Áreas para evacuação das águas foram ocupadas Zona Norte |
E, pasmem. Este programa foi elaborado e executado no Governo de João Batista de Figueiredo, tendo como Governo do Estado Lavoisier Maia.
Observe que os conjuntos habitacionais da Zona Norte, obedecem um bom fluxo de veículos. É formado por ruas largas primárias (Itapetinga, Senhor do Bonfim, Paulista,etc), outras secundárias, e outras terciárias. Como se fosse um fluxo normal de um rio com seus afluentes. Ou seja, o fluxo de veículos vão aumentando da terciária até a primária. Ao centro destes conjuntos foram deixadas áreas abertas, as quais serviriam para construção de praças públicas, esportivas, escolas, postos de saúde. Os conjuntos também receberam espaços comerciais ( Cicons). E, separando um conjunto habitacional de outro, foi deixado uma faixa de terreno horizontal. Pode observar que separando o Soledade II do Santa Catarina (teria, mas foi ocupada) uma faixa de terra, assim como do Santa Catarina para o Panatis, e do Soledade II para o Nova Natal.
Mas, veja o que aconteceu. Estas faixas foram (quase todas ocupadas). Construções clandestinas, loteados ( e aí a documentação só pode ter sido esquentada), ou doadas para construções de igrejas, associações culturais, etc. Inclusive, a ocupação continua com a pouca faixa de terra que ainda existe. Observe nas três fotos abaixo. Esta área era exatamente a faixa de terra que separava o Soledade II do Santa Catarina. Ela não deveria ser ocupada. Era para ser uma faixa verde. No máximo seria construído bosques, nunca alvenarias como estas. O mais grave, se fez construções e as obras não tiveram nem mesmo o cuidado de fazer uma galeria para escoamento das águas. Agora, caso queira minimizar o problema, a conta vai para o poder público. Ou seja, o privado, provoca o caos e lança no bolso do contribuinte. Como o cidadão brasileiro não tem consciência disto, se torna omisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário