Vida natural

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Elba Ramalho e Dorgival Dantas fazem shows épicos no Nélio Dias em Natal

Elba Ramalho e Dorgival Dantas encerraram com chave de ouro a série de shows natalinos que aconteceram no pátio do ginásio Nelio Dias, na Zona Norte de Natal. A noite de ontem foi de pura emoção, com uma multidão lotando as dependências do local do show desde as primeiras horas da noite.

Mesmo Elba Ramalho sendo a principal atração da noite,  quem roubou a cena mesmo foi o cantor potiguar Dorgival Dantas. O cantor que é do interior do Estado, mas que viveu boa parte de sua adolescência  no conjunto Soledade II, era esperado por um grupo de amigos de infância. Não era novidade, em vista de que o cantor já havia antecipado que além do show, aquele momento iria ser muito marcante para ele em vista de poder rever seus velhos amigos.

Assim, num tom de nostalgia e demonstração de que o sucesso não subiu a cabeça, Dorgival Dantas fez um show emocionante. Além de tocar seus grandes sucessos trazia lembranças de sua infância na Zona Norte. Neste clima, o artista era acompanhado por um público que reunia um tanto de gratidão e emoção.


Dorgival Dantas encerra show com a presença de amigos de infância no palco 


Na chegada ao local do show, antes de entrar para o camarim. Dorgival fez questão de falar com todos os seus conhecidos de infância, e adiantou que no final iria fazer uma surpresa. A promessa foi cumprida e no final do show o cantor fez questão de finalizar seu show chamando todos os seus familiares e conhecidos de infância para o palco.

Neste momento, ele citou nomes de alguns amigos,. Pessoas simples, pequenos comerciantes, ambulantes e profissionais liberais. Comentou sobre as brincadeiras de infância,dos passeios de bicicletas, das peladas nos campinhos de várzea e dos jogos de sinucas nos botecos do bairro

Dorgival comentou  que aquela noite jamais seria esquecido. Lembrou de sua infância e que era costume sair pedalando de bicicleta  pelo Soledade, Santarém, Pajuçara e Nova Natal. De que esteve diversas vezes onde hoje está situado o ginásio Nelio Dias. "Jamais imaginava que neste local teria uma imagem tão bonita como esta", lembrou Dorgival. O cantor também lembrou que não imaginava que pudesse contar com um público tão grande como o que estava vendo.


Elba  leva público ao delírio ao declarar que era grande sonho cantar ao lado de Dorgival 

Foi neste tom de nostalgia e felicidade, que Dorgival Dantas passou o palco para Elba Ramalho. A cantora depois de cantar a música de entrada, confessou para o público que antes de entrar em palco Dorgival havia falado de que o ambiente estava lindo. "O que o Dorgival me falou está sendo confirmado. A visão que tenho aqui de cima do palco é linda!".

Mantendo o clima de alegria, Elba Ramalho logo contagiou o público, transmitindo muita energia. Cantou, dançou e convidou populares para subir ao palco e cantar junto com ela. Em seguida, ela perguntou aos seguranças se Dorgival Dantas ainda se encontrava no local, e que se ele estivesse o chamasse para cantar algumas músicas junto com ela.

Ao chegar ao palco, Elba Ramalho disse que era um sonho cantar junto com ele. Retribuindo o carinho da cantora, Dorgival lembrou que não tinha nem palavras para agradecer a Deus por ter a oportunidade de cantar ao lado de um artista do qual ele sempre foi grande admirador.

Dorgival e Elba Ramalho cantaram duas músicas. Ele disse que tinha de se retirar em vista de que teria de viajar ainda na noite de ontem para Maceió, onde vai fazer a passagem de ano na capital alagoana. Já Elba Ramalho, vai fazer o show de virada de ano na praia de Tambaú, em João Pessoa.




terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Lucy Alves e Babado Novo trazem forró, frevo e swing na 2ª noite de shows de Natal no Nélio Dias

Lucy Alves e Babado Novo foram as duas grandes atrações dos shows dentro do calendário natalino que estão acontecendo no pátio do ginásio Nélio Dias, no Pajuçara, Zona Norte de Natal. O evento continua hoje com mais duas grandes atrações, Dorgival Dantas e Elba Ramalho. Os shows acontecem a partir das 19h30.

Mesmo com o tempo se preparando para chover em Natal, parece que São Pedro vem dando uma mãozinha, e assim o público bem comparecendo em peso ao Nélio Dias.

A paraibana Lucy Alves fez um belo show. Cantando clássicos do forró nordestino acompanhado de sua sanfona. Mas, no finalzinho do show, Lucy largou a sanfona e pegou a guitarra, fazendo uma prévia do carnaval da Redinha que tem como tradição o frevo. Enquanto ela tocava e cantava frevos pernambucanos, ela era acompanhadas por passistas que dançavam o frevo.


 Sanfoneira homenageia Olinda e de quebra faz uma prévia do carnaval da Redinha


 Faltando uns 15 minutos para o final do show, a paraibana largou a sanfona, pegou uma guitarra e tocou frevo. A homenagem ao frevo pernambucana tem um sentido. É que o carnaval do litoral norte está ganhando espaço graças ao que acontece todos os anos na Redinha.

De uns 10 anos para cá, a praia mais popular de Natal abanou outros estilos musicais e abraçou o ritmo pernambucano. Basta lembrar que os blocos Baiacu na Vara, Bandas do Siri e seus agregados mantém a tradição de levar muito frevo durante dos dias momescos.

Na realidade, a Redinha trem traços semelhantes a Olinda. Uma praia com ruas estreitas e um público muito popular. Assim, a saída dos blocos denominados democráticos vem crescendo a cada dia nesta praia de Natal.

Babado Novo traz o swing baiano e levanta o público jovem no Nélio Dias


Adicionar legenda
Depois do show de Lucy, foi a vez de entrar no palco, o rebolado de Mari Antunes, da banda baiana Babado Novo. Cantando e dançando os sucessos que marcaram as micaretas desta temporada, Babado Novo levantou o público jovem que estava no pátio do Nélio.

A vocalista do Babado Novo chegou no palco apresentando a música que deve ser o carro chefe do carnaval baiano. É tradição em Salvador, a cada ano, o evento ser marcante por uma dança. Neste ano, Mari Antunes trouxe a "Descidinha", passo onde a cantora com seu corpo escultural e provocante, deixa os marmanjos babando.

Os shows continuam hoje (quarta-feira) com a presença do potiguar Dorgival Dantas. O potiguar promete trazer dá um passeio no seu repertório, e com isto tocar seu forró apaixonado. Em seguida, será a vez da paraibana Elba Ramalho reviver seus grandes sucessos e encerrar os shows natalinos no Nélio Dias.


Mas, na virada do ano, os shows continuam na Zona Norte, Desta feita será na praia da Redinha, onde haverá a queima de fogos na Ponte Newton Navarro. Serão dois shows, o primero com Roberto do Acordeon e seu frevo sanfonado, seguido pela cantora Criystal e Leão Neto.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Chuvas que caem em Natal podem ofuscar shows que acontecem a partir das 21h de hoje no Nélio Dias

As chuvas que caem em Natal desde a manhã  podem ofuscar o brilho da série de eventos que acontecem a partir de hoje na Zona Norte de Natal. Os eventos, que fazem parte da comemoração do aniversário da capital potiguar vão acontecer no pátio do ginásio Nélio Dias em Pajuçara e que tem entre as atrações a cantora Elba Ramalho, Babado Novo e Dorgival Dantas.

A abertura dos shows acontece a partir das 21 horas, com a banda gospel do cantor David Quilan. Amanhã,. dia 29, acontecem mas duas apresentações.  Primiramente, a banda Babado Novo e, em segudia, será a vez de subir ao palco a cantora Lucy Alves irão comandar a festa, misturando axé e muito forró.

As celebrações em torno do aniversário da cidade serão encerradas em grande estilo no dia 30, com apresentações de Elba Ramalho e Dorgival Dantas. Esses shows do aniversário da cidade são custeados com recursos oriundos do Ministério do Turismo. A apresentação de Fagner em específico conta com patrocínios extras do Café Santa Clara e Moinho Dias Branco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Município.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Prefeito Carlos Eduardo entrega a polulação de Lagoa Azul o Centro de Esportes e Educação Unificado


Prefeito Carlos Eduardo fala da obra à imprensa
A comunidade do loteamento Esperança passa a ter, a partir de hoje, um espaço para a prática de esporte, cultura e lazer. O espaço faz parte do programa nacional de levar as comunidades carentes, entretimento, educação e mais qualidade de vida. São os chamados Centro de Educação Unificado (CEU).

A faixa simbólica foi cortada às 17h, pelo prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves. O prefieto chegou a comunidade às 17 horas. Acompanhado de diversas autoridades municipais e estaduias, o prefeito deu entrevista a imprensa na entrada do complexo de esporte e lazer.

Complexo vai beneficiar talentos culturais no bairro

Escola de Música vai formar talentos no bairro
Na oportunidade, Carlos Eduardo Alves expressou a satisfação de está entregando a obra a população, e de sua importância principalmente por se tratar de uma obra onde os jovens poderiam desenvolver seus dons artísticos, culturais e esportivos.

