Vida natural

domingo, 26 de janeiro de 2014

Asfalta pode ameaçar o cinturão verde de Natal

Pequenos produtores temerosos com o seu futuro
Além das belas lagoas, quando o turista que chegar a Natal via Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, ao entrar no território de Natal, depois de deixar o município de Extremoz, vai deparar com um dos mais lindos cartões postais da capital potiguar. É o chamado "cinturão verde de Natal", uma área situada entre as divisas de Natal e o município de Extremoz. São dezenas de pequenas propiedades agrícolas, onde os seus produtos vivem da plantação de árvores frutíferas e hortaliças.
A área é irrigada pelo complexo de lagoas de Extremoz, que tem em Natal a Lagoa Azul como a mãe de outras pequenas lagoas.
Mas, a grande preocupação dos moradores desta área é de que a especulação imobiliária culmine por despejar os nativos. Inclusive, os pequenos produtos estão enfrentando problemas pela exigência da Promotoria do Meio Ambiente. Nesta área, o produtor tem de cultivar suas hortaliças somente com a adubação orgânica. Segundo o João Maria, um dos produtores de Gramorezinho informou que é impossível a produção exclusivamente orgânica, em vista de que seria necessário um pesado investimento na infraestrutura do terreno. João Maria informou que para isto seria necessário a construção de estufas, irrigação mecânica, entre as séries de investimento, o que está além das possibilidades econômicas dele e de outros produtores da área.

Nenhum comentário: