Começaram as obras para a construção do Posto de Saúde da Família (PSF) no conjunto Soledade, na Zona Norte de Natal. O prédio, fica na Rua do Sino, na área onde anteriormente existia um espaço cultural, mas que estava abandonado.
Com orçamento de R$ 690 mil, as obras foram iniciadas em junho e a empresa tem como prazo de entrega em dezembro. A obra atende um anseio da comunidade e também representa um alívio para os moradores em vista de que o local vinha sendo ocupado por viciados em drogas, o que estava trazendo medo para os que moravam nas proximidades da Rua do Sino.
Além deste posto de Saúde, a Secretaria Municipal, vem realizando obras de construção e reformas em diversas unidades de saúde da Zona Norte de também de Natal.
Entre as diversas obras estão duas Unidades de
Pronto Atendimento (UPA) – a primeira a se entregue nos próximos meses, a
UPA Potengi, e a outra até o final do ano, a UPA Cidade Satélite - e
mais 7 Unidades de Saúde: Unidade Alto da Torre, Soledade I, Jardim
Progresso, Nova Aliança, Santa Beatriz e Arthur Veiga.
Entre as obras concluídas, em término e construção, a estimativa é que
tenha sido gasto em torno de 40 milhões. Vale destacar que estão para
serem liberadas ainda mais de dez licitações. Aproximadamente 80% dos
recursos vêm do ministério e os outros 20% são dos recursos próprios da
Secretaria Municipal de Saúde.
A maioria das unidades faz parte do Requalifica UBS (Unidade Básica de
Saúde). O Requalifica UBS é uma das estratégias do Ministério da Saúde
para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do
programa, o MS propõe uma estrutura física das unidades básicas de saúde
- acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade - que facilite
a mudança das práticas das equipes de Saúde.
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
Espaço estava abandonada e servia para consumo de drogas
No local onde será construído o novo posto de saúde da família do Soledade II, existia um espaço para realizações de eventos sociais.
Quando inaugurado, o espaço contava com um auditório, palco para apresentações artística e vestiário masculino e feminino.
Mas, o espaço poucas vezes foi utilizado e se transformou numa espécie de elefante branco na Zona Norte.
Sem utilização e também não contando com guardas municipais para proteger o espaço comunitário, aos poucos ele foi sendo destruído. Antes de acontecer a sua demolição para a construção do posto de saúde, o local estava sendo ocupado por viciados em drogas, o que estava amedrontando a população.
Com a demolição e o início das obras, trouxe tranquilidade para os moradores, como argumento dona Maria da Conceição. "É uma pena que um patrimônio como este tenha chegado a este ponto. Mas era necessário, porque estava com medo de fazer minhas caminhadas a tardinha neste calçadão", lamentou a aposentada.
Próximo ao local fica uma pista para prática de caminhadas e a 800 metros uma academia da 3º idade. Dona Conceição disse já ter presenciado movimentação de viciados em drogas no local, motivo do medo dela e de suas colegas que costumam caminhar no local a partir das 16h.
Quando inaugurado, o espaço contava com um auditório, palco para apresentações artística e vestiário masculino e feminino.
Mas, o espaço poucas vezes foi utilizado e se transformou numa espécie de elefante branco na Zona Norte.
Sem utilização e também não contando com guardas municipais para proteger o espaço comunitário, aos poucos ele foi sendo destruído. Antes de acontecer a sua demolição para a construção do posto de saúde, o local estava sendo ocupado por viciados em drogas, o que estava amedrontando a população.
Com a demolição e o início das obras, trouxe tranquilidade para os moradores, como argumento dona Maria da Conceição. "É uma pena que um patrimônio como este tenha chegado a este ponto. Mas era necessário, porque estava com medo de fazer minhas caminhadas a tardinha neste calçadão", lamentou a aposentada.
Próximo ao local fica uma pista para prática de caminhadas e a 800 metros uma academia da 3º idade. Dona Conceição disse já ter presenciado movimentação de viciados em drogas no local, motivo do medo dela e de suas colegas que costumam caminhar no local a partir das 16h.
quinta-feira, 30 de julho de 2015
Obras vão custar R$ 136 milhões, com recurso do Ministério das Cidades, Prefeitura e Estado
![]() |
| Recursos são federais, mas tem parceria da PMN e RN |
Será de um montante de R$ 136 milhões no projeto de
saneamento básico integrado em diversos bairros da zona norte da cidade que vai
beneficiar cerca de 80 mil moradores. O projeto consta de um sistema de
esgotamento sanitário com 26 quilômetros de redes de abastecimento de água e 26
quilômetros de redes de microdrenagem.
