Vida natural

domingo, 27 de setembro de 2015

Debaixo de sol forte em pleno domingo, moradores do Alvorada constroem complexo esporte e lazer no bairro

Um exemplo raro está sendo vivido pelos moradores de um conjunto da Zona Norte de Natal e que deve servir como orientação para muitas comunidades do Brasil. Eles arregaçaram as mangas e, aos poucos, vem construindo uma área de lazer e esportes no bairro.

Com recursos e mão de obra tortalmente da comunidade, os moradores compram material e, nos finais de semana realizam mutirões, como pode ser conferido neste domingo (27).

Debaixo de um sol forte, eles não arredaram o pé, e estavam fazendo terraplanagem para a construção de uma passarela que vai ter mais de 1 km de extensão. A obra vai circundar todo o complexo esportivo e de lazer, que conta com campinhos para a prática de futebol de areia, voleibol, parquinho infantil, academia, bosque com árvores, jardins, banquinhos e quiosques.

De acordo com informações de Isabel Cristina, que atualmente é presidenta do Conselho Comunitário, a obra é uma conquista da comunidade. "Não gosto deste título, sou apenas uma moradora entre as outras que estão batalhando por melhorias no bairro". Ela explica que tudo é feito com ajuda dos próprio moradores, onde eles compram material ou pedem ajuda no bairro e também entram com a mão de obra.

Isabel Cristina lembra que é um compromisso em comum, uma luta que vem travando,onde todos perdem os finais de semana que poderiam estar em casa descansando ou veraneando nas praias, para se dedicarem a uma obra que é de toda a comunidade.

O sonho dos moradores do Alvorada, é de que dentro de pouco tempo eles tenham um espaço para se reunirem todas as tardinhas e a final de semana. "Estamos fazendo isto pelos nossos filhos, pelos netos e também para nós", lembra a líder Cristina. A ideia do fortalecimento das relações pessoas através de uma praça esportiva, vem desde a primeira gestão do conselho, que foi com Margarida, há mais de 15 anos.

Na realidade, pelo visto no local, o forte da comunidade é a preservação ambiental. Dezenas de árvores foram plantadas. e cada uma delas está fixada sobre um canteiro que são figuras geométricas. Também, se pode ver uma placa com explicação do conceito de cada uma das figuras. O campinho da areia recebeu dezenas de pés de coco em sua volta.

Mesmo em andamento, a obra comunitária já vem dando resultados. Debaixo das árvores, comerciantes do bairro ou famílias se reúnem para baterem papo. As tardinhas, as crianças brincam no parquinhos, enquanto outros se exercittam na academia.

Com campos de areia iluminados, jovem jogam futebol ou voleibol. Circulando a área em construção, existem dezenas de pequenos estabelecimentos comerciais desde salões de beleza, sorveteria, lojinhas de confecções e prestação de serviços.


Área de lazer do Alvora visa ensinar geometria e consciência ambientall as crianças do bairro

Além da arborização, o complexo esportivo e de lazer também tem objetivos didáticos. O canteiro onde foi plantada cada árvore é um forma geemétrica: quadrados, losangos, triangulos, circunferências, etc.

No canteiro constam também de uma placa, onde estão as informações do que cada figura daquela representa.

O objetivo do projeto é de chamar a atenção da comunidade sobre a importância da preservação ambiental, e também servir como passeio para as escolas que circundam a comunidade. Assim, as crianças irão aprender, na prática, os conceitos de trigonometria.

Amantes do voleibol se reunem aos domingos para praticar e espote e fortalecer o relacionamento comunitário

Mesmo com as obras de infraestrutura do parque de lazer e esportes que vem sendo tocado pelos moradores do Alvorada, o fato é que seu objetivo já vem sendo alcançado.

Assim, para os amantes do voleibol, eles não abrem mão de uma boa prática do esporte entre amigos que vivem na comunidade.

Além dos encontros diários todas às segundas, quartas e sextas-feiras, à noite, o grupo ainda se reúne aos domingos, uma vez por mês, geralmente no último domingo. O grupo se reúne há 15 anos no mesmo local na comunidade.

A turma é pequena, mas coesa e ninguém falta a um chamado. ´"Nossos encontros são excelentes. Chegamos cansados do trabalho, tomamos banho e corremos aqui para a quadra para aliviar o stress", emxplica Marcílio da Cruz. Mas, ele lembra que o grupo vem crescendo, e novos membros vão se juntando, como foi o caso de Adriana e a debutante Eduarda, de apenas 11anos.

Como é de tradição do brasileiro, nos finais de semana, as partidas amistosas são regadas a uma boa feijoada e churrasco. "A gente faz uma 'cotinha', ou cada qual traz alguma comunidade casa e assim passamos o domingo jogando voleibol, batendo pato e ouvindo música.

A turminha do voleibol de praia é formada Marcilio Cruz, Rogério, Alex, Adriana, Eduarda, Berg, Marcelo, Fernando e Alexandro.



quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Sonho dos comerciantes das Rocas se torna realidade e Mercado Público tem obras concluídas

O sonho dos pequenos comerciantes do bairro das Rocas finalmente chega a sua realização. As obras já estão prontas e o edital de ocupação já foi lançado. Ao todo, serão 83 boxes, 4 banheiros, 1 elevador, dois vertiários e um fraldão e internet

No último dia 10, aconteceu o lançamento do  chamamento público para a ocupação dos boxes do Mercado Modelo das Rocas, localizado na Leste da capital potiguar. O edital tem como objetivo o credenciamento e seleção de pessoas jurídicas para a outorga do Termo de Permissão Remunerada de Uso (TPRU) dos boxes do mercado.

O edital está disponível na sede da Semov, localizada na Avenida Presidente Bandeira, 2280, Lagoa Seca, e pode ser retirado das 8h às 13h, em dias úteis.

Os interessados devem apresentar os documentos de habilitação descritos no edital, na sede da Semov, até o dia 10 de setembro deste ano. A sessão de abertura das propostas será no dia 11 de setembro, às 8h30, no auditório da Comissão Permanente de Licitações.

Os proponentes habilitados deverão apresentar proposta para apenas um box previamente selecionado.
O Mercado Modelo das Rocas contará com 83 boxes, 1 elevador, 2 escadas, 4 entradas, 4 banheiros, 2 vestiários e um fraldário, todos totalmente adaptados para portadores de deficiência física. E além dos boxes, o mercado terá também espaço para caixas eletrônicos, dois balcões de informações, sistema interno de monitoramento eletrônico, zona de Wi-Fi, vigias e auxiliares de limpeza permanentes.

A reforma atingiu 95% neste mês e estão concluídas as partes referentes à acessibilidade, equipamento de combate a incêndio, estacionamento, parte elétrica, hidráulica e hidrossanitária, restando apenas alguns acabamentos para a finalização do todo.

Octagonal decisivo do campeonato do Soledade II começa no próximo dia 03 de outubro

O campeonato de futebol do Centro Desportivo do Soledade II chega a sua reta final, com a fase do mata-mata., na categoria de novos.

São duas rodadas, do octagnonal decisivo, onde quem vencer vai para as quartas de final, e quem perder cai fora da competição.

A primeira rodada, acontece no próximo dia 03, sábado, com  Castelo Branco e São Caetano fazendo a primeiro jogo, a partir das 18. Em seguida, às 20h, será a vez do Boca Júnior enfrentar o Eldorado. Os jogos acontecem no campo Marcos Formiga, que neste ano recebeu lances de arquibancadas e alambrado.

Os outros dois semifinalistas serão conhecidos no  próximo dia 10, como o Massangana enfrentando o Piratininga e, em seguida, o Palmeiras enfrentando o Atlético Pompeia.



               

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Começam as obras do ´Posto de Saúde Comunitário do Soledade

Começaram as obras para a construção do Posto de Saúde da Família (PSF) no conjunto Soledade, na Zona Norte de Natal. O prédio, fica na Rua do Sino, na área onde anteriormente existia um espaço cultural, mas que estava abandonado.

Com orçamento de R$ 690 mil, as obras foram iniciadas em junho e a empresa tem como prazo de entrega em dezembro. A obra atende um anseio da comunidade e também representa um alívio para os moradores em vista de que o local vinha sendo ocupado por viciados em drogas, o que estava trazendo medo para os que moravam nas proximidades da Rua do Sino.


Além deste posto de Saúde, a Secretaria Municipal, vem realizando obras de construção e reformas em diversas unidades de saúde da Zona Norte de também de Natal.

Entre as diversas obras estão  duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) – a primeira a se entregue nos próximos meses, a UPA Potengi, e a outra até o final do ano, a UPA Cidade Satélite - e mais 7 Unidades de Saúde: Unidade Alto da Torre, Soledade I, Jardim Progresso, Nova Aliança, Santa Beatriz e Arthur Veiga.

Entre as obras concluídas, em término e construção, a estimativa é que tenha sido gasto em torno de 40 milhões. Vale destacar que estão para serem liberadas ainda mais de dez licitações. Aproximadamente 80% dos recursos vêm do ministério e os outros 20% são dos recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde.

A maioria das unidades faz parte do Requalifica UBS (Unidade Básica de Saúde). O Requalifica UBS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o MS propõe uma estrutura física das unidades básicas de saúde - acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade - que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde.


Espaço estava abandonada e servia para consumo de drogas

No local onde será construído o novo posto de saúde da família do Soledade II, existia um espaço para realizações de eventos sociais.
Quando inaugurado, o espaço contava com um auditório, palco para apresentações artística e vestiário masculino e feminino.

Mas, o espaço poucas vezes foi utilizado e se transformou numa espécie de elefante branco na Zona Norte.

Sem utilização e também não contando com guardas municipais para proteger o espaço comunitário, aos poucos ele foi sendo destruído. Antes de acontecer a sua demolição para a construção do posto de saúde, o local estava sendo ocupado por viciados em drogas, o que estava amedrontando a população.

Com a demolição e o início das obras, trouxe tranquilidade para os moradores, como argumento dona Maria da Conceição. "É uma pena que um patrimônio como este tenha chegado a este ponto. Mas era necessário, porque estava com medo de fazer minhas caminhadas a tardinha neste calçadão", lamentou a aposentada.

Próximo ao local fica uma pista para prática de caminhadas e a 800 metros uma academia da 3º idade. Dona Conceição disse já ter presenciado movimentação de viciados em drogas no local, motivo do medo dela e de suas colegas que costumam caminhar no local a partir das 16h.