Depois da entrevista,  Carlos Eduardo foi levado por lideranças comunitárias do bairro a conhecer as dependências do complexo de lazer e cultura. O primeiro espaço a visitar foi o teatro. Apesar de pequeno, o espaço é aconchegante, acústico, climatizado, com conjuntos de luzes e estúdio de gravação.

O segundo espaço, foi a biblioteca pública, em seguida a sala de escola de música, e outras salas para reuniões e aulas de dança, xadrez e exposição de obras de arte. Circulando as dependências foram instalados parques de recreação infantil, pistas de skates, quadra de voleibol e jardins.

Durante a tarde aconteceram apresentações culturais
Alguns populares, que ainda não haviam tido a oportunidade de conhecer o prédio ficaram encantados. Entre eles a dona de casa Maria Josefa. "É muito lindo, meu filho, muito luxo para a gente", exclamou  O único ponto negativo apresentado pela comunidade diz respeito a segurança. Um ambulante que vendia churrasquinho nas proximidades do prédio, explicou que era necessário a implantação de mais refletores. Ele explicou que no momento isto não era percebido devido os bicos de luzes que foram colocados para a inauguração. "Quando tirarem os bicos de luzes, isto aqui fica uma verdadeira penumbra".

Mais fotos sobre o evento clicar no link abaixo:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.188910324790908.1073741844.158007317881209&type=3

Nordelândia, na Zona Norte de Natal, ganha hoje um moderno parque esportivo e cultural do Nordeste

O Centro das Artes e do Esporte Unificado (CEU) Moacy Cirne, em Nordelândia será inaugurado hoje. O equipamento será entregue à população, às 16h, em solenidade que terá a presença do Prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves, do secretário da SEL, Eduardo Machado e demais titulares das pastas envolvidas no projeto.

Sob responsabilidade da pasta de Esporte do município até sua inauguração, o espaço tem uma área de 3.000m² e fica localizado no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte da capital. Nele a população contará com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground, além de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O CEU faz parte de um programa do governo federal, em parceria com as prefeituras, que tem o objetivo de construir esse tipo de equipamento em todo o Brasil. “O espaço visa promover cidadania em locais de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, então, ficamos muito felizes em entregar esse equipamento à população”, contou o secretário Eduardo Machado.

Após a inauguração, o Centro passa a ser comandando pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para o desenvolvimento de ações culturais, porém, sempre em parceria com as demais pastas para a promoção também da cidadania, esporte e lazer aos natalenses.O Centro das Artes e do Esporte Unificado (CEU) Moacy Cirne, em Nordelândia, já tem data para ser inaugurado. O equipamento será entregue à população nesta quarta-feira, 23, às 16h, em solenidade que terá a presença do Prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves, do secretário da SEL, Eduardo Machado e demais titulares das pastas envolvidas no projeto.

Sob responsabilidade da pasta de Esporte do município até sua inauguração, o espaço tem uma área de 3.000m² e fica localizado no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte da capital. Nele a população contará com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground, além de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O CEU faz parte de um programa do governo federal, em parceria com as prefeituras, que tem o objetivo de construir esse tipo de equipamento em todo o Brasil. “O espaço visa promover cidadania em locais de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, então, ficamos muito felizes em entregar esse equipamento à população”, contou o secretário Eduardo Machado.

Após a inauguração, o Centro passa a ser comandando pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para o desenvolvimento de ações culturais, porém, sempre em parceria com as demais pastas para a promoção também da cidadania, esporte e lazer aos natalenses.O Centro das Artes e do Esporte Unificado (CEU) Moacy Cirne, em Nordelândia, já tem data para ser inaugurado. O equipamento será entregue à população nesta quarta-feira, 23, às 16h, em solenidade que terá a presença do Prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves, do secretário da SEL, Eduardo Machado e demais titulares das pastas envolvidas no projeto.

Sob responsabilidade da pasta de Esporte do município até sua inauguração, o espaço tem uma área de 3.000m² e fica localizado no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte da capital. Nele a população contará com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground, além de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O CEU faz parte de um programa do governo federal, em parceria com as prefeituras, que tem o objetivo de construir esse tipo de equipamento em todo o Brasil. “O espaço visa promover cidadania em locais de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, então, ficamos muito felizes em entregar esse equipamento à população”, contou o secretário Eduardo Machado.

