves.
Discursos de convencionais fazem duras críticas aos acordos políticos que visam interesses próprios
Marcos tem com bandeira a economia do Seridó agrícola |
Os primeiros discursos, começaram às 10h30, com o palco sendo ocupado por lideranças pólíticas e candidatos da coligação que ali se encontravam. Lideranças políticas e candidatos não pouparam críticas ao acordão político que foi formado para estas eleições, tendo a frente o PMDB. Ente os que falaram estava o candidato a deputado estadual Marcos de Jardim de Seridó, pelo PT. Marcos falou do momento histórico que o RN estava vivendo, e da importância do eleitor potiguar dá uma resposta aos acordões políticos, que não visam o bem do povo, mas apenas ratear as vagas em cargos públicos por famílias que tradicionalmente dominam a política norte-rio-grandense. Marcos pretende chegar a Assembleia Legislativa do Estado para defender a riqueza da região do Seridó, especificamente o homem do campo.
Patrícia Abravanel, a filha de Silvio Santos, rouba a cena na convenção do PT, PSD e PC do B
Patrícia Abravanel e as filhas de Robinson Farias |
As filhas de Robinson Farias, faziam um cordão de isolamento, até que os populares notaram a sua presença. Daí em diante, a tietagem tomou conta. Patrícia que estava em pé, e as filhas de Robinson Farias observando que ela estava muito cansada, trouxe uma cadeira. Daí em diante foram mais de uma hora de sessões de fotografias populares. Assim, muitos candidatos discursavam ao vento. Cobertura completa da convenção do PT, PSD e PC do B.
Assinar:
Postagens (Atom)