![]() |
Imobiliárias estão desmatando áreas na lagoa de Extremoz |
Mesmo o reservatório se mostrando imponente como na foto ao lado, o fato é que em suas marginais o desmatamento anda a passos largos e, se não forem tomadas medidas urgentes, a lagoa de Extremoz, está sim, ameaçada de ser mais uma entre as dezenas de lagoas de Natal que foram extintas.
Somente para recordar, bairros como Lagoa Nova, Lagoa Seca, Cidade da Esperança, em sua origem, eram banhados por belas lagoas, mas que hoje, para muitos, não existe nem na lembrança. Ribeira, Cidade Alta e Quintas eram cortados por três riachos. Dois deles, Quintas e Cidade ainda se pode ver um canal totalmente poluído.
Na Zona Norte, as diversas lagoas foram transformadas em "lagoas de captação", todas mortas, onde são lançadas águas e lixos. O Rio Golandim, se manteve vivo até uns 10 anos, mas hoje está morto.
Como Natal não dispõe mais de terreno para construção de casas, de 2010 para cá, a saída foi a ocupação de áreas dos municípios vizinhos a capital, como São Gonçalo, Macaíba e Extremoz. Este último, foi o que chamou mais a atenção dos proprietários de imobiliárias. O motivo foi exatamente a beleza do lugar, que é banhado pela paradisíaca lagoa, que deu nome a cidade. Mas, não se engane, se não tomarem os devidos cuidado, quem comprar imóveis pensando em apreciar a paisagem acima, pode não receber o prometido. Por outro lado, Natal vai enfrentar um colápso de água semelhante ao que hoje se ver em São Paulo.