Após a inauguração, o Centro passa a ser comandando pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para o desenvolvimento de ações culturais, porém, sempre em parceria com as demais pastas para a promoção também da cidadania, esporte e lazer aos natalenses.



terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Alunos cumprem o prometido e gincana também revela diversos talentos culturais no Xica de Oliveira



Ana Paula (Paulinha) mostrou que tem talento musical
Como os meninos haviam prometido desde ontem, o segundo dia de gincana cultural do Francisca de Oliveira, teria muitas atrações. Promessa cumprida, que deixou muita gente boquiaberto, como foi o caso da coordenador pedagógica Sheyla, que se surpreendeu com o talento de seus educando,inclusive chegando a pedir bis nas apresentações musicais.

As apresentações que começaram às 15h, se estenderam até às 17h, com um rápido intervalo para o lanche. Mas, pelo visto, este intervalo poderia ter sido riscado, que os alunos, empolgados com o evento não dariam conta.

O vozeirão de Felipe e o refinamento musical de Samily
O evento também serviu para que talentos fossem revelados, na música, na dança, na poesia e no teatro. Por outro lado, alguns alunos se destacaram pela sua multi-facetas, como foi o caso do Cleyton. Excelente aluno em sala de aula, o aluno que está deixando a escola (ele é concluinte do fundamental), se apresentou na dança, recitou poesia e de quebra fechou o evento integrando o grupo cultural das Kengas, em alusão aos tradicionais blocos carnavalescos que se apresentam no Estado.

Outro que demonstrou correr nas veias sangue de artista, foi Iago. Além da apresentação na dança de rua (seu grupo era uma das atrações mais esperada do dia), ele ainda tocou violão e cantou. Atributos semelhantes, ao estudante Felipe. Ele assumiu a mesa de som do evento, fez locução e, ao lado de Samily, soltaram as sua voz para encanto da meninada e professores do Francisca de Oliveira.

A tão esperada apresentação da dança de rua
Outros talentos também pode ser conferido no evento, como Lucas Thialy, Camile no violão, e mais Paulinha, Joyce, Leandro, entre outros. O sucesso do evento também pode ter contribuído para uma reflexão sobre os rumos da escola que se pretende cosntruir para o futuro. Ou seja, uma escola onde o conteúdo se alinhe a vocação da clientela, como teorizava o pedagogo humanista Carl Rogers.

A Escola Francisca de Oliveira, está situada numa comunidade que não guarda laços tradicionais em vista que que o bairro surgiu há menos de duas décadas, Mas, em sua volta, reside um celeiro de artistas, mesmo que não tenha participação direta com a escola. Basta lembra que em sua volta, reside o escultor Guaracy, o ponto  e Miguel Carcará.

Mais fotos e informações sobre o evento, conferir no link abaixo que leva a uma Fanpage que editei para postar informações culturais da escola.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1027700493953243.1073741835.748605875196041&type=3


segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Muita animação marca o primeiro dia da Gincana Cultural da Escola Francisca de Oliveira, na Zona Norte de Natal

Num misto de concentração, emoção e explosão de alegria, os alunos da Escola Municipal Francisca de Oliveira abriram hoje a Gincana Cultural da escola do bairro de Pajuçara, Zona Norte de Natal

Apesar de ter sido uma festa bonita, os alunos mandaram um recado, de que o evento de hoje foi apenas um ensaio, e de que amanhã a festa será ainda mais animada, inclusive com apresentação de números culturais, ensaiados e guardados a sete chaves, os quais somente serão revelados amanhã (terça-feira, dia 22/12).


O evento, que começou às 13h, teve como evento principal,  o tradicional grito de guerra das equipes. Cada equipe era integrada por alunos de duas turmas do vespertino, e traziam as cores do Programa da Justiça "Caráter Conta". 

Mesmo com algumas equipes já se apresentado, outras ainda davam seus retoques finais, como pode ser conferido no álbum de foto da Fanpage extensiva a este blog. O melhor de tudo, é que muita coisa foi feita no improviso, com toda a criação independente dos alunos, numa prova da autonomia que os educandos do Fancisca de Oliveira vem adquirindo ao longo de sua jornada acadêmica. 

No dia de hoje, além do grito de guerra, ainda teve a prova do chute certeiro, da embaixadinha, do arremesso a cesta, da corrida no saco, do corrida do limão e da dança da cadeiras. Amanhã, outras atrações estão sendo anunciadas pelos alunos, como Perfomance Musical do saudoso grupo Mamonas Assassinas, Danças de Rua, Sarau Poético, Dons musicais, e Memória Musical (Qual é a Música?).

Confira mais fotos e informações no link abaixo:

 https://www.facebook.com/Escola-Municipal-Francisca-de-Oliveira-748605875196041/