O projeto ainda contempla 2 eco pontos (para coleta de
lixo), 1 Centro de Referência da Assistência Social (Cras), 2 escolas, 3 praças
e 2 quadras. A obra foi iniciada com a construção de uma praça para a rua
Professora Djanira Moura, no bairro do Parque dos Coqueiros, e eco ponto na rua
Alto da Glória, no Nossa Senhora da Apresentação. Os recursos são de convênio
com o Ministério das Cidade e contrapartida de 10% do da administração
municipal.
As obras contidas no projeto contemplam os loteamentos de
Boa Esperança, Nordelândia, Cidade Praia (do bairro de Lagoa Azul), Parque
Industrial, Bom Jesus (bairro de Nossa Senhora da Apresentação), Vila Paraíso,
Parque dos Coqueiros, José Sarney e Câmara Cascudo com obras de drenagem, esgotamento
sanitário e pavimentação.
A execução do projeto está acontecendo graças a uma parceria
entre o Município e o Governo do Estado, por meio da Caern e do seu projeto de
saneamento. Serao atendidos mais 80 mil moradores da zona Norte. Do lado do
Governo, as estimativas são para o atendimento de cerca de 500 mil moradores
com coleta e tratamento de esgotos nas regiões Norte e Sul da capital.
Obras de drenagem da Zona Norte de Natal avançam e chegam ao bairro da Redinha
Das 455 ruas da zona norte de Natal que deverão receber
serviços de drenagem, recapeamento e pavimentação, a
maioria já foi realizada. Atualmente, os serviços estão acontecendo no
conjunto Niterói, no bairro da Redinha. São quase 300 ruas que receberam estes
serviços, e que vai beneficiar uma população de aproximadamente 200 mil
habitantes, em vários bairros e loteamentos da Zona Norte.
As obras estão acontecendo desde o segundo semestre de 2014.
Já na metade de janeiro, 102 ruas haviam sido contempladas, nos bairros do
Potengi, Nossa Senhora da Apresentação e Pajuçara.
Mesmo trazendo diversos transtornos a população. Muitas
vezes durante a efetivação dos serviços ruas inteiras ficam interditadas devido
as crateras abertas por onde vão passar os canos, a população está muito
satisfeita.
José Mathias, morador
do Nova República há 20 anos, não acreditava que obra tão importante fosse
acontecer no seu bairro. “Aqui quando chove fica o maior lamaçal, sem se falar
que muita gente joga água na rua”, informou o morador do Santarém.
Quem também aprovou a obras foi a costureira Josefa Andrade.
Moro na Zona Norte e não acreditava que este serviço fosse realizado. A senhora
comemorou a execução da pavimentação da rua onde mora e ressaltou a importância
do momento vivido pelos moradores. “Sou moradora há 20 anos e não imaginava ver
isso aqui lindo como está. Agora, com a sua rua calçada, dona Josefa não vai
mais sofrer com poeiras em dias de sol forte e lama em épocas chuvosas acabaram.
“A comunidade parabeniza de verdade a
prefeitura pela promessa cumprida de calçar as ruas aqui do conjunto”.
Obras de drenagem chega ao cojunto Niterói na Redinha
| Obras na rua Jeová Adonai, no Niterói- Redinha |
Desde segunda-feira, dezenas de operário realizam trabalhos nas ruas paralelas ao conjunto, que fica localizado no bairro da Redinha.
Mas, a série de obras começaram desde o mês passado, quando já foram ralizado pavimentação em todas as ruas do conjunto Alvorada, Santarém, Soledade e loteamento Nova República.
Ainda esta semana, depois de serem concluídas as ruas paralelas ao Niterói, será a vez da Avenida Rio Salgado, principal via do conjunto que vai da Avenida João Medeiros Filho (Estrada da Redinha), até o loteamento Salinas.
domingo, 14 de junho de 2015
Roda e batismo de capoeira reune capoeiristas potiguares na Área de Lazer do Panatis
Dezenas de capoeiristas de várias academias de Natal e interior do Estado estiveram reunidos na manhã de hoje na Área de Lazer do conjunto Panatis, Zona Norte de Natal. O evento foi uma roda de capoeira onde também alguns alunos receberam faixas dos seus mestres.
O evento foi organizado pelo Grupo de Capoeira Ritmo Brasileiro, que é dirigido pelo mestre Chaveirinho. O grupo ensaia semanalnamente na Área de Lazer.
A roda de capoeira deste domingo faz parte da série de eventos que os capoeiristas organizam anualmente com o objetivo de divulgar o esporte e também servir como intercâmbio de conhecimento entre os seguidores.
Entre os grupos e mestres que se fizeram presentes a roda e o batismo, estavam o mestre, Caio dos Anjos, do Arte Vida, mestre Juba, do Capitães de Areia, mestre Doda grupo Arte Negra, mestre Gato, do Salve Zumbi, contra mestre Gavião, do Grupo Raça, p professor Pica Pau, mestre Ozias, contra mestre Hélio,
No momento da entrega das cordas, que começou com a categoria mirim, o mestre Chaveirinho usou a palavra para lembrar que as duas crianças que seriam batizadas no evento, simbolizaria um marca das novas gerações de capoeiristas. O batismo deu continuidade com a entrega de cordas para as outras categorias.
O evento foi organizado pelo Grupo de Capoeira Ritmo Brasileiro, que é dirigido pelo mestre Chaveirinho. O grupo ensaia semanalnamente na Área de Lazer.
A roda de capoeira deste domingo faz parte da série de eventos que os capoeiristas organizam anualmente com o objetivo de divulgar o esporte e também servir como intercâmbio de conhecimento entre os seguidores.
Entre os grupos e mestres que se fizeram presentes a roda e o batismo, estavam o mestre, Caio dos Anjos, do Arte Vida, mestre Juba, do Capitães de Areia, mestre Doda grupo Arte Negra, mestre Gato, do Salve Zumbi, contra mestre Gavião, do Grupo Raça, p professor Pica Pau, mestre Ozias, contra mestre Hélio,
No momento da entrega das cordas, que começou com a categoria mirim, o mestre Chaveirinho usou a palavra para lembrar que as duas crianças que seriam batizadas no evento, simbolizaria um marca das novas gerações de capoeiristas. O batismo deu continuidade com a entrega de cordas para as outras categorias.
sábado, 2 de maio de 2015
Corrrida dos Comerciários bate recorde de participantes comn mais de 1.600 atletas na Itapetinga
A 6º Corrida de Rua do Comerciário, que neste ano aconteceu na Zona Norte de Natal, reuniu um público recorde com mais de 1.600 atletas inscritos. O evento que é tem a tradição de celebrar o Dia do Trabalhador teve a largada às 17h em frente ao Complexo Cultura de Natal, no Potengi, e depois dos atletas, percorrerem toda a extensão da Avenida da Itapetinga, no Santarém, retornaram ao ponto de largada, na Avenida João Medeiros Filho (Estrada da Redinha).
O eventos que é organizado pelo Serviço Social do Comércio marcou a celebração do Dia dos Trabalhadores. Durante todo o dia, equipes esportivas que vieram de todas as regiões do RN, fizeram acampamento nas dependências do Complexo Cultural de Natal.
Além das equipes esportivas de Natal e interior do Estado, academias e clubes esportivos também aproveitam o momento para realizarem o seu marketing. Assim desde cedo muita gente vestida com uniforme das academias desfilavam pelo local.
Também aconteceram sorteios, brincadeiras e disputas infantis, antes do início das competições adultas no masculino e feminino. Os mais de 1.600 atletas inscritos foram divididos em duas categorias, uma que correram 5 KM ( ida e vinda pela Itapetinga, a avenida tem 2,5 KM de extensão) e a outra, a dos atletas profissionais, 10 KM ou seja, 4 percurso na Itapetinga, duas de ida e duas de vinda).
Como é de praxe nestas competições, muita gente foi para rua somente pelo prazer de correr. Maria das Dores foi um exemplo disto. Ela correu ao lado de sua filhinha de 8 anos. As duas tinham um único objetivo participar do evento. O objetivo foi atingido e o melhor, as duas conseguiram realizar os 5 Km do percurso mesmo que chegando com o tempo de quase 2 horas.
O eventos que é organizado pelo Serviço Social do Comércio marcou a celebração do Dia dos Trabalhadores. Durante todo o dia, equipes esportivas que vieram de todas as regiões do RN, fizeram acampamento nas dependências do Complexo Cultural de Natal.
Além das equipes esportivas de Natal e interior do Estado, academias e clubes esportivos também aproveitam o momento para realizarem o seu marketing. Assim desde cedo muita gente vestida com uniforme das academias desfilavam pelo local.
Também aconteceram sorteios, brincadeiras e disputas infantis, antes do início das competições adultas no masculino e feminino. Os mais de 1.600 atletas inscritos foram divididos em duas categorias, uma que correram 5 KM ( ida e vinda pela Itapetinga, a avenida tem 2,5 KM de extensão) e a outra, a dos atletas profissionais, 10 KM ou seja, 4 percurso na Itapetinga, duas de ida e duas de vinda).
Como é de praxe nestas competições, muita gente foi para rua somente pelo prazer de correr. Maria das Dores foi um exemplo disto. Ela correu ao lado de sua filhinha de 8 anos. As duas tinham um único objetivo participar do evento. O objetivo foi atingido e o melhor, as duas conseguiram realizar os 5 Km do percurso mesmo que chegando com o tempo de quase 2 horas.
Assinar:
Postagens (Atom)
