Vida natural

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Natalenses aproveirtam o feriado de sol forte, lotam e permanecem nas praias até o por do sol

No primeiro dia do ano, a população lotou as praias do litoral natalense e aproveitou os últimos raios de sol para curtir o feriado nacional. Na foto, ao lado, mesmo já sendo quase 17h, ainda era grande o número de pessoas, como na Praia do Forte.
Sol quente, feriado e ainda por cima transporte coletivo com preço das passagens promocionais, foram ingredientes mais que necessário para tamanha presença dos banhistas.
Na Redinha, o número de ônibus foi insuficiente e muitos tiveram que retornar para casa a pé. Até às 19h, os ônibus que vinham das praias estava superlotados.

Redinha completa 408 anos esquecida, mas ainda continua charmosa e amada por muitos natalenses

A Redinha, a praia que já foi o centro das atrações da elite econômica e cultural de Natal está hoje abandonada. Mesmo assim, a prainha que guardava um charme especial pelo seu aspecto bucólico, ainda mantém seu statu de princesa e basta um olhar atento der quem passado sobre a ponte Newton Navarro, para deslumbrar de sua beleza.
Mas, se do alto a Redinha mantém seu "nariz empinado", ao se aproximar dela, penetrar em suas ruas, vai ver que a antiga vilinha de pescadores está enfrentando crises sérias. 
Mesmo com aspecto pacato, a Redinha enfrenta um serio problema que são as drogas.  A falta de segurança e de incentivo dos últimos governantes contribuiu para que a praia perdesse muitos veranistas. Até os anos 80, a Redinha era o centro das atenções de Natal. No final de semana, a praia recebia boa parte da elite econômica, política e cultural do Estado.
Reverenciada pelos seus veranistas que se gabavam de ter uma casa na Redinha, ela era flertada pelos turistas que tinham como parada obrigatória o Mercado Público. Comer ginca com tapioca era um ritual que não podia ficar de fora do tuor turístico. Não era para menos, afinal de contas, a iguaria havia chegado ao conhecimento de turistas de todo o Brasil.  O responsável pelo marketing foi o folclorista Câmara Cascudo, que entre outros intelectuais a provar o prato de dona Dalila foi nada mais nada menos do Jorge Amado.
A Redinha era refúgio de poetas, escritores e boêmios, como Vicente Cerejo, João Gualberto, Alriza Sroares, que em seu site escreve e recorda com nostalgia:

"Ah, Redinha que saudades. Daqueles tempos assisti as danças folclóricas do Bumba Meu Boi, das Lapinhas, do Coco de Roda, do Pastoril. Do amanhecer junto com o sol, Dos arrastões de pescas.... da compra do peixe fresco...Tão cortejada pelos boemios, mas, mesmo esquecida, Redinha, ainda, em seus 408 anos, guardas muito charmes."
 
A presença de "gente importante" dividindo o espaço com os humildes pescadores transformaram a vida da Redinha nos finais de semanas e férias. Assim, barzinhos e quiosques começavam a funcionar na sexta-feira, e permaneciam abertos até o domingo à tarde. Hoje, com exceção de datas marcantes, entre elas o Carnaval, a praia somente tem vida no domingo. Mas, os banhistas são pessoas de baixíssimo poder aquisitivo.
Para parte dos moradores, outro fator que contribuiu para a crise na Redinha foi a construção da ponrte Newton Navarro. O bairro era passagem obrigatória dos passeios turísticos. Os passageiros desembarcavam da barca e passavam, de bugre, pela praia. Agora, ao descerem da ponte, eles seguem pela Avenida Litorânea, na Redinha Nova. Assim, a Redinha ficou no escanteio.

Sem ônibus suficiente, devido Intervalo prolongado de saída do terminal da Redinha deixa passageiros a pé

Feriado, dia de muito sol e ainda por cima ônibus com preço promocional, estes foram ingredientes mais que necessários para levar o povão a praia. Porém, no final da tarde, já às 17h, uma fila fazia um círculo com passageiros querendo voltar para casa. Mas, mesmo com mais três ônibus parados no terminal da Redinha, apenas um pode sair. O outro só teria autorização para partir às 17h30. Assim, dezenas de passageiros continuavam a espera da saída do coletivo. Outros, com seu Francisco e Jacira, preferiram desistir e irem caminhando a pé. "Moro no Alvorada, e como o outro ônibus só vai sair daqui a 30 minutos não dá para esperar. Além do mais, ele também já está lotado. Desse jeito não saiu da Redinha antes das 19h", explicou seu Francisco.  Para seu Francisco, é melhor manter o preço normal, e do que fazer estas promoções e não ter coletivo. Além do casal, outros passageiros também desistiram. Muitos caminharam até o anel da ponte para ver se pegava outro coletivo que viesse da Praia do Meio. O preço da passagem no transporrte coletivo em dia de feriado custa: R$ 1,20, ou seja, metade da passagem.

Mesmo sem estrutura de apoio, multidão vai a praia da Redinha parar ver a queima de fogos de 2014-2015

Sem sombras de dúvidas, assistir a queima de fogos das areias da praia da Redinha, quase embaixo da ponte Newton Navarro é um espetáculo de tirar o fôlego. Seguindo aos estrondos dos fogos que parecem irem sacudir a gigantesca estrutura de cimento, as bolas gigantes de fogos parecem vão caír sobre as cabeças das pessoas.
Mesmo sem nenhuma atração artística no local, e também sem infraestrutura para atender a população, uma multidão lotou a praia da Redinha para ver o evento. Apenas dois banheiros públicos foram colocados para atender ao público e assim se formaram duas filas a perderem de vista. Também não teve apoio do Trânsito e assim os visitantes tiveram de enfrentar um grande congestionamento, com pessoas disputando espaço com veículos na estreita avenida central.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Virus hospedeiro em gato mata jovem de 26 anos na Zona Norte. Superpopulação amedronta comunidade

Maelen Santos, uma jovem de 26 anos, contraiu um vírus hospedeiro em gato, entrou em coma e morreu dez dias depois de ter sido atendida. A jovem era natural de São Gonçalo do Amarante, mas estava no Santarém em casa de familiares. Ela era irmã de Marlon, um rapar que trabalha no Supermercado Super Show, no Alvorada.
Segundo o seu irmão, sua irmã gozava de saúde, inclusive havia feito exames recentemente e deu tudo positivo. Mas, subitamente sentiu uma tontura, e levado às pressas ao pronto socorro, ela foi internada. O vírus paralisou o cérebro e ela entrou em coma até ser anunciada a sua morte.
Marlon falou que os médicos disseram que a sua morte foi provocado por um vírus que é hospedeiro em gatos e pode ser transmito para humanos. O comerciário informou que não cria gatos em casa, mas existem muitos felinos em sua rua. Os gatos são de rua, mas existe gente quer alimenta e assim de uns tempos para cá o número de gatos na rua aumentou assustadoramente.
Ao procurar agentes de saúde, Marlom informou que os profissionais alertaram para o cuidado da vacinação dos gatos. Mas, de acordo com o rapaz, como os gatos estão soltos fica difícil de capturá-los.  Os gatos também estão incomodando os moradores em vista de que eles sobem nas casas, afastam  as telhas e outros defecam sobre o telhado.
O vírus que matou a jovem pode ter sido a "Raiva vírus rábico": Sergurndor a (http://bios2.wikispaces.com): "É uma doença infecciosa aguda que acomete mamíferos (homens e animais), causada por um vírus que se multiplica e se propaga - via nervos periféricos - até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. O prognóstico é fatal em todos os casos e representa um sério problema de saúde pública.A doença expõe grande número de pessoas e animais ao risco de contaminação e os custos necessários para o seu controle ou erradicação são elevados".

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Beato Melo promove Romaria que vai cruzar o Ceará em 5 dias. Saída será no dia 07/02 do Santarém

A exótica Pedra da Galinha Choca em Quixadá (CE)
O turismo religioso, a cada dia está se fortalecendo no Nordeste. E, entre as dezenas de romeiros que viajam anualmente a estes passeios religiosos (romarias), um grupo realiza viagens mensalmente com saída na Zona Norte de Natal. É o grupo liderado pelo beato Melo, que tem uma boa pedida para o mês de fevereiro.  A viagem além de visitar vários monumentos religiosos,  vai ter um pouco de preservação ambiental, história do Nordeste, um tour pelo centro comercial de Fortaleza de quebra a visitação de paisagens exóticas como a da Pedra da Galinha Morta, as margens do belo açude do Cedro em Quixadá (CE). O passeio é promovido pelo beato Melo, do Terço da Misericórdia no Santarém e o preço do passeio dá direito a três camisetas e mais uma copia em CD com vídeos da visitação a todos os locais. O valor do pacote é R$ 200,00 por pessoa. A saída acontece no sábado, às 18h, do dia 07, em frente a casa do beato Melo, ao lado da Igreja São Thiago Menor, no Santarém. São r5 dias de viagens, de 7 a 12 de fevereiro. Reservas podem ser feitas com Melo, pelo fone: 88284053.

O passeio, que é parte de uma serie de eventos religioso que o beato Melo participa anualmente. Como este é um período carnavalesco, então as pessoas que não gostam do carnaval embarcam nesta viagem que além de fé, reúne também conhecimento e ações de caridade, como a doação de alimentos a uma comunidade carente conhecida como "Comunidade da Linha". Depois de sair de Natal e cruzar diversas cidades do interior potiguar e cearense, a primeira parada oficial acontece em Barbalho, no dia 08, quando visitam o balneário de Arajara. Um lugar lindo, que além de um banho de água doce, o lugar e rodeado de muito verde e replica de tamanho natural de animais pré-históricos.No dia 09, será a vez de  Juazeiro do Norte, quando visita templos religiosos, mosteiros, o santo sepulcro e, de quebra, a visita ao parque indústria dos Refrigerantes Cajuína. Lá os romeiros degustam os produtos e ainda podem comprar a preço de atacado. A cajuína foi reconhecida como patrimônio histórico e tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A fábrica foi fundada em 1897. Também visitam Crato, que é uma cidade próxima a Juazeiro e nela está a imagem de Nossa Senhora de Fátima, onde somente a sua cora pesa mais de 200kg.

Iphan reconhece cajuína como patrimônio e tomba Fábrica de Laticínios e escola rural - See more at: http://portalcostanorte.meionorte.com/iphan-reconhece-cajuina-como-patrimonio-e-tomba-fabrica-de-laticinios-e-escola-rural/#sthash.pIWIiCq5.dpuf
Iphan reconhece cajuína como patrimônio e tomba Fábrica de Laticínios e escola rural - See more at: http://portalcostanorte.meionorte.com/iphan-reconhece-cajuina-como-patrimonio-e-tomba-fabrica-de-laticinios-e-escola-rural/#sthash.pIWIiCq5.dpuf Em Quixadá, no dia 10,  tem a visita ao Horto da cidade, local onde está o Chalé que pertenceu a escritora Raquel de Queiroz. É bom lembrar, que antes de chegar ao Horto, os passageiros tem contemplado a belíssima paisagens das serras que circundam o açude do Cedro, e nela está a exótica Pedra da Galinha Morta.
A terceira parada é em Quixadá, no dia 10, onde acontece o café da manhã, a celebração da missa e a doação de alimentos e objetos a comunidade carente na comunidade conhecida com "Linha do Trem". Depois de visitar igrejas, monumentos e museus sacros, seguem para Canindé onde acontece a troca de presentes do amigo secreto da viagem. Em Canindé acontece a visitação ao zoológico de São Francisco (o santo protetor dos animais). De Canindé, centro comercial de Fortaleza. Lá acontece uma parada para que os visitantes possam fazer suas compras.  A última visitação em solo cearense será a Xorozinho, onde esta a imagem do menino Jesus de Praga. Em seguida, acontece o retorno a Natal no dias 12, a tarde.


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Prefeitura fixa placa que anuncia construção do Centro Administrativo de Natal na Zona Norte

A placa da construção do Centro Administrativo de Natal, foi fixada nesta segunda-feira (22), confirmando o propósito do Prefeito Calos Eduardo Alves, de iniciar as obras ainda este ano. A sede ficará num terreno ao lado direito da ponte Newton Navarro, nas proximidades do antigo morro do Caju.
O projeto de lei que autoriza financiamento para a construção da sede da CMN e do Centro Administrativo da Prefeitura, foi aprovado pela Câmara Municipal no mês de fevereiro.. Os recursos serão do BNDES.
Atualmernte, o prédio da CMN é alugado por R$70 mil mensais. O terreno que abrigará a Câmara e o Centro Administrativo tem área de 290 mil metros na Redinha, Zona Norte de Natal.