Vida natural

sexta-feira, 7 de março de 2014

Em Santo Antônio do Potengi se esconde um grande talento na arte de escupir imagens e objetos em madeira


Escondido num casarão numa rua secundária em Santo Antônio do Potengi, distrito de São Gonçalo do Amarante, reside um exímio artista. Se trata de João Carlos, 60 anos, um artesão que se especializou em recortes em MDF. Carlão, como é conhecido na comunidade, não tem tema específico, e seus trabalhos atende ao gosto do cliente. No ateliê, em sua casa, que na realidade é um casarão estilo colonial, se pode encontrar trabalhos reunindo temas diversos, como futebol, religiosidade, festas de aniversários, casamentos, sertanejos, etc. Mas, indiscutivelmente, o que mais chama a atenção são os retratos de pessoas confeccionados em MDF. É um trabalho minucioso, que requer muitissima habilidade do artesão e também perfeccionismo.
Mesmo sendo um sujeito centrado no que faz, Carlão é o que se costuma conceituar de sujeito "louco". Inclusive como é como sua família. E, a arte cruzou a vida de Carlão exatamente como uma proposta de completação antagônica a sua inquietude. Ele começõu trabalhando com mandalas, mais como terapia do que como arte no sentido estrito da palavra. Acontece que o artesão se apaixonou pela arte em MDF e se arriscou em expandir sua criatividade. Primeiros vieram as encomendas de escudos de clubes de futebol, depois festinhas de aniversários. E, como ele "armou sua tenda tenda" em Santo Antônio, não podia negar aos pedidos da religiosidade popular (mártires de Uruaçu), do folclore da cidade (galos e Bois de Reis) e seus íncones, como a da Romanceira dona Militana.
Mas, o melhor estaria por vir. A partir dos retrados de grandes líderes carismáticos como Bob Marley e Gandhi, Carlão entraria no seguimento de escupir em madeira (MDF) rostos de pessoas. Assim, começaram os pedidos de rostos de noivos para festas de casamentos, como o que se pode ver na foto acima.
O artesão atende por encomenda, pelos fones (084) 8862-1889, ou 3278-3290. Os pedidos podem ser feito também pelo email: mandalas.arte@gmail. O artesão ainda realiza exposições em empresas, ou instituições. Assim, Carlão dispõe de um loja móvel, que é transportada numa kombi até o local da exposição. Mais fotos sobre os trabalhos de Carlão, click no link abaixo:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.487832887988588.1073741846.485786984859845&type=3#!/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?sk=photos_stream

Um comentário:

Unknown disse...

Os telefones não são mais esses. Podem entrar em contato através do (84) 9.9878-8941