Vida natural

sábado, 5 de julho de 2014

Quadrilha "Ai" do Vale Dourado usa os festejos juninos para evangelizar e formação de cidadania

Enquanto alguns cristãos demonizam os festejos juninos, outros, sabiamente, aproveitam o momento para evangelizar. Assim é o quadrilha "Ai",  cujo título se complementa em "nós se não estivéssemos na igreja. O grupo que é da igreja católica do Vale Dourado, usa como estratégia a formação de grupos culturais como forma de envolver jovens que residem no chamado  cinturão da violência de Natal. Ou seja, Vale Dourado, Paraíso e Nossa Senhora da Apresentação.
Para os idealizadores do grupo, é característica da adolescência, as brincadeiras, danças e movimentação. Assim, eles entendem que muitos jovens entram no mundo da criminalidade pela falta de oportunidade para carrear suas energias.
Os quadrilheiros, são todos do grupo de jovens da igreja católica do Vale Dourado. Para eles, os ensinamentos de Jesus Cristo vão além das orações e louvores. Como o puxador anuncia no microfone durante a apresentação da quadrilha "A fé sem as obras não vale de nada. Não seguem os ensinamentos de Jesus Cristo".
A apresentação da quadrilha segue a estrutura idêntica aos demais grupos de danças populares. Porém, tem algo um pouco diferente na narrativa e enredo. Os jovens trazem símbolos cristãos, e a narrativa está associada as passagens bíblicas. Assim, o puxador da quadrilha, no início da apresentação alerta o público de que não estranhe o que eles vão ver. Apenas de que o grupo é um pouquinho diferente dos demais. Os quadrilheiros trazem Moisés para lembrarem que na vida enfrentamos dificuldades, ícones católicos como Santa Clara, e num determinado momento os integrantes foram uma enorme cruz humana no arraial.
No final da apresentação, o puxador deixa o recado aos jovens. O de que os problemas da vida são enfrentados com mais esperança para quem segue os ensinamentos de Jesus Cristo e deixa um alerta. O de que nenhum jovem venda seu voto, pois ele ele tem muito valor, e assim não alimente a corrupção que impera na política brasileira.
Veja dezenas de fotos da apresentação da quadrilha "Ai de nós se não estivessemos na igreja", no link abaixo:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.538096192962257.1073741876.485786984859845&type=1

Nenhum comentário: