Vida natural

sábado, 8 de março de 2014

Associação de Motociclismo Clube Cross elege e empossa nova diretoria para mais 4 anos de mandato

Edilson Hipólito (Indoidou) agradece apoio de colaboradores
Edilson Hipólito, ou Indoidou, foi reeleito por mais quatro anos, para a diretoria da Associação de Motociclismo Clube do Cross (AMCC), na tarde de hoje. A posse da nova diretora aconteceu imediatamente após a eleição que foi por aclamação junto aos associados na sede do clube, sediada no Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal. O presidente do Centro Desportivo do Soledade II, Luizinho esteve a frente da fiscalização e acompanhamento dos trabalhos eleitorais. Esta é a segunda diretoria da AMCC, associação fundada apenas há 4 anos (21/02/2010).
Ao tomar posse, Indoidou fez um balanço dos quatro anos de fundação da AMCC. Ele agradeceu a todos aqueles que contribuíram para que o projeto de fundar uma associação que reunisse os amantes no motociclismo no RN. "Hoje é um dia histórica para nossa associação. "Além da posse desta diretoria, estamos alugando uma sede para a associação, além de melhorias na pista", falou Indoidou. Ele também lembrou que várias conquistas foram obtidas, como a da outra pista em São Gonçalo do Amarante, iluminação na do Parque dos Coqueiros.
"Mas, isto não foi um trabalho fácil. Para que isto fosse possível, a AMCC passou a ser minha família e minha religião. Eu e outros integrantes da diretoria tivemos que nos doar de corpo e alma para que este sonho se transformasse em realidade". O mais novo feito da diretoria foi a construção do espaço físico da sede. Hipólito lembrou que é um espaço muito simples, mas que representa apenas uma pedra fundamental para que outros investimentos sejam feitos no sentido de acolher não somente o motociclista mas também sua família.
Antes da eleição e posse da diretoria aconteceu o treino regular dos sábados. A AMCC do Parque dos Coqueiros também tem treinos às quarta-feiras a partir das 19h. No domingo, a movimentação acontece em São Gonçalo do Amarante. Ainda neste sábado, aconteceu um churrasco com música ao vivo, com participação do tecladista Fan Max.
Ainda esta semana este site estará postando uma matéria especial da dureza que é a vida de piloto de motocross. Entrevista com o jovem piloto João Victor, que seguiu os passos de seu pai, Severo.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Em Santo Antônio do Potengi se esconde um grande talento na arte de escupir imagens e objetos em madeira


Escondido num casarão numa rua secundária em Santo Antônio do Potengi, distrito de São Gonçalo do Amarante, reside um exímio artista. Se trata de João Carlos, 60 anos, um artesão que se especializou em recortes em MDF. Carlão, como é conhecido na comunidade, não tem tema específico, e seus trabalhos atende ao gosto do cliente. No ateliê, em sua casa, que na realidade é um casarão estilo colonial, se pode encontrar trabalhos reunindo temas diversos, como futebol, religiosidade, festas de aniversários, casamentos, sertanejos, etc. Mas, indiscutivelmente, o que mais chama a atenção são os retratos de pessoas confeccionados em MDF. É um trabalho minucioso, que requer muitissima habilidade do artesão e também perfeccionismo.
Mesmo sendo um sujeito centrado no que faz, Carlão é o que se costuma conceituar de sujeito "louco". Inclusive como é como sua família. E, a arte cruzou a vida de Carlão exatamente como uma proposta de completação antagônica a sua inquietude. Ele começõu trabalhando com mandalas, mais como terapia do que como arte no sentido estrito da palavra. Acontece que o artesão se apaixonou pela arte em MDF e se arriscou em expandir sua criatividade. Primeiros vieram as encomendas de escudos de clubes de futebol, depois festinhas de aniversários. E, como ele "armou sua tenda tenda" em Santo Antônio, não podia negar aos pedidos da religiosidade popular (mártires de Uruaçu), do folclore da cidade (galos e Bois de Reis) e seus íncones, como a da Romanceira dona Militana.
Mas, o melhor estaria por vir. A partir dos retrados de grandes líderes carismáticos como Bob Marley e Gandhi, Carlão entraria no seguimento de escupir em madeira (MDF) rostos de pessoas. Assim, começaram os pedidos de rostos de noivos para festas de casamentos, como o que se pode ver na foto acima.
O artesão atende por encomenda, pelos fones (084) 8862-1889, ou 3278-3290. Os pedidos podem ser feito também pelo email: mandalas.arte@gmail. O artesão ainda realiza exposições em empresas, ou instituições. Assim, Carlão dispõe de um loja móvel, que é transportada numa kombi até o local da exposição. Mais fotos sobre os trabalhos de Carlão, click no link abaixo:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.487832887988588.1073741846.485786984859845&type=3#!/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?sk=photos_stream

quinta-feira, 6 de março de 2014

Asas de Ouro faz um desfile alegre, com muita cores e conquista o campeonato no Grupo B do carnaval de 2014

Asas de Ouro, de Nova Natal é a campeã do Grupo B do carnaval multicultural de Natal. A escola de samba somou 105 pontos, três a mais da segunda colocada, a Confiança de Macaíba (,que somou 102 pontos. Unidos de Santa Cruz ficou em terceiro (99,5), Pilares de Uruaçu (93)  foi quarta colocada, enquanto Águia (89) ficou em quinto lugar. Com este resultado, Asas de Ouro sobe para o Grupo A do carnaval de 2015.
A Asas de Ouro fez um desfile alegre, marcadamente com muitas cores.Trouxe palhacinhos, crianças distribuindo doces, baianas e alas com cores fortes. Estes recursos foi o ingrediente necessário para agradar o público e consequentemente os jurados.
Já a Confiança, segundo colocada, também fez um desfile esplêndido. A escola de Macaiba homenageou o Rei Xangô, trazendo orixás e divindades da Umbando como as pombas giras.
Neste grupo, uma escola que perdeu pontos foi a Pilares de Uruaçu, pois aconteceu um problema no transporte e a escola ficou sem a ala das baianas, o que foi uma pena, porque a escola de São Gonçalo do Amarante trouxe muita alegria a Avenida Duque de Caxias.

Tapuyas da Redinha é a tribo campeã do Grupo B do carnaval multicultural de Natal de 2014

Gruppo superou as dificuldades e fez um desfile impecável
Os Tapuyas da Redinha é a tribo campeão do carnaval multicultural de Natal no Grupo B. A tribo comandada pelo cacique Valdir somou 72,25, ficando em primeiro lugar, a frente da Apache, com 69 e da Comanche, terceira colocada com 61 pontos. O quarto lugar ficou com os Mobralino Mapabu, da cidade de São José de Mipibu.

Na realidade, se os Tapuyas não tivessem conquistado o primeiro lugar no Grupo B, somente a lição de superação teria sido já uma grande vitória. Sem recursos financeiros, Valdir estava desanimado. Ele somente não desistiu, graças a cobrança de amigos e de pessoas que já conheciam o seu trabalho.
Mas, o fato é que no dia da apresentação, os Tapuyas surpreenderam a todos. Como se fosse uma resposta a luta de Valdir, o grupo compareceu em pesos ao desfile. Na reta final, ou seja, uma semana  da apresentação o grupo trabalhou duramente, seja confeccionando, reparando ou ensaiando. Assim, os Tapuyas fizeram uma apresentação impecável, o que mereceu o título de 2014.

No grupo A, o campeão  foi  a triboTabajara com 76,5 pontos, a vice a Tupi Guarani (73), em terceiro os Guaracys (70,5) e em quarto os Gaviões Amarelo com  69 pontos.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Bloco dos Garis prepara terreno para passagem do Baiacu na Vara fechar com chave de ouro o carnaval da Redinha

Garis saíram às 9h50 do posto Ale na estrada da Redinha
Uma hora antes do Baiacu na Vara iniciar seu desfile, o Bloco dos Garis fizeram uma espécie de preliminar do que seria o último desfile do carnaval na Redinha de 2014. O bloco é formado trabalhadores que durante o Carnaval já tomaram conta das ruas da Redinha.  O bloco dos Garis saiu às 9h50, puxando aproximadamente 150 profissionais fizeram a limpeza dos cinco polos de eventos na cidade.
Mesmo com poucos foliões, Os Garis fizeram um carnaval animadíssimo, com todos os integrantes fantasiados, bonecos gigantes e mais, uma rainha exclusiva. A bela Ana Cristina, uma negra que esbanja simpatia, carismática e  se orgulha de ser gari. No percurso, Cristina  quase não conseguia seguir o frevo, em vista de que inúmeros foliões a solicitavam para que posasse na foto com ela, pedido que era prontamente atendido.
Assim como acontece todo o ano, o tema deste foi o  mesmo dos demais: chamar atenção para a limpeza das ruas. A concentração dos foliões aconteceu no posto ALE da Redinha e, de lá, o bloco sai pela Avenida João Medeiros Filho, passa pela rua Francisco Ivo e segue até terminar na Praça do Cruzeiro.  O ritmo do bloco seguiu o mesmo que é uma marca registrada no carnaval da Redinha, ou seja, bandinha de sopro tocando frevo e marchinhas. Mais foto sobre o carnaval da Redinha, inclusive do Bloco do Gari, nesta página de face abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?sk=photos_albums

Baiacu na Vara ganha novos seguidores e este ano contou com a presença de dois reis e rainhas do carnaval

Saída do Baiacu na Vara, às 11h da Praça do Cruzeiro

Como vem acontecendo a cada ano, o bloco Baiacu na Vara ganha mais seguidores e com  eles mais foliões nas ruas na quarta-feira de carnaval. O bloco saiu com tema “O Baiacu ruma a copa de 2014” contou com apoio do Trenzinho da Alegria, e assim pode contar com a presença das crianças sem que fossem castigadas pelo sol forte que assolou a capital potiguar. O Baiacu, se concentrou na praça de Cruzeiro e saiu pontualmente às 11h, uma hora depois do bloco  dos Garis ter saído do anel viário da ponte Newton Navarro.
O percurso do Baiacu na Vara também sofreu modificação este ano. Antes, ele saia da praça do Cruzeiro e ia até a avenida Litorânea, retornando pela João Medeiros Filho,  na altura do monumento do Caju. Neste ano, o bloco dobraria a primeira rua à esquerda, na altura da Igreja Adventista e pegaria a João Medeiros. Porém, deu uma paradinha no "Y" que se forma entre a Avenida João Medeiros Filho e a travessa que dá acesso a Praça do Cruzeiro. Este ponto fica em frente a antena da Telern. Nesta parada, o Rei Momo e a Rainha do carnaval multicultural de Natal, Rubens Carlos Antônio e Andreza Cristina dançaram vários ritmos musicais, com marchinhas, frevo, samba e axé music, numa alusão a diversidade cultural que compõem o carnaval potiguar.
Outra novidade neste ano é que o reinado do Baiacu esteve mais extenso. Foram dois reis momos, o casal municipal e o estadual (José Eriberto e Nayane Nunes) . Além de outras madrinhas como a do próprio Baiacu e a dos Garis, Márcia Cristina.
A ex-governadora do Estado, Wilma de Farias, já em clima de campanha eleitoral acompanhou o bloco na altura do cemitério. De lá, ela ficaria em frente ao bar Pé do Gavião acompanhado o Baiacu desfilar e posando para fotos ao lado de populares, ou seja, na pesca de votos.
Como tem acontecido desde dias que antecederam o carnaval, o zonanorteemfoco realizando uma ampla cobertura fotográfica. Ainda esta hoje estarei postandocdiversas fotos do desfiledo Baiacu na Vara e do bloco dos Garis. Para ter acesso ao álbum de fotos, basta clicar no link abaixo:
 https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?sk=photos_albums

terça-feira, 4 de março de 2014

"Os Cão" completa 50 anos, arrasta uma multidão, mas se verifica pouca lama no corpo dos foliões na Redinha

Folião marca no corpo os 50 anos de "Os Cão"
O bloco "Os Cão" arrastou uma multidão de enlameados pelas principais ruas da Redinha. Antes, sua legião de seguidores foi pegar seu abadá no mangue do Rio Potengi, para em seguida sair em caminhada até a praia, onde eles tentam tirar a lama do corpo com a água do mar. O bloco este ano completou 50 anos, teve canto de parabéns tocando pela banda do Baiacu na Vara, queima de fogos e distribuição de 100 litros de caipirinha e 500 latas de cachaça. Mas, algo estranho aconteceu com "Os Cão" foi a pouca lama no corpo, mas arrastou uma multidão.
Como e de tradição, para se filiar a agremiação basta dá um mergulho na lama. Em seguida, o folião sai em direção a Avenida João Medeiros (Central), e depois segue pela praia até a Redinha Nova. Na praia, os foliões se dispersam, com cada um tentando limpar a lama do corpo.
O mais estranho neste ano, foi a pouca lama no corpo dos foliões do Cão. Verificar no link abaixo a série de fotos, mas todas com pouca lama. Dois fatores foram decisivos para que isto acontecesse. Um deles foi o grande número de pessoas que serviram somente de acompanhante. E como se iniciou uma campanha de conscientização de que "Cão que é legitimo não mela os outros", os acompanhantes não foram enlameados. O segundo fator, me parece que a lama sofreu alguma modificação. Vi muita gente se atirando na lama, mas ela parecia não aderir ao corpo, como acontecia em outros anos. A lama anteriormente era muito escura e concentrada. No local onde os foliões foram se enlamear, já existe até um casebre dentro do mangue e outro foi demolido.
Veja sessão de fotos sobre o bloco no link abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?sk=photos_albums