
A prefeita Micarla de Sousa visitou ontem o projeto piloto "Recreio nas Férias", na Escola Municipal Palmira de Souza, no bairro de Santa Catarina, zona Norte de Natal. O projeto faz parte do programa Segundo Tempo do Governo Federal e tem como objetivo oferecer atividades recreativas para os alunos da rede municipal de ensino durante o período de férias.
Natal foi uma das 90 cidades brasileiras escolhidas pelo Ministério do Esporte para iniciar o projeto. Cerca de 3.800 alunos natalenses, dos sete aos 17 anos, serão beneficiados com aulas de recreação, artes e educação física ao longo desta semana, sempre em tempo integral.
A prefeita Micarla de Sousa destacou a importância desse tipo de programa de inclusão social para o desenvolvimento dos índices educacionais da cidade. “Programas de inclusão são importantíssimos para melhorarmos nossos índices de educação”, destacou, conscientizando as centenas de estudantes presentes na abertura do projeto que além de já serem grandes alunos, eles podem se tornar ainda grandes atletas.
O programa começou segunda-feira e segue até a próxima sexta-feira (30) em 19 escolas municipais da cidade. Os alunos terão aulas de educação física, recreação, cidadania e meio ambiente e farão as refeições na própria escola. Para o secretário municipal de Educação, professor Elias Nunes, o projeto ajudará as crianças a continuarem crescendo com uma dinamicidade ainda maior.
A diretora do Departamento de Esporte Escolar e Identidade Cultural do Ministério do Esporte, Gianna Lepre Perim, veio a Natal para a abertura do projeto e destacou que o principal objetivo do Recreio nas Férias é trazer a dimensão do lazer para a escola também no período de férias. A representante ainda elogiou o trabalho da prefeitura e secretaria municipal de Educação. “É muito gratificante chegar em um município e encontrar essa integração entre a secretaria e as escolas”, disse.
O meio ambiente foi escolhido como tema principal do "Recreio nas Férias" desta semana, sendo discutido posteriormente em gincanas, brincadeiras e oficinas durante os cinco dias de duração do projeto. A intenção do Ministério do Esporte é que o programa se repita a cada período de recesso escolar, ou duas vezes no ano.
Em 2008, o Governo Federal investiu R$ 112 milhões no programa Segundo Tempo e para este ano há um orçamento primário de R$ 200 milhões. Atualmente, cerca de um milhão de crianças são beneficiadas pelo projeto em 90 municípios do Brasil inteiro.