As chuvas que caem em Natal desde a manhã podem ofuscar o brilho da série de eventos que acontecem a partir de hoje na Zona Norte de Natal. Os eventos, que fazem parte da comemoração do aniversário da capital potiguar vão acontecer no pátio do ginásio Nélio Dias em Pajuçara e que tem entre as atrações a cantora Elba Ramalho, Babado Novo e Dorgival Dantas.
A abertura dos shows acontece a partir das 21 horas, com a banda gospel do cantor David Quilan. Amanhã,. dia 29, acontecem mas duas apresentações. Primiramente, a banda Babado Novo e, em segudia, será a vez de subir ao palco a cantora Lucy Alves irão comandar a
festa, misturando axé e muito forró.
As celebrações em torno do
aniversário da cidade serão encerradas em grande estilo no dia 30, com
apresentações de Elba Ramalho e Dorgival Dantas. Esses shows do
aniversário da cidade são custeados com recursos oriundos do Ministério
do Turismo. A apresentação de Fagner em específico conta com patrocínios
extras do Café Santa Clara e Moinho Dias Branco, por meio da Lei de
Incentivo à Cultura do Município.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
Prefeito Carlos Eduardo entrega a polulação de Lagoa Azul o Centro de Esportes e Educação Unificado
| Prefeito Carlos Eduardo fala da obra à imprensa |
A faixa simbólica foi cortada às 17h, pelo prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves. O prefieto chegou a comunidade às 17 horas. Acompanhado de diversas autoridades municipais e estaduias, o prefeito deu entrevista a imprensa na entrada do complexo de esporte e lazer.
Complexo vai beneficiar talentos culturais no bairro
| Escola de Música vai formar talentos no bairro |
Depois da entrevista, Carlos Eduardo foi levado por lideranças comunitárias do bairro a conhecer as dependências do complexo de lazer e cultura. O primeiro espaço a visitar foi o teatro. Apesar de pequeno, o espaço é aconchegante, acústico, climatizado, com conjuntos de luzes e estúdio de gravação.
O segundo espaço, foi a biblioteca pública, em seguida a sala de escola de música, e outras salas para reuniões e aulas de dança, xadrez e exposição de obras de arte. Circulando as dependências foram instalados parques de recreação infantil, pistas de skates, quadra de voleibol e jardins.
| Durante a tarde aconteceram apresentações culturais |
Mais fotos sobre o evento clicar no link abaixo:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.188910324790908.1073741844.158007317881209&type=3
Nordelândia, na Zona Norte de Natal, ganha hoje um moderno parque esportivo e cultural do Nordeste
O Centro das Artes e do Esporte Unificado (CEU) Moacy Cirne, em
Nordelândia será inaugurado hoje. O equipamento será
entregue à população, às 16h, em solenidade que
terá a presença do Prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves, do
secretário da SEL, Eduardo Machado e demais titulares das pastas
envolvidas no projeto.
Sob responsabilidade da pasta de Esporte do município até sua inauguração, o espaço tem uma área de 3.000m² e fica localizado no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte da capital. Nele a população contará com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground, além de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O CEU faz parte de um programa do governo federal, em parceria com as prefeituras, que tem o objetivo de construir esse tipo de equipamento em todo o Brasil. “O espaço visa promover cidadania em locais de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, então, ficamos muito felizes em entregar esse equipamento à população”, contou o secretário Eduardo Machado.
Após a inauguração, o Centro passa a ser comandando pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para o desenvolvimento de ações culturais, porém, sempre em parceria com as demais pastas para a promoção também da cidadania, esporte e lazer aos natalenses.O Centro das Artes e do Esporte Unificado (CEU) Moacy Cirne, em Nordelândia, já tem data para ser inaugurado. O equipamento será entregue à população nesta quarta-feira, 23, às 16h, em solenidade que terá a presença do Prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves, do secretário da SEL, Eduardo Machado e demais titulares das pastas envolvidas no projeto.
Sob responsabilidade da pasta de Esporte do município até sua inauguração, o espaço tem uma área de 3.000m² e fica localizado no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte da capital. Nele a população contará com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground, além de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O CEU faz parte de um programa do governo federal, em parceria com as prefeituras, que tem o objetivo de construir esse tipo de equipamento em todo o Brasil. “O espaço visa promover cidadania em locais de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, então, ficamos muito felizes em entregar esse equipamento à população”, contou o secretário Eduardo Machado.
Após a inauguração, o Centro passa a ser comandando pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para o desenvolvimento de ações culturais, porém, sempre em parceria com as demais pastas para a promoção também da cidadania, esporte e lazer aos natalenses.O Centro das Artes e do Esporte Unificado (CEU) Moacy Cirne, em Nordelândia, já tem data para ser inaugurado. O equipamento será entregue à população nesta quarta-feira, 23, às 16h, em solenidade que terá a presença do Prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves, do secretário da SEL, Eduardo Machado e demais titulares das pastas envolvidas no projeto.
Sob responsabilidade da pasta de Esporte do município até sua inauguração, o espaço tem uma área de 3.000m² e fica localizado no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte da capital. Nele a população contará com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground, além de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O CEU faz parte de um programa do governo federal, em parceria com as prefeituras, que tem o objetivo de construir esse tipo de equipamento em todo o Brasil. “O espaço visa promover cidadania em locais de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, então, ficamos muito felizes em entregar esse equipamento à população”, contou o secretário Eduardo Machado.
Após a inauguração, o Centro passa a ser comandando pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para o desenvolvimento de ações culturais, porém, sempre em parceria com as demais pastas para a promoção também da cidadania, esporte e lazer aos natalenses.
Sob responsabilidade da pasta de Esporte do município até sua inauguração, o espaço tem uma área de 3.000m² e fica localizado no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte da capital. Nele a população contará com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground, além de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O CEU faz parte de um programa do governo federal, em parceria com as prefeituras, que tem o objetivo de construir esse tipo de equipamento em todo o Brasil. “O espaço visa promover cidadania em locais de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, então, ficamos muito felizes em entregar esse equipamento à população”, contou o secretário Eduardo Machado.
Após a inauguração, o Centro passa a ser comandando pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para o desenvolvimento de ações culturais, porém, sempre em parceria com as demais pastas para a promoção também da cidadania, esporte e lazer aos natalenses.O Centro das Artes e do Esporte Unificado (CEU) Moacy Cirne, em Nordelândia, já tem data para ser inaugurado. O equipamento será entregue à população nesta quarta-feira, 23, às 16h, em solenidade que terá a presença do Prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves, do secretário da SEL, Eduardo Machado e demais titulares das pastas envolvidas no projeto.
Sob responsabilidade da pasta de Esporte do município até sua inauguração, o espaço tem uma área de 3.000m² e fica localizado no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte da capital. Nele a população contará com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground, além de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O CEU faz parte de um programa do governo federal, em parceria com as prefeituras, que tem o objetivo de construir esse tipo de equipamento em todo o Brasil. “O espaço visa promover cidadania em locais de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, então, ficamos muito felizes em entregar esse equipamento à população”, contou o secretário Eduardo Machado.
Após a inauguração, o Centro passa a ser comandando pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para o desenvolvimento de ações culturais, porém, sempre em parceria com as demais pastas para a promoção também da cidadania, esporte e lazer aos natalenses.O Centro das Artes e do Esporte Unificado (CEU) Moacy Cirne, em Nordelândia, já tem data para ser inaugurado. O equipamento será entregue à população nesta quarta-feira, 23, às 16h, em solenidade que terá a presença do Prefeito do Natal, Carlos Eduardo Alves, do secretário da SEL, Eduardo Machado e demais titulares das pastas envolvidas no projeto.
Sob responsabilidade da pasta de Esporte do município até sua inauguração, o espaço tem uma área de 3.000m² e fica localizado no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte da capital. Nele a população contará com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground, além de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O CEU faz parte de um programa do governo federal, em parceria com as prefeituras, que tem o objetivo de construir esse tipo de equipamento em todo o Brasil. “O espaço visa promover cidadania em locais de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, então, ficamos muito felizes em entregar esse equipamento à população”, contou o secretário Eduardo Machado.
Após a inauguração, o Centro passa a ser comandando pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para o desenvolvimento de ações culturais, porém, sempre em parceria com as demais pastas para a promoção também da cidadania, esporte e lazer aos natalenses.
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
Alunos cumprem o prometido e gincana também revela diversos talentos culturais no Xica de Oliveira
| Ana Paula (Paulinha) mostrou que tem talento musical |
As apresentações que começaram às 15h, se estenderam até às 17h, com um rápido intervalo para o lanche. Mas, pelo visto, este intervalo poderia ter sido riscado, que os alunos, empolgados com o evento não dariam conta.
| O vozeirão de Felipe e o refinamento musical de Samily |
Outro que demonstrou correr nas veias sangue de artista, foi Iago. Além da apresentação na dança de rua (seu grupo era uma das atrações mais esperada do dia), ele ainda tocou violão e cantou. Atributos semelhantes, ao estudante Felipe. Ele assumiu a mesa de som do evento, fez locução e, ao lado de Samily, soltaram as sua voz para encanto da meninada e professores do Francisca de Oliveira.
| A tão esperada apresentação da dança de rua |
A Escola Francisca de Oliveira, está situada numa comunidade que não guarda laços tradicionais em vista que que o bairro surgiu há menos de duas décadas, Mas, em sua volta, reside um celeiro de artistas, mesmo que não tenha participação direta com a escola. Basta lembra que em sua volta, reside o escultor Guaracy, o ponto e Miguel Carcará.
Mais fotos e informações sobre o evento, conferir no link abaixo que leva a uma Fanpage que editei para postar informações culturais da escola.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1027700493953243.1073741835.748605875196041&type=3
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
Muita animação marca o primeiro dia da Gincana Cultural da Escola Francisca de Oliveira, na Zona Norte de Natal
Num misto de concentração, emoção e
explosão de alegria, os alunos da Escola Municipal Francisca de Oliveira
abriram hoje a Gincana Cultural da escola do bairro de Pajuçara, Zona Norte de Natal
Apesar de ter sido uma festa bonita, os alunos mandaram um recado, de que o evento de hoje foi apenas um ensaio, e de que amanhã a festa será ainda mais animada, inclusive com apresentação de números culturais, ensaiados e guardados a sete chaves, os quais somente serão revelados amanhã (terça-feira, dia 22/12).
O evento, que começou às 13h, teve como evento principal, o tradicional grito de guerra das equipes. Cada equipe era integrada por alunos de duas turmas do vespertino, e traziam as cores do Programa da Justiça "Caráter Conta".
Mesmo com algumas equipes já se apresentado, outras ainda davam seus retoques finais, como pode ser conferido no álbum de foto da Fanpage extensiva a este blog. O melhor de tudo, é que muita coisa foi feita no improviso, com toda a criação independente dos alunos, numa prova da autonomia que os educandos do Fancisca de Oliveira vem adquirindo ao longo de sua jornada acadêmica.
No dia de hoje, além do grito de guerra, ainda teve a prova do chute certeiro, da embaixadinha, do arremesso a cesta, da corrida no saco, do corrida do limão e da dança da cadeiras. Amanhã, outras atrações estão sendo anunciadas pelos alunos, como Perfomance Musical do saudoso grupo Mamonas Assassinas, Danças de Rua, Sarau Poético, Dons musicais, e Memória Musical (Qual é a Música?).
Confira mais fotos e informações no link abaixo:
https://www.facebook.com/Escola-Municipal-Francisca-de-Oliveira-748605875196041/
Apesar de ter sido uma festa bonita, os alunos mandaram um recado, de que o evento de hoje foi apenas um ensaio, e de que amanhã a festa será ainda mais animada, inclusive com apresentação de números culturais, ensaiados e guardados a sete chaves, os quais somente serão revelados amanhã (terça-feira, dia 22/12).
O evento, que começou às 13h, teve como evento principal, o tradicional grito de guerra das equipes. Cada equipe era integrada por alunos de duas turmas do vespertino, e traziam as cores do Programa da Justiça "Caráter Conta".
Mesmo com algumas equipes já se apresentado, outras ainda davam seus retoques finais, como pode ser conferido no álbum de foto da Fanpage extensiva a este blog. O melhor de tudo, é que muita coisa foi feita no improviso, com toda a criação independente dos alunos, numa prova da autonomia que os educandos do Fancisca de Oliveira vem adquirindo ao longo de sua jornada acadêmica.
No dia de hoje, além do grito de guerra, ainda teve a prova do chute certeiro, da embaixadinha, do arremesso a cesta, da corrida no saco, do corrida do limão e da dança da cadeiras. Amanhã, outras atrações estão sendo anunciadas pelos alunos, como Perfomance Musical do saudoso grupo Mamonas Assassinas, Danças de Rua, Sarau Poético, Dons musicais, e Memória Musical (Qual é a Música?).
Confira mais fotos e informações no link abaixo:
https://www.facebook.com/Escola-Municipal-Francisca-de-Oliveira-748605875196041/
sexta-feira, 13 de novembro de 2015
Goladim, em São Gonçalo do Amarante, se transformou num bairro comercial da Grande Natal
O Golandim, o bairro de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, é hoje um centro comercial muito disputado pelos comerciantes da Zoa Norte de Natal.
O Golandim é um bairro de população de baixa renda, mas que tem uma grande concentração de pessoas. Os primeiros moradores chegaram ao local no finalzinho da década de 80. A maioria, vieram para Natal com o intuito de fugir da seca que assolou a denominada região do Mato Grande do Rio Grande do Norte.
O que impulsionou o seu surgimento e crescimento foram a criação de loteamentos nesta região. Entre elas, a imobiliário do Galego, desmembrou grandes áreas em pequenos loteamentos. Foram lotes que mediam pouco mais de 90 metros quadrados. Isto foi fundamental para que, num pequeno espaço, fossem construidas centenas de casas e nelas se concentrasse uma grande população.
A superpopulação favoreceu para que a principal rua do bairro, se transformasse num centro comercial, que atraiu dezenas de pequenos comerciantes. A rua principal do bairro, mais conhecida como Estrada de Golamdim é muito movimentada. Para se ter uma ideia, basta lembrar que a foto acima foi feita em pleno meio dia de uma segunda-feira.
Entretanto, a movimentação de pessoas é muito grande no finalzinho da tarde, momento em que as pessoas estão retornando de seus trabalhos. Apesar da movimentação, alguns comerciantes alegam que muita gente se engana com o faturamento comercial no local.
Entre estes comerciantes, está Maria Firmino. Ela tem uma lojinha no local e diz que as vendas estão paradas. Para ela, o local já foi melhor. Mas, agora, tem muito comercio para pouco dinheiro. A comerciante esclarecer, que a população tem baixa renda e que de 2014 para cá, o poder aquisitivo dos moradores, que já era baixo, caiu ainda mais. Com pouco dinheiro no bolso e uma competição acirrada, é drificil sonhar em bons faturamento.
População do Golandim, em São Gonçalo, deve triplicar até o final de 2016
Até o final de 2016, a população do Golandim deve triplicar. É que, do outro lado do Rio que deu nome ao bairro, estão sendo construídas milhares de casas populares através do Projeto Minha Casa Minha Vida.
Na realidade, a maioria das casas já foram entregues, porém, muitas delas ainda não receberam seus primeiros moradores. Mas, quando elas forem ocupadas, inevitavelmente o bairro de São Gonçalo do Amarante, que está na área administrativa da Grande Natal deve inchar.
Visando atender a demanda da população, a prefeitura municipal já vem construindo creches e postos de saúde. Mas, como todo bairro novo que surgem nas periferias das grandes cidades, o Golandim enfrenta diaraimente seus problemas. Entre eles, lixo em terrenos baldios, violência e racionamento de água.
Entretanto, o transporte coletivo não tem sido grande problemas. Isto porque, o bairro é muito central e está no cruzamento de duas rodovias que ligam outras cidades da região Metropolitana de Natal ( Macaúiba, Extremoz e Ceará-Mirim.
O problema maior de transporte reside para quem mora nas ruas que ficam próxima ao Rio Golandim. A situação se agrava nas altas horas da noite, quando os transportes que entram no bairro ficam mais escassos. Então, os passageiros tem de descerem dos coletivos nas proximidades das estradas de Ceará-Mirim e São Gonçalo. O percurso até suas casas é longo e perigoso.
Na realidade, a maioria das casas já foram entregues, porém, muitas delas ainda não receberam seus primeiros moradores. Mas, quando elas forem ocupadas, inevitavelmente o bairro de São Gonçalo do Amarante, que está na área administrativa da Grande Natal deve inchar.
Visando atender a demanda da população, a prefeitura municipal já vem construindo creches e postos de saúde. Mas, como todo bairro novo que surgem nas periferias das grandes cidades, o Golandim enfrenta diaraimente seus problemas. Entre eles, lixo em terrenos baldios, violência e racionamento de água.
Entretanto, o transporte coletivo não tem sido grande problemas. Isto porque, o bairro é muito central e está no cruzamento de duas rodovias que ligam outras cidades da região Metropolitana de Natal ( Macaúiba, Extremoz e Ceará-Mirim.
O problema maior de transporte reside para quem mora nas ruas que ficam próxima ao Rio Golandim. A situação se agrava nas altas horas da noite, quando os transportes que entram no bairro ficam mais escassos. Então, os passageiros tem de descerem dos coletivos nas proximidades das estradas de Ceará-Mirim e São Gonçalo. O percurso até suas casas é longo e perigoso.
Assinar:
Postagens (Atom)

