Vida natural

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Comunidade das Rocas arregaçam as mangas e botam escolas na avenida em 2015. Somente a Balanço já investiu mais 125 mil

Balanço supera crise e promete muita surpresa hoje
Como o pássaro Feniz da mitologia grega que ressurge das cinzas, os carnavalescos das Rocas provaram que este ano tem sim, carnaval, e a comunidade não mediu esforços para botar suas escolas nas avenidas. O ano de 2014 foi de muita luta, decepção, mas a comunidade aderiu aos apelos dos diretores das escolas Balanço do Morro e Malandros do Samba. Trabalharam noite a fio sem parar, realizaram eventos e contaram até com apelo de carnavalescos do Rio de Janeiro, de que não deixassem o samba das Rocas morrer.

Como este site noticiou no final do ano passado, as alegorias das escolas de samba de Natal estavam jogadas ao relento, sendo destruída pelos efeitos naturais do sol e do vento e também por moradores de ruas que retiravam peças para venderem nas sucatas. As alegorias, que ocupavam barracões ao lado do campinho de futebol do bairro, foram demolidos para que fossem construídos um bloco de apartamentos. Com isto, as alegorias ficaram ao relento.

A Balanço do Morro,  tricampeã potiguar, foi a escola que mais investiu para se manter viva este ano. E, o mais interessante é que parece que a crise ajudou a escola crescer ainda mais. Assim, não se pode dizer que o ano foi ruim, pelo contrário, a crise contribuiu para que a comunidade arregaçasse as mangas e redobrassem sua dedicação. Segundo o vice- presidente da escola Dide, os gastos já ultrapassam os 125 mil, e tudo este dinheiro jamais será recuperado, em vista de que a premiação para a campeã será apenas de R$ 9 mil.  Dide adianta que isto só o amor ao carnaval explicaria tal feito, ainda mais se tratando de uma comunidade tão carente quanto as Rocas.

Carnavalescos e profissionais autônomos fizeram horas extras até alta madrugada para recuperar as alegorias perdidas, entre as quais a água gigante, símbolo da escola. Também foram realizados diversos eventos,como feijoadas, rodas de samba e bingos.

Em solidariedade aos esforços da comunidade das Rocas, o carnavalesco Ze Luis da Império Serrano  vestiu a camisa da Balanço do Morro durante show no Rio em comemoração ao dia do samba, como pode ser visto na Fan Page da Escola.


Quando entrar hoje na avenida (será a última escola a desfilar) a Balanço do Morro vai homenagear o ex-prefeito Djalma Maranhão. Aliás, o barracão da escola serviu para que crianças fossem alfabetizadas, tanto na letra como na música, graças ao empenho do mestre Lucarino.  A escola também vai homenagear  Dosinho carnavalesco que escreveu o tema do projeto de "Pé no chão também se aprende a ler será lembrado no desfile.



Um comentário:

Unknown disse...

O que falar da balanço? sou suspeito amo de paixão a escola as pessoas somos TRI CAMPEÃ e apesar de eu não ir desfilar devido estar em São Paulo torço muito. Vai balanço mostra tua garra tua potencia saudades de vocês todos mas duas fantasias minha estão na avenida de coração BALANÇO DO MORRO 100% REDINHA.