Vida natural

terça-feira, 4 de março de 2014

"Os Cão" completa 50 anos, arrasta uma multidão, mas se verifica pouca lama no corpo dos foliões na Redinha

Folião marca no corpo os 50 anos de "Os Cão"
O bloco "Os Cão" arrastou uma multidão de enlameados pelas principais ruas da Redinha. Antes, sua legião de seguidores foi pegar seu abadá no mangue do Rio Potengi, para em seguida sair em caminhada até a praia, onde eles tentam tirar a lama do corpo com a água do mar. O bloco este ano completou 50 anos, teve canto de parabéns tocando pela banda do Baiacu na Vara, queima de fogos e distribuição de 100 litros de caipirinha e 500 latas de cachaça. Mas, algo estranho aconteceu com "Os Cão" foi a pouca lama no corpo, mas arrastou uma multidão.
Como e de tradição, para se filiar a agremiação basta dá um mergulho na lama. Em seguida, o folião sai em direção a Avenida João Medeiros (Central), e depois segue pela praia até a Redinha Nova. Na praia, os foliões se dispersam, com cada um tentando limpar a lama do corpo.
O mais estranho neste ano, foi a pouca lama no corpo dos foliões do Cão. Verificar no link abaixo a série de fotos, mas todas com pouca lama. Dois fatores foram decisivos para que isto acontecesse. Um deles foi o grande número de pessoas que serviram somente de acompanhante. E como se iniciou uma campanha de conscientização de que "Cão que é legitimo não mela os outros", os acompanhantes não foram enlameados. O segundo fator, me parece que a lama sofreu alguma modificação. Vi muita gente se atirando na lama, mas ela parecia não aderir ao corpo, como acontecia em outros anos. A lama anteriormente era muito escura e concentrada. No local onde os foliões foram se enlamear, já existe até um casebre dentro do mangue e outro foi demolido.
Veja sessão de fotos sobre o bloco no link abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?sk=photos_albums

Nenhum comentário: