A frente, dançarina co cores do Japão e Itália |
A entrada da quadrilha do arraial, mostra que o Brasil é um país formado por vários povos. Lindas bailarinas portando bandeiras e vestidas com as cores de cada povo que vieram para Brasil, saúde a imigração marcante deste pais. Em seguida, elas dançam mostrando o ritimo e estilo musical de cada povo e sua contribuição para a riqueza cultural brasileira. Assim, não falta o gingado africano, o flamingo dos países baixos e a batida forte dos povos nativos das Américas, ou seja, os índios.
Uma coisa que chama a atenção, é que todos os componentes, dançarinos e dançarinas carregam na cabeça um buquê de flores, formado exclusivamente por girassóis. É bom lembrar, que na mitologia dos nativos da Américas (indios), o girassol simboliza o espírito do deus Sol (Tupã e suas variações de acordo com cada língua nativa). Assim, o deus criador, ao saber que as tribos viviam em guerra constante, enviou seu filho (espírito) para pregar o amor e assim a paz reinar entre seus filhos. Exatamente esta é a proposta do grupo Som do Norte, mostrar que o Brasil é um pais de diversidade cultural e a necessidade da convivência pacífica entre os povos, respeitando a diversidade religiosa, étnca e cultural.
Clique no link da página e veja diversas fotos desta quadrilha e de outras quadrilhas e grupos culturais da Zona Norte de Natal:
https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?sk=photos_stream&tab=photos_albums
Nenhum comentário:
Postar um comentário