Vida natural

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Obra do Pro-transporte vai melhorar o fluxo de veículos, embelezar a Zona Norte e beneficiar ciclistas e pedrestes

Segundo eixo de obras , na altura do gancho de Igapó
Com as obras iniciadas no início do mês de janeiro deste ano, o projeto Pró-Transporte é uma promessa de melhoria do fluxo de veículos na Zona Norte, e com isto dando uma alavancada ao crescimento desta região. É, de fato, diversas etapas de obras que também vai propiciar a prática de esportes, como cooper e ciclismo, em vista de que serão construídos 11 Kms de ciclovias e vias para pedestres. No geral são dois grandes eixos que modificarão o visual da região de Natal.
O primeiro é o eixo de intervenção, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, prevê a implantação de um viaduto – O Viaduto da Redinha – na saída da Ponte Newton Navarro, seguindo com a reestruturação da Av. Conselheiro Tristão que se estende até o encontro com a Moema Tinoco, na altura da Vacaria França (passando pela lateral da propriedade). Todo esse trecho será duplicado, até o início do trecho em estrada de terra, e a partir daí a reestruturação segue em pista simples.
O segundo trecho, denominado Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim, percorrendo a Av. das Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o entroncamento com a Av. Moema Tinoco.
Além da duplicação dos corredores viários, o ponto alto das obras está relacionado a mobilidade de pedestres e da valorização do transporte público, necessária para o pleno funcionamento do tráfego na região. A implantação de corredores exclusivos de ônibus será um dos diferenciais da obra, e tem o objetivo de dar fluidez ao transporte coletivo, além de contar com novos abrigos de ônibus.
Outro benefício aguardado pela população, e que será implantado no Pró-transporte, é a criação de 11 quilômetros de ciclovia, dando segurança a esse meio de locomoção. Além disso, o Governo do Estado fará o saneamento nos eixos que sofrerão intervenções.
A padronização de passeios públicos é outro traço da obra, que vão dar segurança e comodidade ao simples ato de ir-e-vir, que muitas vezes é dificultado com as irregularidades encontradas nas calçadas. Até que a obra seja concluída, já estão em execução soluções provisórias e preventivas contra novos alagamentos, como um desvio para as águas da região na altura do Cemitério, e uma operação tapa-buracos, para dar condições de tráfego durante as obras.

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