Vida natural

domingo, 21 de dezembro de 2014

Fagner relermbra grandres sucessos de sua carreira e empolga milhares de fãs na Zona Norte

Fagner encantou público quarentão na Zona Norte
O cantor cearense Raimundo Fagner foi a grande atração na segunda noite da temporada de grandes shows nacionais do Natal em Natal. O show aconteceu ontem à noite no pátio do Ginásio Nélio Dias e trouxe ao local milhares de fãs do artista da música popular brasileira. Antes do show de Fagner, se apresentou o Clube do Chorinho, atração local e também teve a apresentação de peça teatral falando sobre o cotidiano das noites urbanas de Natal. O público, em sua maioria pessoas com a faixa de idade acima dos 40 anos, relembrou osr grandes sucessos de Fagner e não foi registrado um único episódio de violência.
Os shows são aberto ao público, que acontecem em Natal, começaram na Sexta-feira, com a apresentação dos Paralamas do Sucesso na Arena das Dunas. Paralamas contou a história de seus 30 anos de carreira. Na zona norte, saiu o rock/pop e entrou o gospel da banda Diante do Trono, no ginásio Nélio Dias, às 21h; a cantora e pastora Ana Paula Valadão mostrou que a sua voz atinge vários segmentos de cristãos. E ontem foi, vez  da zona norte voltar a se agitada. Destra vez foi com Raimundo Fagner, um dos mestres da canção popular brasileira,onde ele mostrou seu romantismo entre clássicos e novidades. Tudo de graça.
Raimundo Fagner tem, oficialmente, 43 anos de carreira, contando a partir do lançamento de seu primeiro disco compacto, em 1971. Desde então iniciou uma das trajetórias mais apreciadas da MPB, por onde circulou por diversas sonoridades. Foi do experimentalismo regionalista até a canção romântica para tocar em novela.
O show foi um apanhado geral de sua carreira, com uma pitada de novidade. O cantor e compositor cearense lançou em 2014 um novo álbum, “Pássaros urbanos”. A veia romântica foi mantida. Portanto, aguarde pérolas como “Borbulhas de amor”, “Espumas ao vento”, “Deslizes”, “Canteiros”, “Tanto faz”, “Oração de São Francisco”, “Guerreiro menino”, “Ai que saudade d’ocê”, “Retrovisor”, “Súplica cearense”, “Noturno (coração alado)”, entre outras.
O ponto alto dos dois dias de shows no Nélio Dias a tranquilidade. Não foi registrado um único episódio de violência e o público que compareceur ao evernto mostrou que veio mesmo foi para curtir e relembrar a boa música popular basileira. 

Chorinho foi a atração musical local no Natal do Nélio Dias

No próximo domingo (7), às 16:30, o projeto Som da Mata apresenta o lançamento do CD “Samba, Bossa e Choro com Tempero Potiguar”, de Pedro Paulo Costa, um areia-branquense que inaugura uma discografia temperada com muito sal e muita luz.
Pedro Paulo é instrumentista, compositor e produtor, é artesão do cavaquinho, do baixo e do teclado. Sua viagem musical faz escala preferencial na Bossa, no Samba e o conduz ao brasileiríssimo porto do Choro. Seu repertório contempla músicas próprias e de autores locais como Carlos Zens, Tico da Costa, João Salinas, dentre outros, reunindo uma sonoridade madura de quem já esta na estrada há 24 anos.
No palco, uma super banda composta por Ademir Adriano no acordeom, Gustavo Medeiros no cavaco, Ricardo Menezes no violão de 7 cordas, Del do Pandeiro no pandeiro, Kleiber Viana na bateria, Pedro Henrique no tantam e no surdo, João Paulo no violão de 6 e Gabriel Costa no piano. Achando pouco, ainda rola canjas do duende Carlos Zens na flauta e Dionísio do Sax.
O Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do Programa Unimed Cultural, além do apoio do Governo do Estado através do IDEMA, que cede o espaço onde acontece o evento.
O evento é gratuito e a entrada no Parque custa R$1.OO.
- See more at: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=48085&ACT=null&PAGE=0&PARM=null&LBL=ACERVO+DE+MAT%C3%89RIAS#sthash.HxGZD1Qq.dpuf
No próximo domingo (7), às 16:30, o projeto Som da Mata apresenta o lançamento do CD “Samba, Bossa e Choro com Tempero Potiguar”, de Pedro Paulo Costa, um areia-branquense que inaugura uma discografia temperada com muito sal e muita luz.
Pedro Paulo é instrumentista, compositor e produtor, é artesão do cavaquinho, do baixo e do teclado. Sua viagem musical faz escala preferencial na Bossa, no Samba e o conduz ao brasileiríssimo porto do Choro. Seu repertório contempla músicas próprias e de autores locais como Carlos Zens, Tico da Costa, João Salinas, dentre outros, reunindo uma sonoridade madura de quem já esta na estrada há 24 anos.
No palco, uma super banda composta por Ademir Adriano no acordeom, Gustavo Medeiros no cavaco, Ricardo Menezes no violão de 7 cordas, Del do Pandeiro no pandeiro, Kleiber Viana na bateria, Pedro Henrique no tantam e no surdo, João Paulo no violão de 6 e Gabriel Costa no piano. Achando pouco, ainda rola canjas do duende Carlos Zens na flauta e Dionísio do Sax.
O Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do Programa Unimed Cultural, além do apoio do Governo do Estado através do IDEMA, que cede o espaço onde acontece o evento.
O evento é gratuito e a entrada no Parque custa R$1.OO.
- See more at: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=48085&ACT=null&PAGE=0&PARM=null&LBL=ACERVO+DE+MAT%C3%89RIAS#sthash.HxGZD1Qq.dpuf
No próximo domingo (7), às 16:30, o projeto Som da Mata apresenta o lançamento do CD “Samba, Bossa e Choro com Tempero Potiguar”, de Pedro Paulo Costa, um areia-branquense que inaugura uma discografia temperada com muito sal e muita luz.
Pedro Paulo é instrumentista, compositor e produtor, é artesão do cavaquinho, do baixo e do teclado. Sua viagem musical faz escala preferencial na Bossa, no Samba e o conduz ao brasileiríssimo porto do Choro. Seu repertório contempla músicas próprias e de autores locais como Carlos Zens, Tico da Costa, João Salinas, dentre outros, reunindo uma sonoridade madura de quem já esta na estrada há 24 anos.
No palco, uma super banda composta por Ademir Adriano no acordeom, Gustavo Medeiros no cavaco, Ricardo Menezes no violão de 7 cordas, Del do Pandeiro no pandeiro, Kleiber Viana na bateria, Pedro Henrique no tantam e no surdo, João Paulo no violão de 6 e Gabriel Costa no piano. Achando pouco, ainda rola canjas do duende Carlos Zens na flauta e Dionísio do Sax.
O Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do Programa Unimed Cultural, além do apoio do Governo do Estado através do IDEMA, que cede o espaço onde acontece o evento.
O evento é gratuito e a entrada no Parque custa R$1.OO.
- See more at: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=48085&ACT=null&PAGE=0&PARM=null&LBL=ACERVO+DE+MAT%C3%89RIAS#sthash.HxGZD1Qq.dpuf
Antes do show de Raimundo Fagner, aconteceu a apresentração cultural da terra. Em palco, o grupo de choro "Choro Bom".
O repertório da bandinha "Choro Bom" mostra talento dos compositores nacionais e locais, o Regional Choro Bom é formado por Allyson Freire (cavaquinho), Emanuel Martins (pandeiro), Iatagam Rodrigues (clarinete), Jane Eyre Pedro (flauta transversal), Diego Carvalho (violão), Bruno Barros (violão sete cordas) e Rafael Almeida (bandolim).
A banda faz parte das mais de 140 atrações que já participaram do Som da Mata, que conta com o patrocínio da Unimed Natal, por meio do projeto Unimed Natal Cultural. A proposta é fomentar a produção artística potiguar, formando uma cena cultural atuante na capital potiguar.

No próximo domingo (7), às 16:30, o projeto Som da Mata apresenta o lançamento do CD “Samba, Bossa e Choro com Tempero Potiguar”, de Pedro Paulo Costa, um areia-branquense que inaugura uma discografia temperada com muito sal e muita luz.
Pedro Paulo é instrumentista, compositor e produtor, é artesão do cavaquinho, do baixo e do teclado. Sua viagem musical faz escala preferencial na Bossa, no Samba e o conduz ao brasileiríssimo porto do Choro. Seu repertório contempla músicas próprias e de autores locais como Carlos Zens, Tico da Costa, João Salinas, dentre outros, reunindo uma sonoridade madura de quem já esta na estrada há 24 anos.
No palco, uma super banda composta por Ademir Adriano no acordeom, Gustavo Medeiros no cavaco, Ricardo Menezes no violão de 7 cordas, Del do Pandeiro no pandeiro, Kleiber Viana na bateria, Pedro Henrique no tantam e no surdo, João Paulo no violão de 6 e Gabriel Costa no piano. Achando pouco, ainda rola canjas do duende Carlos Zens na flauta e Dionísio do Sax.
O Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do Programa Unimed Cultural, além do apoio do Governo do Estado através do IDEMA, que cede o espaço onde acontece o evento.
O evento é gratuito e a entrada no Parque custa R$1.OO.

Show: Pedro Paulo Costa
Dia: 07 de dezembro (domingo)
Hora: 16h30
Local: Anfiteatro Pau-brasil - Parque das Dunas
End: Av. Alexandrino de Alencar, s/nº
Fone: 3201-3985 
- See more at: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=48085&ACT=null&PAGE=0&PARM=null&LBL=ACERVO+DE+MAT%C3%89RIAS#sthash.SYYtlsqr.dpuf

No próximo domingo (7), às 16:30, o projeto Som da Mata apresenta o lançamento do CD “Samba, Bossa e Choro com Tempero Potiguar”, de Pedro Paulo Costa, um areia-branquense que inaugura uma discografia temperada com muito sal e muita luz.
Pedro Paulo é instrumentista, compositor e produtor, é artesão do cavaquinho, do baixo e do teclado. Sua viagem musical faz escala preferencial na Bossa, no Samba e o conduz ao brasileiríssimo porto do Choro. Seu repertório contempla músicas próprias e de autores locais como Carlos Zens, Tico da Costa, João Salinas, dentre outros, reunindo uma sonoridade madura de quem já esta na estrada há 24 anos.
No palco, uma super banda composta por Ademir Adriano no acordeom, Gustavo Medeiros no cavaco, Ricardo Menezes no violão de 7 cordas, Del do Pandeiro no pandeiro, Kleiber Viana na bateria, Pedro Henrique no tantam e no surdo, João Paulo no violão de 6 e Gabriel Costa no piano. Achando pouco, ainda rola canjas do duende Carlos Zens na flauta e Dionísio do Sax.
O Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do Programa Unimed Cultural, além do apoio do Governo do Estado através do IDEMA, que cede o espaço onde acontece o evento.
O evento é gratuito e a entrada no Parque custa R$1.OO.

Show: Pedro Paulo Costa
Dia: 07 de dezembro (domingo)
Hora: 16h30
Local: Anfiteatro Pau-brasil - Parque das Dunas
End: Av. Alexandrino de Alencar, s/nº
Fone: 3201-3985 
- See more at: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=48085&ACT=null&PAGE=0&PARM=null&LBL=ACERVO+DE+MAT%C3%89RIAS#sthash.SYYtlsqr.dpuf
VIRADA CULTURAL - A virada cultural de Natal acontece nos dias 20 e 21 de dezembro, no bairro da Ribeira, Zona Leste da capital. As atrações incluem música, dança, cinema, oficinas e teatro. São mais de 24 horas de programação ininterruptas que incluem shows de Khrystal, Mundo Livre S/A, Móveis Coloniais de Acaju e Talma & Gadelha. As atrações musicais vão se revezar entre o palco TIM, localizado dentro do Armazém Hall (Rua Chile), o palco Caixa, montado na Avenida Tavares de Lira, além do Polo Rock, que funcionará no DoSol, e do Polo Samba e Convivência, no Ateliê Bar & Petiscaria. Confira

Cotidiano da vida noturna natalense é revisto na peça "Margerm da Ribeira"

Turista internacional é assediado por prostitutas e cafetinas
Além dos shows de Raimundo Fagner, Diante do Trono e Chorinho Bom, o publico que compareceu ao pátio do Nélio Dias, teve a oportunidade de conferi a peçar "Margem da Ribeira". A peça, do grupo Bololô er Cia Cênica, retrata a vida noturna do bairro de Natal, com suas cenas de traição, intrigas e prostituição, envolvendo não somente os natalenses, mas o turista internacional, que além das belezas das praias natalense vem a procurar de aventuras sexuais.
  'Margem Ribeira', da Bololô Cia Cênica, se apresentou nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, sempre às 19h, no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal.

Artesanato
A Praça das Flores, que fica no bairro de Petrópolis, na Zona Leste de Natal, recebe neste final de semana a Feira de Artes de Petrópolis – com exposição de artesanato, artes plásticas, antiguidades, comidas artesanais, flores e plantas ornamentais.
Na Praça da Árvore de Mirassol também há feirinha de artesanato, praça de alimentação e diversos brinquedos para alegrar a criançada. A atração do local é a árvore de Natal com 126 metros de altura e 800.000 mil luzes nas cores verde, amarela, branco, azul e âmbar.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Copa Nossa Cidade Natal Sub-15 tem oito jogos neste final de semana. Dois acontecem no Formigão

No sábado, a partir das 8h acontecem dois jogos na Zona Norte
A  terceira etapa da 2º Copa Nossa Cidade de Futebol Sub-15  movimentam 16 equipes em oito partidas que acontecem neste final de semana em Natal. São seis jogos no sábado (29) e dois no domingo (30).

Nesta etapa do torneio, quem perder é eliminado, então, desta fase restarão oito equipes que seguem em confronto direto até a final, marcada para o dia 20 de dezembro.

Os jogos do sábado são:

8h - IDFH x CD Pajuçara (campo Soledade II)
9h15 – Provérbio Salomão x Bom Pastor (campo Soledade II)
8h - Quintas x Nova Descoberta (campo Dix Sept Rosado)
9h15 – Santa Cruz x União Vale Dourado (campo Dix Sept Rosado)
8h – Santos Reis x Projeto Futuro (campo Rocas)
9h15 – Projeto 10 x Santarém
No domingo, jogam:
14H30 - Satélite x Parque das Dunas (campo Dix Sept Rosado)
15h45 – CD Felipe Camarão x Rocas (campo Dix Sept Rosado)

Alunas de escola pública surpreendem professores em Seminário de Ensino Religioso na Zona Norte

Sara e Cibele falam para professores e alunos da UERN
Cibele e Sara, duas alunas da Escola Municipal Francisca de Oliveira deixaram dezenas de professores da rede municipal boquiaberto. As alunas apresentaram trabalho sobre a medicina popular, e o que mais chamou a atenção foi a desenvoltura e falta de timidez, explicando com clareza os objetivos e o conteúdo que foi trabalhado em sala de aula.
Ao final da apresentação, a professora da UERN, e doutora em Antropologia, Irene Van den Berg confessou que mesmo sendo conhecida no meio acadêmico com boa oradora, e que fala muito, na idade delas, jamais teria coragem de enfrentar um público como elas assim fizeram.
O trabalho que Cibele e Sara apresentaram, falava sobre os poderes curativos da flora brasileira, que contemplava a matriz religiosa indígena, conteúdo trabalhado em sala, na disciplina de Ensino Religioso. Elas falaram para um público formado de professores da rede municipal de ensino, estudantes de graduação, especialização em Ciências da Religião de Natal, Caicó e cursos de Teologia e Antropologia do RN.
Além de Van den Berg, outros professores não pouparam elogios, como foi o caso de Erlon. "Se realmente for investido nestas meninas, elas devem ter muito futuro", argumentou.
O Seminário de Ensino Religioso aconteceu durante todo esta segunda no Complexo Cultural de Natal, na Zona Norte. O evento que teve como tema Memórias Religiosas e a Sala Aula: produzindo conhecimento para a diversidade truxe a Natal o pesquisador pernambucano Drance Elias da Silva, Unicap, que proferiu duas palestras. A primeira, pela manhã, Matriz religiosa brasileira, diversidade e intolerância, e, à noite, Tópicos de metodologia para Ensino Religioso. Outros palestrantes foram: Msc, Eden Ernest Silva, assessor pedagógico da SME-Natal., e Francisco de Assis Lopes, de Natal.
Além das palestras, aconteceram cinco oficinas pedagógicas, três apresentações de práticas em sala de aula, entre as quais a apresentada pelas alunas do Francisca de Oliveira e shows culturais.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Jardim Progresso, na Zona Norte é o bairro que tem maior número de terreiros de candomblé em Natal

Professores de Natal em visita ao terreiro de Mãe Luciene
Mesmo sendo uma religião que sofre muito preconceito, e o bairro sendo predominantemente ocupado por igrejas pentecostais, Jardim Progresso, na Zona Norte, é o bairro que tem o maior números de terreiros em Natal. São 14 ao todo. O mais interessante, é que ao se procurar saber no bairro da existência destes terreiros, muitos fingem não terem conhecimento, como se pode constatar hoje pela manhã.
Mas, um fato chamou a atenção da população do bairro nesta segunda-feira. É que dezenas de professores da rede municipal de ensino tiveram uma aula de campo, no terreiro de Mãe Lucine, que é um dos maiores do RN. Luciene, que atualmente está cursando Ciências da Religião falou sobre alguns símbolos e rituais do Candomblé e da Jurema.
Por ser religiões muito rica em simbologia, o tempo não deu para abarcar o universo de simbologia e ritualística da cultura. Porém, não se pode negar que os professores que estiveram nesta aula de campo saíram com muitas informações até o momento desconhecidas.
Na oportunidade, Luciene comentou que mesmo o preconceito sendo muito grande quanto a religião, não se pode negar a louvável iniciativa da Secretaria de Educação de Natal ter promovido esta aula de campo.  A mãe de santo também lembrou que mesmo existindo uma lei específica para o resgate a cultura afro-descendência, na realidade, em outras gestões eventos como este vinham sendo sempre adiado, o que culminava em falta de tomada de decisão. Na realidade, lembrou Luciene, era uma espécie de “banho-maria”, e assim, a gestão terminava seu período e nada de efetivo era feito.
Depois de feita estas considerações e saudações aos professores presentes no terreiro, Luciene conduziu a turma a entrada do terreiro, e fez uma caminhada por todo o espaço comentando e respondendo perguntas de cada simbologia presente no terreiro. Entre esta explicação, Luciene falou do simbolismo dos sacrifícios de animais. Ela lembrou que este é um ritual bastante questionado, mas em sua essência está a transferência de energia. “Nós não sacrificamos um animal simplesmente por sacrificá-lo. Para que isto aconteça se tem de ter um motivo bem claro. O sacrifício simboliza uma transferência de energia”, explicou. Na oportunidade, ele mostrou o couro de um bode que havia sido sacrificado. Neste caso, a carne serviu para alimentar a comunidade, e o couro será transformado em instrumento musical que será usado no ritual religioso.
Respondendo a uma pergunta da professora Aninha, Luciene falou sobre a importância dos vegetais no candomblé. Ela lembrou que cada vegetal plantado no terreiro tinha uma simbologia própria. No candomblé, cada orixás detém conhecimentos de diversas ervas, mais de cada. Além do candomblé, a jurema, que é uma religião genuinamente nordestina, também tem uma relação muito forte com a cura através das plantas. Inclusive, de que a religião leva o nome de uma árvore que é símbolo do Nordeste. Ela é resistente a seca e de suas raízes, caules e folhas e flores são retirados princípios ativos para diversos males que podiam acometer o índio nordestino, ou seja, o caboclo da mata. Assim, a árvore seria carregada de uma mística própria. 
NÚMEROS - Mesmo o número de igreja pentecostais sendo maioria, o fato é que as religiões de origem afrodescendente ocupam um bom espaço no bairro de Jardim Progresso. No bairro existem 14 terreiros, sendo o de Mãe Luciene o maior dele. 

domingo, 2 de novembro de 2014

Segunda Etapa Nordeste de Frescobol movimenta feriado de Finados na Praia do Meio em Natal

Torneio reuniu atletas do RN, PB, PE, BA, AL e BA
Além do sol, mar e cerveja, os banhistas que estiveram na Praia do Meio neste domingo, uma etapa do campeonato regional de frescobol foi mais um ingrediente neste feriado nacional. O evento, a 2ª etapa do campeonato Nordeste-Brasil de Frescobol, reuniu dezenas de duplas de estados do RN, Paraíba e Pernambuco, Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro, foi promovido pela União dos Amigos que jogam frescobol em Natal (UAJFN).
Quem foi a praia do Meio hoje, pode notar a movimentação dos atletas, já a partir das 8h. Enquanto aguardavam para entrarem na arena de disputa, armada na Praia do Meio, os atletas treinavam em toda a extensão da praia do litoral Leste potiguar.
Mas, logo que começaram as apresentações valendo pelo ranking, se pode verificar em quadras, verdadeiros espetáculos, como o de Sandra (RN) e Cássio (PB) e de Rômulo e Reinaldo (PE). 
Ao final das apresentações, já por volta das 16h, o resultado dos vencedores foram: Cláudia e Alessandra (PB) foram as campeãs no feminino.  No amador, venceu os potriguares Josimar e Eder, enquanto os paraibanos Fabiano e Airton foram os primeiros colocados no masculino pro. Na mista, deu Sandra e Cássio, e na trinca, Cássio, Ailton e Djalma.
Clkique no link abaixo e veeja fotos do evento na fan page:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.306452929548380.1073741922.160565340803807&type=3