Vida natural

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Batismo de capoeira da Boa Vontade traz ao "Frazão" no Vale Dourado, grandes mestres da capoeira nacional

Batismo graduou várias crianças e adolescentes do bairro
Sob os olhares de dezenas de crianças e familiares, grandes mestres da capoeira nacional se apresentaram na tarde deste domingo (16/02) na Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão, no loteamento Jardim Progresso, bairro do Vale Dourado, na zona norte de Natal. O evento foi promovido pela Academia Boa Vontade, do mestre Canelão que tem uma filial no bairro.
A Academia, que é administrada pelo professor Chorão,  é uma extensão do projeto de Canelão no bairro do Bom Pastor, Zona Oeste e que visa resgatar crianças de risco de bairros problemáticos da cidade. Os mestres, como é de praxe na capoeira, vieram participar de um batizado (espécie de avaliação onde os alunos recebem faixas) e, entre eles estavam algumas crianças que encontraram na capoeira uma forma de serem ressocializados. Além de Canelão também se fizeram presentes ao batizado, outros dois grandes nomes: mestre Júlio Orca e Bokão.o
O evento foi marcado por muita emoção, tanto por parte dos familiares, como dos mestres que estiveram presentes. Muito emocionado, mestre Chorão lembrou das dificuldades que marcaram estes 15 anos de prática de esportes e de seu projeto no bairro. Entre os graduados, estava o capoeirista Zuza, um exemplo de superação e amor a capoeira. Zuza, que é do bairro, num treino sofreu um golpe que o deixou numa cadeira de rodas por 2 anos e também  a memória. Mesmo desenganado pelos médicos, Zuza encontrou forças e, iniciaria uma reação, mas continuaria de muletas por mais três anos.
Graças a força de vontade de Zuza, mais o apoio psicológico de Chorão ele recuperou os movimentos e a memória e retornou a capoeira. Mas, como a vida tem suas trapaças, há uma semana de receber a faixa, Zuza sofreria um acidente de motos. Porém, o capoeirista se encontra em plena recuperação e vai voltar ao esporte ainda este ano.
O Vale Dourado, é um bairro classificado pela segurança público como de alto índice de violência, com registros semanais de mortes provocadas pelo tráfico de drogas. A Escola Municipal José de Andrade Frazão, é o único espaço público no bairro. O diretor Júnior Lobato informou que a escola, ao ser construída, ocupou uma área que era um campo de futebol. Desta forma, foi firmado um acordo de que a escola deveria ser aberta nos finais de semanas para eventos públicos. O que ele entende ser uma necessidade em vista da carência de espaços para a prática esportiva e encontros sociais do bairro.Mais fotos sobre o evento nesta página:   https://www.facebook.com/media/set/?set=a.214808018712872.1073741877.160565340803807&type=3&uploaded=13

Nenhum comentário: