Vida natural

domingo, 26 de janeiro de 2014

Amigos de Gramorezinho, um projeto que visa a produção de hortaliças orgânicas para o mercado natalense

 Propriedade em que o agricultor aderiu ao cultivo orgânico
O acesso ao Aeroporto de São Gonçalo via ponte Newton Navarro vai cortar o cinturão verde Natal, que inclui dezenas de pequenas propriedades rurais. São plantadores de hortaliças, onde a maioria, ou seja, um total de 120  estão incluídos no projeto “Amigos de Gramorezinho, onde os produtores tem de cultivarem suas hortaliças sem agrotóxicos.
A foto ao lado, mostra a primeira propriedade a ser vista pelo visitante. Ela fica no entroncamento da Moemia Tinôco com a BR 101
Os agricultores inseridos no projeto, além da implantação da prática, o Ministério da Agricultura exige a comprovação da manutenção continuada da agricultura orgânica. Estes agricultores podem participar de eventos, como uma feirinha organizada pelo Ministério do Meio Ambiente.  As feiras acontem em Candelária (quinzenalmente nas quartas-feiras) e na sede da Semurb (semanalmente nas quintas-feiras). As feirinhas passarão a ser chamadas de Feirinhas de Hortaliças Orgânicas do Projeto Amigo Verde  Gramorezinho.
Só pode ser qualificada como hortaliça orgânica se o seu produtor possuir o certificado do Ministério da Agricultura ou se apresentar o Selo Orgânico do produto, que é concedido por uma empresa de auditoria específica, também autorizada pelo Ministério da Agricultura.
A agricultura orgânica é considerada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como determinante para se garantir a segurança alimentar da população, formar cinturões verdes urbanos e assegurar a sustentabilidade ambiental, social e econômica da atividade. Mas, a produção de hortaliças orgânicas torna-se um grande desafio porque exige a eliminação completa de agrotóxicos e de produtos químicos na plantação. E, depende de treinamentos, controle e acompanhamento técnico permanente dos agricultores.

Asfalta pode ameaçar o cinturão verde de Natal

Pequenos produtores temerosos com o seu futuro
Além das belas lagoas, quando o turista que chegar a Natal via Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, ao entrar no território de Natal, depois de deixar o município de Extremoz, vai deparar com um dos mais lindos cartões postais da capital potiguar. É o chamado "cinturão verde de Natal", uma área situada entre as divisas de Natal e o município de Extremoz. São dezenas de pequenas propiedades agrícolas, onde os seus produtos vivem da plantação de árvores frutíferas e hortaliças.
A área é irrigada pelo complexo de lagoas de Extremoz, que tem em Natal a Lagoa Azul como a mãe de outras pequenas lagoas.
Mas, a grande preocupação dos moradores desta área é de que a especulação imobiliária culmine por despejar os nativos. Inclusive, os pequenos produtos estão enfrentando problemas pela exigência da Promotoria do Meio Ambiente. Nesta área, o produtor tem de cultivar suas hortaliças somente com a adubação orgânica. Segundo o João Maria, um dos produtores de Gramorezinho informou que é impossível a produção exclusivamente orgânica, em vista de que seria necessário um pesado investimento na infraestrutura do terreno. João Maria informou que para isto seria necessário a construção de estufas, irrigação mecânica, entre as séries de investimento, o que está além das possibilidades econômicas dele e de outros produtores da área.

Acesso ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante vai cortar complexo de Lagoas de Extremoz

 No canto esquerdo da lagoa vai passar a pista asfáltica
A lagoa do Urubu,  um dos braços da Lagoa Azul, será uma entre tantas lagoas que os turistas que desembarcarem no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante irão ver. Porém, esperem que estas belezas naturais continuem sendo vistas e fotografadas por muito tempo, pois, a estrada vai provocar uma corrida desenfreada do setor imobiliário. O fato é que esta área já vem sendo ameaçada há muito tempo. No lado oposto, por trás daqueles morro (ao fundo da foto) o loteamento Esperança cresce em direção a Lagoa Azul.
A ocupação do solo vem baixando os níveis d'água do complexo lacustre que formam o chamado "cinturão verde de Natal".

Olho D'Água de São Gonçalo vence o Milan de Monte Alegre por 2 a 0 e segue invicto na temporada de 2014

Jogo amistoso aconteceu no Beira Rio, na Redinha
O Olho D'Água venceu mais uma partida na temporada de 2014. Desta feita, a vitória aconteceu contra a forte equipe do Milan de Monte Alegre, em jogo disputado no campo do Beira Rio, na Redinha. Sindney e Aldeir marcaram os gols da vitória do time de São Gonçalo do Amarante, ambos no segundo tempo, depois de um empate sem gols no tempo inicial de jogo.
Mesmo sendo uma partida amistosa, as duas equipes entraram em campo dispostos a sair de campo com uma vitória. Mas, o fato é que o Olho D'Água iniciou o jogo indo para cima de seu adversário. Enquanto isto, o time de Monte Alegre apostou nos contra-ataques, e se plantando na defesa e apostar no meio de campo para fazer ir a área do time de São Gonçalo. Assim foi o tom da partida no primeiro tempo, mas as duas equipes não conseguiram abrir o marcador.
No segundo tempo, o time do Olho D'Água voltou com força total e cnseguiu abrir o marcador com Sidney. Minutos depois, Aldair ampliaria o marcador e fecharia o placar em 2 a 0.
Além deste lance, o Zona Norte em foco postou mais 28 fotos do lance da partida na página deste facebook abaixo: https://www.facebook.com/pages/Esporte-Amador-da-Grande-Natal/160565340803807?sk=photos_albums

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Numa tarde de muitos gols e alto nível técnico das duas equipes, o Olho D' água vence o Atalanta por 4 a 3

Esta foi a segunda vitória seguida do Olho D'água em 2014    
Mesmo sendo um jogo difícil, o Olho D´água venceu o Atalanta por 4 a 3, em Barreiros. O placar apertado se deu por que as duas equipes fizeram    um futebol coeso e equilibrado confirmando o alto nível técnico das equipes que então entre as melhores de São Gonçalo. Além de um bom nível de jogo, tivemos duas viradas no placar, que sem dúvidas foi “o jogo” do final de semana. Esta foi a segunda vitória seguida do time de Barreiros na temporada. No domingo dia 12, ele venceu o Bahia, na Redinha por 2 a 0. No próximo final de semana, o Olho D'água vai a Monte Alegre enfrentar o Milan.
O Olho D'água entrou com uma formação e terminou com outra. Sidicarlos saiu machucado para dá lugar a Bruno, que foi para volante e deslocou Sidinaldo para zaga. A novidade do início de jogo foi um “losango” no meio-campo, formado com Vandeilton (mais fixo a frente da zaga), Bruno, Ivan e Ednaldo. O ataque foi composto com Sidnei e Eugênio.
Eu gosto dessa formação, mas neste caso, a ausência de outro volante mais marcador deixou a defesa extremamente exposta no primeiro tempo. Apesar de dominar do meio para frente e ter feito 2x0 no placar, com Sidinaldo e Sidnei, o time sofreu com os rápidos atacantes do Atalanta e permitiu o empate em apenas cinco minutos. Um dos gols contou com uma falha grotesca do nosso arqueiro Valdenir. O Olho D’água teve boa movimentação do meio para frente, mas faltou jogo dos laterais e o tal equilíbrio defensivo.
Veio à segunda etapa e Cícero percebeu a dificuldade da equipe dentro do jogo, o técnico promoveu uma mexida dupla, sacando Sidiclei e Bruno para colocar Miranda e Aldir. A equipe melhorou sua postura e atuou mais equilibrada, mas com apenas cinco minutos de bola rolando acabou tomando o gol da virada numa atrapalhada dos nossos defensores.
Mas foi em duas belas jogadas individuais que o Olho D’água voltou na frente do placar. A primeira Ednaldo colocando a bola na cabeça de Eugênio para empatar a partida, e a segunda, a bela arrancada e persistência de Ivan de seguir na jogada e deixar Aldir livre para romper a grande área e fuzilar na saída do gol.
Um Jogaço e festa da torcida. Um bom teste para vermos formações diferentes e tomarmos algumas conclusões: Mesmo com alguns desfalques e perdendo jogadores no decorrer da partida, mostramos que temos um elenco forte que vai brigar até o fim por um lugar ao sol.
Mas, entre perdas e ganhos, o importante é que neste jogo é que temos que avaliar essas mudanças. Acho positivo o que Cícero fez no jogo. Alterou, avaliou, modificou e mostrou para o torcedor o que tem nas mãos.
O jogo foi bem movimentado e equilibrado. Alguns detalhes determinaram o desenho da partida em favor do Olho D’água, entre eles o gol marcado por Aldir, fruto da belíssima jogada de Ivan e o talento e decisivo dos moleques Ednaldo, Sidnei e Eugênio. Depois da vitória deste domingo, o time descansa para o grande jogo com o Milan de Monte Alegre.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Eventos em várias casas de shows movimenta Zona Norte, Macaíba e Extremoz neste sábado

