Vida natural

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mestre Canelão entra na roda, enquanto alunos cantam "respeite o mestre", no batizado da Boa Vontade

Mesmo com agenda cheia, o mestre Canelão cumpriu seu trato de estar presente ao batismo dos alunos da Academia Boa Forma (Zona Norte) do professor Chorão. Diretor da elite de capoeiristas da Associação Brasileira de Professores de Capoeira  (ABPC)ele chegou às 15h na Escola Municipal José de Andrade Frazão, local do evento. Canelão ocupou lugar numa mesa exclusiva  (como manda a tradição ),  ao lado do mestre Orca e  Bocão.  Neste momento, chegou um professor e me orientou para que fizesse um registro fotográfico do mestre. O que prontamente obedeci ao pedido.
Depois de ser à mesa, professores de academias e alunos se dirigiam ao seu encontro para cumprimentá-lo, enquanto ele assistia as apresentações. Também, algumas mães faziam questão de serem fotografadas ao lado do mestre, algumas com criança de colo. Canelão atendia aos pedidos, posava para as fotos e brincava as crianças, enquanto era fotografado.
Num determinado momento, a roda de capoeira foi aberta para a apresentação  com os professores. O mestre Canelão entra na roda de capoeira, enquanto os alunos começam a bater palma e cantar um corinho mais ou menos assim: "O mestre entrou na roda, vamos respeitar o mestre. Ele tem experiência, ele sabe muito mais que nós..."
O corinho cantado pela roda, e o respeito demonstrado pelos alunos me chamaram a atenção. Na capoeira, mestre é mestre, é experiente e deve ser respeitado. Os alunos entendem que devem aprender com ele. Exatamente na apresentação de Canelão, observei que os alunos estavam  praticamente hipnotizados. Todos acompanhavam, cada movimento.
Ao final da apresentação dos mestres e professores, Canelão usou o microfone. Disse que tinha de ausentar do local do evento, pois tinha outros compromissos. Porém, deixou uma lição para os professores e alunos. Uma lição firme, sem nenhuma pieguice.  A de que quem ama verdadeiramente a capoeira tem de se dedicar, treinar muito, pesquisar, ouvir os mestres e também estudar. Assim, o mestre se dirigiu aos alunos: "De agora em diante, para ser professor de capoeira tem de ter faculdade de Educação Física. Portanto, não basta somente praticar ao esporte, mas estudar também. Que vocês aprendam a respeitar tanto os professores da capoeira, como nas escolas públicas". No caso, o Canelão estava se referindo ao Frazão. O mestre adiantou, "caso contrário, vocês vão ficar a vida inteira dando 'pinotes' na roda, achando que estão fazendo capoeira". Canelão se referia a treinamentos sem fundamentação dos mestres, em que muitos alunos acham que a capoeira é somente dá saltos mortais.
Para quem não está familiarizado com a capoeira, mestre Canelão foi  o primeiro capoeirista potiguar a usar a modalidade esportiva como forma de socialização de crianças problemas em escola. Fundou no bairro do Bom Pastor a academia Boa Vontade. No ano de sua fundação, o bairro era tido como o mais violento de Natal, e lá ele passou a receber dezenas de alunos de escolas públicas do Bom Pastor, Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Peixe Boi e Cidade Nova.
O trabalho do mestre Canelão ganhou reconhecimento nacional, com matérias veiculadas na imprensa local, nacional e internacional. Graças a esta projeção, a Boa Vontade passou a ser adotada por alguns empresários até fora do Brasil, como a Itália, que tem feito parceria e levado algumas crianças para ministrarem aulas de capoeira na Europa. A Boa Vontade mantém intercâmbio com a Finlândia (Gharronne)  e Suécia (Edison). No ano passado, a Academia realizou cursos, palestras e seminários. A Boa Vontade também prepara capoeiristas para estes dois países. Recentemente, Canelão também realizou workshop nos Estados Unidos, assim como diversas capitais do Brasil..
No Estado e em Natal, a Boa Vontade começou a abrir filiais em vários locais. Entre elas, a do mestre Chorão, que funciona num prédio do Conselho Comunitário do Vale Dourado, bairro se tem estatística de muita violência, sendo o tráfico de drogas um dos problemas mais cruciais.

Mais fotos neste face: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.214808018712872.1073741877.160565340803807&type=3&uploaded=13



Nenhum comentário: