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Rosivan Moura canta e vende seus CDs nas feiras livres |
Texto: Wlisses Guerra
Em Natal divulgando seu trabalho, o cantor da noite Rosivan Moura falou das dificuldades que o artista potiguar encontra para permanecer no batente. Dono de uma voz de causar inveja a muitos, e mesmo tendo um público cativo, o artista trabalha dia e noite para conseguir ganhar o suficiente para a sua sobrevivência.
Natural de São Rafael, cidade situada na Região do Vale do Açu, Rosivan diz não faltarem shows e de que sua agente vive cheia. Porém, como as festas acontecem somente ao finais de semana, e o cachê é baixo, o artista que não tiver outra fonte de renda vai sofrer muito para sobreviver. "Na realidade, o artista não abandona a profissão porque é um caso de amor a música e ao seu público". Mas, não é fácil. Porém, ele adianta que a profissão vale a pena pelo prazer que ela proporciona. Rosivan, se justifica: "Durante esta trajetória, fiz muitos amigos, não somente no interior do RN, mas também da Paraíba, Pernambuco e Ceará".
Uma forma de sobreviver exclusivamente da música foi a gravação independente e comercialização do seu próprio trabalho em feiras livres do Estado. Rosivan carrega consigo um estande bem versátil. Ela consta de uma tenda, onde é colocado seu teclado, uma caixa de som e uma mesinha a frente com seus CDs. Na realidade, Rosivan tem um público fiel e durante os 20 minutos que a reportagem esteve fazendo esta entrevista, constantemente ele era obrigado a parar a conversa para atender a populares que queriam comprar um de seus CDs. Contatos com Rosivan Moura podem ser feito pelo fone (084) 8807-3485.
O CAMINHO PARA O SUCESSO - O fato é que para se chegar ao sucesso não é fácil. Vai depender de várias situações, as quais muitas vezes não dependem somente do talento e esforço pessoal do artista. Praticamente a promoção acontece numa espécie de engendro de situações. Uma delas, um grupo político quer se firmar e faz uma espécie de parceria. O cantor apoia o político, e este lhe dá respalde financeiro. Geralmente o cantor caminha com uma casa artística. Em caso de triunfo, os três vencem juntos. A casa cresce, o artista se promove e o político se elege.
Outra forma é o artista conseguir um patrocinador. Ou seja, um empresário que tehha dinheiro, e resolva investir no artista. O artista se promove e o empresário ganha dinheiro junto com ele. Ao lado dos dois, caminha uma emissora de rádio popular. Não se enganem, as músicas que tocam nas Rádios FM´s não são porque o público pede ou porque o cantor é talentoso. Mas sim, porque existe um pagamento mensal para que as músicas do artista sejam tocadas. No mercado de Natal, o preço para que a música seja executada custa a bagatela de R$ 4 mil ao mês. No contrato, a emissora se responsabiliza de agendar na programação três execuções diárias. Uma no matutino, outra no vespertino e outra noturno. Além destas execuções, o que tocar a mais, é somente para tapar buraco na programação, ou porque existe um grande número de pedido na espera.
A última forma, e esta é a mais difícil, é o cantor encontrar um espaço na mídia nacional. No caso, a televisão via Rio de Janeiro e São Paulo. O grupo político e econômico tem de estar nos planos da emissora de televisão. Assim, o cantor tem espaço na mídia nacional e junto com ele é trabalhado o artista. Quem trabalha bem isto são os grandes grupos políticos do Maranhão, Ceará e Bahia. Não é a toa que uma voz desconhecida e nada atraente como a de Lairton dos Teclados, com o "Moranguinho do Nordeste" chegou a tocar inclusive no horário nobre da TV Globo. Resultado, o grupo de Sarney com o de Mão Santa no Maranhão e Piauí triunfaram nas eleições estaduais no ano em que Lairton ganhou repercussão nacional.
COMO ISTO ACONTECEU NO RN - Alguns exemplos destes podem ser visto no RN. Amigos de infância e de emissora Cabugi, Carlos Alberto e Giliardi mantiveram esta parceira. Carlos Alberto seria eleito por diversos mandatos e Giliardi ganharia projeção nacional. A carreira de Zezo dos Teclados, começou com a parceria entre o empresário Zezinho (Combustível), a casa de show Kintal 2 e Luiz Almir. Mais recentemente, se teve a cantora Marina Elali, ela foi presença marcante na campanha de Micarla de Souza, inclusive brindando com seu show de posse da prefeita. Isto é bem notável entre as bandas de forrós, inclusive com alguns comentários de vocalista falando deste ou aquele político de determinada cidade do interior. Mas, isto não é novo e até o grande cantor e compositor Luiz Gonzaga também se projetou assim. Gonzagão fez a campanha de Kubitschek e como carro-chefe de campanha gravou a música "Paulo Afonso'.