Montagem toca no Soledade e Extremoz
A Zona Norte de Natal vai ter um sábado com shows em vários pontos: Santa Catarina, Soledade I,  Jardim Lola e Extremoz e Macaíba.. Nestes pontos da cidade vão passar nomes nacionais como Beto Barbosa, e diversos artistas locais: Banda Montagem, Forasteiros do Forró,  Encantos, entre outros.
Dentro da programação Fest Verão,  acontece no Gemac (Soledade), o Arraiá Brilho Matuto. Neste evento, a mulherada não deve faltar,  pois a organização disponibilizou 5 mil cortesias especiais para as mulheres, Elas podem ser adquiridas em Ari Ciclo, Birosca e com os organizadores da própria quadrilha.
 Os machos, vão pagar R$ 10,00, no local do evento para curtirem o DJ Allan,  a banda Montagem, banda Tô de Boa e Grupo Show Moral. A Gemac fica ao lado da Churrascaria do Gaúcho, no Soledade I.
Em Extremoz, acontece a Primeira Farra do Grude. O evento acontece na Quadra de Esportes de Extremoz e foram colocadas 10 mil senhas femininas. Com banda Montagem, Grupo Show Moral e DJ, Tutu. Maiores informações pelo telefone: 8832 9254
No Espaço Caju Society , a animação vai ficar por conta de Jean Barros. A entrada será livre até a meia noite. 88343335.
Na Granja Bom Jesus, em Macaíba, Forasteiro do Forró estará gravando seu CD ao Vivo. O evento começa às 14h, e esta granja fica na entrada para a lagoa. Informações: 8815 4800.
Além destes eventos, tem o show com Beto Barbosa, no Forró do Virgulino, conforme matéria abaixo.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Hoje tem Luizinho Nobre e sábado(11) Beto Barbosa no Forró do Virgulino, no Panatis, na Zona Norte de Natal

Luizinho Nobre, atração da quarta-feira
Como vem acontecendo todas as quartas-feiras, o Forró do Virgulino traz mais duas atrações para hoje à noite. Uma delas é Luizinho Nobre e Jean Barros, com o seu xote romântico. O Virgulino Casa Show é uma casa de evento que fica na Avenida , no Conjunto Panatis, Zona Norte de Natal, e o evento desta noite faz parte do projeto "Quarta Nobre", que é o de oferecer música de boa qualidade para a sua clientela. O evento conta com apoio da MK Festas.
Mas, além da Quarta Nobre, o Virgulino também está com o projeto Fest Verão, que tem trazido a Zona Norte grandes atrações nacionais e locais. E, para o próximo sábado (11), a casa traz a Natal , Beto Barbosa e o Forró Pé de Urtiga. As senhas já se encontram à venda e podem ser adquiridas na MK produções, que fica ao lado do Virgulino. A organização do evento adianta que é aceito todos os cartões de crédito e as informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones: (084) 8808-8300 - 9643-7592. A foto ao lado é da revelação potiguar Luizinho Nobre.