Vida natural

domingo, 26 de janeiro de 2014

Amigos de Gramorezinho, um projeto que visa a produção de hortaliças orgânicas para o mercado natalense

 Propriedade em que o agricultor aderiu ao cultivo orgânico
O acesso ao Aeroporto de São Gonçalo via ponte Newton Navarro vai cortar o cinturão verde Natal, que inclui dezenas de pequenas propriedades rurais. São plantadores de hortaliças, onde a maioria, ou seja, um total de 120  estão incluídos no projeto “Amigos de Gramorezinho, onde os produtores tem de cultivarem suas hortaliças sem agrotóxicos.
A foto ao lado, mostra a primeira propriedade a ser vista pelo visitante. Ela fica no entroncamento da Moemia Tinôco com a BR 101
Os agricultores inseridos no projeto, além da implantação da prática, o Ministério da Agricultura exige a comprovação da manutenção continuada da agricultura orgânica. Estes agricultores podem participar de eventos, como uma feirinha organizada pelo Ministério do Meio Ambiente.  As feiras acontem em Candelária (quinzenalmente nas quartas-feiras) e na sede da Semurb (semanalmente nas quintas-feiras). As feirinhas passarão a ser chamadas de Feirinhas de Hortaliças Orgânicas do Projeto Amigo Verde  Gramorezinho.
Só pode ser qualificada como hortaliça orgânica se o seu produtor possuir o certificado do Ministério da Agricultura ou se apresentar o Selo Orgânico do produto, que é concedido por uma empresa de auditoria específica, também autorizada pelo Ministério da Agricultura.
A agricultura orgânica é considerada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como determinante para se garantir a segurança alimentar da população, formar cinturões verdes urbanos e assegurar a sustentabilidade ambiental, social e econômica da atividade. Mas, a produção de hortaliças orgânicas torna-se um grande desafio porque exige a eliminação completa de agrotóxicos e de produtos químicos na plantação. E, depende de treinamentos, controle e acompanhamento técnico permanente dos agricultores.

Nenhum comentário: